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		Àrea Tecnica  => Electrónica / Electricidade => Tópico iniciado por: Fernando Nascimento em 29 de Julho de 2012, 10:53 am
		
			
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				Ola Boas
 
 Tenho um Clio II Extreme 5 portas 1.5dci de 80cv de finais de 2002,
 Neste momento tenho o meu Clio com o habitáculo desventrado, comprei o carro usado em 2007 e não tive muita sorte apesar do carro já ter feito 150.000km nas minhas mãos (tinha 50.000) só uma vez é que me deixou ficar mal (o motor não desenvolvia, no relentin conseguia aumentar a rotação mas assim que entrava em esforço ele voltava a rotação de relentin) (nunca me conseguiram explicar o que era).
 
 Tenho problemas no Cruise Control que persistem desde que comprei o carro,  já gastei uma pipa de massa em oficinas e ao cabo de uns tempos volta ao mesmo, o raio do regulador de velocidade da sempre o "tilt"  (já tinha desistido de arranjar)já foi arranjado umas três vezes e volta sempre ao mesmo.
 
 Neste momento decidi meter mãos a obra e ver com os meus olhos o que se passa, desmontei o tablier e verifiquei toda a cablagem, esta já tinha alguns "remendos", verifiquei todos os componentes, teclas do volante, fita giratória do volante, sensor de embraiagem, travão e acelerador e lubrifiquei todas as fichas eléctricas. agora estou na fase de montagem.
 
 Alguma Ideia????
 
 Ainda tenho de ver a ficha do calculador de injecção.
 
 Se não for nada disto acho que só pode ser problema no calculador de injecção ou do Automatismo que controla o Cruise Control, que pode ser arranjado com configuração Informática ou não se for problema de Hardware.
 
 
 Abraço
 
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				Vou deixar uma pergunta já levaste o carro á renault??
			
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				As tres foi na Rrenault,duas na Boavista e outra no Campo Lindo 
			
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				(...) e lubrifiquei todas as fichas eléctricas.(...)
 
 
 Lubrificaste?? com que? usaste W40 ou um spray próprio para contactos eléctricos?
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				Ola Boas
 
 ...só uma vez é que me deixou ficar mal (o motor não desenvolvia, no relentin conseguia aumentar a rotação mas assim que entrava em esforço ele voltava a rotação de relentin) (nunca me conseguiram explicar o que era)...
 
 
 
 Normalmente isso deriva da EGR que encrava aberta,a MAF da "tilt"e o motor não desenvolve apesar de ficar com o trabalhar direito á mesma!A unica coisa é que quando se acelera deita fumo preto!Uma limpeza de vez em quando a EGR e ao corpo da  admissão resolve o problema!
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				Usei um pouco de w40 e depois limpei o excedente e deixei secar até o dia seguinte,  sei que não é o mais indicado mas foi o que se arranjou, não havia quaisquer corrosão em contacto algum, todos os pernos das fichas parecem de boa saúde, tanto de corrosão como de elasticidade. 
 
 Estou tramado, já montei tudo, e durante 15km de uso incessante funcionou na perfeição, parei para tomar café, e quando volto esta como antes.
 
 Lol
 
 So funciona o limitador.
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				Eu aponto pro sensor na embreagem ou travao
			
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				Acabei de o tirar e vou testar outra vez, vou testar o dos travões, embraiagem e o interruptor de escolha de limitador ou regulador de velocidade. Estou tramado. 
 
 Algum iluminado me arranja o circuito eléctrico do cruise control do Clio II fase II 1.5dci, quero testar o circuito todo com o multímetro pra ver se descubro o que se passa, recuso-me a acreditar que é o Calculdor.
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				Já testei o da embraiagem e travão, da tudo entre 4 a 6 ohm,  mas o dos travões já o arranjei uma vez, ele parece bom, mas as vezes ao ser comprimido parece que o circuito que fecha não é efectuado na perfeição. 
			
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				Mas também pode ser mau contacto do multímetro. 
			
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				O interruptor de selecção também está bom..... 
 
 Please arranjem-me o esquema do circuito.
 
 Abraço...
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				(http://img580.imageshack.us/img580/1907/esquemaelectrico.jpg) (http://img580.imageshack.us/i/esquemaelectrico.jpg/)
 
 (http://img690.imageshack.us/img690/1348/legendap.jpg) (http://img690.imageshack.us/i/legendap.jpg/)
 
 (http://img685.imageshack.us/img685/831/sensorespedaletravao.jpg) (http://img685.imageshack.us/i/sensorespedaletravao.jpg/)
 
 (http://img840.imageshack.us/img840/2936/esquema2.jpg) (http://img840.imageshack.us/i/esquema2.jpg/)
 
 A legenda deste ultimo esquema depois coloco logo a noite, porque agora quero ir  :spleep:
 para veres os esquemas melhor, é copiares as imagens para o teu pc
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				Muito obrigado, este último encontrei agora no RTA mas esta em francês. Lol. Eu cá me safo. 
 Merci.
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				Verifica bem alguma possivel falta de massa nos farolins traseiros. A mim aconteceu-me no Megane que a ficha de um dos farolins traseiros estava com mau contacto(contacto muito aberto) e ao fazer pisca à direita, o que provocava era que acendesse a luz de travão e como isso enviava sinal como se carregasse no travão e fazia desligar o cruise control. Não sei se poderá ou não ser isso, mas confirma bem o acendimento de luzes nos farolins traseiros. Pode não ter nada a ver, mas pode ser daí ou algo semelhante.
			
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				Por acaso os clios 2 costumam ter falta de massa no farolim traseiro
			
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				Boa cena vou ver isso. Mas acho que são circuitos independentes pois no sensor de travão tem dois circuitos um normalmente aberto que é o que acende os as luzes e outro normalmente fechado que é do cruise control acho. 
			
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				Já descobri, penso eu. O material tem sempre razão. Vou so esperar um pouco pra ter a certeza é já vos digo. 
			
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				Pessoal,
 
 Finalmente ao fim de desmontar tudo e de quase 6 anos, descobri o "rato".
 
 O material tem sempre razão, o problema estava em umas poucas décimas de milímetro, eu explico...
 
 O sensor do pedal de travão deve ter sido projectado para ao mínimo toque o Cruise-Control desligue, acontece que ao fim de 10 anos e 200.000km, tanto o embolo do sensor como a tinta do pedal de travão foram desgastando, uma coisa quase imperceptível, ai uns 0.05mm no total, parece que estou a gozar mas não estou.
 
 Com o carro desligado o pedal de travão recua um pouco, logo quando testamos o sensor de travão com um multímetro, ele funciona normalmente, mas assim que o carro esta em funcionamento e a andar, o pedal desce ligeiramente e devido a tal deixa de fazer o contacto que devia, e o sistema acha que estou a carregar no pedal, apesar de as luzes de stop não acenderem, pois foi dimensionado para estas acenderem só depois de carregar o pedal mais a fundo.
 
 A solução foi a mais rudimentar de todas, colei um pouco de borracha no embolo do sensor e "voila".
 
 O pedal continua com a sensibilidade, assim que toco no pedal de travão ele desliga. lol....
 
 Folgas e mais folgas, carros velhos é o que é....
 Não me admira que nenhum outro técnico tenha descobrido o problema, pois a situação do carro em movimento não é a mesma parado, foram precisas muitas horas até chegas a isto.
 Parece que os franceses fazem os carros para avariarem periodicamente, é incrível.
 
 Aqui estão as fotos.
 
 (https://photos-2.dropbox.com/si/xl/aWUuP4-BzeBthjbz8X0bibzqo_rMm5NioQq38AuKltE/27090572/1343876400/e11c45d/2012-07-26%2015.21.57.jpg)
 
 (https://photos-2.dropbox.com/si/xl/QdvxNk6V_becA4KPzs8wRVrcSHdI35Lrad3brG9hmqQ/27090572/1343876400/dbd8d87/2012-07-31%2016.34.08.jpg)
 
 
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				Não sei porquê mas as fotos não estão visiveis.
			
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				Usa antes o Photobucket ou imageshack.
 O dropbox está com muitos erros.
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				Boas pessoal, sou novo aqui no forum por isso ainda estou a aprender  :assobio: , gostaria de reanimar aqui este topico visto que estou com um problema semelhante.
 Tenho um renault clio II 1.5dci 80cv extreme de 2005, aqui a dias decidi ligar o cruise control e o gajo mantinha o led verde sempre aceso por mais comandos que eu lhe desse, não me deixando introduzir a velocidade. Mudei para o limitador e funcionou na perfeição.
 Alguem tem ideia do que possa ser isto?
 Cumprimentos a todos
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				Eu aponto pro sensor na embreagem ou travao
 
 
 Verifica bem alguma possivel falta de massa nos farolins traseiros. A mim aconteceu-me no Megane que a ficha de um dos farolins traseiros estava com mau contacto(contacto muito aberto) e ao fazer pisca à direita, o que provocava era que acendesse a luz de travão e como isso enviava sinal como se carregasse no travão e fazia desligar o cruise control. Não sei se poderá ou não ser isso, mas confirma bem o acendimento de luzes nos farolins traseiros. Pode não ter nada a ver, mas pode ser daí ou algo semelhante.
 
 
 Bastava teres lido atentamente o tópico que terias logo algumas ideias sobre possíveis causas para o problema. :wink:
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				Ok o sensor de travão e de embreagem ficam no inicio de ambos os pedais certo?
			
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				Se o limitador funciona quase que aposto que é o sensor da embraiagem. As vezes pode ser so um ajuste no sensor de modo a ficar pressionado quando nao estas a carregar na embraiagem
			
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				Bom dia,  bem ontem estive a identificar quais são os sensores, o de travão penso que já identifiquei (sensor com um piclete preto) agora o da embreagem é que estou com mais dificuldade,  penso que será um genero de um sensor verde com um piclete branco que se encontra por cima do pedal da embreagem.
 A minha duvida é agora é como é que eu chego a ficha para medi-lo a ver se está bom...
 Terei de desmontar aquilo tudo???
 
 Muito obrigado por a  ajuda dada até agora  :smiley:
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				Com a embraiagem sem ser acionada o sensor esta pressionado? 
			
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				Sim o piclete branco da-me ideia que está para dentro. Quando primo a embraiagem ele vai para dentro... tenho de medir as fichas do sensores
			
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				Já agora falta aqui uma informação que só me ocorreu á minutos.
 Aqui a tempos o fusivel do isqueiro/rádio queimou. Desde aí nunca mais tinha ligado o cruise control, será que pode ter ido também o fusivel que protege o cruise control á vida?Já agora qual é a designação do mesmo?
 
 
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				Sim o piclete branco da-me ideia que está para dentro. Quando primo a embraiagem ele vai para dentro... tenho de medir as fichas do sensores
 
 
 Quando primes a embraiagem ele supostamente vem pra fora... ve la