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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: MaNeL em 21 de Setembro de 2012, 22:43 pm
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Boas, Ao contrario do que costuma acontecer o temperatura do meu carro teima em não estabilizar, não para cima mas para baixo. ou seja o motor está mais fresco que o que deveria estar...
isto aconteceu-me hoje em condução na nacional a velocidades constantes a 80/90 km/h. Para quem conhece o quadrante low-end dos Clios III a temperatura não é por ponteiro mas sim digital, através de umas barras no CB. normalmente aparecem 2 ou 4 barras consoante se o motor já atingiu a temperatura ideal ou não...
até hoje após 6/7km a temperatura já estava no máximo. mas desde hoje a tarde (que eu tenha reparado) sempre que vou a uma velocidade estável ele baixa para as duas barras o que normalmente só acontecia com temperaturas exteriores perto de 0.
o que poderá ser? termostato colado em aberto? sensor de temperatura marado?
o quadrante em questão é este:
(http://img525.imageshack.us/img525/6913/foto0063ik.jpg)
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Termostato nas lonas (aberto).
No meu ex-clio II aconteceu isso, tal e qual como descreves.
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O mais certo é ser o termóstato que avariou , e ficou aberto, quando o carro anda, arrefece, quando paras, aquece. É sintoma típico dessa avaria
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Alguém sabe o preço disso na Renault? e já agora, que anti-congelante usa este motor? assim pode sair um novo DIY :happy:
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Vê este diy, o teu deve ser semelhante. Isso até é coisa barata, o preço ao certo é que não sei, encontras também, com facilidade na concorrência. http://www.renaultpt.com/index.php?topic=6902.0 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=6902.0)
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é possível ele ter "colado" e voltado a descolar?? é que aparentemente está tudo ok outra vez...
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Pode , mas depois também pode ficar colado fechado e ai depois é que são elas.....
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A mim o que me acontece é o seguinte.
A temperatura sobe, 2 traços, que acontece em 5 minutos (que é normal)
Mas depois, não sobe para o valor normal de funcionamento (mostrador a meio)
Deixo uma foto de como fica, por muito que ande, a temperatura não sobe mais.
Deve ser o termostato.
Só não percebo porque é que ele lê o aumento de temperatura nos arranques, mas não reconhece quando o motor está quente.
Cumps,
(http://imagizer.imageshack.us/v2/280x200q90/27/azsr.jpg) (https://imageshack.com/i/0razsrj)
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Tens que ver se o sensor da temperatura está a funcionar bem. mede com um multímetro os valores de resistência do sensor para despiste se o problema está no sensor se no termostato.
Já pus isso aqui - http://www.renaultpt.com/index.php?topic=12654.msg245016#msg245016 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=12654.msg245016#msg245016)
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boas pessoal
entao soluções para este problema nao ha?
Cumps
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trocar a caixa de aguas (vulgo termostato)
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a mim acontece-me o mesmo desde que tenho o carro.
a temperatura oscila entre os 2 traços e os 4. mas quando ando em AE e assim marca sempre os 4.
em nacionais é que vai mudando entre os 2 e os 4 traços...
Concluindo, tb devo ir investigar a resistência do mesmo certo?
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Sim, primeiro convém verificar se o sensor esta a funcionar bem e se tiver, é o termostato que já não está bom.
O funcionamento normal é quer esteja o carro parado ou a andar, seja em qual quer tipo de percurso o ponteiro manter-se estável, salvo situações extremas.
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Boas, o meu clio mudou se o radiador de oleo, oleo, e filtro, anti congelante que o radiador de oleo furou e ficou tipo pasta, circuito todo, etc. Limparam tudo, o carro está mt melhor mas noto que em andamento sobe 2 traços só, mas se tiver parado muito tempo sobe até meio e aquece muito.
Poderá o sensor de temperatura com a pasta de oleo com água e não lê bem ou termostato avariado ?
Thanks
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É mais provável ser do termostato.