Forum RenaultPT
OFF TOPIC => Tasca => Tópico iniciado por: Rui em 10 de Julho de 2012, 11:10 am
-
Na sequência do tópico do Clio IV, muito se falou deste tema pois pelo menos para já não está prevista a variante com menos portas.
Afinal qual o motivo da opção por uma em deterimento da outra?
Quais são as principais vantagens e defeitos de cada uma das opções?
(isto é também aplicável a carros com carroçaria de 3 volumes, sendo que neste caso é considerada a diferença entre 2 e 4 portas)
-
É uma boa pergunta, um dilema para muitos, apesar de ter a ideia que toda a gente sabe das principais diferenças, sendo elas vantagens e desvantagens.
Pessoalmente sempre preferi carroçarias de 2 volumes, 3 portas, apesar de existirem muitos modelos favoritos disponíveis apenas nas outras configurações.
Falando apenas em numero de portas... 3 portas tem como vantagens meu ver, o facto de proporcionar um design mais bonito, desportivo e muitas vezes mais arrojado (ex. Megane 3), e apesar de hoje em dia a robustez e dinâmica entre as carroçarias de 3 e 5 portas estar muito aproximada, senão igual em vários aspectos, continuo a preferir os 3 portas neste capitulo. (daí que Clio RS 5 portas, tudo bem, mas sem a versão 3 portas disponivel, soa-me mal).
5 portas, traz mais ergonomia, versatilidade e em certos aspectos (dos vidros por exemplo) mais conforto para os lugares traseiros.
-
Boas perguntas.... Eu também não sei porque razão acabam por fazer várias variantes quer em volumes quer em numero de portas, possivelmente para abranger um maior numero de clientes, mas pessoalmente prefiro veículos com muitas portas.
Nos de passageiros, só com 3 portas, só se for mesmo pela estética, porque de resto é só incómodos, principalmente com crianças, é verdade que a robustez do veiculo é diferente de um de 5 portas, mas o conforto que se tem com as 5 portas, é muito superior.
Em relação aqueles veículos de 2 volumes, julgo eu, que são aqueles em que a bagageira é independente do interior do veiculo, aquele estilo mais executivo, também não é para mim, lá por ter uma bagageira enorme, é pouco prática.
Pelo que tenho visto as marcas tem apostado nas chamadas "break" ou lá o nome que têm... O estilo carrinha, para mim acho que é a melhor opção por vários aspectos, acaba por ser um misto das varias versões tirando partido de todas as vantagens, porque tem a comodidade de um carro de 5 portas, uma bagageira grande, quase como um comercial, e associado ao design desportivo, consegue-se um carro que agrada a gregos e a troianos, acho eu....
-
Eu sempre preferi os 3 portas. Adoro o megane coupé tal como o astra GTC (mesmo o modelo de 2007) e em termos de design são os mais bonitos. Contudo há que pensar um pouco além do design e nunca podemos de facto saber o que o futuro nos reserva, e como tal a opção de um carro de 5 portas é a mais racional, pois a acessibilidade é completamente diferente da de um carro de 3 portas apenas. Podemos transportar um filho pequeno com maior facilidade, se tivermos algum familiar que tenha algum problema e que tenhamos de nos deslocar a algum local e o banco da frente não ser suficiente, é abrir portas e entrar para trás, se está a chover e existem pessoas atrás para sair, quem vai á frente vai apanhar molha pois tem de sair para os outros poderem sair... Foi por este conjunto de factores que preferi um 5 portas em prol de um de 3 portas.
Hoje em dia ponderaria por um Hyundai Veloster, porque sinceramente gosto do carro, e consegue aliar o dinamismo de um coupé com a versatilidade de ter mais uma porta traseira. Atenção que estou apenas a falar de versatilidade e não de marcas, apenas dei este carro como exemplo pois é uma adaptação que a marca fez de modo a abranger um publico com uma perspectiva como a minha, por exemplo :)
-
Neps sls, os de 2 volumes são os que a carroçaria é composta por habitáculo e bagageira num só elemento de carroçaria, e capô... 3 volumes o habitáculo é uma parte e a bagageira é outra, portanto temos, capo, habitáculo e bagageira, 3 volumes!
Gonçalo, o Veloster tem um conceito até válido, e engraçado para muitos, mas acho pessoalmente que em termos de design, é das coisas mais mal paridas em décadas, isto porque a assimetria de laterais num carro, não fica nada bem esticamente. É caso para ver o carro do lado esquerdo e dizer "ah e tal até é um coupe jeitoso" e dar a volta ao lado direito e "mas que raio, juntaram duas metades de carros diferentes?!" :laugh: looooool
Espero sinceramente que outras marcas não peguem nesse conceito. :S
-
Realmente nunca percebi essa dos volumes e das portas, foi sempre um conceito que nunca entendi.... 3 ou 5 portas, parte-se do principio que servem para entrar e sair, mas (quase) ninguém entra e sai da bagageira, e chamam porta a bagageira, mas quando, nesse caso é 3 volumes a bagageira deixa de ser porta, possivelmente por não dar directamente para o habitáculo, mas ser um volume independente :rolleyes:, que raio de conceitos que nunca entendi... e já agora , o que é um mono-volume?? partindo deste principio....
3 volumes o habitáculo é uma parte e a bagageira é outra, portanto temos, capo, habitáculo e bagageira, 3 volumes!
temos o motor e a bagageira dentro do habitáculo ??? :laugh: (a pergunta é feita em tom de brincadeira, mas a duvida é seria, foi coisa que nunca consegui perceber)
-
Monovolume: Carroçaria constituida por um único corpo (Renault Espace)
2 volumes: 1 corpo é o do compartimento do motor e o outro é o resto. Neste caso a porta da bagageira conta como porta mesmo. (Renault Clio, Megane)
3 volumes: 1 corpo é o compartimento do motor, outro o habitáculo e o 3º é a bagageira. Aqui a porta da bagageira não é considerada como tal. (Renault Fluence)
Existe ainda o 2 volumes e meio, que não passa de uma mistura entre um 2 e um 3 volumes. Neste caso o 3º vulome é mais curto e a porta da bagageira tem vidro, sendo assim considerada.
As versões break, sport tourer, ou o que lhe quiserem chamar, são de 2 volumes.
-
rui, obrigado pelo esclarecimento :wink:, e continuando o que tinha dito antes, até gosto do que as marcas tem andado a fazer em relação aos 3/5 portas, ou seja um carro com 5 portas que à primeira vista parece de 3 portas, mantém o estilo desportivo do 3 portas, mas acrescenta-lhe a comodidade que tem o de 5 portas, mesmo sendo mais pequenas, pelo menos é o que me parece em relação aos modelos anteriores do clio IV.
-
No caso do Clio IV, as portas para os lugares traseiros têm dimensões normais, pelo menos a avaliar pelas fotos.
Essa coisa das portas dos lugares traseiros com o manípulo "escondido", foi massificada pelo designer italiano Walter de Silva. Começou nos Alfa Romeo 156 e 147, e quando ele se transferiu para o Grupo VAG, fez o mesmo no Seat Leon II.
-
Para mim a grande diferença é a estética do carro quando é de 3 ou 5 portas.
O Clio 2 por exemplo a estetica é praticamente igual. Nesse caso preferia um de 5P. Agora se pegares numa Megane o desenho do de 5p e do de 3P já nem parece o mesmo carro.. ai sim, levanta dúvidas no momento da escolha.
-
Para quem tem filhos é incómodo ter um 3 portas.
Depois de constituir família só tenho tido 5 portas.
-
Esteticamente e de um modo geral acho as versões 3 portas bem mais bonitas. Ex. Megane III.
-
Um 3 portas é mais *bonito* mas mais fraco em termos de rigidez torcional da carroçaria , os 5 portas são sempre mais rigidos
-
Tudo ao contrário Scenick... Como disse, 3 portas é naturalmente mais rígido/robusto que 5... Isso é lógico até! ;)
-
Para mim num dia que for a escolher um carro renault ou outro, escolheria sempre um 5 portas pois para mim tem sempre mais conforto atrás do que um de 3 portas.
Mas existem vários carros que gosto de ver 5 portas e outros que gosto mais de ver de 3 portas.
Com exemplo e muitos referiram o megane seja ele qual for, para mim começando por modelos o megane I se escolhe-se era um de 3 portas, o megane II ia para o 5 portas, já o megane III ficaria pelas 5 portas.
Mas isto não podemos escolher só pela estética, mas sim pela família etc...
-
Tudo ao contrário Scenick... Como disse, 3 portas é naturalmente mais rígido/robusto que 5... Isso é lógico até! ;)
Pega numa longarina de um 5 portas e numa de 3 portas e vê lá qual se dobra melhor
-
essa do ter filhos e ter um carro de 5 portas não combina . Eu tenho filhos e tenho um carro de 3 portas :P
para mim, acho que se deve sempre escolher um carro a medida do que se necessita e não porque é bonito ( contra mim falo quando escolhi o megane pois não necessito do mesmo, considero o um "brinquedo" )
A laguna no meu caso, cumpre bem a função de carro de dia a dia, espaço para ir a criança mais nova, espaço para levar as tralhas todas inerentes a uma criança, espaço para ir a vontade de fim de semana, conforto, equipamento, etc . Se ( e pegando no exemplo renault ) escolhesse outro carro, não seria pelas quantidade de portas , pois um clio de 3 ou 5 portas não era o carro que me satisfazia as necessidades .
Agora, se tiver em conta outros aspectos ( como tive no megane ) num desportivo, só mesmo de 3 portas , acho que um grande desportivo ( e não grande em tamanho ) perde se bastante nas 4 ou 5 portas , apesar de haver alguns modelos bastante bem conseguidos .
Resumindo e concluindo, depende do uso que vá dar a viatura, ao tipo de viatura para poder escolher
-
No caso do Clio IV, as portas para os lugares traseiros têm dimensões normais, pelo menos a avaliar pelas fotos.
Essa coisa das portas dos lugares traseiros com o manípulo "escondido", foi massificada pelo designer italiano Walter de Silva. Começou nos Alfa Romeo 156 e 147, e quando ele se transferiu para o Grupo VAG, fez o mesmo no Seat Leon II.
Sempre tive a ideia que os puxadores embutidos (escondidos) tinham começado no grande Fiat uno 45 e nos Lancias Y. 0:)) mas nas portas da frente. :tongue:
Em relação ao tópico e como diz o artur tudo depende das necessidades e gostos de cada um.
Pessoalmente os carros de 3 ou 2 portas (dependendo dos modelos) só têm desvantagens. As portas são maiores, é necessário andar a entrar e a sair do carro para que alguem entre ou saía do banco de traseiro, o andar a passar entre o banco e o pilar só faz com que o haja marcas e desgaste nos plásticos e bancos, folgas nos bancos dianteiros por andarem sempre a levantar, entre outros.
-
essa do ter filhos e ter um carro de 5 portas não combina . Eu tenho filhos e tenho um carro de 3 portas :P
Boas Artur.
Mas por exemplo sempre é mais difícil entrar com o ovo ou cadeira não sei bem o nome, para um carro de 3 portas do que um de 5 portas..
Cumps! :wink:
-
Pega numa longarina de um 5 portas e numa de 3 portas e vê lá qual se dobra melhor
As longarinas à partida são iguais, só que por não ter a parte amovível atrás os 3 portas acabam por ser mais robustos. Não é à toa ou só pelo design, que os desportivos foram e mesmo hoje são essencialmente de 3 portas.
Estás a fazer confusão com carroçarias monobloco de descapotáveis, esses sim, tem longarinas mais reforçadas, para compensar a falta de estrutura superior.
-
Pela minha parte já passei há história , já fuí
-
Eu tenho, ou melhor o carro cá de casa é de 5 portas devido a minha avo ter algumas idade e ser de todo impossivel ela entrar num carro de 3 portas...
Agora falando de preferencias e gostos, sempre tive uma tendência mt grande por carros pequenos, de 3 portas e consequentemente mais desportivo...é lógico que existem carros de 5 portas com ar desportivo mas não com a vocação desportiva que pretendo...
Um dos carros que mais gostei de conduzir até hoje, e voces mt possivelmente vao achar estranha a escolha, foi o carro da minha namorada: Citröen C2...Carro elegante, desportivo, 2 volumes, o mais agil que conduzi até hoje, e estacionasse em qualquer lado como um Smart...
Neste momento tenho uma preferência enorme pela Renault Twingo pois lembra em mt o C2...
Agora em questão de comodidade e versatilidade, sem dúvida que um carro 5 portas cumpre mt melhor esse papel e podemos acabar por conseguir um carro com look desportivo mesmo sendo de 5 portas e posso dar um exemplo claro disso: Hyundai i30...