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Àrea Tecnica => Chassis => Tópico iniciado por: tmfm em 17 de Julho de 2012, 08:37 am
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Bom dia a todos,
sou novo aqui pelo forum mas já tenho algumas questões para vos colocar relativamente a um Clio II dCi.
Cá vai:
1. Quais os amortecedores montados de origem no carro em questão? (Clio II fase III dCi 65cv)
2. Quais as peças que se tem obrigatoriamente de trocar quando fazemos a substituição dos amortecedores/suspenção?
3. Qual o tipo de oleo mais indicado para este motor? 10w40 ou 5w40? pergunto isto porque na Renault deram-me uma folha com o plano de revisões e reparei que este carro pode fazer a troca do oleo de 30 em 30.000km ou 2 anos! Confere?
Obrigado a todos desde já
Publicidade? Não Obrigado.
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Podias ter feito uma pesquisa que penso haver info sobre o que pretendes.
1. Em principio serão Kayaba;
2. Penso que amortecedor e topo se não estou em erro;
3. A Renault aconselha 10w40, eu prefiro 5w40. Agora não convém é esticar tanto o óleo. A meu ver é 20mil no máximo.
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Casquilhos, Cinoblocos, batentes, rolamentos não é necessário trocar?! 160.000km!
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quanto a questão do óleo, era só usar a pesquisa, pois há um tópico que é" óleos por tipo de motor", onde está lá tudo o que é preciso saber.
Quanto aos amortecedores já está tudo dito, só falta dizer que devem ser a óleo, mas há quem ponha a gás a frente e a óleo a trás, quando aos rolamentos só mexes se tiverem gripados, a partida não é necessário mexer se estiverem bons.
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A oleo?
sempre pensei que fossem os 4 a gás. os originais são a oleo ou a gás?
eu gostava de colocar os originais.
obrigado.
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Os originais são a óleo. Podes colocar a gás que duram mais mas também são mais rijos.
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então os originais são os 4 a Oleo? da marca KYB?
Não encontro os amortecedores de trás a Oleo desta marca em lado nenhum...
alguem me pode ajudar?!
atenciosamente
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Kyb é Kayaba, tal como mencionaram.
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com a ajuda de um pano húmido, limpas os amortecedores e deve lá ter inscrito a referencia deles, e depois é só procurar nos sites de peças pela referencia que encontras montes deles
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Bem, passo a explicar,
em Fevereiro do ano passado (2011) fui ao meu mecanico de confiança e pedi para fazer a substituição da suspensão.
e ontem descobri que os meus amortecedores estão nas lonas, fiz um teste e estão muito maus.....
Sei que os amortecedores que tenho neste momento no carro são uns KYB (kayaba) Exel G no eixo dianteiro e no eixo traseiro.
Noto o carro muito rijo, muito mau de se conduzir, direção muito pesada... e lembro-me que o carro era confortavel quando o comprei novo.
Basicamente a duvida neste momento reside em saber quais eram os amortecedores de origem para tentar perceber se foram trocados quando pedi, ou se não foram trocados ou se foram trocados por uns usados....
daí estar a fazer tantas perguntas.
Obrigado a todos.
Publicidade? Não Obrigado.
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Entretanto o carro fez 10.000km com os amortecedores "novos".
abraço
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Podias ter explicado a situação logo ao inicio. Os amortecedores de origem são KYB.
Fizeste apenas 10 mil quilómetros em mais de 1 ano? Como testaste os amortecedores? Anyway, o problema é com o teu mecânico de confiança que afinal não é e pelo facto de não teres lá ido reclamar quando te trocou os amortecedores. Parece que esses amortecedores não são os indicados para o carro.
Nós já te ajudámos o que podíamos. Acho que quem tem de responder pelo problema é o teu mecânico.
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Que vai alegar que não tem factura e etc e tal...
Como indicado, terás de confrontar o teu mecânico com essas perguntas, porque se passado um ano estão no estado que estão, então tinham defeito, e ai terão de ser trocados.
Ou então eram usados, e ai nada há a fazer.
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Esses amortecedores que tens são, a gás, por isso não devem ser os de origem, o mais certo, das duas uma, ou tinham defeito (os 4 pelos vistos) que meto muitas duvidas, ou então pôs-te uns usados, mas que ainda estavam mais ou menos, mas acabaram por dar o berro.
No meu clio ainda tenho os amortecedores de trás de origem com 9 anos em cima e mais de 200 mil km e na ultima inspecção ainda estavam a 60% se não me engano, e são a óleo, por isso, cá para mim levaste foi um "granda barrete", o que deves fazer é pedir satisfações ao mecânico. Já agora, quanto é que o mecânico te levou pela troca dos amortecedores?? só para ter uma ideia, não interessa o que levou de mão de obra, mas sim o preço do material....
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Olá a todos e desde já o meu muito obrigado.
178 euros amortecedores frente
166 euros amortecedores trás.
Encontro, numa loja online (posso dizer qual é?) os KYB a oleo para a frente do clio por 36,89 euros, mas não encontro os amortecedores para trás a oleo da KYB. só a gás....
abraço a todos
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* 36,89 euros cada um.
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Quando coloco, no site da KYB, a marca, modelo e motorização do meu carro vejo que os amortecedores da frente são a Oleo, ref. 633708 e os de trás são a gás ref. 343289.
agora fiquei baralhado novamente.
:S
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pelo menos foi cobrado o valor deles novos....
Se tiver tempo logo ponho ai a ref. dos originais
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Muito obrigado.
abraço
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Encontrei esta referencia, mas não sei se é a correcta para o teu clio, precisava de mais elementos para te dar a referencia correcta - 8200662259 e há dois amortecedores da kyb para essa referencia, um a óleo e outro a gás (kyb 443398 - kyb 343289)
fica aqui um link para veres
http://www.mister-auto.pt/pt/search_s_refoem_8200662259.html (http://www.mister-auto.pt/pt/search_s_refoem_8200662259.html)
Manda-me uma pm com o tipo de veiculo, que depois eu digo-te qual a referencia correcta dos amortecedores (o tipo de veiculo são os 4 algarismos a seguir ao VF1 do VIN ex: VF1BB05VF00000000)
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Boas,
BBR7.
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Na renault deram-me a referencia dos amortecedores para a frente: ref: 8200662261 Preço: 84.59 euros já com iva que coincide com esta: http://www.mister-auto.pt/pt/amortecedores-dianteiros/kyb-633708_g900001_a085633708.html. (http://www.mister-auto.pt/pt/amortecedores-dianteiros/kyb-633708_g900001_a085633708.html.)
para os amortecedores traseiros deram-me uma referencia muito estranha: ref. 5622107519R não encontro nada com esta referencia no mister-auto.
obrigado
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exactamente , essa será a referencia mais actual, as mais antigas eram 8200662259; 8200287736; 7700426693
Para os da frente 8200662261 ou a mais antiga 7700428438.
Se não encontrares pela referencia mais actual procura pela referencia anterior, ou seja se não encontrares a ref 5622107519R procura pela ref 8200662259 e por ai adiante
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Esses amortecedores que tens são, a gás, por isso não devem ser os de origem, o mais certo, das duas uma, ou tinham defeito (os 4 pelos vistos) que meto muitas duvidas, ou então pôs-te uns usados, mas que ainda estavam mais ou menos, mas acabaram por dar o berro.
No meu clio ainda tenho os amortecedores de trás de origem com 9 anos em cima e mais de 200 mil km e na ultima inspecção ainda estavam a 60% se não me engano, e são a óleo, por isso, cá para mim levaste foi um "granda barrete", o que deves fazer é pedir satisfações ao mecânico. Já agora, quanto é que o mecânico te levou pela troca dos amortecedores?? só para ter uma ideia, não interessa o que levou de mão de obra, mas sim o preço do material....
cuidado que as inspecções medem apenas o diferencial de um amortecedor para o outro, se ambos estiverem nas lonas , o carro passa pois o diferencial é inferior a 25 ( ou 30 não me recordo o valor correcto )
se querem ver a eficacia dos amortecedores há maquinas proprias para isso e mesmo montados novos , não esperem eficacia acima dos 80%
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Há aqui qualquer coisa que não me parece bem...
Então tens amortecedores a Gás que passado um ano estão "nas lonas" e sentes o carro mais rijo?!?!?! :huh:
Com amortecedores nas lonas devias sentir o carro tipo barco, ou seja balouçar e não mais rijo. Mais rijo deve ele ter ficado logo quando os montaram se de facto os originais eram a óleo e meteste a gás...
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Nem mais. Daí ter perguntado que teste ele fez para chegar à conclusão que os amortecedores estão mortos.
Assim de repente, lembro-me de um caso em que um rapaz trocou as molas e aí sim, o carro ficou rijo pedra devido a defeito nas mesmas.
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se calhar o que ele diz que está rijo , e quando passa por um buraco sente o bater seco dos amortecedores , daqueles que até doem com pum!! que fazem, julgo eu.
Quando fiz a inspecção os valores que deram no amortecedores foi Frente Esq - 78%, Frente Dir - 74%; Atrás Esq - 69%, Atrás Dir - 65%, por isso os diferenciais devem estar dentro dos valores que o Artur disse
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Um dos honda's lá de casa quando andava com amortecedores nas lonas, bastava ires a mais de 100km/h que não tinhas mão no carro, nem sabias bem para onde ele ia...