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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: tmfm em 24 de Agosto de 2012, 10:27 am
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Bom dia,
sou proprietário de uma renault megane 3 st gtline 1.5 dci 110cv FAP conta com 42000km
e ontem ao verificar o nivel do oleo reparei que tinha "perdido" um pouco de oleo. Tinha menos uma bolinha.
adicionei 200ml de oleo elf dfp 5w30.
quando liguei novamente o carro já tinha as bolinhas todas preenchidas.
acontece que hoje de manhã, quando liguei o carro para vir trabalhar, tinha novamente menos uma bolinha no ecrã.
não tenho oleo no chão da garagem... o que pode ter sido?
verifiquei o filtro de oleo e está ok. verifiquei o bujon e está seco, por isso eliminei já essas opções.
uma bolinha corresponde a quanto em termos de oleo?
Obrigado a todos.
Publicidade? Não Obrigado.
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Antes de mais, verifica a vareta do óleo e não a info do quadrante.
Mudaste de óleo na última revisão? Pode estar a perder óleo para outro lado que não seja visivel.
Acho que as bolinhas todas equivalem a 1L ou 1,5L de óleo.
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boa tarde,
também verifiquei a vareta e está muito perto do MAX.
fui à garagem ligar o carro agora e já tinha as bolinhas todas preenchidas.... :rolleyes:
abraço
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Quando está algum tempo parado o oleo acenta todo no carter e acusa mais nivel no quadrante. Normal.
E pelo que contas nao me parece que esteja a consumir nenhum exagero de oleo.. portanto.. dont hurry
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Atenção ás "bolinhas" no computador de bordo, orienta-te pela vareta sempre é mais viável.
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Deves medir o óleo com o carro em plano e motor frio através da vareta. Esquece o que diz no quadrante.
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No meu clio III já me aconteceu apresentar uma bola a menos, verifico na vareta e não apresenta diferença nenhuma visivel, deixo o carro na garagem e volto a pegar-lhe e já não falta bola nenhuma. A minha teoria é que de facto já deve ter consumido um pouco de óleo mas que só é perceptivel com o motor em funcionamento e depois de assentar a diferença é quase nenhuma para o sensor voltando a apresentar todas as bolas.
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Já agora tenho a dizer que no meu Laguna II de 2001, se deixo apagar
três bolinhas, o nível de óleo já está francamente no mínimo!!
Ou seja, quando tive consciência disso, que se lixem as "bolas"
Só me regulo pela vareta e ponto final.
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eu de 15 em 15 dias.... confirmo sempre o oleo na vareta, pressão dos pneus, etc....
Acho que é o melhor que se pode fazer....
O meu antigo Clio, com mudas de 15 em 15 mil, com Visco 7000, não perdia oleo.... a Laguna 1.9 dCi já consome um pouco, mas nada de exagero (antes de ter levado uma cabeça nova consumia 2 litros a cada 4 mil km's +-, e a Renault dizia que estava tudo bem, estava dentro do normal, o meu mecânico dizia-me que não era NADA normal, mas tive o azar com a correia da distribuição e depois de levar uma cabeça nova, nunca mais... logo julgo que fosse problema nas sedes das valvulas)...
O Laguna mais recente com o motor K4M 1.6 16v, já fiz 5 mil km's desde que o tenho (final de Julho), e não gastou nada.... está com oleo Shell Helix 10w40.... na proxima muda vou mudar-me para 5w40 como é normal comigo...