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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: almamater em 26 de Setembro de 2012, 23:07 pm

Título: Clio III Avariou..
Enviado por: almamater em 26 de Setembro de 2012, 23:07 pm
Olá,

Tenho um Clio III 1.2 (gasolina) de 2008, hoje fiquei apeado em plena 2º circular em hora de ponta :\ não sei o que raio aconteceu.

Vinha já com o carro em andamento +/- há 10min, entro na 2ª circula, acelero para a 5ª, passo para a faixa da esquerda e passado um bocadinho o carro pára. Simplesmente o motor desligou.. tentei meter a trabalhar mas só à 3ª tentativa e a muito esforço pegou, acelerei e reparei que motor não estava bem, fazia um barulho diferente (em esforço) e pumba desligou novamente e fiz só mais umas 2 tentativas mas como não pegou não mexi mais. Intermitentes.. colete.. triângulo etc.

Que acham que pode ser?



Estranho..
 
Título: Re: Clio III Avariou..
Enviado por: carlosjcm em 26 de Setembro de 2012, 23:09 pm
A bomba de combustível que deu foi á vida?????
Título: Re: Clio III Avariou..
Enviado por: almamater em 26 de Setembro de 2012, 23:11 pm
Humm, falaram-me já em bonina e velas etc. mas de facto a bomba de combustível faz sentido..
Título: Re: Clio III Avariou..
Enviado por: carlosjcm em 26 de Setembro de 2012, 23:14 pm
Também pode ser a bobine....
Título: Re: Clio III Avariou..
Enviado por: almamater em 26 de Setembro de 2012, 23:16 pm
Por curiosidade, uma bomba de gasolina ou uma bobine são muito caras? assim por alto..
Título: Re: Clio III Avariou..
Enviado por: carlosjcm em 26 de Setembro de 2012, 23:17 pm
Pois não te sei dizer, o meu clio III já levou a bobine e os cabos de velas, dado serem em separado mas como estava na garantia, não sei valores disso.
Título: Re: Clio III Avariou..
Enviado por: Sls a GPL em 27 de Setembro de 2012, 00:06 am
se for a bomba de combustível, andará na casa dos cento e tal euros (bomba e bóia de combustível) na concorrência.
Se for só a bomba, deve ficar mais barato.
Título: Re: Clio III Avariou..
Enviado por: almamater em 28 de Setembro de 2012, 11:29 am
O diagnóstico parece ser a Bobine, segundo um técnico da Renault que conheço é uma avaria comum nestes carros.. ou por outras palavras, um problema identificado mais tarde pela Renault  :sad:

Pelos vistos já nem metem bobines iguais a esta, parece que agora é tipo tudo em bloco (bobine + cabos).. hoje vou testar com uma bobine destas a ver se é mesmo isso!

Título: Re: Clio III Avariou..
Enviado por: almamater em 01 de Outubro de 2012, 00:05 am
Para mal dos meus pecados com uma bobine nova o motor fica igual (a falhar..) não é cabos bem velas, ligado à máquina nada acusa, portanto não é eléctrico  :angry:

Agora tenho de o levar para a oficina para ser aberto, já me disseram que pode ser as válvulas.. algo assim!  Espero não ter de pagar muito.. mas começo logo a pagar o reboque para oficina.. raios!
Título: Re: Clio III Avariou..
Enviado por: carlosjcm em 01 de Outubro de 2012, 00:08 am
Não chamaste a assistência em viagem???
Título: Re: Clio III Avariou..
Enviado por: almamater em 01 de Outubro de 2012, 00:10 am
Chamei mas trouxe-o para a minha rua pq podia não ser necessário ir mesmo para uma oficina, mas aqui já não há nada que se possa fazer, pois esteve aqui um rapaz que trabalha mesmo na Renault e ligou-o à máquina e não acusou nada, disse que é avaria mecânica e só mesmo na oficina.

Como já gastei o 'crédito' do reboque pela assistência em viagem agora daqui para a oficina tem de ser do meu bolso..
Título: Re: Clio III Avariou..
Enviado por: carlosjcm em 01 de Outubro de 2012, 00:11 am
Não sabia de tal coisa....boa sorte com isso.
Título: Re: Clio III Avariou..
Enviado por: andretdi em 01 de Outubro de 2012, 01:43 am
vavulas não é

pode ser o injector danificado, a bomba de combustível, sensor de posição de cambota, porque mesmo sendo vavulas ele trabalhava...

são pequenas coisas que não aparecem na clip


começa pelo mais facil, bomba, injector... estar abrir o motor é um erro...
Título: Re: Clio III Avariou..
Enviado por: Blurr em 01 de Outubro de 2012, 02:16 am
Concordo com o colega acima. Abrir logo o motor??? Pode ser tanta coisa...

Falas com uma bobina nova.. Testaste uma por uma?? E se forem 2 avariadas? É que para ir abaixo garanto-te que terão que ser pelo menos 2 avariadas.. Um motor a 3 cilindros falha mas não vai abaixo..

Apesar das diferênças para o meu clio 2 (bobine central e não uma por cada vela) quando o meu começou a falhar era tudo, bobine, cabos e velas...

Título: Re: Clio III Avariou..
Enviado por: almamater em 01 de Outubro de 2012, 09:45 am
Sim claro, podem ser N coisas. Eu não sou mecânico mas foi uma das possibilidades que me indicaram, não quero com isto dizer que não se verifiquem essas coisas todas. De qualquer forma tem mesmo de ir para a oficina que aqui na rua não dá para analisar mais.

Os cabos das velas estivemos a ver e não estão estragados, até se trocaram com os outros 2 dos outros cilindros e não é dos cabos, as velas foram colocadas novas em Março e compradas na renault, mas tb foram verificadas..

Esta semana a ver se o envio para uma oficina e depois logo se vê!
Título: Re: Clio III Avariou..
Enviado por: Blurr em 01 de Outubro de 2012, 13:52 pm
Vais desulpar mas trocar?? trocaste cabos das velas de uns cilindros para os outros? Então se tens 2 avariados ao trocar continuas com 2 avariados... Se puderes troca com outro clio para ver se faz diferênça tanto no teu como no outro. Quando o azul cá de casa começou a falhar troquei um por um do outro carro.. Era o cabo 3 que estava avariado.. E olha que isso não notas a olho nu só mesmo testando
Título: Re: Clio III Avariou..
Enviado por: almamater em 01 de Outubro de 2012, 13:58 pm
Então mas os cilindros do lado esquerdo tão bons, os outros 2 estão a falhar, eu troquei os cabos de uns para os outros e os mesmos cilindros continuaram a falhar..
Título: Re: Clio III Avariou..
Enviado por: Blurr em 01 de Outubro de 2012, 16:20 pm
Não me leves a mal, mas como sabes que era os mesmos que estavam a falhar??? Eu quando sei que tenho um carro a falhar sei que tenho cilindro a falhar agora qual deles não é assim tão simples da saber...
Título: Re: Clio III Avariou..
Enviado por: almamater em 01 de Outubro de 2012, 16:24 pm
O mecânico que verificou penso que tenha desligado os cabos das velas e o motor não alterou em nada (continuou a falhar com a mesma intensidade), assim que tirou os outros 2 notou-se logo e apagava-se. De qualquer forma na oficina penso que se vai verificar tudo..
Título: Re: Clio III Avariou..
Enviado por: Sls a GPL em 01 de Outubro de 2012, 20:05 pm
Se retirou os 2 cabos como dizes, até se tivessem todos os 4 cilindros a funcionar bem, ele desligava-se.
É assim, o motor trabalha com 4 ou 3 cilindros, com 2 desliga-se.
Ora se o motor está a falhar, retira-se um cabo, começando pelo cilindro 1, se o motor se desliga, esse cilindro está a funcionar bem, e por ai fora até ao 4 cilindro. Aquele cilindro em que desligarem o cabo, e o motor mantiver-se a funcionar na mesma, é o cilindro que não está a funcionar.
Ao retirar 2 cabos ao mesmo tempo o motor fica só com 2 cilindros a funcionar, e ai vai sempre abaixo, quer esteja a trabalhar a 3 ou a 4 cilindros.
Das duas uma, ou não te explicaste como deve de ser, que é o mais natural, porque ninguém nasce ensinado e até possivelmente estiveste a ver o mecânico mas ficaste sem perceber o que é que ele andou para lá a fazer  , ou então o mecânico........ ai! ai! :laugh:

Ao trocar as posições dos cabos nas velas  e deixar na mesma posição na bobine, o motor não vai funcionar correctamente porque a ordem dos disparos da bobine, não vai coincidir com a posição correcta do  motor.
Se trocaram os cabos quer nas velas, quer na bobine, para manter a mesma sequência que tinha antes de fazerem esse teste, e se o mesmo cilindro continua "morto" isso quer dizer varias coisas:
Ou a bobine foi à vida, ou a vela, ou o injector e por fim algum problema nos elementos mecânicos do motor correspondente a esse cilindro.
Experimentaram outra vela para ver se não foi a vela que foi à vida?
Título: Re: Clio III Avariou..
Enviado por: Blurr em 01 de Outubro de 2012, 22:38 pm
Bem sls tens mais conhecimentos que eu... Mas era isso mesmo que quero dizer... Acredito que o mecânico deve ter feito de outra forma pois assim como disseste não funciona.

Mas outra coisa sls a olha nu consegues ver qual está a falhar??? Conheço a técnica de puxar fora o cachimbo mas existe outra forma?
Título: Re: Clio III Avariou..
Enviado por: Sls a GPL em 01 de Outubro de 2012, 23:29 pm
Existe, acho que com a clip tens essa informação sem teres que mexer nos cabos, caso não tenhas a clip à mão, tens mesmo que ir sujar as mãos :laugh:
Título: Re: Clio III Avariou..
Enviado por: almamater em 02 de Outubro de 2012, 00:14 am
Sim expliquei-me mal :) Ele trocou o cabo na vela e tb na bobine, agora exactamente a ordem em que o fez eu não vi bem pq estava dentro do carro.. obrigado pelas dicas
Título: Re: Clio III Avariou..
Enviado por: Sls a GPL em 02 de Outubro de 2012, 01:11 am
Atenção às abreviaturas, evitem usalas ....

Nesse caso deve ser da bobine, ou da vela. Experimentaram outra vela ou não? Assim vão ficar na duvida, se é da vela ou da bobine.....
Título: Re: Clio III Avariou..
Enviado por: almamater em 03 de Outubro de 2012, 23:53 pm
Bom, falei agora ao telefone com o mecânico e disse que já viu o problema, uma coisa estranha, basicamente ele estava a afinar as válvulas e viu que uma das 16 válvulas tinha uma mola partida.. não sei explicar muito bem mas foi o que percebi. Vai tentar ver se aquilo se vende em separado e montar tudo, se funcionar óptimo caso contrário a válvula pode ter provocado algum dano para dentro do motor e aí já tem de se desmontar muita coisa...

Nem faço ideia o preço disto mas é bom que seja só a tal válvula/mola!
Título: Re: Clio III Avariou..
Enviado por: Dom em 04 de Outubro de 2012, 07:55 am
Se lixou algum cilindro é que é pior. Ele não te referiu que válvula era pois não? Se de admissão se de escape, só por curiosidade :P
Título: Re: Clio III Avariou..
Enviado por: almamater em 04 de Outubro de 2012, 08:57 am
Não referiu mas hoje posso perguntar quando falar com ele. Pois, ele também disse que não dá para saber se a válvula bateu no cilindro ou não ou se está alguma coisa lá para dentro..  grande porcaria! Como é que tal coisa acontece.. supostamente aquilo é para não partir!

Falou qualquer coisa sobre a cabeça do motor que certamente não seria necessário mas que em caso de.. seria para cima de 1300€ !!Mas isto pq eu perguntei quanto é que podia ser o arranjo, mas esperemos que seja só a mola.

Título: Re: Clio III Avariou..
Enviado por: brooklyn_bounce em 04 de Outubro de 2012, 09:56 am
Há ai qualquer coisa que me está a escapar.... Uma mola de válvula partida, deixa a válvula cair directo em cima do cilindro, depois disso basta dares à chave que já, pelo menos, empenaste a válvula... E depois, ainda gostava de saber como é que pensam voltar a meter no sitio sem tirar a cabeça fora... Além de ser fé a mais esperar que não tenha causado mais estragos não estou mesmo a ver como é que pensam colocar uma mola de válvula sem tirar a cabeça...
Título: Re: Clio III Avariou..
Enviado por: almamater em 04 de Outubro de 2012, 10:20 am
Olha eu também não sei muitos detalhes neste momento, mas diz-me uma coisa, válvula empenada, desmontar a cabeça para arranjar e voltar a montar tudo o mais caro será a mão de obra certo? a válvula não deve ser nenhuma fortuna..

e não tendo fé, que mais pode ter estragado?

Título: Re: Clio III Avariou..
Enviado por: brooklyn_bounce em 04 de Outubro de 2012, 10:39 am
Epah, pode ter marcado o piston, a camisa, a cabeça, a sede da válvula... Assim à partida é do que me lembro...

Nesse caso também não sei se será boa ideia mudar só uma válvula (com distribuição partida é pra mudar tudo mesmo que pareça bom, mas neste caso não sei...)

Quanto a custos, sendo só uma valvula, o mais caro deve mesmo ser a mão de obra, mas com cabeça fora dependendo dos Km's do carro (alem de estar já com 4 anos) pensava em distribuição também, que vai ter de sair fora e algumas já não devem voltar a ser montadas depois de desmontadas (não sei se é o caso dessa) mas de qualquer forma seria mão de obra duma futura mudança que era poupada, já que vai estar tudo fora era montar já novo...
Título: Re: Clio III Avariou..
Enviado por: almamater em 04 de Outubro de 2012, 10:41 am
Olha excelente ideia.. não me tinha lembrado dessa, o carro tem uns 68.000 e pelo que sei muda a correia e essas coisas aos 90.000.. se calhar era mudar já sim
Título: Re: Clio III Avariou..
Enviado por: brooklyn_bounce em 04 de Outubro de 2012, 10:44 am
Epah, eu só te aconselho é a teres cuidado com um mecânico que, não sei se te disse mas pelo menos fez-te pensar que era possível mudar uma mola de válvula partida sem desmontar mais para ver se ficava tudo ok...


Título: Re: Clio III Avariou..
Enviado por: almamater em 04 de Outubro de 2012, 11:10 am
Sei agora que a mola ronda os 170€, ele de certeza que para desmontar e montar a mola tem de tirar o que é necessário, vou só dar a dica de se ver já a distribuição, Obrigado
Título: Re: Clio III Avariou..
Enviado por: Icewolf em 04 de Outubro de 2012, 11:20 am
Eu passei pelo problema de uma mola de válvula partida no meu ex clio...

Passo a dizer como aconteceu, que por norma é assim que se passa...

- Estava a andar normalmente, de repente ousso o motor a bater, ao 3º batimento o motor desliga.
- Dou a chave e o motor não dá sinal.
- Chamo Reboque e vai para a oficina. Diagnóstico, motor bloqueado.
- Motor aberto, está uma válvula caída dentro do cilindro devido a mola ter partido.

Reparação:

Trocas das vávulas todas (aproveitou-se, são baratas), troca das molas todas por prevenção, guia de válvula nova, visto que a outra empenou toda.
Kit de distribuição completo, por precaução, devido ao esforço a que o motor foi submetido.

o motor felizmente não sofreu mais danos... passados uns dias partiu-se uma porca de afinação de uma válvula, e colocou-se todas novas...

Lembro-me que ficou tudo em +- €500....
Título: Re: Clio III Avariou..
Enviado por: brooklyn_bounce em 04 de Outubro de 2012, 11:24 am
Uma, e só uma, mola de válvula a 170€?!?! Não sou de facto a melhor pessoa para te dar a certeza disso, mas parece-me extremamente caro.... E pelo exemplo que o IceWolf deu podes ter uma ideia... Ele mudou-as todas e a brincadeira toda ficou por +/- 500€
Título: Re: Clio III Avariou..
Enviado por: Dom em 04 de Outubro de 2012, 11:25 am
Cheira-me que devias trocar de mecânico :assobio:
Título: Re: Clio III Avariou..
Enviado por: luisnogueira em 04 de Outubro de 2012, 11:42 am
Bem...Das duas, uma...ou o mecânico percebe do assunto mas não te diz tudo porque já percebeu que tu não percebes muita da coisa e então acha que não vale a pena estar a contar-te tudo antes de abrir tudo e ver o que aconteceu e o que é preciso corrigir, ou então não é grande mecânico...
Porque a ideia com que fico é que ele tem estado à espera das tuas sugestões acerca do que verificar(isso não me parece de mecânico entendido). Depois, se fosse mecânico em condições, ao ver o que se passava, automaticamente te sugeria aquilo que já aqui foi dito, troca das 4 valvulas, distribuição, etc.
Parece-me que esse mecanico deixa algo a desejar.
Título: Re: Clio III Avariou..
Enviado por: almamater em 04 de Outubro de 2012, 11:45 am
As válvulas cá fora custam uns 9€ +/- e são vendidas telefonei agora para uma loja, as molas é que tem de ser num ferro velho ou mesmo na marca disse o senhor. Liguei agora para uma Renault e perguntei o preço de uma Válvula + Mola e resposta: 140€ + IVA 

Sim eu não percebo muito do assunto e certamente ele não me diz tudo o que já desmontou etc., de qualquer forma hoje vou lá ver o carro para ver o estado actual e falar melhor com ele.

Sinceramente não acredito que seja mau mecânico ou que me esteja a enganar, o preço que me indicou há pouco é o mesmo que foi dito agora numa Renault, a questão da distribuição e isso posso perguntar mas o que ele tem feito não foi com sugestões minhas, aliás as vossas respostas são úteis para mim para ver +/- se consiste com o que se está a fazer no carro, tudo o que foi visto e feito não foi a meu pedido.

Obrigado
Título: Re: Clio III Avariou..
Enviado por: S0usa em 04 de Outubro de 2012, 12:04 pm
na renault cada mola custa 5.5€ , as valvulas vendem-se em jogos de 8 , o jogo de escape 120.0 € e o de admissão 140.00 €
Título: Re: Clio III Avariou..
Enviado por: almamater em 04 de Outubro de 2012, 12:07 pm
De certeza que é isso mesmo, o Kit completo, pois de 5.5€ para 170€ era um pouco exagerado :)

Obrigado pelo esclarecimento dos preços. Possivelmente vai trocar as válvulas todas de admissão mas mais logo já confirmo.

Título: Re: Clio III Avariou..
Enviado por: Sls a GPL em 04 de Outubro de 2012, 12:49 pm
Almamater aproveitas, já que vais à oficina, e tira umas fotos do motor e das peças que possam estar estragadas, e o que já foi mexido, só para a malta ver, isto é claro, se o mecânico não se opuser.
Título: Re: Clio III Avariou..
Enviado por: almamater em 04 de Outubro de 2012, 12:51 pm
Na minha leiga ideia, para substituir isto não bastava tirar as tampas sem mexer na distribuição? Ou é mesmo necessário desmantelar tudo?
Título: Re: Clio III Avariou..
Enviado por: Sls a GPL em 04 de Outubro de 2012, 13:35 pm
As válvulas entram  pela parte de dentro da cabeça do motor, pelo lado que fica virada para o cilindro, por isso, para substituir a válvula, tens que abrir a cabeça do motor. Para a abrires, tens de retirar a correia de distribuição, já que a tiraste , aproveitas colocas nova, que é para daqui a 30mil km não voltares a pagar por uma intervenção que estas a fazer agora.
fica aqui uma imagem, para teres uma ideia do que te estamos a dizer:

(http://www.infomotor.com.br/site/wp-content/uploads/sede-das-valvulas-466x310.jpg)
Título: Re: Clio III Avariou..
Enviado por: brooklyn_bounce em 04 de Outubro de 2012, 14:26 pm
E voltando atrás, se a válvula caiu pra cima do cilindro o mais certo é ter o cilindro marcado pela válvula, e eventualmente a camisa também...
Título: Re: Clio III Avariou..
Enviado por: Caçoilauto em 04 de Outubro de 2012, 15:17 pm
Se partiu a mola a válvula desce pela guia e embate no piston, logo ou empena ( o + comum), mesmo assim marcando o piston ou fura o piston e deixa marcas nas paredes( camisa).

Título: Re: Clio III Avariou..
Enviado por: MRC em 05 de Outubro de 2012, 12:20 pm
Caso semelhante em D4F de Clio 3 há uns tempos que tenho conhecimento. Mola de válvula com defeito e (neste caso também) junta de cabeça com repasse. Já num fórum espanhol ouvi falar de que certas unidades dos D4F nos Clio 3 vinham com defeito nas válvulas e/ou cabeça de motor.

Boa sorte na reparação.
Título: Re: Clio III Avariou..
Enviado por: almamater em 10 de Outubro de 2012, 20:45 pm
Clio is back  :cool:

Resumindo, o rapaz meteu apenas a mola porque a válvula parecia estar bem, afinou tudo e montou as peças todas e voilá já pegou bem.. xisa! Caso contrário a válvula/cilindro podiam estar danificados e aí sim desmontar a cabeça do motor e afins. Por sorte ficou bom e já foi dar uma curva e mesmo a puxar o motor está igual ao que era :)

Título: Re: Clio III Avariou..
Enviado por: scenick em 10 de Outubro de 2012, 21:01 pm
e em quanto ficou a brincadeira?
Título: Re: Clio III Avariou..
Enviado por: Blurr em 10 de Outubro de 2012, 21:27 pm
Montaste a mole sem remover a cabeça de motor??? Como se faz isso?
Título: Re: Clio III Avariou..
Enviado por: almamater em 10 de Outubro de 2012, 23:08 pm
Tirando a tampa das válvulas e toda essa parafernália dá para substituir, só se quiseres tirar a válvula mesmo é que não dá.  total de 170€
Título: Re: Clio III Avariou..
Enviado por: carlosjcm em 10 de Outubro de 2012, 23:10 pm
Então se não tiraste mesmo a válvula não sabes ao certo se estaria mesmo boa a válvula ou não!!!
Título: Re: Clio III Avariou..
Enviado por: Blurr em 11 de Outubro de 2012, 14:47 pm
Desconheço isso... A única maneira que conhecia de tirar uma valvula era usar um grampo que aperta a mola e depois levava umas meias luas que prendia aquilo tudo... Vivendo e aprendendo....
Título: Re: Clio III Avariou..
Enviado por: Caçoilauto em 11 de Outubro de 2012, 16:51 pm
Arrisca um pouco a deixa-la cair para dentro da camisa do piston, já para não falar que se a mola partiu a válvula têm empeno na certa.

Se é muito ou pouco não sei mas que têm empeno é garantido.

Resultados à posteriori do empeno : Desgaste excessivo e irregular da guia, e esforço dos martelos de válvulas.

De Seguida CAPUT
Título: Re: Clio III Avariou..
Enviado por: almamater em 11 de Outubro de 2012, 16:57 pm
esperemos que não faça Caput tão depressa :)
Título: Re: Clio III Avariou..
Enviado por: carlosjcm em 11 de Outubro de 2012, 17:06 pm
Depois da opinião do caçoilauto eu pessoalmente mandava rever isso melhor ;)
Título: Re: Clio III Avariou..
Enviado por: Blurr em 11 de Outubro de 2012, 23:45 pm
é que tirar a cabeça de motor não é nada de complicado...