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Àrea Tecnica => Electrónica / Electricidade => Tópico iniciado por: sabbrut em 29 de Julho de 2012, 13:42 pm
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Boas,
A minha viatura tem um problema já faz uns largos anos.
Começou por não pegar pela manhã, mas depois pegava normalmente.
Um dia, no dia de sair em viagem de férias, não pegou.
Segui para a oficina e o mecânico disse-me que ele teria de lá ficar para ele verificar a viatura quando não pegasse.
no outro dia, o mecânico disse-me que deu uma limpeza em algumas peças, mas não fez nenhuma intervenção. Certo é que durante um par de anos, a viatura nunca mais deu problemas até agora.
A semana passada, e com o calor, voltou a ter o mesmo problema.
Não pegava de manhã, a meio do dia já pegava, mas com um trabalhar muito irregular. Meti a maquina ligada ao computador e deu o erro: Flywheel signal memory sensor circuit, tooth signal missing.
Traduzindo, o sensor da cambota ou TDC sensor estava nas couves.
A peça na marca custa cerca de 30 euros e eles tentam vender a ficha e o cabo. recomendo só comprar a peça porque os cabos são mais 37 euros.
Troquei a peça e ficou 5 estrelas com um trabalhar perfeito.
A peça podem trocar voces mesmo. Basta uma chave de 10 mm e fica o trabalho feito.
deixo aqui um filme do youtube com os defeitos mais comuns nos clios.
RENAULT CLIO DCI - most common engine running problems (http://www.youtube.com/watch?v=q_FxB3vIffY#ws)
Espero que a info vos possa ajudar!
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Boas,a minha laguna já teve esse problema e foi só limpar o sensor da cambota e voltou logo a funcionar.Na minha ela nem pegava se quer!
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Viva não sei se é o mesmo sensor mas o meu clio 1.2 tinha o mesmo problema uma limpeza e funcionou na perfeição.. Nunca mais chateou. Mas o sensor chamava-se sensor de volante de motor.. Acho que são coisas diferentes.. Mas no teu caso acho que seria este visto sempre me disseram que o sensor de cambota era uma fortuna..... Deixa um dos entendidos nesta matéria comentar...
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boas,algum amigo podia dizer ao certo onde fica o sensor da cambota do motor energy1.4
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Em principio deve estar situado na zona onde trabalha o volante do motor, entre o motor e a caixa de velocidades. Deve estar mais ou menos, ao pé dos tubos que saem do motor, quer para o radiador quer para a sofagem. mais ou menos ai nessa zona.
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Recupero este tópico para dizer que o meu voltou a fazer.. 7 anos depois.. Nova limpeza nos contactos....
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Blurr quais foram os sintomas? Custa a pegar apenas a frio?
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Não tem a ver com a temperatura.. Quando faz não pega simplesmente.. Podes insistir o que quiseres, é como se tivesse accionado o anti-arranque, roda o motor de arranque mas nada.. muitas vezes notei que a solução era bastante simples. Travão de mão para cima, carro engatado e dar uma pequena volta na chave. A posição do volante de motor muda e maioria das vezes pegava... Agora quando piora nem esse truque dá....
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E é a coisa mais simples de fazer... Desencaixa, esguicha spray de contactos em ambas as partes macho e fêmea e tá pronto... Levas mais tempo se não souberes qual o sensor do que a colocar o spray... Ahh e o encaixe daquilo as vezes é lixado....
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Já agora para informação...
Esse sensor é testado usando um osciloscópio e deve fazer um desenho assim quando está bom ;)
Sensor volante motor.mp4 (http://www.youtube.com/watch?v=UwWuiCE5310#)
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Boas,
Aproveito o típico para fazer uma questão. Quando o motor de arranque roda e no quadrante as rpm ficam no zero, provavelmente será o sensor da cambota correto? Porque deveria ir para as 200/300 rpm.
Agradeço a vossa ajuda
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Alguém me consegue dizer onde se situa o sensor? E como aceder ao mesmo. Laguna 2 fase 1 1.9dci 120cv
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O sensor fica na parte de cima do volante do motor, por isso está entre a caixa e o motor, é fácil de localizar.
Agora nunca reparei se o conta-rotações regista alguma coisa quando se dá ao motor de arranque...
Não será o alternador que dá essa informação?
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Pelo que tive a ler, neste modelo é o sensor da cambota que diz as rpm, mas sem certezas.