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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: joaobotelheiro em 08 de Setembro de 2012, 16:55 pm

Título: Renault Laguna Break - turbo e embriagem
Enviado por: joaobotelheiro em 08 de Setembro de 2012, 16:55 pm
Caros utilizadores, venho trazer-vos aqui a minha história de insucesso com um renault. Tudo começo à cerca de 1 anos meio atrás quando comprei um novo carro a um particular.
Uma Renault Laguna Break 1.9dci, 120 cav, Diesel, de 2001.
O carro tinha à altura 110 000 km pedindo o dono 6500 eur pelo mesmo. Este parecia segundo a opinião de vários conhecidos um bom negócio, e o dono deu-me a possibilidade de experimentar o carro durante os dias, ao que eu o fiz, sem que o carro apresenta-se grandes problemas de maior. Falei com um mecânico que também me disse ser um bom negócio.
 Mais tarde eu viria a perceber que este seria tudo menos um bom negócio. Desde a sua compra comecei a gastar dinheiro e não parei mais. Logo nos primeiros dias tive de lhe colocar um kit de correia de distribuição + bomba de água, pois nunca tinha levado nenhum e tendo em conta a sua idade e os quilómetros era já à muito aconselhável fazê-lo.
Entretanto reparei que o carro estava a perder água, criava muita pressão e quando “apertado” um pouco mais, o carro deitava a água para fora do depósito. Face à água que estava a perder comecei a ficar preocupado e a suspeitar que a junta da cabeça do motor estivesse queimada. No entanto fui por exclusão de partes, e antes de pensar em fazer alguma coisa quanto à cabeça, decidi ver o estado do termóstato que poderia não estar a abrir bem. E realmente para meu alívio era mesmo do termóstato que estava todo calcinado e não funcionava bem. Desde aí o carro cria alguma pressão, mas os níveis de água têm-se mantido mais ou menos estáveis, o que foi para mim um grande alívio.
Entretanto devido ao meu trabalho, costumava pegar no carro para andar apenas ao fim de semana, mas sempre que pegava nele e depois andar 1 ou 2 km acendia uma luz amarela da resistência, e enquanto a luz não se apaga-se o carro não tinha força. A solução passava muitas vezes por desligar o carro e voltar a ligá-lo e normalmente a luz desaparecia (A luz no manual do carro dizia problema lubrificação, problema elétrico). Perante a luz que hora umas vezes aparecia, outras vezes não, decidi ir a uma garagem da marca para fazer um check-up. Eu não podia imaginar os problemas que me seriam diagnosticados. Disseram-me que precisava de pastilhas para os travões à frente e atrás, e atrás precisava inclusive de novos discos. Para além de um conjunto de falhas de menor como (avaria nas válvulas dos pneus que não enviavam informação para o computador de bordo e um problema ao nível do cartão) foi-me dito ainda que o turbo do carro tinha folga, e a que a ficha do debitómetro estava desligada, mas que eles próprios se encarregaram de a desligar. Eu pedi-lhes um orçamento da substituição de um turbo, e foi-me dito que custava cerca de 1200 euros, algo que eu disse que não estaria disposto a substituir de momento. Após algumas semanas e depois de falar com algumas pessoas, estas alertaram-me que caso o turbo do carro parta o motor pode mesmo ser danificado, então eu fiquei preocupado e decidi comecei a ver em quanto é que ficaria um turbo na concorrência.
Mas, a alguns dias atrás algo mais grave far-me-ia esquecer o problema do turbo:
Num fim de semana fiz uma viagem de cerca de 500 km com o carro, no dia a seguir quando me preparava para regressar a casa, fiquei sem embraiagem, e as mudanças não entravam. O carro acabaria de regressar para casa de reboque. O mecânico abriu o carro e constatou que a embraiagem tinha ido “à vida”, tinha agora de levar uma embraiagem nova o que com mão-de-obra incluída fica-me a 1300 euros. Eu estive a pensar e vou meter-lhe embraiagem, pois sem esta não consigo andar com o carro, nem sequer o consigo vender (ou só o vendo para a sucata e não me dão praticamente nada por ele), e quanto ao turbo eu não tenho possibilidade de agora gastar dinheiro para meter um novo turbo, e por outro lado eu acho que já estou a gastar demasiado dinheiro com o carro. Estou basicamente a “queimar” dinheiro e secalhar fico sem nada.
Perante o aqui descrito gostaria de saber as opiniões dos utilizadores aqui de fórum (que têm com certeza uma mais experiencia e conhecimentos sobre carros muito mais vasto do que eu tenho) acerca do carro e o que me aconselham a fazer quanto à possibilidade me substituir ou não o turbo. Desde de já agradeço pela atenção dispensada, e que para mim será com certeza muito importante.

Título: Re: Renault Laguna Break - turbo e embriagem
Enviado por: HugoT em 08 de Setembro de 2012, 17:34 pm
Realmente azar não te faltou ai....

A situação é muito complicada mas depois de substituíres tanta coisa acho que no teu lugar mudava o turbo.

Pensa assim, esse carro já sabes como está e o que arranjas-te, se te poes noutro (usado) sujeitas-te a passar por tudo de novo.
No entanto se apenas andas com o carro ao fim de semana podes sempre ponderar a hipote-se de um usado a gasolina, em que é muito mais difícil de encontrares esse tipo de problemas alem de que o carro é mais barato, normalmente tem muito menos kilometros e se começares a precisar de fazer kilometros, podes sempre por GPL.

Tens de ponderar bem!!!!
Título: Re: Renault Laguna Break - turbo e embriagem
Enviado por: nelsonjrgomes em 08 de Setembro de 2012, 18:51 pm
Bom, acho estranho pedirem tanto só pela embraiagem. Nesse preço não estará incluído o volante bimassa?
Pergunto isto porque há cerca de um ano o kit de embraiagem mais volante bimassa ficou-me por 1800, mudado num concessionário Renault, e só o preço do volante bimassa passava dos 1000 euros.

Esqueci-me de acrescentar o seguinte: Em alguns locais, e se o estado do turbo ainda o permitir, é efetuada a sua reparação e calibração, o que fica por uma fração do preço de um turbo novo. Procura um destes sítios (se pesquisares cá pelo fórum há alguns relatos), e pergunta por valores.

Um abraço, e boa sorte com o carro (eu tenho um, e acredita, é preciso mesmo sorte  :tongue:)
Título: Re: Renault Laguna Break - turbo e embriagem
Enviado por: alvaro carvalho em 08 de Setembro de 2012, 19:11 pm
Segindo diz a Luk no seu site, em principio o volante foi feito para durar a substituiçao de  2 discos de embraiagem.Mas depende do uso que se lhe dá, ou se ouve reprogramaçao...
Título: Re: Renault Laguna Break - turbo e embriagem
Enviado por: Sls a GPL em 08 de Setembro de 2012, 19:36 pm
Eu também  sou da opinião de fazeres a reparação do carro, ao menos ficas a saber com o que é que ficas, do que ir comprar outro, que não sabes em que estado está, e até pode estar em pior estado que esse. Quanto ao turbo.... sempre tens os reconstruidos, que são mais baratos do que os novos, é uma questão de procurares e saber de preços, e escolheres a opção cujo custo/beneficio seja o mais aceitável.
Título: Re: Renault Laguna Break - turbo e embriagem
Enviado por: Artur em 08 de Setembro de 2012, 20:26 pm
eu sou da opinião muda de mecanico, alguem que se diz mecanico e diz que é bom negocio e não verifica que o carro ganha pressão de agua, que tem uma ficha desligada, que a embraiagem está no final, desculpem lá mas é tudo menos mecanico . Os problemas acontecem a quem os procura e não me interpretes mal, mas procuras te os, alem de que com esses problemas todos e apenas com 110 mil km, muitos já devem ter desaparecido desse quadrante. Continuem a acreditar que as velhinhas só usam os carros no final de semana e depois aparecem estes casos.
Em relação ao problema, prepara te para gastar dinheiro e colocares o carro em condições, pois assim e tens toda a razão, não fazes nada dele.
Título: Re: Renault Laguna Break - turbo e embriagem
Enviado por: Icewolf em 08 de Setembro de 2012, 21:51 pm
Infelizmente....

Esse modelo até 2003 é um cancro no que diz respeito a turbos... pelo que tenho verificado a maioria é um atrás de outro...


Eu não posso opinar muito, porque o meu de 2002 é a gasolina 1.6 16v, com objectivo de o colocar a GPL daqui por 2 meses (juntar câmbio para tal, se não já estava)...

Se procurares pelo forum, existem mais casos idênticos com turbos partidos... o maior estrago que pode acontecer (não quer dizer que vá acontecer), é o turbo começar a puxar o oleo do motor, sobe a rotação para o máximo e nada se tem a fazer a não ser esperar que acabe o oleo e vá o motor para o galheiro, com um pouco de sorte consegue-se parar o motor, mas não é fácil...


Turbo com folgas, nada quer dizer, tudo depende da folga.... eles na oficina tiraram o turbo fora para verificar!? foi verificado em bancada!? é que se não foi, simplesmente mandaram um palpite.... o motor anda a gastar oleo!? normalmente os turbos antes de irem para o lado de lá começam por consumir um pouco de oleo, o motor começa a perder força, fumo branco pelo escape, etc.... se não tem nada disso a acontecer.... é mudar a embraiagem, tratar do motor, e se possível ir a uma casa especializada em turbos e mandar verificar o turbo, se ele estiver a começar com folgas, dá para reparar e por muito menos de €1000, muitas vezes com pouco mais de €100 faz-se a festa e fica um turbo reparado, agora depois deles partirem dificilmente há volta a dar....

eu sou da opinião muda de mecanico, alguem que se diz mecanico e diz que é bom negocio e não verifica que o carro ganha pressão de agua, que tem uma ficha desligada, que a embraiagem está no final, desculpem lá mas é tudo menos mecanico . Os problemas acontecem a quem os procura e não me interpretes mal, mas procuras te os, alem de que com esses problemas todos e apenas com 110 mil km, muitos já devem ter desaparecido desse quadrante. Continuem a acreditar que as velhinhas só usam os carros no final de semana e depois aparecem estes casos.
Em relação ao problema, prepara te para gastar dinheiro e colocares o carro em condições, pois assim e tens toda a razão, não fazes nada dele.

Não é bem assim isso dos km's....

Começo um carro, de 2003 1.9dCi que já levou com 2 turbos, estoirou agora outro e o dono vai reparar (desenrasque) e vender o carro e ele tem pouco mais de 70 mil km's....

Os km's pouco ou nada querem dizer.... a Laguna I Fase II cá de casa, comprada nova com 0 km's, ainda só tem 165 mil km's e já é de Setembro de 2000.... e muitas viagens fez de Aveiro-Porto-Guimarães, alias Aveiro-Porto era todos os dias quando andava na faculdade.... para Guimarães ao fim de semana, ao mesmo tempo andava também com o meu Ex-Clio, foi comprado com 20 mil km's (semi-novo, carro de serviço) e foi vendido recentemente com cerca de 185 mil km's.... por isso digo, km's nada dizem...
Título: Re: Renault Laguna Break - turbo e embriagem
Enviado por: urui em 09 de Setembro de 2012, 01:19 am
Se procurares pelo forum, existem mais casos idênticos com turbos partidos... o maior estrago que pode acontecer (não quer dizer que vá acontecer), é o turbo começar a puxar o oleo do motor, sobe a rotação para o máximo e nada se tem a fazer a não ser esperar que acabe o oleo e vá o motor para o galheiro, com um pouco de sorte consegue-se parar o motor, mas não é fácil...

Não estou a  ver qual é a dificuldade de travar o carro (travão de mão e pé) engatar uma sexta e largar a embareagem...tenho quase a certeza que ele pára...não, tenho mesmo a certeza que ele pára!!
Título: Re: Renault Laguna Break - turbo e embriagem
Enviado por: brooklyn_bounce em 09 de Setembro de 2012, 14:44 pm
eu sou da opinião muda de mecanico, alguem que se diz mecanico e diz que é bom negocio e não verifica que o carro ganha pressão de agua, que tem uma ficha desligada, que a embraiagem está no final, desculpem lá mas é tudo menos mecanico . Os problemas acontecem a quem os procura e não me interpretes mal, mas procuras te os, alem de que com esses problemas todos e apenas com 110 mil km, muitos já devem ter desaparecido desse quadrante. Continuem a acreditar que as velhinhas só usam os carros no final de semana e depois aparecem estes casos.
Em relação ao problema, prepara te para gastar dinheiro e colocares o carro em condições, pois assim e tens toda a razão, não fazes nada dele.


Epah, o mecânico não mentiu... É um bom negócio... Não disse foi pra quem.. Pra quem se desfez do carro deve ter sido, e pra ele próprio (o mecânico) também, ora se um cliente dele comprar um cancro, é bom pra ele que vai ter trabalho...  :p


Quanto ao problema em si, há uma coisa que deves ver, que problemas é que tiveste que não são desgaste natural? Basicamente só o termostato e mesmo assim, não é nada de anormal com esses anos todos em cima... De resto, discos e pastilhas qualquer um leva... Distribuição, devias ter confirmado isso antes de comprar e visto que já passava do tempo tentar negociar com o vendedor uma divisão de despesas... Agora a embraiagem, também já se devia notar qualquer coisa, ela não entrega a alma ao criador sem dar sinais primeiro, mas de qualquer forma continua a ser desgaste normal... O turbo, é chato sim, mas não deixa de ser um componente que tem desgaste, portanto ao fim dos supostos 110mil Km e sabe-se lá com que tratamento, se ele ainda só tem uma folga não está mau... Uma ficha desligada, que eles próprios se encarregaram de desligar, essa não percebi, mas não me parece grave... Um problema no cartão?!?! Que problema? E foi algo só detectado na oficina?! Tu usas o cartão todos os dias e na oficina detectam-te um problema no cartão?! Enfim...


Tudo isto para dizer que não tens propriamente razões de queixa válidas do carro. Compras-te-o numa altura em que estava a precisar de uma valente revisão, ok, mas não são propriamente problemas que não tivesses com qualquer outro carro...



Título: Re: Renault Laguna Break - turbo e embriagem
Enviado por: Icewolf em 10 de Setembro de 2012, 00:14 am
Não estou a  ver qual é a dificuldade de travar o carro (travão de mão e pé) engatar uma sexta e largar a embareagem...tenho quase a certeza que ele pára...não, tenho mesmo a certeza que ele pára!!

Eu disse aquilo porque pelos vistos tem acontecido a pessoal não conseguirem parar o motor.... felizmente é algo que nunca me aconteceu e espero que não aconteça para verificar se realmente o motor se cala.....
Título: Re: Renault Laguna Break - turbo e embriagem
Enviado por: brooklyn_bounce em 10 de Setembro de 2012, 10:14 am
Só não se consegue calar o motor em carros de caixa automática, de resto ele cala-se como o Urui disse, não tem outra hipotese...
Título: Re: Renault Laguna Break - turbo e embriagem
Enviado por: joaobotelheiro em 10 de Setembro de 2012, 11:22 am
Caros utilizadores desde obrigado pela atenção e pelas respostas dispensadas que são para mim bastante importantes.
Eu agora vou seguir o conselhos já aqui deixados por alguns membros. Antes demais vou mudar a embraiagem, pois sem esta o carro não anda!, depois vou tentar reconstruir o turbo, estive a ver o preço em várias casas e o mais barato que arranjei até ao momento fica por 200 a 250 euros.
Mas uma vez obrigado.
Título: Re: Renault Laguna Break - turbo e embriagem
Enviado por: Pedrob em 10 de Setembro de 2012, 21:45 pm
Um bom oleo 5w40 é muito importante para prevenir / prolongar problemas de turbo nesses motores

Boa sorte
Título: Re: Renault Laguna Break - turbo e embriagem
Enviado por: aacc em 10 de Setembro de 2012, 23:04 pm
... E não esquecer, desactivar EGR...
Título: Re: Renault Laguna Break - turbo e embriagem
Enviado por: MaNeL em 11 de Setembro de 2012, 12:24 pm
peço desculpa, mas não sei até que ponto é bom remover a EGR neste motor. No forum renault do reino unido eles falam lá muito dos canais da EGR obstruídos que por sua vez aumentam a temperatura normal do funcionamento do motor e, consequentemente "queima" o oleo mais rápido e mais cedo ele deixa de cumprir a sua função em condições. Daí que 30000 kms com o mesmo óleo neste motor é desaconselhável. principalmente porque grande parte do pessoal até limpa a EGR mas não os tais canais que eu falo ;)
Título: Re: Renault Laguna Break - turbo e embriagem
Enviado por: mascondez em 11 de Setembro de 2012, 12:30 pm
realmente eu concordo com o MaNeL "anular" a EGR neste motores não acho que seja muito saudavel, sem duvida fazer a revisão a tempo e horas.
no caso da minha faço de 15mil em 15mil.
Título: Re: Renault Laguna Break - turbo e embriagem
Enviado por: nelsonjrgomes em 11 de Setembro de 2012, 14:59 pm
O que eu faço e mandar limpar de vez em quando a egr; como faço muita cidade mudo óleo a cada 10.000 km. como coloquei num post recentemente, estas medidas já fizeram com que o turbo que tenho na carrinha já tenha durado mais do que o original.
Abraço,
Título: Re: Renault Laguna Break - turbo e embriagem
Enviado por: pjrcampos em 12 de Setembro de 2012, 20:23 pm
De facto, vistas bem as coisas, quase tudo são problemas de peças de desgaste... E aí, só novo! E durante algum tempo...
Eu acabei de comprar uma Laguna de 2002, e espero ter sorte com ela... Mas de facto é curioso ver a forma como são vistos os carros... Se é um BMW, Mercedes ou Audi, é azar. Se é outra marca qualquer, é uma porcaria...
Dou-vos o meu exemplo pessoal: Sempre gostei de Lancia. Tive 3! Um Delta, um Dedra e um Lybra. Problemas, salvo raras excepções, só o normal de desgaste. O que todos me diziam? São carros que não valem nada, e tal... Conheço um primo de um sobrinho de um amigo de um tio que conhece um tipo que teve um e que deu muitos problemas... Enfim... Depois disso, comprei um Mercedes Classe A para a minha esposa. Nem vos digo nada... O pior carro que já tive, com problemas de todo o tipo e sempre, sempre muito dispendiosos. Recentemente, tive uma BMW 525d. Problemas atrás de problemas, e de todo o tipo e feitio. O que todos diziam? Tens mesmo azar! Não é mesmo nada comum esses carros darem problemas!... Deviamos aprender a olhar mesnos para a marca, e passar a valorizar as coisas pelo que elas são...
Neste caso em particular, parece-me mais que houve alguma falta de cuidado na compra. Enfim, se calhar foi mesmo azar. Espero que se consigam resolver todos os problemas, e perceber que os carros, independentemente da marca, são isso mesmo. Apenas carros, que dão problemas...
Abraço a todos!
Título: Re: Renault Laguna Break - turbo e embriagem
Enviado por: aacc em 12 de Setembro de 2012, 23:32 pm
Concordo com tudo que o "pjrcampos" disse,
mas quando vejo os contrutores aplicarem
válvulas, em bons motores que consumiram
anos de investigação, que apenas o que fazem
é injectar gases já queimados na ADMISSÃO,
onde apenas deveria haver ar LIMPO,
para com isso baixar a temperatura na câmara
de combustão, quando o motor não está em
esforço. Havendo para isso outras soluçóes,
por exemplo injeção de água, como já foi
testado na F1. Mas claro sempre é melhor,
para quem vende, o cliente trocar de carro
de 6 em 6 anos.
Título: Re: Renault Laguna Break - turbo e embriagem
Enviado por: brooklyn_bounce em 13 de Setembro de 2012, 10:03 am
Baixar a temperatura na câmara de combustão?!?! Então com a injecção de gases de escape na admissão não vai aumentar a temperatura?!?! O gazes de escape costumam estar mais quentes que os de admissão...Estou errado?

No entanto, também não te esqueças que os anos de investigação que os motores tem são exactamente a contar com esses gazes, não é algo que se projecte todo o motor e no final é só meter a EGR...São projectados já tendo em conta a EGR.
Título: Re: Renault Laguna Break - turbo e embriagem
Enviado por: Rui em 13 de Setembro de 2012, 10:10 am
Efectivamente a injecção de gases de escape na câmara de combustão, tem como efeito imediato o baixar da temperatura da mesma. Tudo isto porque os gases vão ocupar algum do espaço que seria preenchido com oxigénio.
A sua principal função é diminuir a emissão de óxidos de Azoto (NOx), e assim permitir que os motores cumpram com as normas anti-poluição cada vez mais restritas.

Injecção de água na câmara de combustão?
Em competição tudo bem, agora numa utilização quotidiana é uma aberração. Era mais um depósito que os carros tinham que ter...
Título: Re: Renault Laguna Break - turbo e embriagem
Enviado por: brooklyn_bounce em 13 de Setembro de 2012, 10:20 am
Ok, já percebi.. Baixa a temperatura no momento da explosão / combustão por não haver tanto oxigénio e não a baixa simplesmente por entrar na câmara... Ok... Sempre a aprender...  :)