Forum RenaultPT
Àrea Tecnica => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: monas_440 em 07 de Setembro de 2012, 02:23 am
-
Olá pessoal!
Sou novo aqui e não percebo nada de mecânica...
Tenho um problema no meu Renault clio 1.9D de 99 sem turbo, que quando ligo o carro a frio ou quente ele por uns segundos deita fumo branco e engasga e de seguida mais uns segundos a fazer um barulho ( tec tec tec) depois para e fica tudo normal, e em andamento também esta tudo normal só a ligar o carro é que faz. Quando desligo o carro o tubo de gasóleo que esta entre a bomba manual ao copo do filtro fica vazio.
O meu mecânico ja trocou o kit dos tubos, o copo do filtro, filtro e vedantes e tudo na mesma... E na max diesel disseram me que poderia ser uma valvular na bomba injectora, é uma que quando se da a chaves e ela faz um barulho (tec tec) ate a luz da resistência se apagar.
Pedia a vossa opinião porque não percebo nada de mecânica e não sei o que fazer....
-
É mais provável que possa ser a bomba que puxa o gasóleo até a bomba injectora, julgo eu...
Pode também ser alguma válvula anti retorno, mas não estou a ver a onde possa estar essa dita válvula ....
Mas espera por mais opiniões.
-
Hoje fui a Renault e disseram me que era o potenciómetro de aceleração... Ja não sei nada
-
Potenciómetro? Então mas isso não começou a vir só nos 1.5 dci?
-
O potenciómetro não é exclusivo dos dCis. Só não sei se este carro traz mas para a Renault dizer que sim. Acho estranho é estar relacionado com o problema. O meu em andamento ligava a resistência, perdia força e não passava das 3000rpms.
-
é fácil de ver, é ir ver à bomba injectora se tem cabo de acelerador, sendo o 1.9d de 99, quase de certeza que é por cabo, mas só confirmando in-loco. ou então olha para o pedal do acelerador, se tiver lá uma caixinha preta agarrada ao pedal, e não tiver o cabo que vai para o compartimento do motor, é porque tem potenciómetro.
-
eu penso que o clio de 99 ainda é de cabo :huh:
fumo branco mesmo branco quando pega é sinal de má injeção diesel , digo eu , tipo fora do ponto ou coisa que o valha
-
na Renault disseram que o potenciómetro que esta na bomba de injecção que esta nesta imagens
()
-
não deu para colocar a imagens.. sim é por cabo mas o potenciómetro que me disseram fica em cima da maneta onde o cabo esta preso na bomba! o problema que me disseram e que ele não esta a dar sinal nenhum se estou acelerar ou não esta sempre a zero mas não sei se tem alguma coisa com o fumo branco
-
Boas,
em primeiro lugar gostaria de saber se este problema já teve resolução pois o tenho um problema semelhante
Olá pessoal!
Sou novo aqui e não percebo nada de mecânica...
Tenho um problema no meu Renault clio 1.9D de 99 sem turbo, que quando ligo o carro a frio ou quente ele por uns segundos deita fumo branco e engasga e de seguida mais uns segundos a fazer um barulho ( tec tec tec) depois para e fica tudo normal
No meu caso estes sintomas são os mesmos mas para além destes passa-se o seguinte:
-Os sintomas anteriores acontecem em frio
-Nunca pega à primeira, só à segunda ( ou à terceira se estiver muito frio)
-Quando pega fica todo descomandado e depois de uma leve aceleração estabiliza
-Quando pega faz sempre o fumo branco
-O motor tem muito pouca força e morre com muita facilidade ( subidas por exemplo)
-Mesmo que acelere a fundo não faz fumo pelo escape
Comprei a carrinha já com este problema mas gostava de o solucionar pois torna-se um pouco incomoda de conduzir.
Penso que a injecção estará a ponto pois quando a comprei mandei trocar a distribuição na Renault.
Depois disso já me deram várias hipóteses mas como tudo são suposições e todas elas requerem algum dinheiro para as ensaiar gostava de saber se já alguém teve algum problema semelhante e qual a solução.
Neste tópico já foi referido uma situação que também a mim já me levantaram essa hipótese que é uma pequena peça electrónica que existe em cima da bomba.
Obrigado a todos e fico a aguardar por possíveis soluções
Um abraço
-
E as velas de pré-aquecimento estão boas?
-
Boas,
velas novas assim como relé de aquecimento testado :grin:
-
Ninguém tem nenhuma ideia sobre este problema?
O user que abriu o tópico inicialmente terá resolvido o problema???
Uma abraço
-
O user monas_440 não aparece desde o dia 5 de outubro.
Assim sendo é dificil saber se resolveu ou não.
Caso tenha resolvido, "esqueceu-se" de vir aqui dar o feedback...
-
Boas pessoal!!!
Peço imensa desculpa de não ter dito nada estes anos, mas por motivos pessoais não deu!
O carro já pega muito melhor, mas de vez em quando a ligar ainda esta um segundo ou dois o motor a trabalhar incerto e fumo branco mas já não sempre, o que fiz além do que escrevia uns anos foi:
-troca de vedantes da bomba
-2 velas queimadas
-troca do sensor de temperatura na caixa do ar de admissão
-troca do copo completo do filtro de gasóleo
E do gasóleo recuar ainda contínua no tubo que vem do depósito ao copo do filtro, por isso ele de vez em quando quando ligo o carro fica um segundo ou dois inserto a trabalhar
-
Isso tem bomba manual antes do filtro? Se tiver , pode ser a bomba manual com as válvulas estragadas e deixa o combustível recuar.