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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: mascondez em 13 de Agosto de 2012, 15:55 pm
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Boa tarde.
Eu tenho uma Renault Laguna II 1.9dci 120cv gostaria de saber se é possível por o da Laguna II 150cv.
Quais as principais diferenças? Ganhos? perdas?
se alguem poder ajudar agradecia.
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Possivel é sempre... Se o carro até é o mesmo e tudo, é só uma questão de dinheiro que se quer ou que se está disposto a gastar... E que nesse caso não deve ser pouco... É que não se aproveita nada que esteja ligado ao motor... Caixa, Turbo, centralina etc etc etc tudo terá de ser mudado...
Quanto a ganhos / perdas, alguém melhor que eu te saberá descrever o comportamento dos dois motores...
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porque dizes que não se aproveita nada?
a ideia é mesmo só trocar o turbo tudo o resto fica igual.
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lollllll
Blá blá blá :laugh:
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Só trocar o turbo?!?!?
Mas estás a falar de um motor 1.9 Dci de 150Cv, é isso? Se é isso até pode ser, não conheço tal motor e estava a pensar que querias passar para o 2.0Dci de 150Cv...
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O motor que a minha Laguna tem é um F9Q 1.9dci com 120cv e o que queria saber é se posso colocar o turbo de uma Laguna 150cv, e quais os rendimentos positivos e negativos que vou ter.
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Pois, mas eu posso estar enganado mas 1.9 só conheço de 120Cv. O que conheço com 150Cv são 2.0 dai dizer que é tudo diferente...
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sim estou a entender mas quer dizer uma simples troca de turbo não vai implicar tantas alterações quanto isso?
mas os turbos tem características muito diferentes um do outro?
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Não há propriamente um turbo para cada modelo de motor, o que normalmente é feito, é alterar a pressão de trabalho do mesmo.
Isso afecta e muito a potência do motor.
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Afinal não estava enganado, ou seja, não existe nenhum 1.9Dci com 150Cv... O que existe é 1.9Dci de 130Cv e o 2.0Dci de 150Cv. Portanto não estava a dizer nenhuma asneira... Queres o de 150Cv, portanto é o 2.0Dci em que tens de mudar tudo e não só o turbo.
Se queres o de 130Cv, pode ser o 1.9Dci mas não faço ideia o que muda... Agora 1.9Dci com 150Cv só se não for original, ou seja com reprogramação, e ai já o tópico é outro....
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pelo que entendi, ele apenas quer trocar o turbo do 1.9 dci pelo que equipa o 2.0 dci
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Que confusão numa coisa tão simples!!! LOL
Só mudar o turbo implicar fazer com que ele "aperte" nos teus colectores de escape o que só por si vai dar trabalho. Mas o mais importante é que nao é o turbo que te vai dar os 30 cvs extra ..... depois tinha de levar ajuste de electronica para aproveitar o melhor "pulmao"....
Ou seja ... se queres alguma performance extra, o inicio no meu entender seria uma repro soft. Mas isto tudo depende da "saude" que o teu carro apresente, e sendo um motor que normalmente poderá dar as suas chatisses, é tudo uma decisão que tem de passar por ti.
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Existe a laguna II 2.2 dci de 150 cv podes tirar o turbo daí.
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O turbo pode tirar de muitos sitios/motores!
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Sim eu sei que não vai dar os 30cv extra e a intenção também não é essa mas sim sentir o motor mais "solto" ou seja o turbo vai debitar mais pressão correcto?
Depois os 30cv posteriormente veriam com uma reprogramação.
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Não. Se for preciso ainda fica pior se não levar ajuste eletrônica
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hum, ok.
então e alguém me sabe dizer qual é o turbo e a pressão para a 1.9 120cv e para 2.0 150cv?
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Turbos para Renault Laguna:
(http://img528.imageshack.us/img528/8854/turbospararenaultlaguna.jpg)
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Boas.
Por acaso a parte OEM do meu M9R 740 nao está nesse catalogo.
Tem as ref. 8200347344; 473786-C H; 759171-3;
Garret 1749V;
Sao as referencias que eu leio no Turbo.
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Boas
Para se ter uma ideia da complexidade que rodeia
a utilização de um turbo, uma vista de olhos a este site
poderá ser de algum interesse.
http://translate.googleusercontent.com/translate_c?depth=1&hl=pt-PT&langpair=en%7Cpt&rurl=translate.google.com&u=http://turbochargerspecs.blogspot.com/&usg=ALkJrhgZKeSkJfhtt_xSVnfKwtPD8-Ktng (http://translate.googleusercontent.com/translate_c?depth=1&hl=pt-PT&langpair=en%7Cpt&rurl=translate.google.com&u=http://turbochargerspecs.blogspot.com/&usg=ALkJrhgZKeSkJfhtt_xSVnfKwtPD8-Ktng)
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Se queres apenas o carro mais solto, uma repro feita para ti, dar-te-ia isso que pretendes.
Acho que devias contactar alguém que faça esse trabalho regularmente e com boas referências.
Provavelmente vais precisar de turbo, colectores, catalisador, linha de óleo, entre outros e no fim, repro para ajustar o novo turbo.
Uma dica: Não aceites que te soldem o turbo aos colectores.
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Bem vou tentar explicar a razão pela qual abri este tópico.
Por vezes quando carrego um pouco mais e repentinamente sinto o turbo a "arranhar", isto quer dizer que algo não anda muito bem.
A ideia que me passou pela cabeça foi a seguinte:
-Como os turbos relativos ao modelo da minha laguna davam problemas, talvez se metesse um mais recente neste caso o turbo da Laguna 2.0 150cv o problema deixasse de existir.
- Depois também com é um turbo mais recente já poderia fazer uma reprogramação com mais "segurança".
Então e se trocar turbo e colectores é suficiente?
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Rapaz, lê o que escrevi antes.
Esses motores deram problemas no turbo mas penso que tinha a ver com o tipo de óleo usado e as linhas usadas para o lubrificar.
Se queres avançar com isso força mas consulta alguém batido no assunto e prepara-te para largas umas notinhas.
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Exacto o zigza disse tudo
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Sinceramente mais vale vender o carro. Eu tenho um e sei o que falo, o problema do turbo por mais que queiras ira manter-se mesmo que metas o do 2.0 dci devido a falta de lubrificaçao do mesm, terias que mudar as tubagens todas para haver correcta lubrificaçao do mesmo. O dinheiro que se ira gastar nessa modificaçao mais vale vende-lo e comprar um laguna a zagolina e mete-lo a gás, mas é a minha sincera opiniao e vale o que vale :wink:
Eu tambem ando com o meu com o turbo meio lixado mas olha é rezar e esperar que ele se aguente, quando for a vida é despacha-lo.
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Tambem acho que nao vale a pena estares a inventar.
O melhor que tens a fazer é despachá-lo, e se gostas mesmo do carro, investires num Laguna2 FaseII.
Até pode ser na mesma o 1.9 desde que seja de 2004 para cá.(o Fase II é só de meados de 2005 para cá)
Cumprimentos
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Não vou nada despachar a minha querida ST, ela esta bem e ate agora ainda nao me deu problemas de maior.
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Já eu tenho uma opinião ligeiramente diferente. Faz-se tudo com os resp€ctivos. Tens é de ter a noção que isso é uma alteração cara.
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então se queres fazer as coisas em condiçoes troca o turbo num concessionário renault, até ao ponto em que eu sei, quando esses turbos davam problemas a Renault trocava o turbo e o problema que o causou (linhas de óleo) uma vez que já era um problema identificado.
Alem disso esses carros entopem muito os canais de EGR que se encontram no bloco...
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A meu ver acho que é uma optima alteração..
Não barata, mas também não é nada de outro mundo..
Um 1749VB que é o turbo dos Seat's Leon 150Cvs e Ibiza Cupra 160..
O Turbo dos 2.0 dCi é um 1749V e não aconselho a colocares pois acho um pouco fraco..
Compra o Turbo, manda fazer uns colectores especificos para encaixar tanto no Turbo como no motor, linhas de óleo em malha de aço por ex, uma boa repro e fica uma coisa muito muito engraçada...
Se tens um carro que estimas e gostas, não deve ser por isto que deves vender ou trocar, pois pontos fracos todos os carros tem, e hoje em dia com o conhecimento que existe e as experiências trocadas através de foruns mais cedo ou mais tarde sabemos como os contornar..
Eu tenho um 2.0 dCi e já experimentei algumas coisas e já sei por exemplo o que aprova ou não..
Um abraço e espero ter ajudado algo ;)
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O turbo do 1.9 dci é um 1749v, se dizem que o turbo do 2.0dci é um 1749v não estou a ver troca nenhuma...
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... troca o turbo num concessionário renault, até ao ponto em que eu sei, quando esses turbos davam problemas a Renault trocava o turbo e o problema que o causou (linhas de óleo) uma vez que já era um problema identificado...
Então estas a dizer que se eu for a Renault eles trocam-me o turbo e a linhas de óleo sem custos para mim?
( se foi eu que entendi mal peço desculpa por isso)
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A não ser que te chamem, eles não fazem nada de graça xD
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Pois eu também estava a achar estranho.
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A meu ver acho que é uma optima alteração..
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Um 1749VB que é o turbo dos Seat's Leon 150Cvs e Ibiza Cupra 160.. O Turbo dos 2.0 dCi é um 1749V e não aconselho a colocares pois acho um pouco fraco..
Se tens um carro que estimas e gostas, não deve ser por isto que deves vender ou trocar, pois pontos fracos todos os carros tem, e hoje em dia com o conhecimento que existe e as experiências trocadas através de foruns mais cedo ou mais tarde sabemos como os contornar..
Um abraço e espero ter ajudado algo ;)
Obrigado pela "força" e pelas dicas dadas em relação a um possível turbo a poder aplicar.
Sem duvida que tenho um carro que estimo e que gosto muito, dai o motivo de lhe querer dar mais saúde, pois se o turbo que tenho partir pode ser um problema bastante serio e feio.
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mascondez,
eles fizeram isso no inicio, desses carros acho que era até 5 anos e 120k kms se desse problemas eles trocavam, mas tinhas que ser o 1º dono e ter tudo feito na marca.
o que eu estou a dizer é fazer lá a reparação quando/se esse turbo der o berro para ficar tudo direitinho ;) paga-se mais mas...
Sergio: as pressões de óleo são as mesmas? eu ouço falar que os dci e os TDI trabalham com pressões de óleo diferentes... e nesse caso o novo turbo ainda ia à vida mais cedo ;)
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Nao tem nada haver o impulso do turbo de um dci com tdi(vag).
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Que queres dizer com impulso?
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Tou a falar do chamado quique que o turbo da quando entra em funcionamento a partir de uma dada rpm.
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lagunateam, eu estava a falar da pressão do óleo e não da pressão do turbo.
e acho que esse kick é mais da electrónica do que do turbo em si ;)
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Esse kick que falas acho que se trata dos tdi injector-bomba em vez do common-rail. Daí serem carros mais bruscos e os nossos serem mais suaves. Mas isto não interessa nada para o tema do tópico.