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DIY => DIY - Electrónica / Electricidade => Tópico iniciado por: depx em 03 de Outubro de 2012, 21:17 pm
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As bombas originais têm 2 saídas uma para o vidro da frente e outra para o vidro traseiro, funcionando através da inversão de corrente que faz com que a bomba rode num sentido (para a frente) ou no sentido contrário (para trás). Para usar com o objectivo de montar o lava-faróis (quem não tem pré-instalação) há duas hipóteses a considerar:
1) bloquear uma saída com um pequeno tubo soldado numa das extremidades
2) transformar esta bomba em que a água saia nas 2 saídas independentemente da rotação da bomba
Para começar arranja-se uma bomba de limpa-vidros original de um renault/citroen/peugeot
(http://i1171.photobucket.com/albums/r558/depx84/031012-2045_zpsc4e8c32d.jpg)
Vamos abrir nas zonas indicadas a vermelho no sentido das setas amarelas
(http://i1171.photobucket.com/albums/r558/depx84/031012-2044_zps209d9bd9.jpg)
(http://i1171.photobucket.com/albums/r558/depx84/031012-2046_zpsd60cdfa0.jpg)
(http://i1171.photobucket.com/albums/r558/depx84/031012-2047_zps603b385e.jpg)
No final vemos a valvula que bloqueia uma das saídas quando a bomba inverte o sentido
(http://i1171.photobucket.com/albums/r558/depx84/031012-2047001_zps34357e7c.jpg)
Tudo desmontado
(http://i1171.photobucket.com/albums/r558/depx84/031012-2048_zpse5cd0a3f.jpg)
No final é montar tudo mas sem a válvula indicada a vermelho ;)
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ora aí está a mod já feita na bomba para o meu carro :D
boa lembrança essa que tiveste :D
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carreguei no gravar sem querer... deixem-me acabar. :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:
edit: DIY finalizado :)
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Tudo isto saiu da tua cabeça quando se procurava a bomba para o meu carro. As bombas de origem tinham a saida para os dois lados, essas haviam de ter algo que bloqueasse a saida. Entao pimba. lá desmontaste e ficou fino :D
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E tem uma boa pressão na saída de água. :D
Este DIY serve ainda para a malta que possa ter a válvula bloqueada com depósitos/calcário/etc (que foi caso desta que me veio parar às mãos por intermédio de um mecânico que a substituiu por uma nova num peugeot) para limpeza evitando assim a compra de uma bomba nova. ;)
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ya, é verdade. :)
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Agora só faltava os mijas dos limpa vidros também servirem como lava farois :assobio:
obrigado pela dica :grin:
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dar dá... tinhas é de arranjar ângulo para aquilo. lol
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Bom DIY e obrigado pela partilha.
Já agora fazendo a 2º opção podes ter uma saída para o farol direito e a outra para a esquerda certo??
Já agora esta conclusão foi feita para pores o lava-faróis no teu carro, podias mostrar isso a funcionar. ;)
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yap, é assim que está.
Um tubo/saída por farol.
A ver se coloco aqui um video disso a funcionar ;)
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Já agora existirá alguma diferença de pressão comparando com as duas hipóteses???
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nesta bomba não sei carlos.
Antes estava uma bomba de apenas uma saída e a comparar com esta mandava menos pressão.
Com esta e saindo pelas duas saídas, sai praticamente como a do Gonçalo, mas para os dois faróis ao mesmo tempo em vez de um de cada vez.
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Muito bom , tenho aqui a minha e vou já fazer isso. Mas um aparte, quando se aciona a bomba traseira manda para os farois tambem :P
Obrigado
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sim, também envia... lol
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este gajo até que se safa bem em termos de eletronica :P pena que de xenon aquilo faz ruido :P
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Foram buscar os 12v dos médios ao farol certo?
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Muito bom , tenho aqui a minha e vou já fazer isso. Mas um aparte, quando se aciona a bomba traseira manda para os farois tambem :P
Obrigado
Pedro para evitares essa situação soldas um diodo no fio que vai alimentar a 2ª bomba.
Foram buscar os 12v dos médios ao farol certo?
A instalação foi feita com um relé para que funcione apenas quando os médios estão ligados.
Se quiseres posso procurar o papel onde desenhei o esquema que apliquei no carro do Lipe.
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Sim eu sei, mas Fizeste puxada ao farol certo?
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Sim tens de fazer uma puxada do positivo do médio, para que o funcione apenas com os médios ligados.
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Mas nos que tem pré instalação não será necessário fazer isso de tirar a válvula, supostamente a pré instalação faz a comutação, fazendo com que primeiro limpe um e depois o outro, correcto?
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Exacto Márcio,
Nos que têm a pré-instalação ele faz a bomba trabalhar nos dois sentidos. Um farol de cada vez.
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Bastante bom! Há já algum tempo que andava a sondar algo assim! Depois preciso de uma ajuda tua depx, para um megane 3 ;) obrigado e abraço
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apenas uma pergunta...pra que serve o LAVA FAROIS?
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serve para fazer o degelo nas opticas de xenon que por sua vez, encadeiam os demais utentes da via
servem tambem para eliminar o embaciamento das opticas em dias de humidade pois a luz xenon não emite calor como uma lampada de halogenio
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Malta preciso dos vossos conselhos....
Qual destas opções é a melhor para fazer num megane III devido à pressão???
É a única dúvida com que estou neste momento...