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Àrea Tecnica => Electrónica / Electricidade => Tópico iniciado por: aacc em 09 de Setembro de 2012, 15:09 pm
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Boas amigos e companheiros.
Quero trocar a lâmpada de indicação de motor a funcionar
por um LED, para resolver o problema de lâmpada fundida
de uma vêz por todas.
Como os leds têm polaridade,
dava-me jeito saber saber o pinaut da ficha,
se houver algum "cocabichinos" (sem ofensa) que saiba,
aí vão os mes agradecimentos.
(http://img526.imageshack.us/img526/3593/dscn2562p.jpg) (http://img526.imageshack.us/img526/3593/dscn2562p.jpg)
(http://img801.imageshack.us/img801/2130/dscn2560l.jpg) (http://img801.imageshack.us/img801/2130/dscn2560l.jpg)
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Podes sempre pegar num multímetro, e com ele verificar a polaridade.
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Viva
A questão é que eu queria já ter um botão modificado,
para depois ser apenas retirar o do carro e colocar o novo.
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e o que impede de fazer isso com um multimetro ?
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Para saber onde estão as polaridades,
tenho que retirar o botão que está no carro
para ter acesso á ficha que vem da cablagem
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Neste DIY está bem explicado como retirar o botão: http://www.renaultpt.com/index.php?topic=9577.0 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=9577.0)
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Obrigado
Um dia destes, armado de paciência, vou por mãos à obra. :cry:
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O DIY está bem explicado e só tens que fazer as coisas com calma. :wink:
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Para saber onde estão as polaridades,
tenho que retirar o botão que está no carro
para ter acesso á ficha que vem da cablagem
errado
consegues faze lo com um multimetro e com o botão fora.
não preciso ter um led ligado para identificar a polaridade dele, basta colocar o multimetro na escala de diodos e vejo.
e quase de certeza que olhando para essa placa, ou tem identificação de polaridades, normalmente com um K, ou então basta com um multimetro verificar o ponto de massa e ver a que lado da lampada vai bater
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e não podes colocar um led directamente na placa, tem que levar uma resistencia, e como não á espaço no botão, o que tens que fazer é cortar o fio da ficha, e soldar uma resistencia no fio, eu tenho um DIY, mas ainda não tive tempo/paciencia para trocar as lampadas, mas é bastante simples.
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errado
consegues faze lo com um multimetro e com o botão fora.
não preciso ter um led ligado para identificar a polaridade dele, basta colocar o multimetro na escala de diodos e vejo.
e quase de certeza que olhando para essa placa, ou tem identificação de polaridades, normalmente com um K, ou então basta com um multimetro verificar o ponto de massa e ver a que lado da lampada vai bater
Explica lá isso melhor Artur que eu também só saberia identificar isso com tudo ligado e colocando as pontas do multimetro em cada lado da lampada a ver se tinha 12v ou -12v, com diodos ou pontos de massa não sei ou não percebi...
P.S. Isto se calhar é tema para outro tópico mais nos DIY mas como foi aqui que falaste nisso...
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Boas
A resistência lá a consegui meter, usando um LED
de reduzidas dimensões associado a uma resistência
de 1/4 de watt que também é minúscula.
Agora, para já o que fiz foi ligá-la aleatoriamente,
se não der, toca a desoldar rodá-la e voltar a soldar.
(http://img827.imageshack.us/img827/4231/imgp995102.jpg) (http://img827.imageshack.us/img827/4231/imgp995102.jpg)
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No multimetro consegues saber onde é o + e o - no botão, depois o led é facil, se reparares, nos fios do led um é maior que o outro, o que quer dizer é que o fio maior é o + e o menor é o -.
Fica aqui um DIY que acabei de postar:
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=10773.msg187402;topicseen#new (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=10773.msg187402;topicseen#new)
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É só para acrescentar que tive um anjinho ao meu lado.
Não tive que desoldar nada, acertei à primeira! :lamp:
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Tives-te um pouco de sorte mesmo.
Arriscas-te um bocado ao colocar e estanhar tudo no botão.
Mas ainda bem que sai impecavel :dance: