Forum RenaultPT
DIY => DIY - Mecânica Geral => Tópico iniciado por: MaNeL em 07 de Agosto de 2012, 22:06 pm
-
Venho apresentar hoje provavelmente um dos mais procurados mas também se calhar um dos mais DIY difíceis de encontrar na Net...
A cobaia foi o meu Clio III 1.5 dci de 70 cv (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=6300.0) :afro:
Em primeiro a lista de material necessário:
- Martelo :hammer:
- Roquete
- bit torx 40
- Chave de caixa 13 e 18
- Chave de boca 8 e 15
- grampo
- Chapa de metal pequena resistente (5x5 chega)
- Preguiças [facultativo]
- Óleo dos travões, Dot 4 no meu caso]
- Spray limpeza de travões
- Lixa
- Tubo de aquário
O antes:
(http://img854.imageshack.us/img854/9284/dscn1758no.jpg)
(http://img96.imageshack.us/img96/1258/dscn1760q.jpg)
- Colocar a frente do carro sobre as preguiças. apesar de facultativo facilita muito o trabalho
- Vamos desapertar os 2 parafusos que seguram o disco ao cubo da roda. Antes de desapertar convém colocar o bit torx na cabeça do parafuso e dar-lhe umas marteladas. Isto vai ajudar a soltar o parafuso caso esteja calcinado.
(http://img580.imageshack.us/img580/7176/dscn1764t.jpg)
- Retirar a maxila. Com a chave de caixa 13 desapertar pela cabeça do parafuso ao mesmo tempo que com a chave de boca 15 segura atrás
(http://img690.imageshack.us/img690/5407/dscn1768f.jpg)
- Normalmente o pessoal puxa o embolo para trás forçando a pastilha para trás com uma chave de fendas. Usei outro método:
Coloca-se a chapa de metal justa ao embolo e com o grampo prende-se de modo a que ao fechar o grampo ele force o embolo para dentro.
(http://img812.imageshack.us/img812/2323/dscn1776n.jpg)
(http://img29.imageshack.us/img29/2761/dscn1777p.jpg)
Retira-se a carapuça do parafuso da purga e coloca-se o tubo de aquario. A outra ponta do tubo vai para um recipiente vazio.
(http://img685.imageshack.us/img685/3329/dscn1765l.jpg)
(http://img502.imageshack.us/img502/5180/dscn1766p.jpg)
Com a chave de bocas 8 abre-se a purga e ao mesmo tempo aperta-se o grampo até o embolo recuar todo.
(http://img840.imageshack.us/img840/6972/dscn1780h.jpg)
Fecha-se a purga (mas deixamos o tubo).
(Atenção!!! nunca deixar o óleo dos travões chegar ao minimo. tentar sempre mantê-lo perto do MAX)
- Prender com uma abraçadeira a maxila à suspensão para não forçar o tubo.
(http://img850.imageshack.us/img850/9420/dscn1770u.jpg)
- Retirar as pastilhas velhas, para isso só é necessário deslizadas para o lado:
(http://img204.imageshack.us/img204/5007/dscn1778k.jpg)
(na imagem as pastilhas já são novas mas dá para ter uma ideia)
- Desapertar o suporte da bomba com a chave de caixa 18.
- Retirar o disco. Atenção que este pode estar calcinado e pode não sair facilmente. Nesse caso com o martelo bate-se no disco pela parte de trás, forçando-o a sair. Para verem a dificuldade que tive:
(http://img507.imageshack.us/img507/8201/dscn1781mr.jpg)
- Agora vamos lixar a superfície onde o disco assenta para garantir que a superfície está lisa. Isto vai garantir que o disco assenta na perfeição.
Usar o Spray de limpeza de travões para limpar bem.
(http://img254.imageshack.us/img254/2863/dscn1775u.jpg)
- Colocar o novo disco. Passar o spray de limpeza na superfície do disco. Ao apertar os parafusos não os apertar demais, se não da próxima vez custarão mais a sair.
- Limpar o ferodo do suporte da pinça e se quiserem usem o spray outra vez. Colocar o suporte da bomba no sitio.
- Colocar as novas pastilhas:
(http://img705.imageshack.us/img705/6267/dscn1774s.jpg)
- Limpar a maxila e coloca-la no sítio. As pastilhas BREMBO trazem parafusos novos. Usem-os :azn:
- Verificar que está tudo apertado.
Tudo colocado no sitio, mas como mexemos com o óleo do travões vamos ter que sangrar o circuito hidráulico dos travões. Nos carros com ABS este processo deve ser feito com o carro ao relantin para o bomba de ABS poder trabalhar.
O processo é simples mas são necessárias 2 pessoas. Uma para injetar e outra para abrir a purga.
Resumindo:
- Verificar o nível de óleo. Convém estar no máximo
- Uma pessoa senta-se ao volante do carro e liga o mesmo. Carrega várias vezes no pedal do travão até ficar duro e depois mantém o pedal no fundo.
- Enquanto o pedal está no fundo a segunda pessoa abre a purga de um dos lados. o óleo deve sair isento de bolhas de ar. Deve ser continuo... fechar a purga e a pessoa que está dentro já pode largar o pedal (deve-se evitar que o pedal vá até ao fundo) Repetir se for necessário
- (Atenção!!! nunca deixar o óleo dos travões chegar ao mínimo. tentar sempre mantê-lo perto do MAX)
- Repetir o mesmo para o outro lado
Terminado!! o pedal deve ter o mesmo "tacto" que antes. se tiver "esponjoso" é porque o sistema ainda tem ar...
Espero que este DIY sirva para vocês :)
qualquer erro que detectem digam-me para evitar que o fórum amanha tenha um membro a menos lool
Quero aproveitar também para mandar um agradecimento especial: Caçoila, és o verdadeiro mestre :happy: Como tive oportunidade para te dizer, quando vieres a Viana eu faço questão de te pagar um copo :beer:
-
Muito bom este DIY , bem explicado e com os pormenores todos , gostei do detalhe do grampo para recolher o embolo , está bem imaginado
Bom trabalho e obrigado pela partilha já que serve para muitos modelos
-
Bom DIY, essa técnica da chapinha é inovadora, lol
Mas só uma duvida, não devias ter feito a substituição / purga nos 4 travões?
-
segundo o Caçoila não sls ;) como só mexi nos travões da frente não vale a pena mexer nos de trás ;)
scenick obrigado, esta técnica vi no youtube e adaptei a parte da chapa :P
-
boa partilha
se fosse para substituir o óleo todo aí sim deveria efectuar o purgamento nas 4rodas
-
Grande DIY! Convém é alertar que nem sempre é fácil.
No meu caso todos os parafusos tinham selante. Não saiam facilmente. Os torx dos discos tiveram de sair com chave de pancada (penso que é assim o nome). Tenho sorte do meu pai ter essa ferramenta... Senão bem podiam andar a pancada nos parafusos que não saiam e dava-se cabo da cabeça dos parafusos!
Os que seguravam as maxilas e afins também não iam com roquete pequenino. Teve de lá ir o meu pai com uma chave dinamómetra para aí com mais de um metro para ter mais balanço e mesmo assim ainda fez uma força considerável.
Nas oficinas é mais fácil porque têm a chave que penso chamar-se pneumática certo?
Uma coisa é certa: poupa-se uns valentes trocos! Posso dizer que com discos Ferodo e pastilhas Ferodo Premier gastei 121€. E dá outro gosto ver depois o trabalho feito por nós. :dance:
-
só tenho um apontamento a fazer ...
essa chave usada para desapertar os parafusos dos discos é pequena demais , deves usar o roquete maior e com acrescento , senão sujeitas te a acontecer o que te aconteceu ;)
de resto , bom diy
-
Bom DIY! :) Essa parte do bater por trás do disco para o mesmo sair, podia custar menos se batesses com o martelo na parte da frente do disco, junto ao centro do mesmo. :P
Por curiosidade, quantos kms tinham os discos quando os trocaste? É que tirando possíveis empenamentos, nem me parecem pelas fotos, estar muito desgastados...
-
artur, realmente usei o roquete maior para os tirar depois e até saíram bem, mas convém também referir que tiveram 24h com wd40 lool.
MRC, eu bati e bem onde dizes mas este estava mesmo preso, o outro já não custou tanto ;) os discos deviam ter o mesmo tempo que as pastilhas, 60 000 kms, mas como não tava da minha mão decidi trocar tudo... Agora já sei como está o material e ao certo à quanto tempo lá está ;)
é importante referir também que a recolha do embolo deve ser feita com uma ferramenta própria. Eu usei este método porque tinha que esperar um mês para ter a minha :P
(http://inlinethumb57.webshots.com/34040/2524531460099812760S600x600Q85.jpg)
(http://www.ecstuning.com/stage/images/product/brakes/Tools/Generic-BrakeTool.jpg)
-
Boas.
Os torx dos discos tiveram de sair com chave de pancada (penso que é assim o nome).
Tu é que às vezes devias de levar umas "pancadas" :laugh: :laugh: :laugh:
Chama-se chave de impacto.
Cumprimentos
-
Viva,
Excelente DIY, tudo bem explicadinho. Obrigado antes de mais pela partilha.
No entanto, tenho uma questão quanto ao processo: quando se abre o parafuso de purga para recolher o êmbolo, a outra ponta do tubo, que está num recipiente, não deveria estar submersa por óleo de travões para evitar que o ar seja sugado para o interior quando se abre o parafuso de purga? Julgo que noutros DIY que tenho visto recomendam que seja feito assim - eu sei que por fim purgaste todo o sistema, mas desta forma não se evitaria esse processo?
Pretendo fazer esta operação no meu Suzuki cujo sistema de travagem é igual ao do Clio 3, e gostaria de esclarecer esta dúvida.
Abraço,
-
Nelson, a meu ver isso é desnecessário uma vez que o circuito é purgado em seguida ;)
-
bom diy
agora uma duvida
é mesmo necessário abrir o parafuso da purga para chegar os embolo para traz?
e que já vi mudar pastilhas/discos montes de vezes em vários locais e nunca abriram tal parafuso, ao empurrar o embolo para traz o óleo volta para o copo, depois e só dar umas bombadas no pedal para as pastilhas encostarem no disco.
-
Convém abrir os parafusos para o óleo não ser enviado para trás, o que pode danificar a bomba do abs - o óleo dos travões é suposto circular numa única direção, e ao empurrá-lo para trás pode estragar umas "válvulas" ou lá como se chamam os mecanismos existentes no interior da bomba ABS e que regulam o seu funcionamento (pelo menos foi isto que li por aí). Claro que em muitos "sucateiros" fazem o processo como descreveste (empurrar o êmbolo lentamente para dentro), o que faz inclusivamente com que o nível no depósito do óleo dos travões suba (óleo a ser empurrado novamente para a bomba dos travões). No entanto, e pelo que li, é um processo a evitar.
Mas voltando à minha dúvida (e desculpem ser chato): eu sei que no fim o user MaNel fez a purga do óleo. Mas como eu descrevi (meter a outra ponta do tubo submerso em óleo) não era dispensável a purga no fim?
Abraço,
-
Convém sempre purgar no fim, pois basta esse tubinho não ser 100% estanque, para que entre ar na bomba de travão.
-
Boa noite .
Troquei recentemente os meus discos e pastilhas , mesmo modelo de carro e por acaso mesmos discos e pastilhas brembo .
O que me sucede é que antes de trocar tudo o meu carro chiava do lado direito ( pensava que era pastilhas ou disco ) , depois de trocar chia na mesma , o mais estranho é que a frio chia mesmo muito até o disco aquecer , depois parece que limpa ou aquece e só chia quando piso mais fundo no travão .
Nao imagino que possa ser , alguém pode dar um conselho ?
Cumps
-
exelente diy,
contudo surgiu me uma duvida.
tenho de fazer o sangramento ao sistema de travoes, ou posso abrir a tampa do deposito dos travoes e ao empurar o pistao que segura a pastilha do travao o oleo sobe para o deposito e depois colocado ao sitio carregar no travao varias vezes e fica ok?
-
Segunda hipótese ;)