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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: cardona em 21 de Fevereiro de 2010, 11:46 am
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Não vi nenhum tópico dedicado ao ar condicionado e como é uma peça mecânica agarrada ao motor, cá vai. :angel:
De quanto em quanto tempo há que fazer a revisão ao aparelho (e filtros) e como saber quando há que recarregar de gás?
Abraços
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Recarregas quando o gajo deixa de mandar fresquinho looool
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e se recarregas é pq existira fuga, ou então não tem muito uso pensou eu de que....... lol
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Mesmo com muito uso é normal o Gás ir á vida, leva tempo mas acaba.
Se ter fuga ai sim acaba com um curto espaço de tempo.
Filtro convem ser mudado de ano a ano, o filtro do habitaculo!
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Pois fresquinho não faz, mas faz quentinho :evil:
Acho que fugas também não tem, pelo menos isso foi visto na revisão antes de me ser entregue.
Mas como já é um carro antigo não me custa nada saber como estas coisas funcionam, né?
Abraços
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Queria mandar verificar o meu sistema de ar condicionado. O filtro eu mudo, se o ar sair como normal o que mais há a fazer?. Já li que nos locais onde fazem assistencia ao ar condicionado fazem "reciclagem do ar", verdade?
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Existem muitos sitios onde já se pode recarregar o A/C. O ano passado levei o meu 206 a Norauto e passado um mês já estava na mesma. Levei-o a Peugeot para fazerem o teste e ver se existia alguma fuga.
Como não foi encontrado nada, foi novamente recarregado e durou o verão todo, quando o vendi ainda deitava fresquinho como quando foi acabado de recarregar, logo, presumi que a Norauto não fez o trabalho como devia ou o gás que utiliza é de má qualidade.
Abraço!
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se custar a fazer fresquinho tb pode ser o filtro a precisar de ser substituido
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O meu Clio está quase a chegar aos 10 anos de idade e o AC continua rigorosamente de origem. Nunca foi carregado e continua OK :cool:.
Ando com ele quase sempre ligado, sempre gerou frio e ar seco em condições. O unico cuidado que tenho é mudar todos os anos o filtro da habitáculo.
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O meu Clio está quase a chegar aos 10 anos de idade e o AC continua rigorosamente de origem. Nunca foi carregado e continua OK :cool:.
Ando com ele quase sempre ligado, sempre gerou frio e ar seco em condições. O unico cuidado que tenho é mudar todos os anos o filtro da habitáculo.
Pois, o meu vai na mesma.
A minha pergunta é mais uma questão de precaução do que de necessidade.
Já agora, com o tempo humido, é melhor usar a recirculação do ar ou puxar o ar da rua?
Abraços
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É preciso saber carregarem o ar condicionado, se for mal carregado ele não menda fresco...
Eu já tive uma fuga no meu, por isso tive de carrega-lo, mas tive alguns anos sem o carregar...mas filtro mudo sempre...
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O melhor que se pode fazer por um AC é usá-lo fequentemente! O próprio gás que é usado tem substâncias vedantes, pelo que se for utilizado frequentemente as microfissuras que se vão criando com a idade e com a vibração do motor vão sendo repadaras, não permitindo depois a fuga do gás. Se lerem nos manuais de proprietário, geralmente aconselham que o AC seja colocado em funcionamento pelo menos dez/quinze minutos por mês.
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tb ja ouvi dizer isso que quanto mais usares menos precisas de carregar com gas, é pena isso nao funcionar com o motor do carro e o gasoleo lol
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Existem pelo menos dois tipos de gas frigorigeno nos sistemas de A/C dos automoveis.
O antigo R12 que passou a ser proibido utilizar por afectar gravemente a camada de ozono.
Os sistemas com o gas R12 duram anos e anos, e comum encontrar supercincos, clios,18, 19, 21, 25 e outros Renault com este gas a funcionar perfeitamente ainda de fabrica.
Uma das grandes razoes para este gas durar tanto tempo sao as tubagens e radiador em cobre porque o cobre nao e tao poroso como o aluminio por isso o gas nao se perde ao longo dos anos, e como os frigorificos velhos, nunca avariam hahahaha.
Com o fim do gas R12 surgiu o gas R134a mais amigo do ambiente e para ser mais eficaz tem de funcionar em sistemas em aluminio, por isso e que os radiadores e tubos agora sao em aluminio.
So que o raio do aluminio e um metal mais poroso que o cobre por isso o gas R134a dissipa-se mais rapido dai o frio ir embora ao poucos hehehehe...
Na Renault os sistemas de A/C com R134a devem ser recarregados de 4 em 4 anos independentemente de o sistema fazer frio ou nao.
Outra coisa, quanto menos se usa o A/C mais depressa o sistema fica sem gas por isso nao poupem o sistema a pensar que vai durar mais tempo.
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Pois, mas também me faz aumentar os consumos :/
Quente eu sei que faz, agora frio...
Já pus aquilo no máximo do frio, no máximo da velocidade e fazer frio, fez.
Mas estavamos em Dezembro, frio já eu tinha lol
4 em 4 anos? Amanhã tenho de ir à Motor Técnica ver duns papeis e falo nisso, a ver quando foi recarregado a ultima vez.
Já agora, é coisa cara?
Volto a perguntar, com tempo humido/chuva, uso recirculação do ar+a/c ou a/c a puxar o ar da rua? Não estarei a puxar humidade para dentro do carro?
Abraços
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Cardona com a recirculação do ar ligada não vem ar do exterior, o ar circula em sistema fechado. Por este motivo é que não é aconselhavel usá-lo durante grandes periodos de tempo, este sistema é para usar em locais onde existam poeiras ou cheiros desagradaveis que podiam entrar na viatura com o sistema em modo normal. Ao circular em sistema fechado refresca na mesma mas é apenas reciclado.
No momento não estou a conseguir coordenar as ideias mas acho que me fiz entender. Se tiveres os manuais do utilizador isto vem lá explicado.
Espero ter ajudado.
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Sim, isso eu sei.
A minha pergunta é se quando chove ou está muito nevoeiro é preferivel ou não usar a recirculação do ar ou se não faz mal usar a ventilação ou o a/c em modo normal.
Abraços
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Ok percebi. Neste caso vou falar pe experiência que tenho e dizer-te que não faz mal usar o a/c para desembaciar os vidros nas condições descritas. Pelo menos até agora não verifiquei nada de mal nas viaturas que tive ou utilizo.
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Cardona com a recirculação do ar ligada não vem ar do exterior, o ar circula em sistema fechado. Por este motivo é que não é aconselhavel usá-lo durante grandes periodos de tempo, este sistema é para usar em locais onde existam poeiras ou cheiros desagradaveis que podiam entrar na viatura com o sistema em modo normal. Ao circular em sistema fechado refresca na mesma mas é apenas reciclado.
No momento não estou a conseguir coordenar as ideias mas acho que me fiz entender. Se tiveres os manuais do utilizador isto vem lá explicado.
Espero ter ajudado.
como isto anda cheio de poeiras temos que usar sempre a recirculação :rolleyes: :grin: :grin:
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alguem sabe valores para o recarregamento do AC?
é que estou a pensar montar no meu clio e desconfio que com o desmontar e montar vou ter que recarregar
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anda á volta de 60 euros
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Estou com um problema como meu A/C, o carro é o Laguna I e o problema é o seguinte ligo o ar condicionado mas ele não projecta ar nenhum. Isto tanto faz com ar quente como frio. Já li o manual do utilizador para ver se me falta algum passo mas não. O fusivel do A/C é comum com o do desembaciador e este trabalha bem, será falta de gás? :huh:
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muda o filtro do habitaculo ou ve se esta algo a obstruir a passagem do ar
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Se a ventoinha funcionar correctamente com a sofagem, entao precisas de recarregar o ar condicionado. Caso contrario tens alguma obstrução no sistema ou a ventoinha avariada.
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Pois cá para mim deve ser realmente o filtro ( espero que sim ). Há pouco fiz um pequeno percurso de 5 Km numa zona em que dava para acelerar um pouco e o pára brisas desenbaciou ligeiramente julgo que devido a o ar estar a ser impulsionado contra o filtro e assim ajudar o sistema de A/C. Enquanto esperava que a minha esposa saí-se do emprego mantive o carro a trabalhar com o A/C ligado mas de nada adiantou os vidros embaciaram apenas a parte inferior do para brisas se manteve limpo. Amanhã vou tratar de comprar umm filtro novo de pois digo alguma coisa.
Obrigado pela ajuda.
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só se não mudavas o filtro a mt tempo, e ele estava mt sujo, se calhar é falta de gás...
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Este carro está nas minhas mãos à apenas cerca de 2 semanas, por isso não sei em que condições está a manutenção do a/c. Vou por eliminatórias começando pelo filtro se não for filtro então tenho de o mandar a um técnico para ver o restante sistema de a/c.
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mas ouves a ventilação a funcionar ou não se passa nada?
Se não ouves nada atenção que é comum o motoventilador da climatização avariar no laguna I :wink:
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No clio consigo ouvir o AC a ligar, faz um estalo, nos lagunas não sei...
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Meus amigos, hoje coloquei um filtro de ar condicionado do meu Laguna mas não adiantou de nada continua a não dar ar fresco como devia, o problema deve ser mesmo falta de gás.
Quando acedi á caixa do filtro qual não é o meu espanto ao verificar que não tinha filtro e no lugar do mesmo estava era uma boa camada de porcaria agarrada ás paredes da caixa do filtro. Limpei a caixa do filtro o melhor possivel com APC e um pincel para desencrustar aquela porcaria e passei de seguida um pano microfibras a secar. Não ficou a 100% mas pelo menos ficou a 80% até uma proxima intervenção.
O próximo passo será ir a uma casa em que recarreguem ar condicionado para solucionar o problema da falta de ar frio. Nessa altura vou ver se me explicam como retirar a caixa do filtro para que o lave em condições. O espaço que ele tem para sair é mesmo pequeno por isso nem arrisco a desmontar aquilo sem saber. Tenho o manual Haynes mas lá não vem esta parte explicada.
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se não manda fresco deve ser falta de gás, ou foi de pouco uso, ou tens alguma fuga...
Quando foi o meu tinha uma fuga muito pequena que na altura nem deu para ver, só deu para ver passado 1ano e tal, e aí troquei a peça e já tá...
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Bom dia é possivel que também seja falta de gás. Ontem fui a um reparador de ar condicionado, ele colocou o ar condicionado a trabalhar e disse que o motor apenas estava a trabalhar em 1ª velocidade. O que vou ter que fazer é levar lá o caro para ele fazer diagnóstico, disse-me que só apara apurar o problema levaria 1 a 2 horas isto uma vez que tem de desmontar o sistema. Custo desta operação : cerca de 40 €. O que vou fazer para adiantar trabalho é desmontar o porta luvas e mais alguma coisa para que ele possa ter acesso ao sistema assim leva menos tempo e €€€. Isto a realizar será em Maio após a revisão do carro ( correia de distribuição, oleos etc. ) tudo isto já me vai levar uma boa quantidade de €€€€ por isso o ar condicionado vai mesmo ficar "condicionado" :grin: até lá. Quando tiver mais novidades acerca disto coloco aqui.
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Johnny, o Clio I tem ou não um filtro de ar do habitaculo?
Quanto a ser melhor usar recirculação... Depende!
Supõe um dia como estes que esteve sol. A humidade relativa andou pelos 20-30% durante o dia, mas de noite aumenta sempre.. Supõe que o paraste depois de almoço e só pegas nele à noite. Supostamente terás o carro com ar seco no interior, ou pelo menos, mais seco do que o que vais estar a meter!
Grande confusão né? ;p E quem é que anda a acompanhar os níveis de %RH do ar ao longo do dia? Pois, quase ninguém! Eheheh..
Eu geralmente faço assim: ENacional com camiões ou latas velhas, Reciclo. Estrada aberta sem pocilgas nem vacarias, não reciclo!
E como o meu me tem andado a embaciar bastante, mal desligo o AC... Ligo-o e reciclo, para ajudar a secar mais depressa o ar no interior.. E é isso..
Agora a dúvida é mesmo, será que tenho filtro no Clio I?
Se sim, deve tar mesmo a precisar de mudar, a avaliar pelos níveis alergicos elevados em que tenho andado esta temporada.......... :(
DN
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Daniel, Abre a caixa das águas pelo lado do macaco, tiras o macaco fora e do lado esquerdo deve estar por ai o filtro....
cumps
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Hmmm... Pois já estou a ver o sítio, só pra dizer que o meu macacóide vive em cima do suplente.. Eheheh.. Mais logo a ver se meto mais uns pares d'olhos à procura! ;)
agradecido, Dan
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Tenho laguna 2002 1.9 dci versao KG0G e o ar condicionado nunca fez frio de forma decente.
Carro chegou estar Renault onde foi recarregado mas não notei nada diferente... já foi bastante tempo e tb nao me lembro ao certo.
A verdade é que nunca fez frio como deve ser!
Uma vez que estou com o motor fora do carro, alguem pode dar uma sugestoes que se possa tentar identificar fugas ou avarias no sistema ar condicionado?
Alguma peça em particular que deva ser analisada?
Obg
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O AC tem um filtro, que deve ser trocado de vez em quando (+/- 4 anos se não me engano) pois é composto por pequenas esferas que com o tempo diminuem de diâmetro e podem sair do filtro entupindo as tubagens e até danificar o compressor.
Já que tens o motor fora. Aproveita e vê se o ar circula sem dificuldade pelas tubagens (excluindo o compressor, é claro) Se o ar tiver dificuldade a circular, é porque há obstruções.
Depois deves verificar a estanquidade do circuito.
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Rodinhas... WTF? Esferas no filtro desidrante? onde foste desencantar isso? Desculpa la que te diga mas tens aí umas asneiras valentes...
Devias saber que nunca se deve meter ar da atmosfera no circuito do AC. E dizes para meter ar nos tubos? Os tubos quando se desligam têm de ser imediatamente tapados com algo de borracha de forma a entrar o mínimo de ar possível!
E sabes porque é que o ar da atmosfera faz mal?
Porque tem água, vapor, que quando arrefece cria gelo. Gelo esse que pode destruír ou entupir a válvula expansora.
Isso que disseste só pode ser feito com azoto, precisamente porque não tem humidade!
Temos então um problema de pouco frio. Que pressões estava a fazer na alta e na baixa (no caso do laguna 2, a alta pressão tem de ser lida com máquina de diagnóstico)? Qual a temperatura ambiente no momento do carregamento? Quanto tempo fez de vácuo? Qual a temperatura do ar logo a saída do evaporador? Qual a temperatura do ar a saír para o habitáculo? Os sensores de temperatura do AC auto estão a dar valores correctos? A ventoinha do radiador funciona quando se liga o AC?
Quando estas questões forem respondidas, posso dar um parecer de um diagnóstico a sério ;)
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xmarine, eu pura e simplesmente disse o que vi ;)
Estive a ver fazer manutenção ao AC de uma máquina cujo sistema é tal e qual o dos carros. Depois de completamente desmontado o circuito esteve em vácuo bastante tempo, além de ter sido feita uma limpeza do circuito.
O grande problema do ar no circuito é mais pela humidade que estraga o óleo orgânico utilizado no circuito.
Agora se os técnicos de AC, que me explicaram isto, estão enganados, já não te sei dizer ;)
Já agora aproveito para juntar uma informação muito útil, para quem tem AC que é o seguinte:
Todos os ACs tem um filtro, esse filtro é composto por umas pequenas esferas cerâmicas, que com a utilização vão ficando mais pequenas, acabando por sair do tal filtro. Quando isto acontece, o AC deixa de fazer frio como deve de ser, porque essas esferas vão entupir as tubagens, alem de que podem danificar outros componentes do circuito.
Por isso, é muito importante que se mude esse filtro conforme é o recomendado pela marca, ou de uma forma preventiva, caso não haja um intervalo programado para a troca.
Hoje mesmo estive a ver ao vivo um tubo completamente obstruído por essas tais esferas. Amanhã se tiver hipótese coloco uma foto.
Ficam as imagens :
([url]http://imageshack.us/a/img832/3326/e1xe.jpg[/url])
([url]http://imageshack.us/a/img594/6333/jupo.jpg[/url])
([url]http://imageshack.us/a/img35/3776/wmta.jpg[/url])
([url]http://img20.imageshack.us/img20/4174/4nqm.jpg[/url]) ([url]http://img20.imageshack.us/i/4nqm.jpg/[/url])
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Pelas fotos não vejo nenhuma das ditas esferas que falas...
Essa conexão parece ser junto à válvula expansora. Não poderia ter sido a válvula que se desintegrou?
É que o que dizes do filtro e das esferas não faz absolutamente sentido nenhum. O filtro deve ser substituído porque fica saturado com água e porcarias que circulam no circuito.
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As ditas esferas ceramicas são o elemento filtrante, na foto não dá para ver porque não tem resolução suficiente, mas in loco consegue-se ver bem as ditas esferas. Pelo que me disseram o filtro já tinha para ai uns 10 anos, alem de que o AC tem uma utilização praticamente diaria ao longo desses anos.
Essas esferas são de maior diametro e com a utilização vão diminuindo de diametro' acabando por sair de dentro do filtro e depois podem obstruir as tubagens.
Como normalmente no diagnostico so fazem vacuo, não detetam a obstrução das tubagens. Uma pessoa depois gasta dinheiro a carregar o AC, e ele não faz frio porque o gas depois não circula convenientemente, e os sintomas eram os mesmos, AC carregado e sem fazer frio como deve de ser ;)
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Ok percebi. Neste caso vou falar pe experiência que tenho e dizer-te que não faz mal usar o a/c para desembaciar os vidros nas condições descritas. Pelo menos até agora não verifiquei nada de mal nas viaturas que tive ou utilizo.
É uma maravilha para desembaciar.