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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: ricardo1196 em 22 de Outubro de 2012, 17:48 pm
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Boa tarde. Venho por este meio pedir ajuda no fórum para alguns pequenos problemas na minha Scénic 1.4 16v. De manhã, quando a ligo (fica sempre em garagem), fica acelerada (pelas 2000rpm) e assim continua, oscilando demasiado a rotação, se parar ao lado de outro carro por exemplo num semáforo, o condutor do outro fica a pensar que estou a provocá-lo ou a convidá-lo a uma corridinha, pois a oscilação da rotação dá a ideia que estou a fazer pequenas acelerações e na realidade está ao ralenti. Quando atinge a temperatura ideal fica melhor, mas ainda assim, algo aceleradam pois se lhe meter uma 2ª velocidade, ela acelera por ela, o que não é mt agradável. Penso que seja algo usual nestes motores pois há alguns meses vi uma igual a fazer o mesmo, mas ainda mais rotativa a acelerar. No verão melhora, no inverno piora, já foi para o meu mecânico duas vezes (espaço de um ano), faz-lhe uma limpeza á admissão e fica melhor, mas não a 100%. Haverá algo que está mal? Outra situação, quando ligo o ar condicionado automático entra um "pivete" para o habitáculo, mudei duas vezes o filtro no espaço de um ano, de momento é novo o filtro, o ano passado fui a uma oficina onde lhe injectaram um desinfectante Air Clean, melhorou durante uns meses mas voltou a ficar igual. É só nos primeiros 10 segundos, depois passa. Obrigado pela vossa atenção.
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Boas.
Tem piada-ou talvez não-eu já tive esse problema numa Scenic em tempos mas era a Diesel. Mais propriamente a 1.9 DCI.
Comprei-a num agente Renault e passado um tempo apercebo-me q quando estou á porta da escola á espera do meu filho com o motor ligado, ela fazia essse tipo de acelera/desacelera ficando quem estava ao meu lado a olhar p mim o q me deixou incomodado.
Fui a onde a comprei, e com uma grande lata disseram-me que isso era mesmo assim. Ao que eu respondi que já tinha conduzido mais de uma duzia de carros, e que nao podia ser.
Depois la me marcaram para lá ir passada uma semana deixar o carro q era quando lá ía um "especialista"? da Renault e no fim do dia quando a fui buscar disseram-me que afinal era uma coisa simples de electronica.
Mas nao sei o que foi...
Depois andou sempre bem.
Cumptos
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Limpeza do corpo da borboleta.
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Penso que terá sido isso que o mecânico fez das duas vezes, o que chama de limpeza á admissão, mas nunca ficou a 100%. E será normal ter de ser limpa a 3ª vez desde Maio de 2010, qd a comprei e desde os 98000km´s aos 123000km´s?
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O problema que origina essas oscilações é entrada de ar a mais pelo corpo de admissão.
Aconselho limpeza do corpo e substituição dos vedantes, caso ainda não resolva a 100% deverá existir uma entrada de ar no colector de admissão pelo que será melhor colocar uma nova junta
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Boas.
Tem piada-ou talvez não-eu já tive esse problema numa Scenic em tempos mas era a Diesel. Mais propriamente a 1.9 DCI.
Comprei-a num agente Renault e passado um tempo apercebo-me q quando estou á porta da escola á espera do meu filho com o motor ligado, ela fazia essse tipo de acelera/desacelera ficando quem estava ao meu lado a olhar p mim o q me deixou incomodado.
Fui a onde a comprei, e com uma grande lata disseram-me que isso era mesmo assim. Ao que eu respondi que já tinha conduzido mais de uma duzia de carros, e que nao podia ser.
Depois la me marcaram para lá ir passada uma semana deixar o carro q era quando lá ía um "especialista"? da Renault e no fim do dia quando a fui buscar disseram-me que afinal era uma coisa simples de electronica.
Mas nao sei o que foi...
Depois andou sempre bem.
Cumptos
Isso é verdade. Julgam que nós estamos doidos para estarmos a acelerar sem razão. E então se for num semáforo é a tal situação, julgam que estamos a convidar a uma corridazinha, se for ao lado de um carro mais lento, até nem é mau, mas ao lado de carros claramente mais rápidos, é humilhante a fugurinha por que passamos.
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E sobre o ar condicionado? Alguém me pode ajudar ou está familiarizado com a situação?
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O ideal é fazeres um diagnóstico com a clip, pois és capaz de ter algum sensor marado que dá informação à centralina de que o motor está frio, e por isso é que tens sempre o motor acelerado.
Quanto ao AC, é fazer uma limpeza ou duas como deve de ser, isso é normal por causa das humidades provocadas pelo Ar condicionado.
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Clip? Explica-me o que é, por favor. Quanto ao AC, a limpeza que expliquei na introdução, é isso que estás a falar? Ou tem de ser numa casa mais específica ou na origem outro tipo de operação?
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CLIP - Máquina de diagnostico da Renault
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CLIP é a maquina de diagnostico da renault, mas como o cacoila disse, o mais provável é ser ar a mais.
Tens que ir a um concessionário ou agente renault ou então a uma oficina que tenha a CLIP, e fazer o diagnóstico.
Em relação à limpeza do AC, para retirar esses cheiros acho que é só com esses sprays. Tens outra hipótese, mais radical, que é desmontar as tubagens da sofagem e lavalas e deixa-las secar como deve de ser.
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Ok. Obrigado. Digam-me só mais uma coisa, é que bricolage e mexer no que está quieto não é para mim, costuma dar mau resultado, a aplicação desses sprays é feita pelo espaço destinado ao filtro do habitáculo ou convém libertar esse gás também pelas saídas da ventilação?
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Esses sprays é colocado pelas saídas de ar, tu fazes isso bem, basta seguir a instrução que vem no spray.
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Até pode estar aí a solução, pois o ano passado quando me aplicaram esse spray na oficina J.Alves em Gaia, apenas libertaram o gás para o interior do espaço ocupado pelo filtro do habitáculo.
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em relação à cilp.... vê isto para ficares com uma ideia do que é - http://www.renaultpt.com/index.php?topic=21.msg21#msg21 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=21.msg21#msg21)
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Obrigado pelo esclarecimento, fiquei a perceber melhor como funciona. Já tinha feito um diagnóstico numa oficina de Elecricidade Auto mas de certeza que não era com este programa específico da renault.