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Àrea Tecnica => Electrónica / Electricidade => Tópico iniciado por: lagunamos em 29 de Julho de 2012, 23:52 pm
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Boas,
A Laguna ainda tinha a bateria de origem (6 anos) e esta deu o berro este FDS.
A questão é que como estava num sítio um pouco distante da civilização, o mecânico não tinha bateria para a carrinha e fiquei com uma para "desenrasque". BTW, já mandei a nova, uma de 85Ah e com 800A.
A questão é que esta bateria de "desenrasque" é inferior à que tinha, pois em vez de 80Ah tem apenas 70Ah e quanto a potência de pico (A), o rótulo nem diz quanto tem!!!! (a de origem marcava 760).
Talvez seja por ter uma bateria mais fraca, mas a minha preocupação actual tem a ver com uma mensagem que diz para verificar o sistema de injecção.
O mecânico disse que esta mensagem desaparecia com tempo. É verdade?
Para mim faz algum sentido que com a morte da bateria o sistema eléctrico se tenha passado e que tenha alterado TALVEZ os parâmetros da injecção. Acham que foi isso que aconteceu?
Só para terem uma ideia, o ecrâ do GPS não acendia, o travão de mão assistido bloqueou, os vidros não desciam de uma só vez (i.e., o sistema impulsional desactivou-se), o CB dizia que o airbag do passageiro estava desactivado, quando não estava...
Preciso de opiniões, pois talvez seja mesmo melhor verificar o sistema de injecção enquanto não montar a nova bateria (o que só vai acontecer daqui a 2 semanas).
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Se aparece verificar injecção no CB é porque existe um erro relacionado com a injecção, possivelmente derivado da falta de amperagem da bateria, e não, não desaparece com o tempo, belo mecânico lol.
Enquanto o problema estiver presente a mensagem irá aparecer.
Manda ligar o carro a uma máquina de diagnostico da Renault que diz qual é o problema relacionado com a injecção.
Não vale apena ligar a uma máquina daquelas genéricas (Bosch Car Service, Midas, etc...) pois provavelmente ficas na mesma.
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Não me parece que só a troca da bateria tenha causado esse erro de injecção, mas depois quando trocares de bateria, logo vês se foi ou não disso, o que eu duvido.... mas se o mecânico diz... :assobio:
Pelo que percebi, quando a bateria de origem deu o berro, ficaste com essas anomalias todas, o que é normal, mas quando puseste a de desenrasque, essas anomalias mantiveram-se ou passaram??
Quanto a questão que tu colocaste, se tiveres a possibilidade de passares numa oficina renault para te fazerem um diagnostico com a clip, era o ideal, pode ser só um erro registado como não ser, e certezas só mesmo com o diagnóstico
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Se aparece verificar injecção no CB é porque existe um erro relacionado com a injecção, possivelmente derivado da falta de amperagem da bateria, e não, não desaparece com o tempo, belo mecânico lol.
Enquanto o problema estiver presente a mensagem irá aparecer.
Manda ligar o carro a uma máquina de diagnostico da Renault que diz qual é o problema relacionado com a injecção.
Não vale apena ligar a uma máquina daquelas genéricas (Bosch Car Service, Midas, etc...) pois provavelmente ficas na mesma.
Eu também sou dessa ideia (da mensagem não desaparecer).
Mecânico de ocasião, é o que dá...
Não me parece que só a troca da bateria tenha causado esse erro de injecção, mas depois quando trocares de bateria, logo vês se foi ou não disso, o que eu duvido.... mas se o mecânico diz... :assobio:
Mas se já houvesse um problema na injecção, porque é que só com o "berro" da bateria é que a mensagem aparecia? Ainda por cima, a injecção tem sido cuidadosamente verificada na Renault, em revisões e ainda durante o período da garantia (a meu pedido expresso), e nunca foi detectado nada. Eu não partilho dessa opinião do problema da injecção já exisir, mas por via das dúvidas, depois de ligar a bateria definitiva, vou à Renault ligar a carrinha ao software.
Pelo que percebi, quando a bateria de origem deu o berro, ficaste com essas anomalias todas, o que é normal, mas quando puseste a de desenrasque, essas anomalias mantiveram-se ou passaram??
Todas as anomalias passaram, menos a da injecção.
Quanto a questão que tu colocaste, se tiveres a possibilidade de passares numa oficina renault para te fazerem um diagnostico com a clip, era o ideal, pode ser só um erro registado como não ser, e certezas só mesmo com o diagnóstico
Vou fazer isso.
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isso quase de certeza e atrofio da bateria por nao ser apropriada, ao pores a bateria certa isso deve desaparecer... e se da injeçao continuar acesa e nao tiveres sintomas nenhuns manda apagar os erros, se depois voltar a acender e porque ja tens ai qualquer coisa mal...
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Update:
a) meti a bateria definitiva. A mensagem de erro relacionada com a injecção não desapareceu, pelo que irei fazer diagnóstico à Renault;
b) a bateria que meti é de maiores dimensões e não dá para por o "cobertor" que a envolve nem a tampa de plástico. Em minha opinião não faz mal, mas gostava de confirmar.
Obdo!
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Não tem mal nenhum.
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Epah, sem cobertor pode ter frio... Ainda por cima com as temperaturas que tem estado isso não me parece bem... Qualquer dia constipa-se... ;)
[Mode Joke OFF]
Não tem mal nenhum desde que fique bem fixa à mesma...
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Eu quando disse "cobertor" já foi no gozo, pois o meu outro carro, jum "japunas", não tem nada destas coisas na bateria.
É tudo como antigamente, nu e cru e aquilo nunca falha. Quanto mais, vou tentar arranjar uma tampa no borne positivo e nada mais.
Quanto tiver novas da mensagem do sistema de injecção depois dou notícias (estou em crer que deve ser só mensagem de erro, pois o carro até anda a consumir menos, pelo menos é o que diz o CB).
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Update II: o erro da injecção era isso mesmo: um erro (confirmado na Renault).
No pasa nada com a Laguna. IMPEK, o maquinão.
Abraço e obdo pelos comentários.