Forum RenaultPT
Àrea Tecnica => Electrónica / Electricidade => Tópico iniciado por: luisfdgon em 29 de Agosto de 2012, 14:41 pm
-
Boas,
O meu ST Gt Line já tem sensores atrás, mas gostava de os colocar também à frente. É possível?
Se sim, o que é necessário?
Obrigado
-
Possível é, agora depende dos que queiras aplicar, se quiseres colocar os de origem engloba trocar alguns plásticos se for dos universais é só furar.
-
E os de origem engloba muito mais euros penso.. Estou correcto?
-
Possível é, agora depende dos que queiras aplicar, se quiseres colocar os de origem engloba trocar alguns plásticos se for dos universais é só furar.
Carlos,
Por acaso estive a ver no teu DB, tens os frontais originais certo? Os 2 da grelha parece-me que é só encaixar e os outros é substituir o plástico preto junto aos faróis nevoeiro ou então furá-los, certo?
Agora a minha duvida é:
- se já tenho os de trás, possivelmente já tenho a instalação feita para os da frente e bastará colocar os sensores ou é preciso algo mais?!
- Qual a diferença para os universais? o funcionamento é exactamente igual? a diferença é só mesmo na estética e preço?
-
Os originais até ao momento nada tenho a dizer, funcionam a 100%. Se tens pré-instalação é possível mas não te posso garantir a 100%. Quanto aos plásticos os das pontas tens de mudar agora o plástico do meio não sei se também é preciso ou não. Os universais depende existem uns que são bem fiáveis no entanto existem outros que ás vezes apitam e não existe nada.
O preço os de origem conta só os sensores para valores de 250€ agora mais plásticos deve ir para valores de 500€.
-
Já me informei na renault.
Por acaso tive sorte porque o rapaz das peças que atendeu quis fazer exactamente o mesmo.
Conclusão: Não dá. Ou vem de origem ou depois não há maneira de ligar os sensores.
-
Acho estranho não haver maneira de o fazer. Eles nascem lá quando o carro está a ser montado? :P
-
Pois ele dar para montar dá, mas depois parece que não há maneira de os ligar.
O que o rapaz me disse é que mandou vir para o dele e depois quando o electricista ia montar, não deu. Pediram informações a Lisboa que confirmaram a situação.
Claro que eventualmente com alguma bricolage ou com sensores nao originais dará para meter a funcionar, mas não era isso que eu pretendia saber.
-
Não dá??? Se calhar dá terias é de substituir a parte cinzenta do para-choques e mais umas coisas.... Estou a achar estranho isso...
-
Isso é estranho. À partida deveria dar para montar à posteriori. Até porque pelo que sei, muitos dos carros não trazem esse equipamento da linha de montagem, em muitos casos é montado depois.
Atenção, não sei se é o caso do Megane. Mas há muitas marcas que não trazem sensores montados da linha de montagem, costuma ser equipamento montado depois na concessão antes da entrega.
-
Quando comprei a minha sucata, pelo menos no site da Renault estava indicado que os sensores de estacionamento podiam ser montados à posteriori no concessionário. Os traseiros se não me falha a memória, custavam 200€ com montagem incluida. Os frontais não me lembro.
-
Dar até dá, envolve é a troca da central dos sensores de estacionamento. Cablagem nao a tens lá de certeza, podes ter uma ficha algures onde encaixar a cablagem para os sensores :)
-
Pegando no que o Gonçalo disse e é a minha opinião também, agora deixo-te uma pergunta:
o electricista trabalha na renault???? É que sendo o teu GT Line quase de certeza que tem a tal ficha que o Gonçalo fala.
Se não estou em erro o user ucra ma altura também lhe instalavam os sensores à parte caso ele quisesse.
-
Parece que agora todos sabem a resposta, quando perguntei ninguém sabia....
Fui à renault tirar a duvida e sim aqui partilhar aquilo que me disseram na para se mais alguém tivesse a mesma ideia.
A minha ideia inicial também era a que o gonçalo disse.
Carlos, sim claro, o electricista da renault. esta conversa foi num concessionário renault!
-
Parece que agora todos sabem a resposta, quando perguntei ninguém sabia....
Por vezes perdem-se grandes oportunidades de não escrever nada.
-
Possível é, agora depende dos que queiras aplicar, se quiseres colocar os de origem engloba trocar alguns plásticos se for dos universais é só furar.
Não é todos sabem agora a resposta, eu dei-te a resposta teria lógica virem todos e dizerem o mesmo????
Quanto ao que te disseram eu pessoalmente acho estranho, mas pronto eles é que são os profissionais!!!!!
Agora pessoalmente digo-te para ires à mala e desforra ambos os lados e vê se não encontras por lá uma ficha solta é que se encontrares é para os sensores ;) !!!
Edit: Abres a mala e tira a tampa do lado esquerdo e deves lá ter uma ficha e depois vais á caixa dos fusíveis e ao lado do botão de ligar/desligar anti-patinagem tens lá um botão a enfeitar e ai tens uma ficha encaixada que é para ligar ao botão de activar e desactivar os sensores. Confirma estas duas situações!!!!
-
Vamos lá desenterrar este tópico.
ainda hoje ou na segunda já vou ter o meu megane, e gostava muito de lhe instalar os sensores de estacionamento.
Ainda ninguem novidades à cerca desta situação??? eu por acaso perguntei hoje lá renault, mas tambem não me souberam responder muito bem, " os sensores vendem, mas não sabem se é preciso mais alguns componentes para fazer a instalação"
-
Mete um kit universal e não inventes ;)
-
o de origem para a frente tem a referência nº 7711238161
de 2008 a 2012 somente, inclui GTs
-
Essa referencia corresponde a um kit original, para instalação, inclui tudo o que é necessário, unidade de comando, cabos, braçadeiras, instruções de montagem, mais as guias para centrar os furos etc, etc...
Só é necessário mandar pintar os sensores na cor pretendida,
a meu ver é trabalho para profissionais, é necessário desmontar a frente do carro e boa parte do interior.
-
tenho de ver bem isso,
eu metia universal,mas depois tinha de ficar com um "mostrador" esterno e o tablier é tão bonito que não o queria alterar para meter peças extras
-
tens de ficar com um mostrador porque ? basta apitar ....
-
Sim, lá isso é verdade,
mas gostava mesmo de meter o de origem, mas pelo menos não está a parecer facil :( ,
ja agora, a informação aparece no computador de bordo não é ???
-
no meu só apita , de origem
-
hummmm,
pensei que mostrava alguma coisa, se só apita é bom pensar em meter uns universais.......
-
Bom dia,
Alguem que consegue esplicar bem qual o melhor sitio para ir buscar a corrente à marcha atrás???
Eu andei a ver assim por alto e não me pareceu muito facil, porque a lampada da marcha atrás é na porta da mala e o fio deve ir lá por dentro assim meio escondido.
Abraço
Carlos Sá
-
Tens de desmontar toda a lateral tras interior para la chegar aos fios.
Sent from my german car with Angela Merkel on the boot!
-
se calhar no sabado já faço isso ;)
-
Confirma-se, amanha de manha já vou colocar os sensores,
depois de desmontar toda a lateral trás interior do lado esquedo (penso eu),
é facil dar com os fios??
-
Ja não me lembro das cores. Mas com um busca-polos ( DE LED) é facil.
Sent from my german car with Angela Merkel on the boot!
-
Boas malta,
Venho desenterrar um tópico antigo
Um dos sensores da minha megane 3 de 2016, foi à vida, e de cada vez que mete a marcha atrás, o aviso sonoro está sempre ativo!
Duas perguntas...
Como posso saber qual o sensores que está avariado?
Para substituir é necessário tirar o para-choques certo? Sabem de algum vídeo na net? Já procurei mas não estou a encontrar! :s
(afinal foram 3 perguntas)
Cump. e obrigado
-
Pois, em principio terás que desligar um de cada vez, para ver qual deixa de apitar...
-
Se desligar um a centralina dos sensores vai acusar erro e manda uns bips na mesma, não é solução. As vezes uma pancadinha resolve certas coisas...
Senao.. Ligando a clip