Forum RenaultPT

Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: Icewolf em 11 de Julho de 2012, 12:48 pm

Título: Borboleta presa!?
Enviado por: Icewolf em 11 de Julho de 2012, 12:48 pm
Ora boas pessoal

A Borboleta do meu 1.6 16v (Laguna II), foi limpa no sábado e ficou tudo impecável e recalibrada... Aproveitei para trocar velas também... apagar erros, etc...


Hoje de manha a frio aconteceu-me uma coisa...

liguei o motor e reparei que o motor de arranque deu mais voltas do que é normal e o ralenti apesar de ficar no lugar dele a frio 1100 rpms +-... ao carregar no acelarador para fazer manobras a rotação descia em vez de subir... não se foi abaixo vez nenhuma, mas notei que parecia que o motor estava abafado, e abafava mais sempre que acelarava.... ora desliguei o motor, tirei o cartão, voltei a inserir, liguei e ficou normal....

Das duas uma na minha ideia....

1ª - Alguma bobine a começar a dar sinal
2ª - Borboleta presa
3ª - Sensor da temperatura!?

Julgo ser alguma destas hipóteses, que me dizem... se o problema continuar sexta vou a oficina onde fiz o processo de limpeza...


(já agora, algo que me acontece, mas também me acontece no yaris da mulher, julgo ser normal.... a fazer manobras em 1ª o motor sobe a rotação por ele até as 1100/1200 rpm's e ao parar o carro, quando paro as manobras ele volta para as 800/850 rpms, penso que seja alguma compensação para a direcção assistida, visto que também acontece no Yaris da mulher, não com tanta rotação mas acontece)....
Título: Re: Borboleta presa!?
Enviado por: Viagra em 15 de Julho de 2012, 20:43 pm
A compensação é normal senão o carro poderia ir abaixo.
A borboleta presa pode acontecer. Aliás, reparei que o pedal do meu carro, Laguna I, é muito pesado a carregar e achava normal. Depois dei conta que a borboleta  custa a abrir dentro do corpo... E não sei se será devido a isto que também sinto no pedal algo como que a soltar conforme afundo mais o pedal.
Melhor opção, ires lá onde foste. Ou então uma Renault.