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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: pjsa em 02 de Setembro de 2012, 23:53 pm
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Venho aqui expor o meu problema pode ser que algum de voçes me posso ajudar visto que tem sido muito complicado e ninguem me da as respostas que devem ser.
Tenho um Clio 1.5 65cv que aqui a algum tempo deu um problema que era as rotaçoes do motor nao baixam a nao ser com a troca de mudança, como na altura estava na garantia foi para a renault em Évora onde o ligaram a maquina e lhe mudaram o codigo da centralina e ele ficou bom mas nao foi com o primeiro codigo foram tentando varios ate que chegou aquele e resolveu o problema, mas apartir dai o carro nunca mais foi o mesmo parece que tinha perdido força/rendimento.
Agora o que eu pergunto é o que pode ter causado isto? tera sido a bomba injectora que nao estava em perfeitas condiçoes e eles ao alterarem o codigo meteram na a trabalhar de maneira diferente?
Devo salientar se nao me engano que foi depois desse problema levou injectores novos ja fora na marca.
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mas que codigo foi esse que estiveram a trocar?
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Sinceramente nao sei, sei que foi ligado a maquina e alteraram o codigo da centralina. Supostamente alterou os valores da injecçao ou algo do genero. A verdade e que o carro nunca mais foi o mesmo, e nao sei o que faça para resolver o problema.
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Já falaste com a oficina, para reverem o que foi feito? se a resposta deles for negativa, ou disserem que não sabem o que se passa, experimenta uma 2ª opinião, numa outra oficina.
Porque é que levou injectores novos?
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Ja na altura fartamo-nos de ir la e diziam que nao conseguiam fazer mais que aquilo. Levou injectores novos porque os de origem deram as ultimas. Agora o carro nao me puxa nada, mas eu penso que o que deu barraca foi a bomba injectora, por isso e que prendia as rotaçoes e eles em vez de a mudarem alteraram a funçao ou algo do genero.
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Pelo que percebi, julgas que alteraram-te o debito da bomba, mas que isso alterou o rendimento do carro, entretanto trocaste de injectores e o problema manteve-se ou agravou. Julgo que a bomba, não tem qualquer tipo de programação, desde o momento que se liga o motor, ela mantém o combustível sobre pressão, sem fazer alterações na mesma.
O que pode ser alterado é os débitos dos injectores, e que nessa altura, o que te devem ter feito, foi uma reprogramação aos injectores, de forma a que eles funcionem o melhor possível.
Ao trocares os injectores e manterem a mesma programação de débitos, deves ter notado as mesmas deficiências que notavas antes, ou até mesmo o agravar das mesmas.
Se não se acendem luzes no quadrante, acho pouco provável ser a bomba a dar pouca pressão.
Aquilo que eu te recomendaria era ires a uma outro oficina renault, não aquela, a onde te fizeram a tal reprogramação, e pedires para te fazerem um diagnostico como deve de ser, a ver se detectam alguma anomalia.
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Pois eu julgava que apartir da centralina mexessem na bomba injectora. sinceramente so se foi mesmo mexido nos injectores ou algo do genero. Eu tenho falado com muita gente e ninguem me sabe responder o porque do carro nao andar nada. Eu por exemplo a subir a 90 km/h com o pe a fundo chego ao final da subida a 70 km/h e atençao nao precisa de ser uma subida muito acentuada.
Mas a questao e que eu consigo meter o carro a andar como de origem so que volta me a fazer o problema de prender as rotaçoes. Que eu meter o carro a andar bem e facil chego a renault e digo que quero meter o codigo/padroes de origem so que volta o problema.
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isso não me parece muito normal .... mas já fizeram essa experiência, de voltar a por a informação de origem?
Eu disso não percebo muito, mas tenta falar com o Publicidade? Não Obrigado. - (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=8057.0 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=8057.0)) que está bem familiarizado com a programação de centralinas, pode ser que ele te saiba explicar o que pode estar a acontecer com o teu carro.
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posso tar a dizer uma bacurada mas não será problema do MAF ????
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Clio 1.5 dci de 2001 nao tem MAF
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Exprimentar ainda nao exprimentei, porque é assim vou pagar 80 e tal euros e se o problema volta pago outros 80 e tal e nao fica o problema resolvido? eu vou falar com o meu mecanico/ amigo para ver que diz ele. Senao vou tentar ir a renault e pedir para meter as informaçoes de origem para ver se o problema se mantem
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E sinceramente ja ando um bocado farto do carro/ marca porque apesar de gostar muito do carro e ter estimaçao pelo carro é so problemas. Tive um Ford nunca tive problemas nenhum a nao ser de desgaste, agora este e uns em cima dos outros.
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Entao pessoal ninguem me da uma ajudinha? Hoje foi confrontado com a reprogramaçao, e com a ideia que meter intercooler nao vai ser assim tao vantagoso!
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Para mim voltava a por os valores todos de origem. sim o problema regressa contudo o primeiro erro foi andar a alterar-se parametros sem se saber a causa dos problemas ;)
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Mas tambem ja me puseram a questão de o mapa da centralina vir com erros de origem e causar isso. Visto que o carro tinha uma acelaraçao brutal nem fazia cortes.
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Com tantos carros iguais ao teu comercializados, tinha logo que ser esse a ter erros de origem...
Cheira-me a "boca" de quem não percebe grande coisa do assunto e depois chuta para canto.
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epa sinceramente eu nao percebo nada de centralinas ou algo do genero. Mas nao vale a pena moer-me mais com isso para outubro avanço com a comprar de uma centralina igual a minha e mando reprograma-la e guardo a de origem em casa, caso aconteça alguma coisa.
Ja chega de me moer com este problema que nao vejo maneira de o resolver a nao ser o que mencionei no texto.
Obrigado a mesma pela vossa ajuda.
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Eu também não percebo nada de centralinas, mas pelo que comentaste nem os tipos que mexeram nisso devem saber muito bem o que fazer, porque tal como o Gonçalo comentou, básicamente o que fizeram foi "esconder" o verdadeiro problema. :wink:
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Pois e são tecnicos da renault de Évora. Em vez de tentarem resolver o problema apenas mudaram os mapas da centralina. É que depois uma pessoa andou la sempre enfiado e nao deu em nada. Mas eu agora para outubro vou fazer uma reprogramação ao clio e depois mando o feedback, se melhorou o andamento e se voltou algum problema.
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Mas vais mudar a centralina porque? Explica-me lá isso sff. Quem te disse que o problema está na centralina?
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e como pensas fazer isso?
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Eu vou mudar porque vou fazer a repro e nao quero estar a mexer na de origem, primeiro ponto. Segundo ponto os tecnicos na renault alteraram o mapa da centralina por isso e que o problema das rotaçoes desapareceu e o carro perdeu algo e nunca o poseram como devia ser. Terçeiro espero que com a repro consiga ter mais potencia/binario e que o problema das rotaçoes nao volte.
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Ou seja, vais fazer repro sem sequer saber o problema que o teu carro tem, resumidamente é isso. Depois vais dizer que o carro continua a ter problemas... Isso é continuar a andar para trás mas o dinheiro é teu, cada um gasta-o conforme quer :)
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e como pensas fazer isso?
Arranjo uma do mesmo carro com cc e cv tudo igual mesma referencia tambem. Depois e so reprograma-la.
Então mas como o resolvo? vou andar a gastar o dinheiro todo que tenho, e nem sequer os gajos da renault me sabem resolver o problema a nao ser mexer no mapa da centralina?
É que os gajos na Renault chegaram a dizer-me que nao conseguiam fazer mais do que isto, que basicamente foi meter o carro a andar menos e o problema das rotaçoes desapareceu.
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O que eu fazia era voltar ao mapa original. Ora se o carro ja andou bem com o mapa de origem, o problema não é no mapa mas sim nalgum parametro que se alterou. Agora tambem me podes dizer que tens a centralina avariada, e isso sim ja posso considerar uma hipotese, agora que é problema desses dci's de 65cv lamento mas não cola. Teve de haver ai uma alteração de valores de algum sensor ou até na centralina para o carro começar a ter problemas e para mim mexer no carro sem os resolver primeiro é um erro tremendo e aí sim, acredito que o carro comece a ser uma dor de cabeça.