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Àrea Tecnica => Geral Renault => Tópico iniciado por: RuiFilipePT em 28 de Julho de 2012, 23:04 pm
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Olá.
Hoje peguei numa Laguna II Break [fase 1] 1.9 120cv e queria saber de uma coisa se é normal ou não, espero conseguir explicar da melhor maneira porque eu não entendo muito sobre mecânica e electrónica dos automóveis.
Então é o seguinte, hoje foi andar na carrinha e numa subida acelerei um pouco e carro parace que se em "rasgas-se" quando chega á volta das 3000 rotação parece que é típico da carrinha fazer isso porque fiz uma aceleração forte para ver se fazia isso de novo e fez, ou seja é como se tivesse carregado na embraiagem quando isso acontece, se é que me estão a entender.
Eu nunca andei neste tipo de carros de motor grande sem ser a laguna, não sei como são as outras marcas em relação a este assunto.
Eu queria saber se isso é normal acontecer neste tipo de carros?
Obrigado.
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Nao será a embraiagem a patinar?
Em que mudança é que faz isso?
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Quando tava a subir entrei numa terceira, reduzi para uma segunda numa curva e acelerei e fez esse tal "lag", não me lembro se faz isso na terceira mudança, é como se tivesse a ejectar alguma para depois sair disparado.
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o que acontece concretamente ? é um barulho tipo sopro forte ? ou é a rotação a subir e o motor não desenvolve ?
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Ele deve estar a falar do poço que o carro faz...
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o que acontece concretamente ? é um barulho tipo sopro forte ? ou é a rotação a subir e o motor não desenvolve ?
Eu diria que é um pouco as duas coisas, é mais a rotação a subir e o motor a não desenvolver, mas acho que é isso da embraiagem a patinar, chega a uma certa rotação e o motor puxa pela a rotação quase ao máximo como se tivesse carregado na embraiagem.
Eu hoje vou pegar outra vez no carro e vou passar pelo o mesmo sitio da subida que passei ontem e vou ver se acontece a mesma coisa.
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é que se é as duas coisas , então são dois problemas distintos .
um sopro forte normalmente é o tubo do intercooler roto
a outra situação é embraigem a patinar
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Se for a embraiagem a patinar, o carro aumenta as rpm rápida e momentaneamente mas a potência não é transferida para as rodas, e geralmente só quando se levanta o pé do acelerador um pouco é que a embraiagem deixa de patinar e volta a ser transferida a potência para as rodas (pelo menos foi o que me aconteceu num velhinho fiesta quando a embraiagem começou a patinar).
Agora, se o que falas é um "lag" ou um poço em que, momentaneamente, o motor não desenvolve tão rapidamente (mas sem subida rápida das rps), poderá ser eventualmente a EGR parcialmente entupida - se bem que normalmente sintomas da EGR entupida dão-se a rpm's mais baixas, mas espera por mais opiniões.
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Eu passei pelo o mesmo sitio e desta vez portou-se bem, eu podia ter feito alguma de mal já que não estou habituado ao carro, podia ter o pé esquerdo a descansar na embraiagem (eu sei que não se deve fazer isso) e podia ter carregado um pouco ou podia ter feito mal a troca de marcha já que era numa subida a pique.
Posso estar aqui a criar confusão na minha cabeça de um problema que talvez não existe já que estou habituado a carros de motor pequenos. Se de facto houver algum problema vai acabar por vir ao de cima já que o carro não é meu.
Eu só perguntei porque esses carros podiam ter uma condução diferente dos carros pequenos (há sempre algumas diferenças, pequenos pormenores) porque pretendo no futuro comprar uma Laguna III.
Obrigado a todos pela ajuda, se houver realmente problema eu depois digo aqui alguma coisa.