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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: DMAM em 10 de Outubro de 2012, 21:39 pm
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Boa Noite,
O liquido de refrigeração do meu Clio II "desaparece", após viagens longas em AE parece que agrava a situação, em 400/500 Km consegue passar do máximo para o mínimo :angry: já levei o carro a um mecânico que o colocou numa maquina para ver se havia alguma fuga e nada se verifica, não existe fuga de ar :shocked: .
Já aconteceu isto a mais alguém? Alguém tem ideia de como resolver esta situação?
Cumprimentos
DMAM
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Ora pode estar a ir para dentro do carro (a onde colocas os pés vê se está molhado), vê também se no óleo tem água misturada ou então pode ser o termostato mas ai deveriam ter dado com a fuga, mas pode ter-se dado o caso de não repararei.
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Não notas mais algum outro sintoma qualquer?
Como por exemplo... o nível do óleo do motor, como está? Ou outro sintoma qualquer.. o aumento da temperatura que o ponteiro indica no quadrante?
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Ora pode estar a ir para dentro do carro (a onde colocas os pés vê se está molhado), vê também se no óleo tem água misturada ou então pode ser o termostato mas ai deveriam ter dado com a fuga, mas pode ter-se dado o caso de não repararei.
Onde coloco os pés não apresenta humidade e relativamente ao nivel do oleo este encontra-se sempre bom mas vou reparar se tem para lá agua misturada. Relativamente ao termostato já coloquei a pergunta ao membro sls pois o clio dele tambem apresentava um elevado consumo de liquido de refrigeração, agora é esperar para ver qual a sua opinião.
Não notas mais algum outro sintoma qualquer?
Como por exemplo... o nível do óleo do motor, como está? Ou outro sintoma qualquer.. o aumento da temperatura que o ponteiro indica no quadrante?
O nível do óleo encontra-se bem já relativamente a temperatura essa atinge , quando em para-arranca, temperaturas elevadas levando mesmo a que a ventoinha se ligue
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ou está a junta queimada para o escape e a agua vai embora pelo sistema de escape, ou existe uma fuga no circuito, possivelmente bomba de agua
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Alem do que já foi dito, ou ar no circuito ou pode ser também a tampa do vaso de expansão que já não esteja boa e não deixa o circuito chegar à pressão correcta e o liquido aquece mais depressa do que é normal, visto não haver fugas e o motoventilador estar a funcionar.
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Quando comprei o meu Clio 2 tinha o mesmo problema. Se eu andava apenas em cidade e ele já desaparecia a olhos vistos...
O gajo do Stand disse que era um sensor qualquer e trocou. Resultado, a mesma treta (ainda bem que estava na garantia).
Entretanto mudei a correia de distribuição e como era normal, bomba de água também e era aí que estava o problema.
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Obrigado pelas respostas, vou analisar a situação e ver se consigo resolver o problemas, é que volta e meia la tenho que andar a encher o recipiente :angry:
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Ou além do que foi dito tb poderemos ponderar sobre uma estaladela no bloco ou na cabeça do motor e quando aquece ( viagens mais prolongadas) a fenda abre e o liquido passa-se para a compressão saindo em gases pelo escape.
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De certeza que não é o radiador da chauffage? Ele fica no lado do pendura e quando está furado o chão fica húmido.
Nos 1.2 16v o que também custuma acontecer é que a peça do termostato parte e fica a perder água por ai.
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Já pensei em ver a peça do termostato e o user sls tem um bom DIY a explicar como verificar, é um dia ter um bocadinho e aventurar-me a mexer em espaço desconhecido :azn:
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Mas convém ver isso rápido...porque não sabes o que se está a passar e pode estar a estragar algo ;)
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Sim, é algo que tenho que ver com urgência e também está na minha lista de urgência arranjar o problema de ora contar os km ora deixar de contar. Já verifiquei o conta-kilometros e esta Ok só falta agora verificar o sensor de velocidade mas esse ainda me anda a escapar da vista mas não deve ser por muito tempo :assobio:
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Tive um clio que tb me consumia àgua... Um dia cheguei ao pé do carro e estava uma grande poça de água no chão... Tinha sido a bomba de água... Pelo que descreves apontava para a bomba de água ter ido para o galheiro...
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Obrigado pela resposta, o carro não me tem apresentado poças de água, passa os fins-de-semana parado na garagem e esta impecável o chão :assobio:
Será possível, com um tempinho extra, eu próprio verificar o estado da bomba de água ou é muito complicado?
Cumprimentos
DMAM
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Não acho que seja muito viável, visto que mexer na bomba de agua implica mexer na distribuição, o que podes fazer é procurar fugas, se como o carro a frio não vês, experimenta quando o carro estiver quente, a ver se vês alguma fuga.
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Obrigado pela resposta.
Vou fazer o teste e logo vejo o que encontro
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E no interior a alcatifa não estará ensopada? Pode ser o radiador de sofage
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Tudo impecável :sad:
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No meu clio também baixa o nivel do anti congelante, já tive a deixar trabalhar e disparar a ventoinha, noto vapor a sair do radiador e quando dispara a ventoinha nota se mais os vapores a sair pelo radiador, problema deve estar no radiador frontal
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Também estou com um problema parecido mas desaparecia tão lentamente que mal se dava conta (só eu como sou picuinhas e vou ver quase todos os dias) havia dias que desaparecia outros que não é era/é o radiador principal com uma micro fuga só visível sem a blindagem no mecânico já tenho um na mala para ver se ele o mete durante o fds ou na próxima semana existem fugas mesmo muito manhosas olha que andei a ver de todos os lados e ela não se descozia por sorte como uso antigelo e não tenho ferrugem no sistema era um verde forte e deixa rasto na zona da fuga se fosse água talvez ainda andassemos a procura dela ou só quando vertesse mais e que se ia dar por ela.
Cumprimentos