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Àrea Tecnica => Geral Renault => Tópico iniciado por: youresocool em 24 de Setembro de 2012, 21:55 pm
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Boas.
Adquiri recentemente um novo veículo: Renault Megane II, com o motor 1.5 DCI 80cv, e nível de equipamento Luxe Privilege. A nível de exterior está muito bom, pintura e jantes. Já no interior mostra algum desgaste, principalmente devido à cor Beje. Tem 166.000KM.
Pretendo com este tópico relatar os problemas detectados, e esclarecer algumas dúvidas. Isto porque ainda estou na dúvida se o mantenho ou se o vendo. Tenho preferência por motores a gasolina, comprei este devido a haver mais oferta de diesel e ter sido um bom negócio.
--- Antes demais: os KM. Apesar de ter comprado o veículo com 166.000 KM não confio a 100% neles. De notar que o carro é de Fevereiro e a última inspecção é de Agosto. No entanto, o farol esquerdo é novo e tem marcas de ter tido acidente, o que poderá justificar algum tempo imobilizado e a nova inspecção. Vale a pena consultar a Renault para saber algo do histórico do veículo?
--- O visor no quadrante onde deveria aparecer o carro (sinalizando as portas e pneus) está como na foto. Acho estranho visto que noutros quadrantes o simbolo do carro vê-se sempre, mesmo desligado.
(http://imageshack.us/a/img40/8642/img20120917160143.jpg)
--- O visor do rádio está como mostra a foto. Só de manha com temperaturas baixas melhora. Possivelmente será mau contacto na ligação, será necessário desmontar o tablier completo para poder verificar?
(http://imageshack.us/a/img855/7710/img20120915214315.jpg)
--- Surgiu uma fuga de combustivel junto à boia. Provavelmente era de uma pequena folga que a boia tinha, mas também poderá ser da borracha. Actualmente tem uma "achanadata", se voltar a acontecer coloca-se uma nova borracha e rosca que adquiri. É problema conhecido ou vinha mal montado?
(http://imageshack.us/a/img820/8421/img20120920165118.jpg)
--- O Ar Condicionado funciona bem mas tem aparentemente o famoso problema: surge água no chão do passageiro. Provavelmente será do esgoto entupido, mas como também já vi água dentro do filtro de habitáculo surge a dúvida: esgoto entupido, canais que escorrem a água para o exterior entupidos ou ambos?
--- Ainda relacionado com o AC: em todas as posições de controlo do fluxo, é sempre mandado ar para os pés. É caracteristica, feitio, ou avaria (algo desencaixado) ?
(http://imageshack.us/a/img822/4430/img20120919193238.jpg)
--- Último problema: ainda há cerca de duas horas chego ao carro e tenho uma surpresa, a bateria descarregada. Aparentemente os médios ficaram ligados desde manhã. Não percebo é o motivo, pois mesmo ao abrir a porta é suposto o carro desligá-los, coisa que já testei várias vezes. Das duas uma, ou realmente não os desligou, ou por qualquer motivo voltou a ligá-los!
Para já é tudo. Peço desculpa por tanta dúvida, mas creio que é a melhor forma de as esclarecer, tendo em conta que vocês percebem mais do que eu a nível de Meganes certamente! :mrgreen:
Muito obrigado desde já.
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Esse problema do visor do rádio também acontece na minha e é do calor! A solução é trocar, porque das fichas não é! Eu conheço uma laguna das novas com o mesmo problema.
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Podes consultar o historial na Renault, mas penso só consegues alguma coisa se o carro tiver as revisões feitas na marca.
A inspecção feita fora do tempo "normal" não quer dizer nada. Alguns stands compram os carros e só passado alguns meses os põem à venda, simplesmente porque estiveram a fazer pequenas reparações nos carros antes de os vender.
A inspecção feita pelos stands antes de por os carros à venda é também uma maneira que de dizer ao comprador: "Olha como o carro é bom! Acabou de passar na inspecção!".
O display do rádio assim é um problema comum, só a mudar o display é que resolves o problema.
Já agora, de que ano é o carro? É que esse quadrante é dos Mégane II Fase I e o display parece ser de um fase II (os fase I não tinham linha a dividir as horas da frequência/nome da rádio, daí a minha dúvida)
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Só uma pergunta, mesmo com todos esses problemas, compraste o carro na mesma?
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Antes demais, obrigado pela ajuda.
O carro é de 2003. Mas o rádio é o Cabasse Auditorium, daí o display ser diferente. Se a solução é mesmo trocar, vou começar a procurar.
Já agora aqui ficam 3 fotos do veículo.
(http://imageshack.us/a/img805/894/img20120916165625.jpg)
(http://imageshack.us/a/img835/6101/img20120916165957.jpg)
(http://imageshack.us/a/img543/2622/img20120915135245.jpg)
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Esses problemas são problemas que até se resolvem, desde que o carro tenha sido um "achado", ate pode ter sido boa compra. O display central do radio é trocar esse por outro que fica resolvido ;) o quadrante tanto pode ter o lcd avariado como ser avaria do quadrante, só trocando o lcd e experimentando ;) a bateria descarregada ate pode ser alternador que nao está a carregar ou a bateria estar nas lonas... bomba de combustivel mal montada é a resposta :) agua nos pes do pendura é o esgoto do AC que está entupido ou uma fuga no radiador da sofagem :)
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É que esse quadrante é dos Mégane II Fase I e o display parece ser de um fase II (os fase I não tinham linha a dividir as horas da frequência/nome da rádio, daí a minha dúvida)
A minha é uma fase 1 e tem a linha a separar. Deve ser dessa linha que eles maram! :D
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Só uma pergunta, mesmo com todos esses problemas, compraste o carro na mesma?
Enquanto testei o carro só tive oportunidade de detectar alguns problemas, nomeadamente o display do rádio e do quadrante (apesar de nem me ter apercebido bem). Os outros obviamente só com o uso normal e testes mais intensivos. Pelo preço também não podia exigir tudo 100% funcional, excepto o motor.
Tendo em conta que não preciso de colocar o carro numa oficina, eu e outro amigo tratamos dele, não considero os problemas graves. A ideia é mesmo esclarecer algumas dúvidas, e perceber se vale a pena investir, se entretanto não surgir um bom negócio a gasolina. :azn:
@ Gonçalo
Em relação ao LCD do rádio ainda pensei que fosse da ligação, mas pelo que dizem tenho mesmo de procurar um. O do quadrante, como referi, só me faz alguma confusão o meu ser o único com "linhas fundidas", os outros que vejo estão 100% funcionais, até com o quadrante desligado mostram a imagem do carro.
A descarga da bateria provavelmente foi alguma "falha electronica". Isto porque com o manipulo sempre nos médios ou desligado (modo automatico) ao abrir a porta do condutor é suposto desligar-se as luzes, assim como acontece com o rádio. Tenho a certeza que não mexi no manipulo depois de sair do carro, logo ou as luzes não se desligaram, ou ligaram-se posteriormente por vontade do carro! O alternador está bom, a bateria já se sabe que não vai ser a mesma, mas enfim.
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O do quadrante, como referi, só me faz alguma confusão o meu ser o único com "linhas fundidas", os outros que vejo estão 100% funcionais, até com o quadrante desligado mostram a imagem do carro.
Os quadrantes a que te referes que desligando o carro aparece é diferente do teu, o teu não é para mostrar isso com o carro desligado. São 2 tipos de quadrantes diferentes.
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Carlos, o user tem razao :) o meu carro aparece mesmo desligado :)
Pois, deve ter sido alguma falha, supostamente deve desligar tudo mas... mas...
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Será? Vejam esta imagem, temos 2 quadrantes desligados um aparece o carro com as portas abertas e o outro não
(http://i1251.photobucket.com/albums/hh542/carlosjcm/2-3.jpg)
(http://i1251.photobucket.com/albums/hh542/carlosjcm/1-5.jpg)
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Não me estás a entender. Neste quadrante, high series, com o carro desligado (e quadrante com corrente, como é obvio e como o user tirou foto) as rodas aparecem e o carrinho tambem ;)
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quanto as luzes não é bem assim...
no meu fase I tambem, se o interruptor estiver em modo auto funciona assim mas se estiver ligado se fechar o carro e por algum motivo o voltar a abrir elas ficam ligadas mesmo depois de fechar...
eu ando sempre em auto, desde que tinha a bateria nas lonas e um dia ficou assim a noite toda e de manha quando saia para o trabalho atrasado fiquei a pé......
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Sim Gonçalo, no que me explicas sim, mas o user na resposta para ti fala em "quadrante desligado" logo associei a quadrante sem corrente. ;)
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Tens aqui Carlos
(http://img411.imageshack.us/img411/2320/07112011291.jpg)
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Obrigado pelas respostas!
O meu quadrante coincide com o que foi postado, rotações até 7 e sem imagem desenhada. No entanto, já vi iguais e com o desenho, daí ter surgido a dúvida. Pelos vistos existem vários tipos, e o problema é mesmo do LCD / quadrante e não "marosca".
@ leandro
Sim, mas eu recordo-me de circular com os médios ligados (não automaticos), estacionei, desliguei o motor, saí do carro e tranquei-o com os maos livres. É suposto as luzes desligarem logo ao abrir o manípulo, e eu não voltei ao carro durante todo o dia. É desta que passo a desligar manualmente, visto que nao gosto muito do modo automatico.
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youresocool no clio III funciona assim como dizes, estando em manual ao abrir a porta as luzes apagam, mas se o teu fazia e deixou de fazer, pode não estar a mandar sinal para as luzes em como abriste a porta para elas apagarem.
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e uma questão já agora pelo que parece esse carro tinha gps de origem... coluna quadrante...
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=6872.0 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=6872.0)
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Reparei tambem na pala mas como ninguem se manifestou, pensei ser normal nos fase 1 ter aquele "respirador" na pala :)
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esse display do quadrante dificilmente avaria, cheira me que andou o quadrante a ser mexido e levou calor onde não devia .
essa pala de quadrante com a colocação de coluna, ou não é dai, ou já teve gps.
quanto a sair ar pelos pés, o ventilador ou veda mal, ou algum cabo não está montado corretamente
agua no chão do passageiro é quase 100% certeza que é esgoto entupido .
o display do rádio, troca por outro que fica ok
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Não estou a gostar muito da história do quadrante. Já tinha reparado nos buracos da pala, mas não no facto de estar associado ao GPS. Realmente faz sentido, e o plástico onde está o LCD do rádio também apresenta riscos "anormais".
Agora uma pergunta importante: os KM são gravados na centralina ou no quadrante?
Estou a pensar ir à Renault tentar saber o histórico do carro...
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são gravados no quadrante
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Tinha ideia que os quadrantes digitais iam buscar a informação dos KM à centralina. Sendo assim continua a ser possivel alterar KM sem usar electronica... Enfim. Coisas que devia ter analisado melhor antes.
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os km´s são registados na eprom do quadrante, na centralina regista os erros eletronicos que o carro acusa e tambem os kms a que o erro aconteceu. Se não forem limpos os erros, é uma forma de verificar os km´s.