Forum RenaultPT
Àrea Tecnica => Comprar um Renault => B: Clio, Modus & Captur => Tópico iniciado por: ricardo_peixoto em 15 de Julho de 2012, 22:06 pm
-
Boas!!
Pessoal, ando há já algum tempo à procura de carro, e depois de alguns estudos estou muito inclinado para o Clio 3 1.2 75 Cv, novo, que se encontra a 12.950 € (chave na mão).
No entanto andei bastante indeciso entre o Clio e o Fiesta 1.25.
Tenho ouvido testemunhos que a caixa de velocidades do fiesta é algo curta, o que faz com que o carro beba bastante, então em auto-estrada nem se fala.
Gostava de saber a vossa opinião quanto ao consumo de combustível e quanto à performance do motor dos 2.
Também gostava de saber como acham que se comporta este Clio em auto-estrada, a nível de estabilidade e segurança de condução.
E, sinceramente, e ignorando que a Renault possa ser (ou não) a vossa marca preferida de carros, qual dos 2 escolhiam.
Abraços, e obrigados malta ;-)
-
Eu iria para o clio, muito confortável, em auto-estrada anda qb tem boa estabilidade e consumos anda entre os 5,9 e os 6,3 andando normalmente agora se puxares por ele aumenta. Eu recomendo-te o clio.
-
Em termos de motor, sem duvida alguma eu ia para o Ford, 1.2 de 75cv no Clio III é um bocado "morto" para o peso do carro, e no ford o motor tem um pouco mais de alma. O interior do ford tambem é mais cativante face ao clio, contudo nunca conduzi nenhum para te afirmar o quão bom é. Conheço o clio III pois tenho um e em termos de chassi dentro do segmento, dificilmente arranjas um que o supere, para alem do que tens uma boa suspensao que filtra bem as irregularidades e com muito conforto no interior, não sendo daqueles carros propicios a grandes ruidos parasita :)
-
Thanks =)
Já agora tb aproveito para perguntar mais uma coisa.
Este Clio que devo comprar é o GT com uma série de extras incluindo o limitador de velocidade.
No site dizem-me que o carro chega ao máximo 167 km/h (na verdade, pelo que vejo noutros carros, ele deve poder dar mais um bocado, aí uns 195 km/h). Mas no concecionário Renault não me souberam dizer em qual a velocidade que o carro se encontra limitado.
Algum de vocês tem ideia de quanto poderá ser este limite?
É que vou ter necessidade de às vezes fazer algumas viagens na auto-estrada, e andar pelos 130 a 150 km/h.
E não sei até que ponto posso ficar mal =)
Cumps =)
-
Se é para andares a 195km/h, lamento mas compra outro tipo de carro. Nem um nem o outro te chegam. Nem o clio 1.2 com motor tce ;)
-
Apareceres neste fórum com uma questão desse tipo, garantido que 99,9% das respostas vão ser Clio.
O Clio III está prestes a ser substituido e aqui surgem logo 2 questões. Em 1º lugar o carro já deve ter a fiabilidade geral no seu topo, até porque foi já objecto de um restyling em 2009, em 2º lugar como está em fim de carreira, normalmente é nesta fase que aparecem boas oportunidades a nível de "good value for money" e mesmo estando em fim de carreira continua no topo de alguns comparativos.
O Fiesta como é mais recente pode ter alguns gadgets a mais que o Clio, não o conheço ao ponto de emitir uma opinião.
O conselho que te dou é de fazeres um test drive com ambos, tiras as tuas conclusões e pesas bem os custos de cada um face ao que te oferecem.
75cv com velocidae máxima de 167 km/h é um valor normal. Se ele desse 195 reais, o Megane RS Trophy do Artur com os seus 265 cv dava bem mais de 300 km/h. :laugh:
-
Só disse 195 pq tenho vários amigos que quando compram carro, têm informação que o carro tem velocidade máxima de "X", e quando vão ao máximo dos seus carros, dão sempre mais 20 a 40 km/h do que "X".
O meu pai teve um Clio Dci 85 cv de 2007, que tinha velocidade máxima de 175 km/h (se não estou em erro)
E chegou a cortar os 200 km/h algumas vezes =)
-
Pronto como disseste em cima 167 km/h para o clio III ele até aos 180 vai depois disso......logo já dai mais que o anunciado.
-
Ok, então explica-me qual a vantagem que a marca tem em anunciar menos que aquilo que o carro na realidade dá?
Claro que a descer um penhasco até um 1.2 de 75cv dá 220km/h...
-
os tais km a mais, o user deve estar a referir-se ao que aparece no conta quilómetros, mas é mais que sabido, que a velocidade que lá marca, nunca é a velocidade real, marca sempre mais .
a marca diz que o carro dá 167km/h reais, mas no quadrante vai até aos 180, por exemplo, tem a ver com a tolerância de erro do quadrante
-
o meu clio 1.2 75cv já deu 210
-
O Clio III é algo "morto" devido à cavalagem e peso. O Fiesta é um pouco bêbado como sempre foi :P mas em compensação, anda melhor. Das vezes que andei no Fiesta, gostei tirando o facto de ter um tablier imensamente comprido, o que para pessoas baixas pode dificultar as manobras. Experimenta os dois com as opiniões dadas em mente e vê qual deles te agrada mais.
-
Eu ia pro ford tb, o 1.2 16v no clio 3 é fraco. E tanto um como outro são citadinos e vão gastar sempre um bocado em ae.
-
Eu experimentei os dois carros há coisa de 2 anos e pouco.
Andava à procura de um diesel mas na ford de faro só tinha o fiesta 1.2 disponivel, ao nivel de comportamento não puxei por ele mas notei que é bem mais rijo que o clio, o motor não é mau mas os consumos são puxadotes, ao nivel do equipamento em comparação com o clio é fraco mas como já foi dito o visual interior é mais moderno e apelativo contudo aquele rádio integrado na consola cheio de botões fez-me confusão mas com o hábito ia lá.
Acabei por optar pelo clio (diesel) por vir melhor equipado e com um preço muito mais baixo.
No que se refere ao clio 1.2 75cv é um carro pesa para o motor que tem, se andares com o pé direito nervoso o carro manda-se facilmente os 7lt de consumo.
Na minha opinão se tiveres possibilidade de subir um pouco mais a fasquia compravas o clio com o motor TCE, que aí ficas muito bem servido.;)
Neste momento eu não optava nem por nem pelo outro (dos modelos referidos). :tongue:
-
O ClioIII 1.2 75cv corta 5ª a 199km/h, se não me falha a memória, e a caixa também é muito curta. Não sei até que ponto será mais ou menos curta que o Fiesta.
Como já conduzi ambos os modelos, o que mais me agradou foi o Fiesta, pareceu-me um pouco mais firme e responde "muito" melhor ao acelerador. Não se se entretanto os ClioIII foram saindo mais rijos de fábrica, mas o ClioIII ph1 é demasiado mole, a meu ver.
O desenho exterior do Fiesta é muito mais recente e mais bem conseguido que a do ClioIII, a meu ver. Já no interior, prefiro o ClioIII.
-
Também experimentei o Fiesta 1.25 e também já andei com o 1.2 16V no clio III.
O motor no ford responde melhor, o aspecto interior e exterior é muito mais apelativo para mim. De consumos, nem te consigo ajudar, pois o que andei com o fiesta foi numa de test drive, logo não dá para ter essa ideia.
Como o depx... caso trocasse agora não iria para nenhum desses, mas tendo em conta o "comparativo" a minha escolha seria sem dúvida o Ford Fiesta.
-
Bem quanto aos carros em questão, já andei com o Clio e pra mim aquele motor é morto demais para cidade, para fazer alguma coisa dele os consumos sobem demasiado para aquilo que se acaba por conseguir tirar do carro... O Fiesta já não sei, nunca conduzi mas o interior esse sim parece-me mais apelativo que o clio.
Agora uma coisa que me parece que estás a fazer confusão, e posso estar errado, é que o extra que é anunciado como limitador de velocidade, não é propriamente aquilo que estás a pensar (ou que eu penso que estás a pensar...) o limitador de velocidade que é extra nessa versão é uma das funções do Cruise Control em que marcas uma determinada velocidade e ele nunca a ultrapassa por mais que carregues no pedal direito. Quanto ao limite de velocidade que o carro tem, não é extra é mesmo de série igual para todos e não sei se com aquele motor conseguirás alguma vez chegar ao corte da 5ª.
-
Eu não acho o clio III 1.2 75cv tão morto como vocês dizem mas pronto, é claro que não é carro para andar a grandes velocidades mas de resto para andar em cidade, nacionais e ate mesmo auto estrada é muito bom, neste momento tenho andado com o meu na cidade fiz entre tanto viseu-condeixa-nova-viseu (ip3-A1 e depois A1 - IP3 e posso dizer que cheguei aos 140)e tenho a média nos 5.8 e pessoalmente até já fiz uma experiência que foi cumprindo os limites expostos na estrada e consegui 5.1 http://www.renaultpt.com/index.php?topic=7610.90 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=7610.90) e não é uma questão de me gabar ou não nada tem a ver, agora se gostam de exceder em demasiado os limites de velocidade e puxarem á bruta pelo carro ai claro que gasta mais mas para andar normalmente não consome assim tanto e não desilude mas ideias são ideias.
Um aparte ricardo_peixoto olha também para os valores das revisões tenta comparar quais serão as mais baratas. Mas acima de tudo deves comprar um carro que tu gostes tanto por fora como por dentro conheço pessoas que compram por comprar e depois nao gostam nada do carro e dizia o piorio dele por isso vai para o que gostares mais.
-
Em termos de comparativos, não te posso ajudar muito, mas posso dar um conselho, independentemente de ter um renault ou não, deves ter em conta, como o carlos disse, a manutenção. Não é só comprar o carro, e toca a andar.
Hoje em dia tem que se ponderar muito na manutenção, os custos , a facilidade em encontrar peças, os intervalos de manutenção, etc
Quanto à renault facilmente encontras oficinas da marca, peças de origem e da concorrência, a manutenção programada anda à volta dos 20 ou 30 mil km se não estou em erro (difere de modelo para modelo), são só uns exemplos.
Quanto à ford, não sei, mas não me lembro de ver oficinas da marca, pelos locais por onde passo.
-
O ford fiesta é de 20 em 20 mil
-
A ford tem uma rede de concessionários menor :)
-
Fiesta.