Forum RenaultPT
Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: joshuac em 22 de Agosto de 2012, 08:42 am
-
Pois é pessoal, desta vez tocou-me a mim....
Sabado a noite saio de casa encantado da vidinha faço 5 km's e de repente o motor o tal barulho TAC TAC TAC e foi-me abaixo.... Passado uns segundos faz um barulho PUMMM e sai uma fumaça... La pensei eu: pronto mais um que se lixaram os bronzes das vielas abro o capô e reparo que o PUM foi a bateria que arrebentou (fez um furo mesmo - bateria com 4 meses) e em simultaneo também arrebentou o fusivel da mesma.
La chamo o reboqe e levo a carrinha para casa.... So ontem pude pegar nela e começar a desmontar.... (grande desilusão :sad:)
Tirei o carter fui ver os bronzes e não estavam muito danificados.... Pensei logo estranho..... fui analisar as vielas em conjunto com os pistons e reparo que tenho o 1º e 4º cilindro agarrados........
Toca a tirar o motor fora... Saco a colaça e .................... Valvula espatada num piston...... (parece fundida)
Tenho também um injector (do mesmo cilindro todo lixado) a ponta desapareceu.....
Ficam fotos em anexo, para os curiosos.....
(http://img820.imageshack.us/img820/9590/img0467gb.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/820/img0467gb.jpg/)
(http://img507.imageshack.us/img507/7957/img0465m.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/507/img0465m.jpg/)
(http://img546.imageshack.us/img546/2446/bloco.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/546/bloco.jpg/)
joshuac
-
Bem, isso é que foi. Os bronzes estão ainda bons então?
-
Sim os bronzes estão ainda bons, nao estão excelentes mas ainda fazia uns km's a mais.
Agora ando a ponderar em reparar este ou arranjar um motor......
Vou começar hoje a analisar o que ha por ai.... Pois este da maneira que está possivelmente tera de ser encamizado, a colaça nao esta muito famosa pois uma parte da valvula esta la espetada e provocou uma rachadela....
No entanto um motor usado é sempre aquele pau de dois bicos.... ha quem, dê garantia de um ano... mas um ano penso que seja pouco para a diferença de preços...
Cumps
joshuac
-
Muito estranho...os 2 acontecimentos nao estao ligados.
Isso parece me que foi uma vela de incandescencia que derreteu, ou alguma ponta do injetor. Ja viste as velas de incandescencia se estao inteiras? e os injetores?? Como e que uma valvula faz isso em andamento normal ???
Valvulas empenam se com trocas de caixa enganosas e reducoes maradas, excesso de rotacao... nc vi nenhuma a partir do nada!! Muito estranho...
Em relacao ao teu fusivel da bateria rebentado, e um sintoma, mas no motor é outro...
Se os bonzes e as bieltas tao boas... aproveita e troca.
Mete 4 pistons novos nisso, rectifica a cabeca em condicoes e ve o que fazer a cabeca...se vale a pena meter valvulas novas.
Ou fecha o bloco, e da para troca por outro reconstruido... ve o que é mais vantajoso.
-
isso e mesmo azar, boa sorte com isso :/
-
Bem, espero nunca ver isso ao vivo e a cores...
Por curiosidade foi aos quantos km's?
Boa sorte com o arranjo ou com o negocio.
-
viva pessoal
Por curiosidade foi aos quantos km's?
165 000 km's
Em relação aos negocios não esta facil mas ainda ando a pesquisar.... No entanto sei de um artista que esta a acabar de reparar um com 30 000km's para depois vender. vou tentar ver o minimo preço que ele podera fazer e tentar perceber que reparação foi feita...
No entanto reparei que o turbo também ja tem uma folgazita exagerada....
Ja estou a ver mais uns euros a sair........ :sad:
cumps
joshuac
-
Essa nunca tinha visto...
-
porra o carro nao explodiu? sinceramente comprava outro carro...
bateria, motor , turbo... é muito azar, boa sorte...
-
um motor com tão poucos KM ficar assim, estava de origem o carro?
é que o motor 105 não da para muitas brincadeiras...
mas acima de tudo boa sorte nisso e vê o melhor negocio possível, preço/garantia
-
Hoje li isto:
If the turbo let's go all the oil in the sump will be pumped in to the piston and burnt, causing 100% meltdown of internals (NEW ENGINE TIME)
Ora, se dizes que "reparei que o turbo também ja tem uma folgazita exagerada...." a frase em cima faz sentido.
Como estão as tubagens? Têm óleo?
-
Espera lá, mas tu estás a ponderar em vez de reparares o teu pagares por um que foi reparado por outro gajo qualquer simplesmente para vender?!?!?
É de mim ou isto não faz muito sentido?!?! Ok que o teu tens de lhe fazer uma reparação dispendiosa, mas o outro nunca te vai vender o motor por menos do que a tua reparação fica, pelo menos a reparação que ele fez e mais uns trocos tens de pagar, portanto.... E depois um gajo que faz uma reparação simplesmente para o vender, é capaz de fazer a reparação um bocado para o assucatada, não? Se não é pra ele mete o minimo indispensável e vende que os possíveis problemas vão cair nas mãos do próximo...
Dou-te o exemplo das válvulas empenadas.. Quem está a reparar só pra vender, provavelmente vai meter só as que nitidamente estão empenadas, no entanto numa reparação para minha utilização nunca o faria e optaria sempre por substituir todas... É só um exemplo....
Hoje li isto:
If the turbo let's go all the oil in the sump will be pumped in to the piston and burnt, causing 100% meltdown of internals (NEW ENGINE TIME)
Ora, se dizes que "reparei que o turbo também ja tem uma folgazita exagerada...." a frase em cima faz sentido.
Como estão as tubagens? Têm óleo?
Isso ancontece quando o Turbo parte mesmo e simplesmente o óleo é todo sugado pela admissão fazendo com que o carro fique em alta rotação até acabar com o óleo todo ou até partir de vez... Mas ai o problema dele tinha sido parar o carro e não o carro parar por si só como foi o caso...
-
Sim mas onde li isso não falava em turbo partido por completo. É possível haver uma passagem de óleo maior ao ponto de provocar isto sem o turbo partir?
-
Epah, o que diz a tua citação é "If the Turbo let's go..." Ou seja se o turbo for à vida... Uma pequena passagem não faz o motor alvorar ao ponto de o derreter... E também não o faria parar como foi descrito... Sendo que a descrição do sucedido é estranha para estas consequências, mas....
-
A parte dele se desligar sozinho é complicada devido ao que aconteceu à bateria. Torna as coisas um pouco confusas.
-
Pessoal sem stress....
Volto a explicar.....
O carro nao passou oleo no turbo e ponto final! O carro tinha oleo em perfeito estado quando retirei o carter (a execepão de umas limalhas no fundo devido ao que lhe aconteceu.
O turbo ter uma folgazita exagerada nao quer dizer que esteja danificado, pois a carrinha ate puxava bem! No entanto tambem nao quero dizer que esteja no seu melhor estado.
Em relação a bateria arrebentar so vejo uma explicação esforço do motor provocando uma descarga.....
Em relação ao motor reparado, é facil de explicar, aqui de certeza que também andam muitos artistas que trabalham na renault correcto?? segundo me informaram os motores deste modelo são como ouro correcto?? Então o que alguns fazem é comprar carros batidos de seguro etc e "rectificam" os motores de forma a vende-los e so no motor fazem quase o dinheiro que deram pelo carro acidentado....
este motor que falei foi retirado de um carro acidentado. O homem trabalha na renault e faz uns biscates em casa, inclusive vai comprando uns motores e vai rectificando/rever! (bronzes etc) e depois vende com um ano de garantia. Logico que este ano de garantia não é assinado em papel etc etc etc mas é ca da beira o homem e ja o conheço é imenso tempo....
Se o carro esta original??? penso que sim mas nao afirmar pois nao o comprei novo. Tenho-o acerca de 1 ano e meio...
Fiz-me perceber???
No entanto se alguem quiser ver o carro e eu seu estado eu mostro, não ando ca a inventar nem a confundir. as coisas. ou se alguem tiver material deste para venda eu ainda ando na fase da pesquisa, pois ainda não comprei nada, mas quero ver se decido ate ao fim da semana
-
Então qual a causa do sucedido no motor?
-
Só para nota....
Tens esse motor desde os 0 km's!? foi comprado novo?
Digo isto, porque também tive um prejuizo grande no 1.9 dCi da Laguna I fase II cá da casa... teve que levar uma cabeça completa nova... partiu-se a bomba da água em andamento, ela rachou mesmo ao meio, saltou o rolamento onde passa a correia fora e descomandou o motor em plena Auto-estrada (A32)....
Eu penso assim... a carrinha tinha a volta de 160 mil km's +-.... foi comprada nova no ano 2000 com 0 km's... vi-a a chegar em cima de um camião com matricula francesa ao stand.... foi a ultima carrinha a ser fabricada na França, não havia mais nenhuma igual em lado nenhum... até que não veio com a cor que pedi-mos e ainda ofereceram estofos em pele, caixa de cd's, tecto de abrir, etc....
Visto que foi comprada nova, sei muito bem o estado do motor, que foi sempre bem tratado, e tudo não passou de um pequeno azar... motor todo arranjado, com mão de obra... levou cabeça completa da concorrência (a volta de 900€ + iva)... kit de distribuição completo, bateria nova (também foi a vida não sei porque, estava boa antes do problema) e mais coisas, foi prejuízo para €2200... todo o serviço com garantia... um motor reconstruido ficava +- ao mesmo preço mas e o historial dele!? um numa sucata de desmantelamento ainda mais barato ficava, mas lá está... historial do mesmo?
Tem-se que ponderar muito bem as coisas..... se não tens ideias de trocar de carro a curto prazo.... eu ponderava o arranjo, se for para trocar daqui por uns tempos chegou a altura ideal.... :P
-
A parte dele se desligar sozinho é complicada devido ao que aconteceu à bateria. Torna as coisas um pouco confusas.
Acredita que se ele alvorasse o menor problema seria o não ter bateria... Quando o Turbo parte e chupa o óleo todo pela admissão tu nem tão pouco consegues desligar o carro porque, por mais que lhe falte electrónica para o controlar, continua a entrar-lhe combustível (neste caso óleo) que o mantém em funcionamento, e quanto mais entra mais ele acelera, e quanto mais acelera mais chupa óleo pelo turbo portanto mais óleo entra e assim sucessivamente até partir ou acabar o óleo.... A única hipótese se o parar é engatar uma mudança alta travar a fundo e largar a embraiagem para calar o motor, tirando isso nada o pára...
Agora, o facto de a bateria rebentar é de facto muito estranho mesmo, não faço ideia o que possa causar tal coisa...
Quanto ao motor reparado, neste caso não é propriamente reparado, é retirado de um acidentado e eventualmente feita alguma manutenção preventiva como é o caso dos bronzes... Assim a história é outra, o que me "assustou" foi dizeres que o estavam a reparar para vender... Desta forma já talvez seja de aproveitar visto que a reparação do teu é bem capaz de ficar mais cara que esse motor... Tudo depende dos valores pedidos...
-
Boas.
brooklyn_bounce, o Artur até foi esta semana ou a passada em que contou uma história de um motor que alvorou e ele não pode fazer nada por a carrinha ser de caixa automática.
Cumprimentos
-
Boas pessoal.
Obrigado pelas opiniões dadas pois é sempre bom ouvir outras "vozes" em relação ao meu problema.
Como ja tinha referido é sempre um pau de dois bicos..... Mas tenho de decidir a situação... A renault fala-me por volta dos 5000€ e dizem que o motor também nao é novo. é sim reparado ou rectificado e dao a garantia..... No entanto 5000€ da quase para comprar outra carrinha....
Amanha vou ter com essa pessoa conhecida que esta a acabar de fazer a "manutenção" ao motor e ver numeros etc.
No entanto comprar um motor numa sucata se a gente nao o vê sair do chassi nunca ira saber quantos km's tem ao certo é sempre um risco grande....
Ontem também me indicaram uma sucata aqui em braga, onde um familiar dessa pessoa que me indicou deixou la ficar um megane (carro) batido por 1700€ (tinha chegado a acordo com o seguro e ficou com o carro) o motor tem 70000km's e diz que fez sempre as revisões na Renault.
Amanha vou correr isso tudo de forma a decidir o que fazer.
cumps
joshuac
-
Foi exactamente o Artur que há uns tempos atrás me chamou a atenção para a possibilidade / probabilidade de isso acontecer e também me contou essa experiência na primeira pessoa... Já serviu para passar a "técnica" de paragem à maria não vá acontecer nas mãos dela...
-
se o injetor tem a ponta partida pode ser essa a causa do motor rebentar , deu-se uma explosão de gasoleo acima do normal e é o bastante para derreter tudo
em tempos mostrei por aqui fotos de um motor em que o topo do piston derreteu até ao 1º segmento e foi por causa de um injetor que em vez de pulverizar começou a "mijar"
-
desculpa lá mas li o que aconteceu ao motor do teu carro, e pensei se me podias ajudar.
tenho um clio em que me foi dito que precisa de um turbo novo. o carro tem 157 000 km...
fiquei admirado porque tenho um outro clio que é de trabalho, clio de 2007 e que tem 400 000 km e nunca tive problema algum com ele a nivel de motor nem turbos!!!!
podes ajudar?
-
Pesquisa aqui no fórum por esse problema :wink:
-
Depende do tipo de motor há uns que deram muitos problemas ao nivel do turbo, e outros a nivel das das capas de bielas, e outros que nunca deram problemas. Se fizeres uma pesquisa por "turbo" vais encontrar a resposta a tua duvida.
-
Boas pessoal.
Ca estou eu novamente a dar as novidades.
Entao em primeiro lugar quero dizer que nao comprei o tal motor falado anteriormente, visto que o preço nao estava de acordo com o esperado.
Então no passado Sabado fui tirar um a uma carrinha "espanhola" que estava numa sucata conhecida e com 81 250km.
Ontem comecei a fazer uma revisao aquilo antes de colocar (mudar distribuição, capas, filtros, limpar injectores etc)
Quando desmontei as capas quase todas elas estavam em muito bom estado a excepção de uma
(http://img255.imageshack.us/img255/592/19080040.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/255/19080040.jpg/)
(http://img690.imageshack.us/img690/3306/94584836.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/690/94584836.jpg/)
Uploaded with ImageShack.us (http://imageshack.us)
Mas ok la mudei isto e voltei a montar. agora surgiu-me uma duvida que gostaria de saber se alguém me pode ajudar.
Estava a mudar o disco da embraiagem do motor partido para o comprado e não reparei ao certo qual a posição do disco.
a minha duvida prende-se ao facto de saber se aquele ressalto do disco de embraiagem (ver foto) que encaixa no veio estriado da caixa fica para o lado do bloco ou para o lado da caixa.
(http://img822.imageshack.us/img822/2000/discoc.png) (http://imageshack.us/photo/my-images/822/discoc.png/)
Uploaded with ImageShack.us (http://imageshack.us)
se alguem me pudesse dizer agradecia.
cumps
joshuac
-
Realmente aquele capa já estava a apresentar desgaste. Metes-te umas reforçadas/corrigidas?
-
Aquela capa ja tinha um Ressalto de 0.8mm hehe
Eu fui a renault e pedi umas capas para aquele motor!!! Se são corrigidas ou reforçadas nao sei.....
cumps
joshuac
-
E com aquela capa assim a cambota estava totalmente ok?
Quanto à embraiagem, julgo que isso é para o lado de fora, mas é melhor esperar que alguém te confirme.
-
Essa saliência fica virada para o volante do motor, ela ira "entrar" dentro do "buraco" que o volante do motor tem, pelo menos no clio foi assim.
(http://img152.imageshack.us/img152/4553/fotoembraiagem.jpg) (http://img152.imageshack.us/i/fotoembraiagem.jpg/)
Como se pode ver na imagem a saliência do disco ficou virada para o volante do motor
-
Em primeiro lugar as capas do motor " novo" estavam dessa maneira?? Ok parabéns pela compra.
Em segundo lugar o disco de embraiagem têm a inscrição ( "Gearbox side") logo consegues saber o lado correcto.
-
a capa com esse buraco quase de certeza que já marcou a cambota ....
-
Essa saliência fica virada para o volante do motor, ela ira "entrar" dentro do "buraco" que o volante do motor tem, pelo menos no clio foi assim.
Pois ai é que reside a duvida..... pois ja me disseram as duas situações.....
A questão é que se ficar para o lado do motor parece-me que o veio da caixa de velocidade encaixa muito pouco.
Se ficar para o lado da caixa parece-me que fica com o rolamento da caixa muito tangente ao centro do disco......
Em primeiro lugar as capas do motor " novo" estavam dessa maneira?? Ok parabéns pela compra.
Não percebi esse comentario!!! A não ser que eu fosse vidente e adivinhasse que as capas poderiam estar assim num carro com 81000 km mas bom .......
Em segundo lugar o disco de embraiagem têm a inscrição ( "Gearbox side") logo consegues saber o lado correcto.
Essa parte nao reparei, nao me pareceu ver essa descrição mas vou confirmar melhor....
a capa com esse buraco quase de certeza que já marcou a cambota ....
A cambota nao esta má. Esta em bom estado.
cumps
joshuac
-
Nesse caso, faz o seguinte, com o disco na mão, colocas junto ao volante do motor , na posição errada as molas da embraiagem batem no volante do motor (foi o que me explicaram), mas claro, eu quando troquei a minha embraiagem não tive essas duvidas, porque tive o cuidado de ver (com fotos e vídeo) a posição da embraiagem original, só ainda não postei o DIY porque não tenho tido tempo para o concluir.
Mas se tiver escrito, como disse o caiçoila, segues essa indicação. Eu sou sincero, não me lembro de ver qualquer inscrição desse género na minha :assobio:, como tinha a certeza da sua colocação correcta, nem me dei ao trabalho de inspeccionar o disco, à procura de tal coisa.