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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: Sam_Renault em 11 de Setembro de 2012, 14:02 pm
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Boa tarde,
Tenho andado a reparar num motor algo raro da Renault que é o 1.6 16v que equipava o Clio há uns anos. Através da pesquisa não existe nenhum tópico sobre este motor, nem nas dúvidas, nem nos projectos.
Alguém já teve problemas com este motor, experiências, ou conhece alguma coisa, algum boato?
É que é um carro que está ao mesmo preço de um 206 GTI ou de um Cup, e sinceramente, gostava muito mais de ter um Clio, pois tenho um 1.2, que conduzo mas não é meu, e que gosto bastante. E até já estão mais ou menos ao mesmo preço dos que referi, com poucos quilómetros.
Alguma coisa que saibam a nível de performance ou problemas que deram, ou o porquê de ser tão raro, coloquem aqui.
Cumprimentos
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São raros porque o preço, com a nossa espectacular carga fiscal em cima, atira-se para valores parvos.
Com o valor que era pedido por um exemplar desses, aqui no nosso rectângulo a malta prefere dar o mesmo por um diesel...
Faz uma pesquisa usando apenas "1.6", que de certeza encontras vários relatos de Megane e Laguna com esse motor.
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Os Cup tiveram mais saída e tinham a mesma cilindrada. Assim como a gama GTI. E agora até estão mais ou menos ao mesmo preço. Não consigo é obter informação sobre o motor para saber se vale a pena.
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Esse motor é o mesmo dos Lagunas...
o codigo do motor é K4M....
É um motor extremamente fiável, foi o que me levou a comprar um Laguna II Fase I 1.6 16v (com esse mesmo motor)... até agora 5 estrelas...
Pontos a ter em atenção:
- Ponto do motor, esse motor requer ferramentas especificas para colocar o motor no ponto quando se troca a correia da distribuição.
- Bobines, pode acontecer ir-se uma ou outra a vida e motor ficar com trabalhar inconstante, mas nada como cerca de €30 se resolva em menos de 10 minutos e troca-se a bobine defeituosa (as Sagem de origem são muito frágeis mesmo, já tenho 2 Vale montadas)
De resto é gota e andar... um bom oleo, manutenção a tempo e horas e é motor para durar, é também um excelente motor para GPL, a Renault na França tem lançado carros para o mercado a GPL de fábrica com esse mesmo motor.
No Laguna nota-se alguma dificuldade no motor em recuperações principalmente em subidas, mas isso deve-se ao peso do carro, agora no Clio.... isso é um foguete... :D
Também passei de um Clio 2 Fase 2 1.2 8v (D7F) para esta máquina e até agora satisfeito....
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Obrigado pelo feedback Icewolf,
Eu calculo que em aceleração, recuperações e consumos seja superior devido ao Clio andar a ronda apenas os 1000kg.
Só uma última questão:
Com quantos km's compraste a tua e quantos já tem?
Cumprimentos
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Um amigo meu tá a vender o dele, tá impoecavel, com interior rs, e fi pintadinho de novo à pouco tempo..
Adoro o carro, pena ele ter de o vender, pois já tem mais outro carro e mota e vai vender o 1.6 tb por ser a gasolina..
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Eu prefiro este Clio a qualquer Cup ou GTI.
Secalhar é o mesmo que ando a ver.
Mandas-me o link dele, se estiver na net, por pm?
Cumprimentos
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Obrigado pelo feedback Icewolf,
Eu calculo que em aceleração, recuperações e consumos seja superior devido ao Clio andar a ronda apenas os 1000kg.
Só uma última questão:
Com quantos km's compraste a tua e quantos já tem?
Cumprimentos
Comprei com 135 mil km's +- já vai com 142 mil km's.... comprei a no final de Junho....
Mas andam por aí fora muitas com mais de 300 mil....
Este motor é o mesmo que equipa os Laguna I, Meganes I, Scenics, Clios, Meganes II, Lagunas II, etc.... a Renault pelo que vi usa-o a bastantes anos, senso considerado um motor muito fiável... com a diferença que antigamente não tinha VVT e agora tem VVT (válvulas variáveis, um sistema em todo idêntico a VVT-i e Vtec...)
Consumo não me posso queixar, ultimamente não tenho tido preocupações nenhumas com o consumo, estou com misto de 7.1l/100, mas raramente faço cidade.