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Àrea Tecnica => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: tmfm em 07 de Agosto de 2012, 15:54 pm
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Bom dia,
alguém me saberá dizer como trocar os amortecedores (frente/trás) de um Clio 2 fase 3 dci?
Obrigado
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A duvida que tens é como é que desmontas os amortecedores e montas os novos??
Em relação aos de trás é relativamente fácil, quanto aos da frente é necessário uma ferramenta para apertar as molas.
Sem essa ferramenta é preciso armares-te em Macgyver, mas consegue-se.
Se forem essas instruções diz, que depois descrevo-te como é que deves fazer.
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A duvida que tens é como é que desmontas os amortecedores e montas os novos??
Em relação aos de trás é relativamente fácil, quanto aos da frente é necessário uma ferramenta para apertar as molas.
Sem essa ferramenta é preciso armares-te em Macgyver, mas consegue-se.Se forem essas instruções diz, que depois descrevo-te como é que deves fazer.
Acho importante dizer que essa ferramenta é fundamental para desmontar e que sem ela (ou se for mal usada) aquilo pode disparar e até fazer fraturas cranianas.
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Bom dia sls,
é exactamente isso que pretendo, desmontar os amortecedores velhos e colocar os novos.
encontrei uma chave compressora de molas por 50 euros (o par) na norauto.
preciso apenas de saber como desmontar e montar tudo novamente.
abraço
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Se tens chaves, ok , mas cuidado com a utilização, porque é uma operação perigosa, se for mal feita.
é preciso também uma chave especial para dar os apertos, com os valores de aperto recomendados pela marca, mas na falta desta ferramenta, é naquela.... aperta até um pouco antes de partir....
Então é assim:
Amortecedores da frente:
Colocas o carro no ar.
Desapertas os parafusos que prendem o cubo ao amortecedor (vê um diy que eu fiz sobre substituir o veio de transmissão do clio 2 , que tens lá a explicação e o valor de aperto desses parafusos)
Depois desapertas o topo do amortecedor, é preciso 2 chaves, uma que enfias no veio do amortecedor, para evitar que este rode, e com uma chaves de lunetas desapertas a porca que prende o topo.
Depois retiras o amortecedor.
Colocas o amortecedor fixo num torno
Depois com a ajuda do aperta molas, apertas as molas, depois com uma chaves de lunetas, repetes o processo anterior.
Retiras a mola sem abrir o aperta molas e colocas no amortecedor novo. Atenção à posição da mola, porque só tem uma posição para ser colocada.
Voltas a apertar o prato superior da mola, e fazes o processo inverso da desmontagem.
Os valores de aperto , não os tenho agora , mas se fores usar essa chaves de aperto especial diz que depois coloco os valores.
Amortecedores traseiros:
Atenção que só pode ser feito uma roda de cada vez, a outra roda tem que ficar no chão, atenção ao levantar o carro, não levantar demasiado, nem levantar dos dois lados ao mesmo tempo, para a mola não sair do sitio!
Desapertas o topo do amortecedor , mas não na totalidade , o método é idêntico ao do da frente.
Depois levantas o carro até o amortecedor ficar com folgas e não ficar a fazer força,
Desapertas a porca que prende o aro do amortecedor, ao pé da roda, desapertas o resto do topo do amortecedor e retiras o amortecedor velho.
Substituis as borrachas e colocas o amortecedor novo, e as borrachas novas , voltas a apertar as coisas da mesma forma como desapertaste.
Depois de tudo apertado voltas a colocar o carro no chão.
Podes utilizar a altura do carro ao chão para ajudar a deixar o amortecedor mais justo para apertares o topo do amortecedor.
Basicamente é isto, agora como já tinha dito, os valores de aperto só daqui a algum tempo é que os posso dar.
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Não querendo interferir no processo de uma forma critica mas:
- Eu não confiaria numa "ferramenta " compressora de molas da norauto como se refere ( 50 eur ??? se fosse boa vou já comprar meia duzia e vender pelas oficinas que conheço em vez de os profissionais andarem a comprar a mesma "ferramenta" a 700 /800/1000 e mais €€€€€)
- Por outro lado a operação é bastante perigosa para quem não têm prática/ conhecimento base, infelizmente noutros tempos em que as coisas não estavam tão evoluídas, houve "profissionais" que tentaram a sua sorte e as fracturas apareceram outros mesmo acabaram por falecer.... Felizmente que hoje as práticas evoluiram e as pessoas também à medida que a informação se difunde.
Apenas como recomendação :cool:
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Era mesmo isso que o caçoilauto disse que queria dizer.
Até porque isso é uma operação relativamente barata e com sorte fica mais barato que a tal ferramenta dos chineses que viste.. :tongue:
Os riscos não valem apena nesse caso.
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A menos que esteja redondamente enganado esse modelo tem molas também atrás 0:))
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Tem, mas não precisas de aparelho nenhum para tirar porque a mola é independente do amortecedor.
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Exactamente, as molas estão montadas na base da barra da suspensão traseira, e os amortecedores estão montados na ponta da barra, junto às rodas. Se virem o diy - upgrade de travagem para o clio, tem lá umas boas fotos da suspensão traseira do clio.
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Vai a um mecânico.. Vais pagar provavelmente o mesmo que as aperta molas... Depois tens aquilo num canto e nunca mais dás uso... Enferruja e não podes usar mais.. Eu com 4 carros em casa não me atrevo a fazer sozinho e já a fiz no mecânico sendo ele a dar-me as instruções..
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Eu paguei metade do que ele diz que custa o aparelho e não corri riscos de fazer asneirada e me magoar.
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Mais me ajudas Henrique...
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Se tens chaves, ok , mas cuidado com a utilização, porque é uma operação perigosa, se for mal feita.
é preciso também uma chave especial para dar os apertos, com os valores de aperto recomendados pela marca, mas na falta desta ferramenta, é naquela.... aperta até um pouco antes de partir....
Então é assim:
Amortecedores da frente:
Colocas o carro no ar.
Desapertas os parafusos que prendem o cubo ao amortecedor (vê um diy que eu fiz sobre substituir o veio de transmissão do clio 2 , que tens lá a explicação e o valor de aperto desses parafusos)
Depois desapertas o topo do amortecedor, é preciso 2 chaves, uma que enfias no veio do amortecedor, para evitar que este rode, e com uma chaves de lunetas desapertas a porca que prende o topo.
Depois retiras o amortecedor.
Colocas o amortecedor fixo num torno
Depois com a ajuda do aperta molas, apertas as molas, depois com uma chaves de lunetas, repetes o processo anterior.
Retiras a mola sem abrir o aperta molas e colocas no amortecedor novo. Atenção à posição da mola, porque só tem uma posição para ser colocada.
Voltas a apertar o prato superior da mola, e fazes o processo inverso da desmontagem.
Os valores de aperto , não os tenho agora , mas se fores usar essa chaves de aperto especial diz que depois coloco os valores.
Amortecedores traseiros:
Atenção que só pode ser feito uma roda de cada vez, a outra roda tem que ficar no chão, atenção ao levantar o carro, não levantar demasiado, nem levantar dos dois lados ao mesmo tempo, para a mola não sair do sitio!
Desapertas o topo do amortecedor , mas não na totalidade , o método é idêntico ao do da frente.
Depois levantas o carro até o amortecedor ficar com folgas e não ficar a fazer força,
Desapertas a porca que prende o aro do amortecedor, ao pé da roda, desapertas o resto do topo do amortecedor e retiras o amortecedor velho.
Substituis as borrachas e colocas o amortecedor novo, e as borrachas novas , voltas a apertar as coisas da mesma forma como desapertaste.
Depois de tudo apertado voltas a colocar o carro no chão.
Podes utilizar a altura do carro ao chão para ajudar a deixar o amortecedor mais justo para apertares o topo do amortecedor.
Basicamente é isto, agora como já tinha dito, os valores de aperto só daqui a algum tempo é que os posso dar.
Boa tarde sls,
onde posso eu comprar as borrachas que falas para substituir nos amortecedores traseiros?!
um abraço
Publicidade? Não Obrigado.
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Sei que a referencia das borrachas é: 7700 839 388 (retirei a ref. da peça)
dirigi-me à Renault Republica e lá disseram-me que essa referencia não existe.
Quando expliquei de que peça estava a falar disseram-me que as borrachas não se vendem em separado, tem que se comprar o amortecedor traseiro completo.... :shocked:
a dúvida é onde poderei comprar essas borrachas, são 4.
abraço
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para começar digo-te já que mudar as borrachas dos amortecedores não é nada fácil mas em tempos fazia-se ( um torno de bancada + chave de caixa xxl + vaselina) , se tiveres uma borracha/casquilho para amostra sempre podes ir ás borrachas Berna e ver se encontras
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Nas casas de peças não tem essas borrachas?? e quando compraste o amortecedor não trazia?
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Há muita coisa que faria no carro, mas trocar amortecedores, peças "interiores", nunca me atreveria a mexer, so pra poupar uns 30 ou40 euros de mao de obra...mas força nisso... :shocked: