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Àrea Tecnica => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: aacc em 15 de Setembro de 2012, 20:11 pm
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Boa noite meus amigos.
Como estou farto de contribuir para os lucros
da ofinina de marca, onde tenho sempre ido
para as mudanças de óleo, onde pago o ELF
a peso de ouro, estou a considerar adquirir
uma bomba eléctrica de sucção, para extrair
o óleo pelo bujão do carter.
Gostaria de saber opiniões.
Muito obrigado.
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Coisa mais simples e mais eficaz é retirar o bujão do carter de maneira a o oléo sair todo, assim não ficam restos de óleo velho e o motor agradece.
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Desculpem a minha confusão, até o título está mal.
O que eu pretendo é extrai-lo pelo orifício da vareta.
deve ser do calor!!
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Podes arranjar um aspirador próprio para isso, mas penso que fica mais óleo antigo no motor.
Porque não desarpertar o bujão do cárter e deixar o óleo fluir com a ajuda da gravidade?
O bujão do cárter têm a rosca moída?
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Viva
Não é questão da rosca moída, é que eu
não tenho grandes condições de elevar o carro
para conseguir tirar uma protecção que ocupa
toda a área inferior do carro ocupado pelo motor/caixa.
( Laguna II )
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Isso é a coisa mais simples de fazer, dá algum trabalho mas consegues, levantas o carro com o macaco , colocas o pneu suplente por baixo da roda que ficou no ar, para evitar acidentes.... deitas-te no chão e soltas a protecção, se for preciso efectuas a mesma operação no outro lado do carro, e poupas uns € na compra dessa dita bomba.
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Bem lembrado sls.
As ideias simples são as melhores :wink:
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e eu sou daqueles que acham que o óleo aspirado fica o cárter tão bom ou melhor que escorrido
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E segundo já me disseram, o aspirar o óleo não deixa oleo no carter, até podem tirar o bujon que não vai escorrer mais ;)
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Exactamente... Aspirado não fica lá nem gota...
Escorrido com o carro elevado só dum lado, ou mesmo elevado dos dois lados mas só à frente apostava em que ficava lá bem mais que umas gotas...
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Não fica lá gota..... não é bem assim, de certeza que não andam lá com o aspirador a aspirar todos os cantinhos.
Se calhar com o aspirador é uma operação mais limpa, pois os derrames são nulos, não se sujam as mãos/luvas/chave, o óleo fica logo dentro de um recipiente fechado, etc....
Se desapertar o bujon , e se o carro estiver direito, ou ligeiramente inclinado para o lado do bujon, e se esperar uns 10 ou 15 min para que o óleo escorra como deve de ser, fica ela por ela, o contra é que é uma operação mais suja, podem ocorrer derrames, tem que se retirar o bujon e o óleo cai logo em cima da mão/luva/chave, tem que se colocar uma anilha nova, etc, mas o lado mais favorável é que é menos dispendioso.
Com a aquisição de uma maquina, envolve custos, que tem que ser amortizados nas varias mudas de óleo, 1 a 2 vezes por ano.... será que compensa?? Eu acho que não, mas se se tiver o dinheiro para investir, é uma boa compra, pois poupa-se no trabalho, e a comodidade que se tem neste tipo de operação é bem capaz de compensar o investimento.
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Aqui vai mais uma opinião pessoal ;)
Se o óleo não fosse pra sair pelo bujão do cárter, eles não o faziam assim em tudo o que é automóvel. Tudo bem que se inventou outras maneiras de o extrair sem os tais derrames e/ou rapidez, mas acho que esta maneira continua a ser a melhor.
Outra nota, é que, até alguns bujões, têm 'poder' de íman para agarrar limalhas ou impurezas dos materiais internos. Ao fazê-lo no sentido inverso, não sei até que ponto será a melhor solução, mas lá está... cabe a cada um ver a melhor maneira.
Em certas oficinas, continuam a extrair o óleo pelo cárter, e outras, tendo a tal máquina de sucção, fazem-no por aspiração.
Qual a melhor...... quem saberá?! ;)
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Pois qual a melhor não sei, mas tenho ido a várias renault e outras marcas e todas tiram pelo bujão, agora em oficinas multi-marcas usam a máquina.
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Passei esta tarde na Norauto, há lá aspiradores
para este fim a 20euros.
Acho que vale a pena experimentar.
Obrigado a todos pelas vossas sugestões. :smiley:
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Salvo o erro o smart fortwo nao tem bujao, so aspirando mesmo...
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E o filtro de óleo? É acessível por cima? Não tens que te colocar debaixo do carro para o trocar?
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Já estive a espreitar, o filtro é visível for cima.
Julgo que o vou conseguir rodar.
Já soube entretanto, que o aperto
é apenas dado à mão !
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Essa questão que colocas é bastante controversa... Já tinha argumentos de um lado e dou outro.. Sinceramente acho que as duas são eficazes e apesar de tirar pela vareta (que consegue-se medir se tirou tudo ou não..), prefiro retirar pelo carter pois o óleo corre naturalmente e consegue ver se alguma porcaria estiver a sair enquanto no outro lado tens que andar a mexer com o reservatório para ver.
Em relação ao parafuso reter as limalhas coloco as minhas dúvidas e, aliás os filtros estão lá para isso.
Claro que é mais limpo pela vareta mas não o vês a sair e se colocas mal o tubo não vai sair o óleo todo.
Por baixo tens que levantar o carro colocar-te debaixo dele e vais ficar com os dedos bem quentinhos se o óleo estiver quente alem de comprar uma anilha novo.. E juízo a colocar a anilha na posição certa senão tens que refazer o processo e retirar o óleo novo e voltar a colocar...
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Eu comprei uma dessas maquinas electricas na Norauto para mudar o oleo de um Fiesta que eu tenho que tem a rosca do carter muida
Até agora tudo bem, aconselho é a comprares a maquina maior com mais watt's de potencia porque resiste mais!
Le bem as instruções porque a máquina não pode funcionar mais que 5min seguidos...