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OFF TOPIC => Tasca => Tópico iniciado por: Rui em 25 de Junho de 2012, 11:40 am
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Isto é apenas uma pequena reflexão e não um ataque a quem faz mods num carro. Portanto não pensem que “olha, lá vem o artista que tem um carro 100% stock e não altera nada”. Em tempos também fiz mods em carros meus, hoje é coisa que me passa ao lado, principalmente por falta de tempo e pachorra para tal a que junto o facto de ter melhor destinho para o dinheiro do que para o enterrar num monte de plástico e metal que desvaloriza todos os dias.
Começando aqui no RenaultPT e passando por outros fóruns monomarca e até multimarca, há um sem número de mods que os donos fazem carros, sejam na estética, electrónica ou mecânica.
Começando na estética, pinturas de jantes, de capas de espelhos, troca de ailerons ou mesmo para choques, é coisa que não me choca minimamente. Aqui falamos de aspectos subjectivos que têm a ver com os gostos de cada um e na maioria dos casos não influenciam o funcionamento dos carros, sendo que até já vi muitas mods de bom gosto.
Ao nível da electrónica (deixando para já a questão repro de lado), não vejo nenhum problema em trocar por exemplo a cor da iluminação do quadrante, troca do sistema de som, etc. Voltamos novamente à questão do gosto de cada um e ponto final. No entanto continuo a ver situações de pessoal que tem ecrã de vídeo no carro e vê filmes enquanto conduz. Se um tipo apenas a conduzir pode cometer erros, imagine-se a conduzir e a ver um filme ao mesmo tempo. Claro que poderia também focar o assunto dos telemóveis, com muita malta a gastar dinheiro em smartfones topo de gama mas que depois nem um reles auricular usa, quanto mais o Bluetooth…
O que mais confusão me faz são as mods na mecânica. Há uma grande tendência para quando alguém apresenta um carro, aparecer logo quem comente “isso rebaixado é que era” ou “mete isso com rebaixamento à homem”. Rebaixar um carro não me choca, o que me faz ficar passado são os rebaixamentos feitos sem nexo nenhum. Para começar para muitos o rebaixamento é por motivos estéticos, logo como o que interessa é rebaixar, recorre-se a material de qualidade duvidosa. Há casos de pessoal a fazer as coisas como devem ser feitas, recorrendo a material de qualidade como as molas Eibach com amortecedores Bilstein B4, B6, etc. Se fazendo com material de qualidade e com pouca dureza as perdas no conforto já são notórias, como serão nestes casos feitos com material manhoso? Normalmente, falamos de carros usados no dia-a-dia, por isso imagino como será andar nestes carros.
Depois aparecem as jantes. O que interessa é montar jantes enormes e depois ter uma medida de pneu que vai adulterar por completo o comportamento do conta km. Como devem (ou deviam) saber, passar de jante de 14 para 16 ou 17 implica um gasto muito maior de dinheiro quando se troca de pneus. Por isso mesmo vê-se muita gente a montar pneus Federal, Marshal, Nankang, etc em jantes grandes.
Monta-se umas jantes grandes, mas depois não há dinheiro para por pneus como deve ser?
Onde é que fica a segurança? Será que estas pessoas percebem alguma coisa de automóveis?
Juntar aqueles rebaixamentos a jantes destas dimensões deverá dar um belo resultado. Isto para não falar de rebaixamentos apenas em um dos eixos…
Falando agora das repros, não sou contra elas, mas faz-me imensa confusão que depois se postem, orgulhosamente, vídeos e fotos de carros que fazem imenso fumo. Será que não lhes pesa na consciência?
Claro que também há gajos inteligentes e que têm carros a andar bem sem muito fumo, mas parece que uma das formas de se “mostrarem” é justamente ter a traseira toda preta. Ainda há pouco mais de uma semana passei no paquiderme azul, para tirar o pó á minha sucata e na cabine do lado estava um orgulhoso proprietário de um desses “nalga negra” que lavou muito bem e com todos os cuidados o carro todo excepto a traseira, tendo esta sido apenas brindada com uma passagem de água a grande distância para que não saísse nada…
Mas o pior são as repro sem pensar no resto. O carro vai supostamente andar mais, mas o que interessa é andar a direito, pois curvar, travar e parar é que se fo**…
Já desabafei, agora podem bater à vontade.
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Bem dito. Gostei do desabafo :grin:
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You're right!
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A minha opinião também é parecida. Se mexer no carro só para coisas com utilidade, por exemplo colocar um conversor 12v/220v, colocar uns ecrãs para ter os miúdos entretidos durante as viagens, colocar umas luzes extras no habitáculo ou na bagageira, tudo bem, ou até mesmo alguma alteração mecânica/electrónica que reduzisse os consumos do carro. Agora, discotecas ambulantes, ou a fazerem barulho que mais parecem tractores agrícolas, ou carros-palhaço que depois não podem andar nas estradas portuguesas, porque tem que ir devagarinho para se desviarem do pouco asfalto que há ou com medo de ficarem presos nas lombas .... vai lá vai... mas como se costuma dizer, gostos não se discutem, mas há melhores formas de se gastar o dinheiro, principalmente se for investido em segurança, como por exemplo em pastilhas de travão de qualidade, pneus de marca confiáveis, etc. Quanto ao conforto, também é uma boa aposta,, se calhar em trocar os bancos por uns mais confortáveis ou por umas cortinas tapa sol, como trazem alguns modelos.
Agora pensando noutro aspecto, a legalidade de algumas modificações que se fazem por ai, acabam por precisar de inspecções extraordinárias, despesas acrescidas, etc. se calhar compensa mais fazer um pé de meia e depois comprar um carrito melhor e já com os extras que pretendemos, penso eu....ah! e depois há quem diga que há extras que não vem de fabrica.... mas não se pode ter tudo na vida, principalmente quando no fim o que fica em causa é a segurança das pessoas, que acaba por ficar descorada por causa de certos caprichos.....
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Boas.
Gostei do desabafo :wink:
Eu gosto de ver algumas modificações nos carros e à outras que não.
Gosto também de ver alguns rebaixamentos em alguns carros e existem outros que não gosto, pois são demasiado exagerados, mas não criticando ninguém, pois cada um sabe de si e do seu carro e o que interessa é estar sempre ao gosto do seu dono.
Cumps!
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(...) e o que interessa é estar sempre ao gosto do seu dono.(...)
Os exemplos que referi, certamente estão ao gosto dos donos...
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Exactamente!
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Então gostas de apanhar com uma nuvem negra de diesel mal queimado?
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Pessoalmente partilho em muito da tua opinião Rui.
No meu caso as mods têm normalmente a intenção de acrescentar melhorias estéticas bem como tornar mais prática e confortavel a utilização do carro.
No caso da estética há sempre a ponderação entre a melhoria estética e o custo que implica\conforto. Por exemplo... se podia rebaixar o meu carro para esteticamente(sim, o Meg II é um bocado jipe) ficar mais bonito? Podia, mas das duas uma... ou gastava pouco e perdia conforto, ou mantinha conforto e gastava mais algum dinheiro. Tendo em conta que o conforto já o tenho, não vale a pena gastar o dinheiro(é apenas a minha opinião, não me batam).
Depois a as alterações que facilitam o uso do automovel, como foi a instalação de um kit maos livres para o telemovel, o cruise control(sem duvida torna as viagens mais confortaveis e menos stressantes). Som!!! Bagageiras cheias de caixas para fazer "barulho"... não obrigado, chegam as colunas de origem para a musica que oiço, filmes... não faço uso do carro para sala de cinema, mas compreendo quem investe nisso para por exemplo entreter as crianças em viagens longas.
O fumo a sair das traseiras!!! Já me chega os autocarros que andam por Lisboa e alguns parecem chaminés a queimar borracha!!! Não percebo a lógica de quanto mais fumo melhor :S repros, acho que sim, mas para melhorar o desempenho e o andamento do carro, agora só para fazer barulho e fumo!!! Pra isso arranja-se um CD com os roncos gravados e uma máquina como aquelas dos espectaculos para "produzir" fumo...
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Boas.
Não, detesto carros com a traseira arder, mas gosto de carros com bom andamento :smiley:
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Esqueci-me do meu ódio de estimação: o xénon da treta.
Quero lá saber se o carro tem xénon ilegal, para mim desde que esteja bem focado e não me encandeie, tudo bem.
Agora aqueles que usam xénon merdoso em ópticas abertas, com reflexos para todo lado e que cegam todos os que andam na estrada...
Mais, agora virou moda também entre alguns motards...
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esta questão de mod´s é sempre muito subjectiva, mas vou tentar resumi la a uma coisa, a liberdade de cada um acaba quando começa a do proximo , e quero com isto dizer principalmente em relação ao xenon, espero que depressa se aplique e multe como deve ser pois estou farto de ir a levar com luzes que quase nem consigo abrir os olhos . Em relação a conversa das mod´s e pegando nisso como tema central , há gostos para tudo e sinceramente vejo por ai muita coisa que não gosto , mas lá está é ao gosto de cada um . Se gasto dinheiro em mod´s ? gasto , naquilo que acho que posso melhorar mas nunca na vida irei colocar material de qualidade duvidosa , prefiro não ter ou não fazer do que colocar algo que pode por em risco a minha segurança e a segurança de quem comigo anda no carro . E vejo por ai tanto pessoal a poupar em coisas que sinceramente era onde deveriam gastar mais ....
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Bem dito Artur.
Começando por pneus que a malta põem ah e tal, foi barato o homem disse que era de qualidade e tal.
Depois dá no que dá
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Eu poderia fazer imensas mods ao meu carro... rebaixar, alargar vias, etc etc.
Mas teria de ser algo feito com pés e cabeça, investindo em bom material e sabendo todos os contras dessas mods.
As mods que fiz até hoje foram apenas para o meu conforto, visibilidade e uma ou outra estética.
Xénon ilegal... uso sim e apenas 4300k, tenho ópticas "olho de boi" devidamente focadas em que não recebo qualquer queixa de outros condutores. Não o coloquei por estética mas sim pela iluminação deficiente dos Clios III fase 1 com este tipo de ópticas. Xénon em ópticas abertas nem pensar...
no entanto com isto acabei por colocar o lava faróis um pouco para evitar olhares por parte dos amigos de azul :)
No entanto sou mais apologista de mods de conforto como o a do cruise control...
Agora claro, cada um sabe de si e cada um tem o seu gosto, mas há coisas que é ao gosto de algumas pessoas e só põe em causa a sua própria segurança e principalmente a segurança dos outros.
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Falando apenas do fumo, detesto! E acho que era tão fácil à polícia multar esses tipos... bastava olhar para a traseira do carro. :police:
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Fumo emitido por veículos a gasóleo é cancerígeno
Organização Mundial de Saúde inclui gases no grupo 1, o mais perigoso
2012-06-13
Fumo emitido pelos veículos a diesel está agora na mesma categoria do tabaco e do arsénico
Depois de uma semana de debate, os especialistas reunidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) concluíram que os gases que emitem os tubos de escape dos veículos a gasóleo (ou diesel) devem ser classificados como cancerígenos.
A Agência Internacional para a Investigação sobre o Cancro (IARC) é o organismo da OMS responsável por classificar os diferentes compostos e processos (como o tabaco ou as radiações solares) em função das suas probabilidades de provocar cancro no ser humano.
Dentro da sua classificação, a IARC acaba de incluir os fumos de combustão dos motores a diesel no grupo 1, o que inclui todos os elementos acerca dos quais foi possível demonstrar cientificamente que podem provocar tumores. Em 2009 tinham já subido para esta categoria o tabaco, o arsénico e as lâmpadas de bronzeamento.
Segundo o comunicado de imprensa emitido pela IARC, os gases emitidos pelos veículos a diesel estão associados ao aumento do risco de cancro do pulmão. Quanto aos gases emitidos pelos motores a gasolina, os especialistas dizem que são 'potencialmente cancerígenos', pertencendo ao grupo 2A. Desde 1988 que os gases do diesel estavam nesta mesma categoria de menos risco.
No entanto, em 1998, um painel de especialistas recomendou uma revisão prioritária desta classificação, tendo em conta as novos dados que alertavam para os seus riscos. Esses dados resultaram de investigações realizadas com trabalhadores altamente expostos ao fumo do trânsito.
Tendo em conta as conclusões, o IARC considera que existem evidências suficientes sobre a cancerigenicidade dos gases, principalmente no que diz respeito a tumores nos pulmões e, embora com menos impacto, ao cancro da bexiga.
A OMS defende que as autoridades devem tomar todas as medidas possíveis para reduzir a exposição da população a estes fumos. A IARC reconhece que está já a ser realizado trabalho do ponto de vista técnico para fabricar diesel menos contaminante (com menos conteúdo de sulfureto) e motores capazes de uma combustão mais eficiente. Ainda assim, admite que ainda é cedo para perceber se estas mudanças terão algum impacto positivo a médio prazo.
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http://www.renaultpt.com/index.php?topic=9899.0 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=9899.0)
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Acho que cada um é livre de fazer o que quer com o carro....
se acho uma estupidez andarem carros que parecem comboios a vapor? acho e faz-me confusão como é que o pessoal tem orgulho disso... já ouvi em algum lado, fumo não é sinónimo de andamento... contudo são gostos, quando apanho um desses na minha frente normalmente ou mudo para outra faixa (se tiver essa possibilidade) ou deixo-o dar distância..
relativamente ao xénon, não posso opinar porque já usei em ópticas abertas, e quando tinha as ópticas abertas da HELLA (antes do acidente) nunca levei máximos, e desde que devidamente focados não vejo qual o problema de usar... sinceramente faz-me mais confusão artistas que andam de luzes apagadas à noite ou só de mínimos, já me ia cravando num taxista à pala disso... comigo levam logo com máximos para abrirem da pestana...
relativamente ao baixar o carro, não tenho nada contra quem o faz, e gosto de ver os carros baixos e não condeno quem o faz...outra coisa, acho que quem baixa o carro não é a pensar no conforto...
acho que o carro tem de estar ao gosto de cada um... já tive tow eye havia quem gostasse, havia quem chamasse piercing, havia quem chamasse azeiteiro, havia quem dissesse isto e aquilo... caguei para isso... eu gostava, e não o tenho novamente no carro porque não sei que lhe aconteceu, tenho de o procurar melhor, assim que aparecer volta para o sitio dele...stickers no vidro, não vejo mal desde que não interfira na visibilidade... são estilos, são gostos... e é tudo discutível...
É apenas a minha opinião.. :wink:
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Concordo com o que já disseram. Eu acho que cada um sabe de si e do seu carro.
Só acho que não está certo o que muita gente faz pois como o Artur disse: a liberdade de cada um acaba quando começa a do próximo. Não pensam em mim nem em vocês quando vamos atrás deles de janela aberta a levar com a fumarada!!! Quando ficamos encadeados com os faróis deles!!! O que conta é mandar o cenário e mostrar, pela via da nalga negra, que o meu carro anda!!!
Mod's com pés e cabeça ainda aceito mas coisas sem nexo e que metam a segurança em risco não! Ainda mais quando me afectam a mim.
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Sou da mesma opinião de todos vós, cada um faz o que quer ao carro, o carro a meu ver é uma extensão de nós, pessoas simples fazem mods simples mas que fazem toda a diferença, pessoas mais extravagantes fazem mods muito complexas e um pouco fora do normal.
As mods são uma maneira de por uma coisa assim comum um pouco diferente.
Não gosto de ver carros que parecem comboios a carvão mal calca-se o acelerador ainda pra mais quando eles ficam todos porcos atrás.. até parece mal.. mas são gostos.
O xenon desde que tenha faróis adequados para o efeito não há stress se for assim não tenho nada contra.
O rebaixamento nem sou a favor nem contra mas quem quer rebaixar (como disse e muito bem o Rodrigo) não procura conforto, pois o conforto temos em casa :smiley:
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O rebaixamento nem sou a favor nem contra mas quem quer rebaixar (como disse e muito bem o Rodrigo) não procura conforto, pois o conforto temos em casa :smiley:
Até porque rebaixar o carro e ficar com conforto, posso estar enganado mas parece-me uma coisa complicada... só se for as Eibach, mas pouco baixam...
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estás errado rodrigo, é possivel, mas custa muito dinheiro
search bilstein B16 ( regulaveis em altura e em dureza )
amortecedor bilstein com mola eibach
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pronto, daí ter dito que podia estar errado :smiley: por acaso desconhecia esses Bilstein B16... mas devem custar uma nota... :lipsrsealed:
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para o megane RS , procurei na altura e ficavam em cerca de 3000€ .
tens outras marcas mais acessiveis e tambem conceituadas, a KW na variante 3 senão estou em erro .
agora o que é certo, qualidade paga se
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Jasus mas é que paga se mesmo bem, desconhecia essas que se regulava a dureza :assobio:
Tive agora a vê-las e aquilo tem aspecto de alta qualidade :tongue:
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é como tudo na vida, o que é bom e tem qualidade, paga se.
Normalmente o pessoal almoça por 5€ ou 6€ ( exemplo , dispenso conversa de almoço por 1 € ou 2€ ) e numa refeição dessas como é obvio , não se pode comer bife da vazia ou esperar que um bife tenha a mesma qualidade . Analogia simples
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Os fumarentos é que é coisa que me dá a volta á barriga. Não consigo concordar quem por livre prazer de espirito quadriplica ou pior que isso as emissões que lança para a atmosfera. Se todos nós no nosso dia a dia com as nossas viaturas poluimos com elas com caracteristicas de fábrica, quem os reprograma e manda fumo até mais não e acha isso muito baril, então não consigo de todo ser apologista disso e mais, essas pessoas deviam ser sériamente punidas pois apesar de tudo espero que este planeta dure uns tempos de forma a que mais pessoas possam nele habitar daqui a um bom par de anos.
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Ás vezes isso da comida depende há sítios que por 2 euros fico melhor do que sítios em que se paga 5 euros, mas maior parte das vezes é ao contrario e nisso tens razão Artur qualidade paga-se
Exacto Gonçalo ainda hoje passou aqui ao lado de minha casa um desses fumarentos.. e surpresa das surpresas era uma ibiza (ironia :evil:)
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não são só ibizas, há para todos os gostos e feitios... mas maioritariamente vêem-se ibizas sim, foi uma pancada que a sociedade implementou...
Dimitri e o seu PSA! (PSAManiacs vs IBIZAClubPT) (http://www.youtube.com/watch?v=aa51d3jMMQU#)
LOL
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LINDO! :laugh: :laugh: :laugh:
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Não estáva para escrever nada, apenas porque concordo com o que maioritáriamente já foi dito, penas gostava de corrigir uma parte que já alguns falaram...á e tal colocar xenon em opticas aberta nunca na vida...deixem-me que vos diga que se estão a esquecer de "bastantes" carros com xenon de origem com optica aberta, o caso da laguna II entre outros. Por isso existem entre as várias referencias de lampadas 2 grupos, um para opticas abertas e outro para opticas "olho de boi" ex. D2S (olho de boi) D2R (optica aberta), precisamente a mesma lampada, mas a D2R tem uma zona pintada para não reflectir onde não deve. Depois existem lampadas de marca com um elevado custo na compra, na produção e no desenvolvimento, e as dos chineses. Relembro que neste tipo de lampadas um milimetro faz toooda a diferença.
Fazendo um resumo a mim mesmo, xenon aftermarket, com optica aberta, olho de boi ou ás florzinhas, alinhado ou não...devia levar multa na hora...querem xenon façam as coisas como deve de ser.
Á e tal mas eu tenho as optica alinhadas...a menos que a estrada por onde circulam seja tipo pista...nivelada...não vai adiantar de muito, pois em lombas entre outras maravilhas que as nossas estradas têm vão acabar por cegar os outros condutores...se na realidade acham que não faz diferença, porque razão tiram as lampadas para ir á IPO?
Ainda cá volto...
Quanto aos carros, principalmente os diesel que fazem tanto fumo de deixarem os seus donos orgulhosos, devia ser feito um teste carro/dono para aprovação legal, que seria apertar a boca do dono á volta da ponteira de escápe com uma serrilha, colocar o carro a trabalhar e acelerar até o começar a sair o fumo pelo c* do dono.
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Disseste tudo urui. Eu tive uns meses no Clio 2 xenon H7 (não o H7R) com as ópticas abertas e apercebi-me da porcaria que andava a fazer. Troquei para as olho de boi e foi a melhor coisa que fiz. Se querem xenon, façam de modo a que não incomodem os outros condutores e senão têm dinheiro para o fazer, não se metam nisso sequer.
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Quanto aos carros, principalmente os diesel que fazem tanto fumo de deixarem os seus donos orgulhosos, devia ser feito um teste carro/dono para aprovação legal, que seria apertar a boca do dono á volta da ponteira de escápe com uma serrilha, colocar o carro a trabalhar e acelerar até o começar a sair o fumo pelo c* do dono.
Epá... o que me fartei agora de rir ao ler esta parte. Aprovo este teste :lamp: Estou até disposto a contribuir para os testes. Empresto o meu pé para ficar a carregar no acelerador :dance:
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...á e tal colocar xenon em opticas aberta nunca na vida...deixem-me que vos diga que se estão a esquecer de "bastantes" carros com xenon de origem com optica aberta, o caso da laguna II entre outros. Por isso existem entre as várias referencias de lampadas 2 grupos, um para opticas abertas e outro para opticas "olho de boi" ex. D2S (olho de boi) D2R (optica aberta), precisamente a mesma lampada, mas a D2R tem uma zona pintada para não reflectir onde não deve. Depois existem lampadas de marca com um elevado custo na compra, na produção e no desenvolvimento, e as dos chineses. Relembro que neste tipo de lampadas um milimetro faz toooda a diferença.
Bom, eu andei com lagunas, mitsubishi e volvos com ópticas abertas e xénon de origem, essas lâmpadas assim como ópticas são diferentes. Não tem muito a ver com as ópticas abertas para lâmpadas de halogéneo.
Sem ser as D2R, já vi carros de opticas abertas e com lampadas H7R com a tal zona pintada e posso-te dizer que o resultado era o mesmo que a h7 normal... encandeava os outros... de facto notei apenas uma diferença, apontado o carro para uma parede, não via um borrão de luz, via uma linha definida.
Por isso... xenon aftermarket para mim... apenas em ópticas com "olho de boi". :smiley:
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:assobio: :assobio: Lipe, não sei do falas... :P mas o que disses-te é um facto! as lampadas H7R são uma treta nas opticas projectadas para halogénio. Basta que a lampada seja um pouco maior para reflectir nos sitios onde não deve, a linha fica definida mas a "nuvem" de iluminação mantém-se. Nestes casos a iluminação para ceu é um espétaculo, com jeitinho até acho que conseguia ver o meu carro através do google earth. :laugh:
Referindo-me especificamente ao tema do tópico concordo com muita coisa que foi dita, acho que as personalizações devem ser feitas por quem gosta e a seu gosto desde que não ponha em causa a sua segurança e a dos outros.
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Fazendo um resumo a mim mesmo, xenon aftermarket, com optica aberta, olho de boi ou ás florzinhas, alinhado ou não...devia levar multa na hora...querem xenon façam as coisas como deve de ser.
Desculpa Urui mas aqui discordo... Se tenho as ópticas de bolha, só porque o xenon não é original devia dar multa?
Só para terem uma ideia de quanto custo o kit xénon apenas, na Renault para o Clio II:
Charging Pack" Xenon (inclui balastros e os ignitores, mais propriamente aquela peça preta que fica agarrada à lâmpada) - 2 X Ref: 77.01.207.033 - 2 X 157.65€ = 315€
Lâmpadas D2S - 2 X Ref: 77.01.046.154 - 2 X 297.09€ = 594.18€
sinceramente mesmo os que trazem xénon de origem, caso pife alguma lâmpada ou balastro não tou a ver o dono a ir largar €300,00 numa lâmpada, ou 150€ num balastro, é tudo uma questão de €€€ e infelizmente estamos num país onde nem todos ganhamos €1000 e tal € por mês ou mais para andar a comprar tudo novo na origem... por isso não percebo porque é que xénon aftermarket em ópticas de xénon devia dar multa...
Tenho as ópticas de bolha, não tenho nivelador automático e nunca levei com máximos...
volta e meio eu é que sou encadeado também por artistas que nem uma lâmpada sabem meter ou andam com os faróis a apontar para a lua (e sim refiro-me a halogéneo também...)
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Já podias ter xenon oem (tirando as lâmpadas) :laugh:
A meu ver é tudo como deve ser e não às metades como muitos fazem em que a única coisa que têm é mesmo o kit xenon.
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Podia ter xénon OEM?
Tenho kit xénon e tenho as ópticas da DEPO, para o que é serve perfeitamente...
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Sim podias, tinha-te vendido isso a um preço de amigo xD
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Podias ter dito... :laugh: :laugh:
As lâmpadas era cagativo... :tongue:
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rodrigopt
A questão que mais quero frisar nisto tudo é que não me chateia ver xenon aftermarket em optica aberta ou olho de boi ó que for...não acho que deva ser considerádo ilegar por o kit ser aftermarket, mas sim a montagem do mesmo sem ter os lava farois e PRINCIPALMENTE os reguladores automaticos de nivelamento, pelo nenos os reguladores, agora se a proveniencia do kit é da china da feira ou de outro lado qualquer desde que tenha qualidade para não fazer "nuvem de luz" é por no sitio.
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Pronto era isso que não tinha percebido :tongue:
O clio II penso que mesmo que o carregues, ele não faz a regulação logo, tens de o desligar e voltar a ligar, ou é algo do género.... dito por quem tem Clio II com xénon de origem... Nos carros mais recentes quando ligas vê-se os faróis a mexerem (a regularem), nos Clios II isso não acontece...
Para carros de óptica aberta como por exemplo os Clio II, há umas lâmpadas de xénon porreiras que evitam o encandeamento, que são as H7R que equipam os Qashqai :wink:
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sim, nos carros mais recentes assim que ligas eles fazem o alinhamento, mas creio que isso se deve ao facto de terem o sensor de luzes ligado, a laguna II não faz isso, mas em lombas ou com carga o acerto é feito muito rápido, apenas vês o linhamento a ser feito se ligares as luzes e depois ligares o motor, elas vão para cima para baixo e depois ao centro, creio que mesmo nos carros novos se tiveres o sensor de luzes desligado não vês o alinhamento.
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No Megane III se virares o volante para a esquerda ou direita o xénon acompanha também...
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Isso é a ajuda de iluminação em curva. Pode ou não pode ter. É uma opção, na Renault não sei se é standard ter Xenon com isso (Artur, a MRST têm isso?).
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É o xenon que acompanha ou uma luz auxiliar? Desconhecia isso.
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Pá isto das mods é muito relativo, há quem faça, faço bom trabalho e fica uma mod em condições, há quem só faça borrada no carro e dá cabo de tudo.
Em relação á iluminação, apenas a clio III tem xenon aftermarket, por tudo o que já foi dito atras da iluminação deste modelo que pá é deficiente, a diferença de iluminação com xenon é muita e para melhor, está bem focado e nivelado, garanto que não encandeia ninguém, agora infelizmente há quem tenha xenon e tenha aquilo a apontar em tudo menos para a estrada, isso sim, acho mal, mas tambem há muita gente que tem farois de halogenio pessimamente focados ou com lâmpadas mais fortes do que as outras e isso ainda me incomoda mais que o xenon "azeiteiro" (entenda-se aquele que parece a iluminação de uma discoteca) e a iluminar para o céu,
Sinceramente acho que se começassem por focar todas as lâmpadas ajudava bastante e ja resolvia 80% do problema, quanto ao resto depende sempre do carro, do material, da carteira, do bom gosto, etc. etc....
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Não se esqueçam do tema do tópico, é que já existe este tópico sobre o xenon - http://www.renaultpt.com/index.php?topic=488.0 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=488.0) - para se falar sobre todas as características e particularidades do xenon :wink:
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todos OS ( não é a ) MRS teem isso
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Não me perguntei o porquê, mas quando tinha as ópticas de origem do carro (Hella) ainda usei xénon e nunca levei com máximos, nas da DEPO (iguais às de origem como quem diz, das abertas), mesmo com os faróis devidamente alinhados e focados volta e meia levava com máximos... se é do próprio espelhada óptica da Hella para a da DEPO que é diferente, já não sei...
...mas tambem há muita gente que tem farois de halogenio pessimamente focados ou com lâmpadas mais fortes do que as outras e isso ainda me incomoda mais que o xenon "azeiteiro" (entenda-se aquele que parece a iluminação de uma discoteca) e a iluminar para o céu, Sinceramente acho que se começassem por focar todas as lâmpadas ajudava bastante e ja resolvia 80% do problema,...
era aí que queria chegar... é que de vez em quando levo com artistas que andam com lâmpadas mal montadas ou faróis a apontar para a lua e isso incomoda-me mais do que quem tem xénon bem montado e focado...
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Já perdi um carro por culpa de uma mod mal feita...
...E gato escaldado de água fria tem medo.
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Não queres falar disso?
Pode servir de "abre olhos" para alguém.
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Queres ver que foi a mod de cortar molas ou prensadas...
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Por acaso não foram molas :tongue:
Decidi investir em velas de rendimento ou 3 pólos. Tinha visto no carro de um amigo meu e aquilo no arranque não tinha nada a ver com as velas normais. Sete contos e quinhentos na altura.
Durante uns tempos o carro andou bem até que me começou a sair mais fumo que o normal. Em questão de dias ou semanas isso foi agravando até ao ponto de à noite os faróis dos carros que vinham atrás parecerem lanternas com pilhas gastas. De dia eram buzinões constantes e um fumo cinza-azulado maciço e o carro ficou com metade do rendimento.
Conclusão - Noventa e cinco contos e motor aberto mais tarde veio a mostrar que um dos pólos caira e picado por um cilindro arranhara a manga, queimando óleo. Depois de "arranjado" na marca nunca ficou igual, passou a consumir água e óleo que era um disparate. Ainda foi enviada uma carta registada com cópias das facturas de compra das ditas velas e das reparações mas o representante e a marca sacudiram a água do capote.
Despachei o carro pouco tempo depois. Para a história ficou a má experiência e é por isso que hoje em dia mods e tunnings cá em casa nem pensar.
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Bela história. Há mods e mods. A nível de motor, não me ponho a inventar.
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Dá que pensar, e também estou com o Z1gZa mods a nível de motor não penso em fazer pode correr mal.
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Bem, nao te podes culpar. Isso foi defeito de fabrico da vela nao?
Ate porque se o carro ate ficou melhor porque nao?
E triste de facto mas pronto.
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Por um lado podes ter razão nribeiro mas se o carro ficasse melhor a marca colocavas logo na montagem e senão coloca é porque tem algum sentido.
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Pois... Nesse aspecto e melhor meter sempre o recomendado ja para evitar essas coisas. Lol
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Dimitri e os fumarentos (http://www.youtube.com/watch?v=8XmM8rDFowc#)
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Está demais!!! LOOOOOOOOL
já vi três versões deste video e todas elas é só rir mas este video está melhor!!
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Boas.
Este último vídeo está espectacular. Muito bem feito o vídeo :laugh:
Cumprimentos
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Esta manhã vi um exemplar que deve ser um espectáculo de se conduzir.
Um 2 lugares diesel, com a frente super-ultra rasteirinha e a traseira levantada cumó caráças...
Mas a traseira em erecção permanente, deve ser pela enorme panela de escape e respectiva ponteira artistica.
Tive pena de não ter tirado foto (sem bateria no telecoiso).
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Cada vez que leio algum post deste tópico só me lembro do belo AX GT que ilustrava abaixo da placa de matricula a seguinte frase:
"Alegra-me o dia... Pica-te comigo!"
Como não podia deixar de ser mereceu uma pelingrafia. Ver se a encontro para botar aqui.
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ora cá está a foto de uma mod que todos devemos fazer ou não... azeite a rodos... :laugh:
(http://img535.imageshack.us/img535/1954/dsc000242j.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/535/dsc000242j.jpg/)
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LOLOL. é que é ja
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Lobo em pele de cordeiro? xD
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depx, a primeira mod a fazer é tirar essa parte de plástico com SPAM. felizmente a minha carroça veio logo sem isso :)