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Àrea Tecnica => Chassis => Tópico iniciado por: ftuc em 23 de Junho de 2012, 02:30 am
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Boas,
Tenho um laguna rxe 1.8 de 94 e a partir dos 120 km/h o chão do carro abana todo, e da-me uma rica massagem nas pernas.
Fui calibrar os pneus e detectaram uma jante empenada,desempenei. Tenho a direcção alinhada, até passou na inspecção no sábado passado.
O que será? Já fiz de tudo.... Será o motor a vibrar demais?
CUMPS
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Pneu ovalizado? E essa vibração para aos 140 por exemplo?
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Como posso verificar se os pneus estao ovalizados? Dá para desovalizar?
Aos 140? Nem reparei, as minhas pernas já estavam adormecidas
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sim, a única maneira de os desovalizar é trocar por outros. se olhares para o pneu, se ele estiver deformado, és capaz de ver a "olho nu", dependendo da deformação, é claro. A pressão dos pneus é a correcta?
Não percebi... esse vibratório manteve-se depois de reparares a jante, alinhar a direcção e calibrar as rodas??
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A direção não a alinhei, o meu mecanico foi a inspeção e disse me que o carro tinha a direção alinhada.
O carro já anda a vibrar à algum tempo e como foi à inspeção quis por tudo direito,calibrei os pneus, e reparei a jante. Ontem fui para a AE testar e acho que ainda está pior. Daqui a pouco vou desmontar a roda para ver se puseram o casquilho da jante corretamente.
A marca recomenda 2,3 atras e a frente , eu tenho 2,4 à frente e 2,3 atras
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Ah!!! Se calhar e falta de uma anilha centradora? Mas olha que nao era so o carro que abanava! O volante tambem e nao era pouco!!! Passei por isso no Clio. A menos que esteja la mas mal colocada. Verifica...
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As jantes tem todas a anilha, a que eu pensava que podia estar mal colocada afinal está bem ;)
Eu mudei os pneus de tras para a frente e vise versa, aumentou :S
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Fui dar uma volta,abana tudo,chao,direção ....já nao sei mais que fazer.... os casquilhos só podem entrar bem penso eu, pelo que vi so tem uma maneira de lá ficarem metidos
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Faz o seguinte, levanta uma roda de cada vez, e roda-a e observa o pneu, e vê se ele se mantém direito ou se notas que parece que vibra, se parecer que vibra, é porque esta deformado. Verifica se há folgas, agarras no pneu e tenta abanálo.
Faz isso nas 4 rodas, folgas ou pneus deformados contribuem para aumentar as vibrações, aproveitas verificas os componentes da suspensão dianteira, vê o estado dos casquilhos dos triângulos e da barra estabilizadora. Depois tenta abanar o motor, se ele fizer uma grande movimentação é porque os apoios do motor precisam de reforma. São tudo coisas que fazem com que o carro vibre, partindo do principio que os pneus estão bem calibrados.
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Depois de uma tarde de muito suar ,só me falta ver a ovalização dos pneus....
Existe alguma forma de jogar com a pressão dos pneus para fugir à ovalização?
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só baixando a pressão dos pneus, mas mesmo assim vais continuar, com os pneus deformados. o ideal, era se pudesses trocar os 4 pneus e experimentares para ver se é dos pneus ou não, não tens nenhum amigo que te empreste pelo menos o o pneu suplente, e com o teu pneu suplente mudavas os 2 da frente e vias se notavas diferenças significativas.
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Vou tratar disso, vou ver se alguém tem desse tamanho.
habitualmente quando ovalizam é todos ou só dois?
e já agora, como é que os pneus ovalizam?
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é muito relativo, não faço a mínima ideia, pode ter a ver com os pneus em si, serem de má qualidade, ou lote que não ficou muito bom, ou até mesmo pelas características da utilização que eles tiveram.
No meu caso por exemplo , tive dois pneus que eram da mesma marca e colocados na mesma altura e um estava bom e o outro quando quando o rodava até se via bem o S que fazia.
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Basta uma travagem à bruta (rodas bloqueadas) para deixar os pneus ovalizados.
E se o pneu for macio e piso muito abrasivo é um espectáculo.
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Ou seja, algo não controlável da nossa parte :S
Está mau de arranjar o pneu, parece que quando precisamos algo não se encontra nada parecido LooL Um amigo meu em principio vai levar me a uma casa de pneus da confiança dele, e os gajos vem logo. Se se verificar pneus ovalizados vou ver se arranjo uns usados, não há € para novos
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Lembrei me de fazer uma daquelas loucuras e entrei numa casa de pneus que o meu pai elogia, mostrei o carro e tal. E falei que queria ver a ovalização do pneu e expliquei lhe o meu problema.....
Ele rodou o carro e disse , que tenho uma folga e tal mas que o problema vinha da má calibração dos pneus, tem pesos em dois lados da jante e ele disse que se anulam. Vou lá às 2 horas para ele calibrar , ele diz que em principio deve ficar bom.
Ele disse que lá também tiram a folga , mas que com a calibração deve chegar.
Deu me confiança por ele não me estar logo a vender o pacote todo como o outro homem onde tenho ido. Que acham?
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Boas.
Já agora apresentas-te o teu problema em que casa de pneus/oficina?
Cumps!
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Não te sei dizer o nome, é em nogueira da maia.
Onde ia normalmente era em gueifaes (maia)
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o problema vinha da má calibração dos pneus, tem pesos em dois lados da jante e ele disse que se anulam
Quando dizes isto, referes-te a doi pesos colocados do mesmo lado da jante?
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não, em lados diferentes
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Um no exterior e outro no interior?
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tudo no interior
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2 no interior?
Um grande lol para isso...
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Sim tipo,
redondo
redondo PESO1(***) Peso2(******)redondo
redondo
Peço desculpa por enviar 2 vezes ,enganei me na ultima. é esse o esquema da jante.....
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bem ... o esquema é um bocado confuso, mas está bem, deu para perceber que o peso 1 é menor que o peso 2.
Normalmente põem um peso maior do lado de fora da jante e outro menor pelo lado de dentro.
A tal folga é a onde? na direcção ou na suspensão?
E afinal sempre foi da calibração como eu tinha suspeitado lol mas como tinhas dito de estavam calibradas... :tongue: de mal o menos lol ficas com o carro bom sem gastar muitos € depois de calibrares os pneus reporta as diferenças que notaste!
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Estou a ver que andei a ser enganado e a chatear me :S Se este me resolver o problema ganhou um cliente
Acho que é na direção...
Pois eu achava que sim, eu mal tenha o carro pronto vou dar umas assapadelas para testar, logo relato tudo.
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Lá fui à AE testar, posso dizer vos que melhorou imenso. A direção já não vibra, por baixo dos pés é que parece que vibra. Mas agora já nem sei se é normal se não.
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tens que pedir a alguém que tenha um carro igual para ver se nota alguma coisa estranha, mas não digas o que é. Se o tremer do chão for normal, ninguém vai dar conta lol
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Pois, não tenho ninguém loool
Agora a vibração já é aguentavel acho eu, hoje vou testar novamente.
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Nesse caso, uma pessoa qualquer, se o tremer for estranho, dão logo conta, se não for ninguem dá. lol
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bem ... o esquema é um bocado confuso, mas está bem, deu para perceber que o peso 1 é menor que o peso 2.
Normalmente põem um peso maior do lado de fora da jante e outro menor pelo lado de dentro.
Deixa-me concordar com a confusão que é esse esquema (eu pessoalmente não percebi absolutamente nada :assobio: ) mas discordar do resto, "normalmente" metem os pesos que a maquina manda, do tamanho que a maquina manda e onde a maquina manda. Ou seja, não há cá normalmente... A Jante e o Pneu devem estar totalmente equilibrados por si só e pelo seu conjunto, se lascas uma jante do lado de fora vai levar um peso do lado de fora para compensar essa lasca, se for do lado de dentro então será do lado de dentro que leva o peso. Tanto uma lasca como qualquer outra coisa que desequilibre o conjunto num qualquer ponto.
Quanto à vibração que ainda sentes, não, não é normal!! Se não a sentes a 50 também não tens de a sentir a 100 a 200 ou a quanto seja. A única coisa que pode ser normal é se for do piso, mas isso é fácil de despistar, é veres em duas estradas diferentes se sentes a mesma coisa.
Causas para isso, se não alinhaste a direcção pode ser daí, esquece lá o mecanico que levou à inspecção e disse que estava boa, para teres ideia quando a vais alinhar é muito comum perguntarem se é pra levar à inspecção ou pra ficar bom. Na inspecção querem que aquilo esteja exactamente a 0, o fabricante que projectou e estudou o carro diz que aquele carro como ele o estudou deve andar com 0,5 / 0.6 ou o que for. Eu confio mais no fabricante que nas maquinas já de si dúvidosas das inspecções.
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Vê lá se ajuda a ideia : http://www.renaultpt.com/index.php?topic=5523.120 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=5523.120)
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Quando fui a esta nova casa o homem aconselhou-me a comprar as anilhas oficiais das jantes ,OZ no meu caso. Ouvi aquilo mas pensei para mim que não iria fazer quase nada. ERRADO: Solução estava mesmo ali, gastei 35 € nas anilhas OZ +Parafusos. Agora não levo massagens,veio melhorar o que faltava. Eu andava com umas de plástico com 1 mm de folga,isto dito pelo senhor da casa de pneus.
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Quem sabe, sabe. Ganharam um cliente com certeza :P
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Eu no Clio tinha em metal. La esta, um mm de folga e o suficiente para acontecer esses problemas todos.
Ainda bem que esta resolvido. Lol
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Quem sabe, sabe. Ganharam um cliente com certeza :P
Claro que sim ! :p . Fui lá esta segunda vez passado já uma ou duas semanas e nem me levou nada de montar as anilhas. No que fui da primeira vez tenho a certeza que pagava