Forum RenaultPT
Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: carlos_pereira em 23 de Julho de 2012, 11:18 am
-
Bom dia.
Tenho uma Renault Clio 1.5 Dci de 2003, com cerca de 200.200 Km.
Nunca teve consumo de óleo no motor, contudo desde que mudei de turbo, começou a consumir óleo.
Coloquei o 1º turbo (recondicionado) numa oficina Bosch Car Service em Janeiro 2012,já substitui esse turbo por outro turbo á cerca de um mês, e já me voltou a dar sinal de oleo, estando mesmo o nivel do óleo em baixo!!!
A carrinha necessita de reparar os injectores, não sei se isso terá interferência no consumo de óleo?
Quando exijo mais do motor, a luz da resistência do motor, a luz de stop, a luz do motor, etc,piscam durante algum tempo e depois apagam.
Conclusão: A carrinha começou a consumir óleo depois de meter o turbo (coincidência ou não?), não desenvolve tanto quanto deveria (bomba de óleo, relação com o problema: sim? ou não?), e os injectores(interferem ou não nesta confusão de problemas?)
Agradeço que me indiquem o caminho, que para vocês pareça mais certo.
Atenciosamente.
Carlos Pereira
-
Faz um teste de compressão a ver como está....
-
se os problemas surgem apos a mudança de turbo , o primeiro despiste será começar por ai .
há turbos recondicionados bons e recondicionados made in china e italia que mais vale meter um original usado
-
se os problemas começaram com a troca do turbo, como o artur disse, deves começar por ai, a questão das luzes de aviso estarem a acender pode ser por o turbo não estar nas melhores condições.
-
Na altura que coloquei a 1ª vez o turbo, disseram-me que a bomba de óleo não estava a funcionar muito bem, e que deveria ter isso em atenção pois poderia dar cabo do turbo.
Acham que a bomba de óleo poderá ter alguma interferência com o consumo de óleo pelo turbo?
Grato por toda a atenção.
-
se a bomba do óleo não está boa, pode ajudar no consumo do óleo, e também na redução de vida útil de todos os componentes do motor principalmente do turbo, que a sua boa lubrificação é vital para o preservar da sua vida útil, imagina o seguinte, a bomba de óleo do motor é como se fosse o teu coração, se não conseguir bombear sangue a todos os órgãos como deve de ser, começas a ter problemas de saúde.
-
Grato pela dica sls..........
-
A bomba de óleo não estar a funcionar a 100% ???? hummm???
Que tipo de teste é esse que foi feito??? A bomba ou faz a sua função ou não faz e gripa o motor por falta de lubrificação, claro que o turbo incluído por falta de saude.
Além do mais não consigo perceber como chegam à conclusão de imperfeições no funcionamento da bomba?????
-
Bom dia.
Não sei que tipo de teste que foi feito, á bomba de óleo.Que tipo de teste é que teria de ser efectuado?
O mais incrivel é que eu pensava que na oficina me tinham trocado o 1º turbo por um 2º turbo, quando apenas me colocaram um Kit de reparação do turbo, ficando julgo eu a carrinha a consumir ainda mais óleo.
Vejam bem, a carrinha consumiu prácticamente 2 lt de óleo em 2000Km..!!!!!!!!!!!!!!!!
Hoje mesmo vou á oficina reclamar, pois não estão com muita vontade de me dar a garantia do turbo, o que acho inacreditável, sendo uma oficina Bosch.
O que acham que deveria fazer? Colocar um novo turbo, e efectuar o teste á bomba de óleo?
Cumprimentos
-
Pelo que descreves :
kit de reparação do turbo = ok e será que o desgaste que o mesmo já apresentava daria para tal intervênção?, Será que o turbo foi devidamente calibrado = este muitas das vezes é o segredo de um bom recondicionamento.
Quanto à bomba de óleo cheira-me que foi mais um "bitaite" dado para dissuadir uma intervênção ou mal calculada/ diagnosticada ou mal efectuada, Contudo se tens dúvidas quanto à bomba de óleo em meu entender acho que a deves substituir.
-
Boa tarde.
Ontem no final do dia, fui á oficina para reclamar do turbo, e depois de alguns bons dedos de conversa, lá concordou que se teria de tirar o turbo para fazer não sei que teste, para ver se está bom ou não.....
Falou e falou...Contou inumeras situações de turbos que colocou em carros, que depois deram o "berro" e que a garantia não cobriu....
Gostaria de estar lá para ver o tal teste, pois sei que é muito fácil ele me dizer que afinal o problema é do motor e não do turbo, e eu não tenho como ter a certeza, se fala ou não a verdade.
Aquilo que gostaria de saber é se existe alguma forma de ter a certeza daquilo que ele me possa dizer?
- se ele me disser que o turbo está bom e o consumo de óleo é no motor;Como saber?
- Se ele me disser que o turbo está estragado mas foi o mau funcionamento da lubrificação do motor, a causa. Como Saber?
Agradeço ajuda, pois gostaria de ter uma maior noção do caminho a seguir.
Cumprimentos.
-
do que vou aprendendo por aí tenho a ideia que uma bomba de óleo ou está boa ou não, todos os carros/motores têm uma valvula de pressão de óleo *por acaso há carros com 2 valvulas* e a dita vlavula de pressão mede uma pressão minima de oleo que chega para lubrificar bem os componentes , ou seja , se não houver pressão de óleo suficiente ela acende e ali fica acesa , ora no teu caso se nunca acendeu a luz de pressão do óleo o turbo também não teve falta de lubrificação e daí não pode ser a avaria , numa oficina minimamente equipada *até o manel da esquina tem* há um manómetro que se intercala no circuito e dá a pressão a que o óleo sai da bomba , se estiver nos valores minimos que de origem a fabrica manda a avaria do turbo não pode ser apontada para a bomba de óleo
PS: grande discurso , mas espero que se perceba
-
Faz o teste de compressão dos cilindros. Em alguns mecânicos consegues fazer isso por apenas 20€.
Também podes ir a uma casa bosch e por cerca 100€ fazes o teste de compressão e vês também o estado do turbo.
-
mas a uma casa Bosch já ele foi e foi aí que foi ou está encavado
-
pois, não vi essa parte.
-
Concordo com o caçoilauto em relação à bomba... Ou está boa ou não está não percebo como pode ser intermédio..
Uma pergunta simples porque mudaste o turbo na primeira vez???
-
Bom dia.
Blurr, da primeira vez mudei o turbo porque ele "pifou", ou seja: ele já assobiava á algum tempo, até que chegou o dia em que a carrinha não desenvolvia ( como se estivesse abafada), e fazia uma fumarada....
Grato pela atenção....
-
Boa tarde.
Na oficina efectuaram um teste para verificar, se o consumo do óleo era por causa do motor ou por causa do turbo.
Alguém me consegue explicar em que é que consiste esse teste?
Segundo o mecânico, tiram o turbo, e colocam o carro a funcionar, sem ele?
Agradeço ajuda!!!
Obrigado.
-
haaaaaa????????
Só falta dizerem que fizeram um teste de estrada +/- 20kms :laugh:
-
Conclusão:
O homem insiste, aliás, afirma/garante que a carrinha consome, óleo pelo motor e não pelo turbo(diz que o turbo está bom)...pedi-lhe que elaborasse um relatório onde ateste que o problema é do turbo e amanhã vou buscar a carrinha, que irá directamente para outra oficina (calvário este, o meu.....).
O que acham?Qual a melhor forma de proceder? Se é que existe.............
Cmps
-
Cuidado ao mudar de oficina... Se eles mexem nisso o outro vai dizer que a culpa é deles e não se assegura mais nada...
-
Bom dia.
Qual julgam então que será a melhor forma de proceder???
CMPS
-
Para já só tens que aguardar pelo relatório, só depois de saber qual é o problema realmente é que podes tomar uma decisão.
Mas tem em atenção ao que o Blurr disse, podes arranjar uma grande embrulhada, e depois ninguém se responsabiliza!
Cumps...
-
Concordo com o Duraes. Espera pelo relatório primeiro antes de mais... A seguir segue para uma outra (de preferência renault), mostra o relatório e pede para confirmarem se este é válido.. Se disserem não fala com a primeira oficina afim de resolver a bem.. Senão pede a um advogado para enviar uma carta, expondo a situação e pedindo à oficina para resolver a bem.. Senão.... Tribunal... Com todas as consequências disto
Uma coisa que não percebo.. Como se testa uma carrinha sem turbo????? Não me entra na cabeça como é possivel... Colectores, condutas de óleo, sensores.... Só isto é suficiente para tramar os gajos...
-
Aconselho a falar com um advogado antes de trocares de oficina, so para prevenir ;)
-
Bem pensado será melhor informar-te primeiro de qual a melhor opção a tomer...
-
Aproveito este tópico para perguntar uma coisa ..
Com o carro quente, o óleo do motor na vareta acusa para mais ou para menos ?
É que agora cheguei a casa e parei o carro, a temperatura estava um bocadito abaixo do meio e lembrei-me de ir ver no C.B, aparece-me o OIL OK mas acusa um quadrado abaixo do cheio.
-
Com o carro a quente, significa que o motor rodou, o que significa que a bomba de oleo puxou oleo para lubrificar. Sendo assim, e normal que acuse um pouco menos, porque ainda não escorreu o oleo que foi usado. Amanha de manha vais ver que esta tudo ok novamente, com os tracos todos.
Alias, o nivel do oleo nunca se deve ver com o carro a quente, mas sim a frio, quando 99% do oleo se encontra em repouso no carter do motor.