Forum RenaultPT

Àrea Tecnica => Electrónica / Electricidade => Tópico iniciado por: Paulo Roque em 21 de Setembro de 2012, 03:42 am

Título: Várias dúvidas....
Enviado por: Paulo Roque em 21 de Setembro de 2012, 03:42 am
Boa noite

A minha laguna (1.6 16v / não sei a fase :-( ) é de 03/2003 e comprei-a em Outubro de 2011. Já pesquisei aqui no fórum e não encontrei resposta concreta para as minhas dúvidas que são:
1- Há uns dias atrás a "hospedeira" alertou-me para o facto de não ter stop traseiro direito, desde sábado que não tenho médio (xénon) do lado direito e não me avisou... não consigo perceber se está fundida.... os médios têm fusíveis?
2- Os retrovisores deixaram de recolher (1º o esquerdo e depois o direito), será motor ou fusíveis?
3- Será que esta versão tem sensores de luz e chuva?

Peço desculpa pelo nº de dúvidas, mas não conheço nenhum electricista que me saiba esclarecer.
Obrigado
Título: Re: Várias dúvidas....
Enviado por: mascondez em 21 de Setembro de 2012, 09:19 am
Bom dia.

Antes de mais a tua Laguna é LAGUNA II PHASE I

1º Os medios tem fusiveis tal como os minimos etc..., para te ser sincero a minha ST andou alguns dias com o medio (xenon) do lado esquerdo sem dar sinal de vida e o CB e "hospedeira" tambem não avisaram. No meu caso foi humidade passdo 5 dias ja estava tudo normal novamente.

2º É uma questao de ires ver todos os fusiveis nunca me aconteceu algo desse genero

3º Muito provavelmente tens sensores de chuva mas qual é a versão da tua laguna.

 
Título: Re: Várias dúvidas....
Enviado por: Paulo Roque em 21 de Setembro de 2012, 11:18 am
Bom dia Mascondez

Obrigado pela rapidez e pelas respostas
A versão é a break privilége

Obrigado
Título: Re: Várias dúvidas....
Enviado por: mascondez em 21 de Setembro de 2012, 13:53 pm
No caso da minha tambem é um break privile e tem sensores de chuva.
Título: Re: Várias dúvidas....
Enviado por: Paulo Roque em 21 de Setembro de 2012, 16:31 pm
Obrigado!!!
Vou tentar ver no manual como se activa o sensor!!!
Título: Re: Várias dúvidas....
Enviado por: mascondez em 21 de Setembro de 2012, 17:04 pm
Facil a tua manete dos limpa vidros deve estar toda para cima ou seja off.
1ª posição - sensor de chuva ligado
2ª posição - limpa mais lentamente
3ª posição - limpa media intencidade
....


Esquecime de referir acima de para poderes confirmar se realmente tens sensor de chuva tens que ter algo deste genero.

(http://imagensonline.net/thumbs/capteurdep.jpg) (http://imagensonline.net/?v=capteurdep.jpg) (http://imagensonline.net/?v=capteurdep.jpg)
Título: Re: Várias dúvidas....
Enviado por: Paulo Roque em 22 de Setembro de 2012, 12:21 pm
Bom dia

Estive a ver a comparar com a imagem que enviou e é um pouco diferente...
Vou tirar uma foto para mostrar.

Obrigado
Título: Re: Várias dúvidas....
Enviado por: Paulo Roque em 22 de Setembro de 2012, 13:07 pm
Sei que as imagens nao são as melhores :-( mas parecem-me 2 sensores , embora o manual não mostre nenhuma foto.
(http://imageshack.us/a/img707/7193/img20120922125429.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/707/img20120922125429.jpg/)

(http://imageshack.us/a/img515/9093/img20120922122700.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/515/img20120922122700.jpg/)
Título: Re: Várias dúvidas....
Enviado por: Sls a GPL em 22 de Setembro de 2012, 14:10 pm
Se calhar um é o sensor de chuva e o outro o sensor de luz, o que faz acender os médios automaticamente.
Título: Re: Várias dúvidas....
Enviado por: Paulo Roque em 22 de Setembro de 2012, 14:27 pm
Também penso que sim.... Agora o enervante é não conseguir pôr nada disto a funcionar. vou tentar passar um bom bocado a ver fusíveis para ver se está algum "marado" . é o que dá um gajo não pescar nada de electrónica.
Já agora, obrigado pelo "jeito" no post das fotos. tava complicado
Título: Re: Várias dúvidas....
Enviado por: mascondez em 22 de Setembro de 2012, 16:29 pm
Esse é tal e qual o sensor que tenho na minha Laguna, a outra foto que deixei foi so um exemplo.
A minha tem esse sensor e so serve de sensor de chuva.

Se reparares quando tens o sensor de chuva ligado ate acende um luzita vista do lado de fora por onde tiras-te as fotos.
Título: Re: Várias dúvidas....
Enviado por: Paulo Roque em 22 de Setembro de 2012, 18:56 pm
Passei estas horas de volta da carrinha.... descobri que o motor do retrovisor direito deu o berro, o do lado esquerdo nem  motor tem, por trás do retrovisor interior tem duas fichas( uma deverá ser do sensor e outra do retrovisor para escurecer ), a 1ª posição da manete do limpa vidros é a que limpa intermitente ( no manual diz que quando se activa o sensor, limpa duas vezes e pára e assim fica activado, mas na minha não parou).  :angry:

(http://imageshack.us/a/img844/4417/img20120922155822.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/844/img20120922155822.jpg/)

Obrigado pela vossa ajuda
Título: Re: Várias dúvidas....
Enviado por: Artur em 23 de Setembro de 2012, 02:03 am
é ligar a clip e confirmar se está tudo corretamente configurado e se estiver, há forma de testar com a clip
Título: Re: Várias dúvidas....
Enviado por: Paulo Roque em 23 de Setembro de 2012, 15:47 pm
Boa tarde

Desculpa a minha ignorância... Como se faz esse teste?
Título: Re: Várias dúvidas....
Enviado por: mascondez em 23 de Setembro de 2012, 16:27 pm
Clip é a maquina de diagnóstico da Renault. ou vais directamente a renault ou a alguém de possua a mesma.
Título: Re: Várias dúvidas....
Enviado por: Paulo Roque em 23 de Setembro de 2012, 16:31 pm
lolol ok obrigado. fiquei esclarecido  :happy:
Título: Re: Várias dúvidas....
Enviado por: Paulo Roque em 27 de Setembro de 2012, 13:00 pm
Olá pessoal
Mais uma vez preciso de ajuda!!!!

Como referi anteriormente, fiquei sem o médio direito (xénon). Fui à Renault e pediram-me 300€ pela lâmpada.... Cá fora comprei por 22€. Levei a um amigo que mudou a dita. Resultado final: após trocas de lâmpadas e balastros..... nada  :angry:
Ele disse-me que tenho que trocar o balastro que liga ao farol. Que balastro é esse e onde consigo arranjar?

Obrigado
Título: Re: Várias dúvidas....
Enviado por: mascondez em 27 de Setembro de 2012, 13:37 pm
É o balastro que te alimenta o farol encontra-se na zona do farol se nao estou em erro na parte inferior.
Podes encontrar numa socata ou numa casa de peças.
Título: Re: Várias dúvidas....
Enviado por: Paulo Roque em 27 de Setembro de 2012, 13:43 pm
Pensei que fosse mais difícil procurar....
Obrigado pela dica. depois digo se encontrei e os preços, para ajudar aqui o pessoal.