Forum RenaultPT
Consultorio Juridico => Consultório Jurídico => Tópico iniciado por: gclio em 11 de Julho de 2012, 21:16 pm
-
Pesquisei e não encontrei tópico acerca disto, por isso abri aqui e cá vai.....
O que eram apenas boatos até há pouco tempo, passou à realidade: acaba de sair hoje o decreto-lei que rege a inspecção periódica obrigatória nas motos de cilindrada superior a 250 cc.
O governo quer alargar o universo das Inspecções Periódicas Obrigatórias (IPO) às motos com cilindrada superior a 250 cc. O decreto-lei n.º 144/2012, publicado hoje no Diário da República, transpõe para a lei nacional, a directiva comunitária n.º 2009/40/CE, a qual já previa este alargamento das IPO a esta categoria de veículos.
As regras de excepção deste diploma são idênticas para os veículos de duas e quatro rodas, estando, assim, isentos os veículos de interesse histórico e os destinados a fins especiais.
Segundo o mesmo decreto-lei, os motociclos, triciclos e quadriciclos elegíveis terão a primeira inspecção “agendada” para quatro anos após a data da primeira matrícula; a partir daí de dois em dois anos (até perfazerem oito anos); e em seguida, todos os anos.
A entrada em vigor está dependente da publicação de uma portaria a ser elaborada pelo membro do governo responsável pela área dos Transportes.
(Fonte: http://www.automotor.xl.pt/Not%C3%ADcias/DetalheNoticia/tabid/118/itemId/12156/Default.aspx (http://www.automotor.xl.pt/Not%C3%ADcias/DetalheNoticia/tabid/118/itemId/12156/Default.aspx) )
Para quem quiser consultar o decreto: http://dre.pt/pdf1sdip/2012/07/13300/0360603625.pdf (http://dre.pt/pdf1sdip/2012/07/13300/0360603625.pdf)
-
Tretas para ganharem mais uns trocos.
Acho que qualquer motociclista anda com a sua mota em condições de circular até porque a sua segurança está ainda mais em jogo do que num carro.
-
Eu pessoalmente não conheço nenhum centro com certificado e com máquinas capazes de inspecionar uma *MOTO*
-
Tirando a questão do pagamento, até acho bem, porque muitas vezes julgamos que temos tudo a funcionar bem e na verdade não está, se não fossem as inspecções muitas vezes andávamos para ai a julgar que temos tudo a 100 % e depois quando nos espetamos é que vemos que não tínhamos tudo como julgava-mos. Alem da segurança também a poluição, também deve andar para ai muita mota a queimar mal e a poluir desnecessariamente. Acho que é uma boa forma de as pessoas (algumas) se consciencializarem-se de que não é só comprar carro/moto, que também é necessário manter.
Quanto a questão dos IPOs assim que estejam aprovadas as leis todas, até "chovem" certificações.....
-
Também existe muita mota alterada. E motas roubadas com os números de quadro alterados. Por isso assim vai-se apanhar muitos, ou então será como nos carros!
-
Boas.
Parece-me é que isso até ser implementado nos centros, ainda vá demorar um pouco. Deixo um link onde falam sobre isso e na resposta nº12 que é do user SataN vê-se o porquê.
http://www.forumtransalp.com/t4123-inspeccoes-para-motas-de-cilindrada-superior-a-250cc (http://www.forumtransalp.com/t4123-inspeccoes-para-motas-de-cilindrada-superior-a-250cc)
Cumprimentos
-
Eu sou apologista das inspecções periódicas, a minha mota não precisa de fazer inspecção mas a que está em planos de aquisição precisa.
Sejamos realistas, existem alterações que não têm pés nem cabeça, escapes directos sem qualquer silenciador, matriculas dobradas, xenon em médios e máximos que andam ambos acesos na estrada, pneus muito mais largos, motores alterados, etc etc... sei bem que vai acontecer como nos carros 2 ou 3 dias antes a malta mete as motas stock e toca de fazer a IPO, mas demove sempre alguns a fazer tais mods.
Custa dar os 28€ de cada IPO, mas tem que ser.