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DIY => DIY - Electrónica / Electricidade => Tópico iniciado por: Gonçalo em 24 de Outubro de 2012, 00:07 am
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(http://www.automotoconso.com/leblog/IMG/pics-auto-moto/renault-clio-tom-tom-03.jpg)
Antes de começar este DIY quero alertar para o facto de que irá provocar algumas alterações na cablagem do carro, pelo que a bateria deve SEMPRE estar desligada durante as conexões.
Agradeço que confirmem sempre as referencias caso façam encomendas, as mesmas podem estar trocadas, foram fornecidas gentilmente por um colega de outro forum e em tradução pode falhar alguma coisa.
Caso saibam as referências que me faltam, indiquem sff.
Algumas fontes de pesquisa:
http://www.e-guide.renault.com/CarminatTomTom/FRA/859.pdf (http://www.e-guide.renault.com/CarminatTomTom/FRA/859.pdf)
http://www.e-guide.renault.com/947_3_FRA_NFA/index.html (http://www.e-guide.renault.com/947_3_FRA_NFA/index.html)
Sendo um DIY bastante extenso, será dividido em várias partes, de forma a facilitar a procura do necessário.
Assim sendo o indice:
1 - Material Necessário
2 - Ferramentas e Consumiveis Necessários
3 - Particularidades
4 - Duração da montagem
5 - Esquemas Elétricos
6 - Forma de Organizar
7 - Instalação da Antena de GPS
8 - Integração Multimédia
9 - Montagem do Microfone para Radiosat Classic Bluetooth
10 - Tomada de Diagnóstico
11 - Teste no Carro
12 - Finalização
13 - Instalar Tomada RCA
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1 - Material Necessário
Ecrã Carminat Tomtom Ref: 25 91 564 32R
Ecrã Carminat Tomtom Live Ref: 25 91 518 52R
(ou escolhem o primeiro ecrã, ou escolhem o segundo...)
Comando Remoto Bluetooth Ref: 25 099 3B 95R
Suporte do Comando (opcional) Ref: 8200 728 639
Radiosat Classic Ref: ----------
Radiosat Bluetooth Ref: 28 11 500 40R
(escolher um dos dois rádios)
Caixa de interface CAN Ref: 2803 864 04R
Base de Antena GPS:
FM + GPS Ref: 28 21 600 04R
FM + GPS + Live Ref: 28 21 694 92R
(escolher apenas 1 delas)
Extensão de Antena:
FM + GPS Ref: 28 24 380 31R
FM + GPS + GSM (Live) Ref: 28 24 336 02R
Suporte de conexões de Antena
FM + GPS Ref: --------
FM + GPS + GSM (Live) Ref: 24 22 000 03R
(escolher apenas 1 deles)
Tomtom SD Card ou SD card de 2GB
Apoio do ecrã:
Carbono escuro Ref: 82 00884343
Trópico cinza Ref: 82 00884342
Capa do ecrã:
Carbono escuro Ref: 82 00884348
Trópico cinza Ref: 82 00884349
Parafusos - 7703 026 056
Mola de aperto - 7703 046 125
Cablagem proveniente de um carro pré-equipado com GPS, ou então construir uma a partir dos esquemas elétricos existentes, algo que não é de todo impossivel.
Para quem escolher o segundo rádio, pode ainda instalar estes itens (não obrigatório, apenas se quiser bluetooth integrado)
Conector Microfone R675/ R430 Chicote de ligação Ref: 8200 851 433
Microfone Ref: 9640 025 07R
Suporte cbox Ref: 28 02 400 01R
Apoio Ref: 82 00829543
Caixa cbox continental - RCA / USB Ref: 82 00829466
Terminal RCA / USB Ref: 28 02 300 02R - A
Suporte inferior com localização do terminal Ref: 82 00 833 7957
Neste caso, se for para construir a cablagem necessita de:
Jack ecrã de navegação: esta ficha está localizada no visor do rádio de Clio III, Mégane II.2 entre outros.
Jack Bic cinza: o mesmo que em cima Clio / Megane. São ambas iguais, pelo que seja cinzenta ou preta, interessa olhar e ver se os pinos que são necessários têm fio, pois é dificil arranjar terminais iguais
Jack Preta ISO: Encontrado em todos os veículos no rádio
Iso fêmea ficha (fonte de alimentação para GPS): Facilita para o caso de um dia se querer retirar o sistema todo, mas é opcional.
Ficha OBDII: Localizado em todos os veículos Renault> 1998 caso. Também é opcional.
Para quem quer montar tambem o bluetooth integrado, necessita ainda de:
Jack Black Cbox <> CAN
Jack cinza Cbox <> CAN
Jack cinza Cbox <> terminais RCA / USB
Jack Rose Cbox <> terminais RCA / USB
Jack micro
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2 - Ferramentas e consumiveis necessários
Martelo e escorpo para quando começar a dar para o torto :laugh:
Agora a falar a sério, o material necessário é:
Um par de mãos
Chave de fenda
Pano
Torx 20
Torx 40
Alicate de descarnar (ou faca, canivete, etc)
Chave boca 21
Ferro de soldar
No que toca a consumiveis, temos:
Manga termoretráctil
Estanho
Fita isoladora
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3 - Particularidades
Ao se montar o gps no clio III phase I, temos que ligar obrigatoriamente o carro á CLIP.
Necessitamos de um quadrante que seja do phase II, isto porque o quadrante do phase II tem a particularidade de escrever o numero VIN no gps, enquanto que o phase I não escreve.
Ou seja, após se instalar o gps com o quadrante do phase I aparece o seguinte:
(http://imageshack.us/a/img7/412/231020121471.jpg)
Ou seja, o gps vai funcionar normalmente contudo o rádio vai estar bloqueado.
Depois de inserirem um quadrante do phase II e se estiver bem configurado, o radio automaticamente vai pedir o codigo ;)
Pode acontecer-vos o que me aconteceu a mim, que o quadrante do phase II não estava correctamente configurado, e o numero VIN não se encontrava definido, e como tal o rádio não desbloqueava. Após algumas configurações via CLIP consegui definir o VIN, após isso ir fazer a configuração multimédia para o clio III e o rádio irá desbloquear ;)
Há tambem que activar via CLIP a ligação multimédia que está Ausente no phase I, alterar para Presente, e a tomada multimédia deixar estar ausente na mesma, excepto se se colocar o rádio bluetooth.
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4 - Duração da Montagem
O ideal será ser apenas 1 pessoa a efectuar esta operação, pois são alguns fios e o risco de se trocarem é bastante elevado, contudo fica ao critério de cada um.
Os tempos apresentados são para 1 pessoa e com cablagem de um carro com gps.
Leitura e interpretação dos esquemas elétricos - 1,5 horas
Corte de cablagem, isolamento de outra, orientação da mesma e identificações - 4 horas
Instalação no carro - 12 horas
Inclui desmontar/montar : - os bancos
- plásticos laterais e do tecto
- o tecto
- parte do chão do carro
- antena
- entre outros
A este total devemos somar sempre mais umas 4 ou 6 horas, pois há sempre algo que não corre bem e que nos leva mais tempo. O que interessa é ficar bem feito e não o tempo que leva :)
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5 - Esquemas Elétricos
Com a devida autorização, vou aqui colocar um esquema elétrico bastante resumido e de fácil interpretação. Créditos ao Nco34 ;)
Como ler? É simples. Cada tabela representa um elemento da instalação. As tabelas são divididas horizontalmente de acordo com os seus conectores. Para cada conector de fio, a sua função e ao seu destino estão indicados.
Exemplo:
O pino 6 da ficha do rádio número 3 (261) irá conectar-se:
- Para o numero 5 da ficha do GPS (662)
- Para o numero 11 da caixa de interface CAN (1714)
- E se você quiser plug & Music, no numero 4 da ficha 1 da C-Box (1959)
Olhando para estas tabelas, facilmente conseguem construir a vossa cablagem.
(http://mperso.chez-alice.fr/Clio3/!Tuto/Tomtom/3.A.268.jpg)
(http://mperso.chez-alice.fr/Clio3/!Tuto/Tomtom/3.A.662.jpg)
(http://mperso.chez-alice.fr/Clio3/!Tuto/Tomtom/3.A.1714.jpg)
(http://mperso.chez-alice.fr/Clio3/!Tuto/Tomtom/3.A.1959.jpg)
Em relação ao tamanho dos fios, sugiro que olhem atentamente para o carro e meçam as distâncias entre as várias peças do carro, de modo a terem o tamanho ideal. Por experiencia propria sugiro que deixem uma boa margem de manobra.
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6 - Forma de Organizar
Esta é a parte fundamental de todo o processo. Devemos ser organizados ao ponto de sabermos para que serve cada ficha. Esta parte é facil se se tiver atento.
No meu caso, instalei o rádio sem bluetooth, sendo este tambem o radio mais comum nos clio's, como tal é deste que vou falar.
A caixa de interface CAN leva uma ficha cinzenta e é colocada atrás do ecrã e o ecrã tem uma ficha preta as quais são facilmente identificaveis, depois vamos ter uma ficha que vem do ecrã para o radio e ainda uma ficha para a caixa de interface RCA. (entrada de pino branco e de pino vermelho, colocada ao centro do carro)
No meu caso resolvi aproveitar a ficha ISO de origem do carro, e fiz as uniões na cablagem que o carro tinha de origem.
Contudo quem quiser deixar tudo facilmente amovivel, aqui têm a solução:
(http://mperso.chez-alice.fr/Clio3/!Tuto/Tomtom/3.B.01-2.jpg)
Colocar o material á nossa frente e organizar. Aqui fica a foto de um radio com bluetooth mãos livres ilustrado, do meu sem bluetooth não tenho, contudo quando soldar tudo posso tirar fotografias ao equipamento com mais detalhe.
Sem bluetooth mãos livres:
(http://img17.imageshack.us/img17/5298/25012012537.jpg)
Com bluetooth mãos livres:
(http://mperso.chez-alice.fr/Clio3/!Tuto/Tomtom/3.B.02.jpg)
Nesta foto podemos ver a manete de controlo do volante, o rádio, a caixa USB, a caixa CBOX continental (preta ao pe da tomada USB), caixa de interface CAN (branca ao pé do ecrã), ecrã de navegação e respectivas cablagens.
Antena com tomtom live (ficha roxa)
(http://img713.imageshack.us/img713/3275/25012012539.jpg)
Como a instalação com o bluetooth é a mais completa, e eu fiz a mais "incompleta", deixo-vos antes uma imagem das várias fichas para a integração do bluetooth e caixa de interface multimédia.
(http://mperso.chez-alice.fr/Clio3/!Tuto/Tomtom/3.B.01.jpg)
A: Ficha para conexão do microfone
B: Ficha preta - ligação do ecrã; ficha cinza: ligação á caixa CAN
C: Alimentação e conexão C-Box
D: Ficha preta - Áudio C-Box para o GPS
E: Duas ligações CAN (a ligar na cablagem de origem)
F: Duas ligações CAN (a ligar na cablagem de origem)
G: Comandos do rádio no volante
H: Ficha de ligação ISO Rádio (comunicação com o rádio de elementos CAN, microfone, GPS )
I: Ficha ISO que liga o rádio à energia AC.
A partir deste ponto conseguimos facilmente identificar os fios a ligar. São eles:
Cabo de velocidade do veiculo, +APC, +AVC, cabo de massa, + bateria sinal (carro com ignição on), 4 fios CAN.
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7 - Instalação da Antena de GPS
Neste passo optei por desmontar o geral do carro e não apenas o particular e necessário para poder colocar a nova antena. De referir que básicamente é seguir a cablagem da antena antiga que se encontra no carro e passar a nova no mesmo sitio ;)
(http://img812.imageshack.us/img812/2520/07022012583.jpg)
Convem retirar isso tudo que vêm na imagem, mais o porta luvas e a consola central (para retirarem aquela parte preta redonda que vêm na imagem), retirar o banco do pendura, retirar os plasticos á volta das portas do lado direito.
Eu retirei um pouco mais, e facilitou imenso, acreditem!!
(http://img585.imageshack.us/img585/8894/07022012587.jpg)
Cá atrás na bagageira, têm 2 apoios de plástico que são onde normalmente a cortina traseira prende, contudo servem tambem para segurar a armação do tecto. Retirar esses 2 plásticos. Lateralmente atrás têm 2 plásticos (um de cada lado) onde passa o cinto de segurança traseiro, puxar essas peças e deixar apenas desencaixadas e desencostadas, retirar os suportes da pala da mala, retirar os apoios dos cintos de segurança dianteiros e os plásticos envolventes aos mesmos, retirar os ditos "fod@sse", os 4.
Após isto, verão que com jeitinho e com uma chave de bocas, conseguem desapertar a antena.
Algumas fotos que ilustram o trabalho.
(http://img860.imageshack.us/img860/229/06022012568.jpg)
(http://mperso.chez-alice.fr/Clio3/!Tuto/Tomtom/3.C.01.jpg)
(http://img585.imageshack.us/img585/8894/07022012587.jpg)
A cablagem da antena passa aos pés do pendura
(http://mperso.chez-alice.fr/Clio3/!Tuto/Tomtom/3.C.02.jpg)
Há que levantar a esponja de isolamento e passar a antena por baixo da mesma
(http://mperso.chez-alice.fr/Clio3/!Tuto/Tomtom/3.C.03.jpg)
Aqui temos de alterar este passador, eu ainda não o fiz e está seguro com braçadeiras de plástico para já
(http://mperso.chez-alice.fr/Clio3/!Tuto/Tomtom/3.C.11.jpg)
Resultado final
(http://img855.imageshack.us/img855/9307/07022012574.jpg)
Ter em especial atenção á forma como fica a borracha da antena, dar uma limpeza quando retiramos a antena antiga e ter a certeza que a nova fica estanque ;)
Ao pé do rádio irá ficar uma ficha isolada branca, e cá em cima para o ecrã de gps ficam 4 fichas (na versão tomtom live) ou 3 fichas na versão carminat tomtom ;)
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8 - Integração Multimédia
Vamos começar pelo controlo do rádio a partir do volante. Nesta parte há quem ligue a ficha mesmo ao comando do volante. Eu não o fiz, pela simples razão de querer manter o que lá está no carro. Como tal vou á ficha antiga que estava ligada ao ecrã do rádio e vou lá ligar a nova cablagem com "corte e costura" ;)
Para a integração ser mais facil de ser feita, vamos retirar a grelha de ventilação pois permite passarmos a mão para facilitar a colocação da "nova" cablagem.
Efectuar as ligações á can (nesta imagem é uma ligação de teste, mas mostra a ordem correcta)
(http://imageshack.us/a/img846/7456/021020121387.jpg)
(http://imageshack.us/a/img705/5841/021020121388.jpg)
+ bateria tempo (+ battery time)
(http://imageshack.us/a/img846/9300/021020121391.jpg)
falta a ligação á velocidade, que salvo erro é um fio branco.
(http://mperso.chez-alice.fr/Clio3/!Tuto/Tomtom/3.D.01.jpg)
Para quem colocar bluetooth, aqui ficam umas ajudas... :)
(http://mperso.chez-alice.fr/Clio3/!Tuto/Tomtom/3.D.05.jpg)
(http://mperso.chez-alice.fr/Clio3/!Tuto/Tomtom/3.D.06.jpg)
Ficha do microfone
(http://mperso.chez-alice.fr/Clio3/!Tuto/Tomtom/3.D.07.jpg)
Penso que seja elucidativo QB.
Quanto ao sitios onde ficam as fichas, a cinzenta de ligação á ficha CAN e a alimentação do ecrã (ficha preta) ficam em cima, no local onde tinham o visor do rádio, a ficha preta maior que é a que leva a ligação ao aux, entre outros, fica junto ao rádio, e a ligação para a tomada de USB (noutros casos, como o meu, tomada de 2 pin's, um vermelho e outro branco) fica na frente da consola central ;)
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9 - Montagem do Microfone para Radiosat Classic Bluetooth
Em primeiro lugar precisamos de uma peça destas
(http://img541.imageshack.us/img541/8618/brqh.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/541/brqh.jpg/)
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Se olharem atentamente para a fotografia, reparam que este microfone apenas tem 2 fios, no caso do sistema tomtom, requer 3 fios, pois penso que se deve a ser um microfone amplificado.
Aqui fica a referencia de substituição do microfone. Segundo me apercebi é complicado de arranjar...
(http://img198.imageshack.us/img198/7051/ag71.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/198/ag71.jpg/)
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Para fazer a cablagem do microfone, optei por comprar parte na renault, encaixando assim directamente no microfone.
(http://img202.imageshack.us/img202/8841/040120131627.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/202/040120131627.jpg/)
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Depois disto fui a uma casa de eletronica e comprei 6 terminais (3 machos e 3 fémeas) e um conector rápido para fazer isto
(http://img10.imageshack.us/img10/6380/51ut.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/10/51ut.jpg/)
Uploaded with ImageShack.us (http://imageshack.us)
Ou seja, como não arranjei uma ficha igual á que vinha no prolongamento da renault, eu mesmo criei uma que conseguisse ligar e desligar caso necessário. Neste ponto temos de arranjar cablagem que chegue desde este conector até à ficha micro-iso do rádio, bem como os terminais para encaixar na mesma.
O esquema a seguir é o seguinte:
nº13 - sinal micro
nº 14 - positivo
nº15 - blindagem
Na imagem seguinte vemos a ficha já com o positivo (nº14) ligado.
(http://img9.imageshack.us/img9/3492/ajpr.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/9/ajpr.jpg/)
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E o final, já com os 3 fios no sitio.
(http://img850.imageshack.us/img850/4033/uoy0.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/850/uoy0.jpg/)
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Testar se o micro funciona e voltar a montar tudo. O aspecto final deverá ser algo tipo isto:
(http://img138.imageshack.us/img138/153/1q6u.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/138/1q6u.jpg/)
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:cool:
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10 - Tomada de Diagnóstico
Requerido - Retirar a tomada de diagnóstico.
Muito simples, com uma chave de fendas pequena, coloca-la entre o plástico da consola e a tomada na parte que tem o pequeno perne de encaixe, dar-lhe um jeitinho e ela vai sair, Puxa-la pelo lado do porta luvas (que não está no sitio) e trabalhar a partir daí.
Assim sendo, identificar pelas fotos que coloquei acima e pelos esquemas elétricos ;)
Esta parte é fundamental, sem isto o ecrã de GPS não irá de todo funcionar. Além disso isto vai permitir diagnosticar erros associados ao gps ;)
Temos 4 fios a inserir na ficha:
- 2 fios CAN veículo
- 2 fios CAN multimedia
Contudo existe uma particularidade. Para o tomtom funcionar, apenas 2 fios são essenciais, os outros 2 apenas funcionam em diagnósticos do sistema, nada mais ;)
Estes que falo, são:
- os terminais 12 (34GA fio CAN-L) e 13 (sobre 34DZ - CAN H).
No caso de o ecrã não funcionar, verificar as conexões destes pontos.
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11 - Teste no Carro
Neste passo eu pessoalmente cometi um erro importante, ou seja, depois de tudo instalado carregava apenas no botão on e off do rádio para ver se ligava, e na realidade eu notava que o rádio tinha energia, pois o mesmo fazia barulho, contudo nada do ecrã. Lá está, ligámos mais atrás um fio que era o + battery time, ou seja, o sinal da ignição on. Este sinal é mandatório no sistema para que o ecrã ligue. Eu como não carregava no botão start/stop, o meu sistema não funcionava :gun:
Caso não funcione, verificar todas as ligações novamente, especialmente as ligações á CAN. Se o rádio tiver energia irão reparar que o mesmo fará um barulho de funcionamento inicial ;)
Caso funcione, organizar a cablagem o melhor possivel, lembrem-se que o clio não é particularmente dotado de espaço na consola, pelo que há que organizar muito bem toda a cablagem de modo a tudo encaixar no sitio.
Podemos assim montar o painel do ar condicionado, a consola, etc etc
(http://img267.imageshack.us/img267/15/011120121502.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/267/011120121502.jpg/)
Uploaded with ImageShack.us (http://imageshack.us)
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12 - Finalização
Uma vez concluido que o sistema está a trabalhar em pleno, podemos montar todos os plásticos e embelezadores que não tinham sido montados até á data.
Testar mais uma vez todos os componentes e disfrutar do sistema tomtom ;)
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13 - Instalar Tomada RCA
No meu caso a consola ficou com um buraco devido a ter um kit bluetooth instalado no carro. Como tal quis aproveitar e ficar com isso tapado. Além disso considero mais "funcional" ter a tomada desviada para um dos lados e não ao centro, assim ocupa apenas uma parte do espaço se estiver algo lá ligado.
Começamos com isto
(http://img708.imageshack.us/img708/8397/3fvk.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/708/3fvk.jpg/)
Uploaded with ImageShack.us (http://imageshack.us)
Como se nota, havia um buraco que ficava pouco estético.
Então tendo em conta a caixinha, fazem-se as marcações.
(http://img197.imageshack.us/img197/2807/49u0.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/197/49u0.jpg/)
Uploaded with ImageShack.us (http://imageshack.us)
Para fazer estas marcações, prefiro usar um ferro de soldar, é simples de usar e facilita muito o trabalho. Vamos passando com o ferro até se retirar o bocado de plástico. Depois ir testando com a caixa RCA a ver se o tamanho está bom, e ir limando até se chegar a este ponto
(http://img153.imageshack.us/img153/5483/roe8.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/153/roe8.jpg/)
Uploaded with ImageShack.us (http://imageshack.us)
Retirar os pequenos pedaços de plastico que ainda possam existir com um canivete e obtemos este resultado
(http://img59.imageshack.us/img59/5199/7r87.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/59/7r87.jpg/)
Uploaded with ImageShack.us (http://imageshack.us)
Convem que os pernes tranquem, como se vê na imagem
(http://img547.imageshack.us/img547/9325/kggf.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/547/kggf.jpg/)
Uploaded with ImageShack.us (http://imageshack.us)
E o resultado final
(http://img546.imageshack.us/img546/2883/1wzc.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/546/1wzc.jpg/)
Uploaded with ImageShack.us (http://imageshack.us)
:cool:
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Reservado
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reservado
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reservado
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Se forem detectados erros, agradeço o reportório dos mesmos :)
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Bom DIY, obrigado pela partilha!!
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Bem... depois de olhar para isto só há duas coisas que tenho para dizer.
1ª- Parabéns.
2ª- Grande maluco!!! :shocked:
Grande trabalho, grande paciência, mas grandes resultados(o mais importante).
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os meus parabens gonçalo, ao fim de muito tempo de luta, ficou tudo funcional ;)
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Obrigado ;) epa deixei ainda os reservados pois pode haver alguma coisa a acrescentar quando montar o bluetooth, pelo sim pelo não, para já ficam e depois digo se alterou algo ou não ;)
A batalha foi longa mas surtiu resultados, fiquei mesmo feliz com esta treta :) agora vou ter é de comprar os mapas, como diz um gajo num fórum de gps's "agora sim tenho de dar os parabens á renault e á tomtom, conseguiram criar uma versão que é impossivel de crackar" :laugh: o que eu me ri :laugh: pois é meus amigos, o live da tomtom ainda não permite cá coisas manhosas, logo ou arranjam logo um com o cartão ibéria ou europa, ou comprar de outro para colocar neste é para esquecer ;) assim que tiver o mapa comprado, aviso de quanto foi e acrescento ao topico ;)
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Excelente pá! :smiley:
E já agora, parabéns por este objectivo alcançado.
Depois de tudo concluido (mapas, etc), qual a próxima?
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Ja te respondo no tópico certo :)
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Antes de mais quero-te agradecer por este fabuloso DIY que partilhas-te! :smiley:
Depois também queria-te te dizer que grande coragem que tiveste em fazer esse trabalho todo pois não é nada fácil, mas no fim de ver isso tudo a funcionar dá gosto todo o tempo/trabalho que tiveste..
Tenho que te dar os parabéns pelo excelente trabalho e o report fotográfico tudo pormenorizado :cool:
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Isso é que é paciência e dedicação , lol tens ai um bom diy, parabéns!!
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Granda maluco, desmontaste meio carro e nao so funcionou tudo de novo, como lhe colocaste um GPS de origem! :laugh:
O DIY e' longo, e sinceramente apenas tive paciencia para o ler na diagonal, mas mostra bem o quão trabalhoso e' montar essa treta, e o resultado final esta' a vista! Dou-te os meus parabens pelo bom trabalho! :)
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Não há nada a dizer senão mais um excelente DIY da tua parte. Parabéns pelo resultado.
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Excelente, grande batalha a tua. Realmente és mesmo o mestre dos MODS nos Renaults.
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Adicionado:
13 - Instalar Tomada RCA
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Adicionado:
14 - Montagem do Microfone para Radiosat Classic Bluetooth
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tenho uma duvida,
O clio 3 phase 2 não precisa apenas do ecra e da antena do gps?
Cumps
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O Gonçalo já te dirá, mas deves precisar de quase tudo menos quadrante.
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digo isto porque o radio e mesmo.
Penso eu de que... :grin:
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Pois mas não será assim tão fácil como esperas ;)
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Isso acredito, so gostava de saber se preciso de comprar tudo ou apenas o ecra e suportes.
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Ecrã, caixa CAN branca, suportes e nada mais :)
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Mas a caixa can branca não existe já no carro?
Pergunta estupida digo eu....
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Não. Existe sim o ecrã do radio que faz em parte a função da caixa CAN. Para o gps necessitas da caixa branca sempre.
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E a cablagem dá sem qualquer alteração?
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Tens de acrescentar uma ficha e uns fios á cablagem, nada que um eletricista não o faça. Ou então comprar uma cablagem com gps de um phase 2 :)
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Ah era o que suspeitava, mas o user jpdo pensava que era só ligar. ;)
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No phase II é quase ;) todas as ligações principais estão feitas :)
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Alguém me consegue dizer/ fornecer o esquema das ligações que faltam do fase 2?
Obrigado
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Boas Gonçalo,
Conforme nossa conversa de há pouco gostava de saber se é possivel colocar o GPS num Megane III Gt Line com bluetooth.
Falaste que teria de se ver se tinha uma ficha, tenho umas fotos do carro sem o tablier onde se podem ver as fichas mas não sei se serão perceptíveis.
Abraço
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coloca as fotos para se ver :)
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Não as consigo colocar.....
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http://www.renaultpt.com/index.php?topic=4701.0 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=4701.0)
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Boas,
Junto os links das fotos.
(http://imageshack.com/a/img23/39/y0ay.jpg) (http://imageshack.com/i/0ny0ayj)
(http://imageshack.com/a/img21/3076/d6on.jpg) (http://imageshack.com/i/0ld6onj)
http://imageshack.com/i/2m7d9kj (http://imageshack.com/i/2m7d9kj)
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Pode ser mais dificil de encontrar para já, mas ao colocar colocava o r-link!!!!
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Aparentemente não tens pré instalação, pelo que tens de arranjar as fichas que te faltam :) o mais facil é encontrares um batido com gps e sacares a cablagem do mesmo, só necessitas da parte que vai ao radio e assim :)
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Ok, vou fazendo uma sondagem mas não está fácil.
Se souberes de alguma diz.
Abraço
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Dou-te uma sugestao :) vai juntando as peças, foi como eu fiz, pouco a pouco consegui reunir tudo :)
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Ok, obrigado.
O necessário será:
Ecrãn e suportes
Antena GPS
Comando da consola
Cabos de ligação GPS - Onde posso ver uma foto?
Abraço
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(http://mperso.chez-alice.fr/Clio3/!Tuto/Tomtom/3.B.02.jpg) (http://mperso.chez-alice.fr/Clio3/)
Imagem esta que se encontra no inicio do tutorial ;)
No teu caso em particular, no comando de consola, precisas do cabo que vai do comando de consola ao radio ;)
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Desculpem andar desaparecido mas tenhoa ndado bastante atarefado.
Necessito que me esclareçam esta duvida.
A ficha do meu clio 3 phase 2 que ligava ao ecra do radio antigo tem a cablagem certa para encaixar na multimedia box certo?
Logo so terei de fazer as ligações que faltam sem ser as dessa ficha.
Respondam-me só a isto p.f.
Cumps
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Não tenho a certeza disso, só vendo os esquemas, coisa que actualmente não tenho... ;)
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De que mês e ano é o carro? Posso ver se existe algum esquema que ajude a ver isso.
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O meu carro é o clio GT TCE 100cv de 11/2010.
Com os melhores cumprimentos,
João Pedro Oliveira
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Atenção que os esquemas diferem um bocado... ;) eu na altura vi-me lixado para encontrar o correcto ;)
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mas alguem me consegue arranjar as diferenças do original do meu carro para o do com GPS?
Cumps
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Estão aqui 2 esquemas, vê qual deles é que corresponde à cablagem que tens no carro.
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Pessoal desculpem a demora. No entanto já fiz as ligações todas como tinha nutro forum frances. Penso eu que nao me falta nada. No entanto o radio tem corrente porque ouve-se ele a trabalhar, mas o ecra nao liga.
Alguem me sabe dar alguma pista do que ode ser?
Cumps
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ah! esqueci-me de referenciar que o ecra nao funciona mesmo com o carro ligado
Cumps
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Partindo do principio que o ecrã está bom, o mais certo é o pin out da cablagem não estar correcto.
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pelo que vi esta tudo ok. No entanto vi que a tomada da caixa multimedia e plug and play no entanto o power do ecra esta a vir do pin 4 do radio! Alguem me sabe dizer alguma ligacao "obrigatoria" para isto pelo menos ligar o ecra? E necessario activar com o clip para ligar a tela? Cumps
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rodinhas, não consegui descobrir qual é a cablagem que tenho.
No entanto só preciso de saber o seguinte:
Eu tenho o LCD original do carro com a referencia: 280348139R--A, a minha duvida é, qual é a diferença na cablagem do conector deste LCD para a caixa interface com a referencia: 280386404R.
Acham que assim já ajudo?
Cumps
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Como deves imaginar, há imensas possibilidades, desde uns 6 ou 7 tipos de rádios diferentes, se não forem mais, com mais não sei quantas possibilidades de visores, com ou sem ligação ao telefone, etc...
Primeiro que tudo é preciso descobrir qual é a instalação original do carro, e depois descobrir quais as possibilidades disponíveis para a ligação ao visor.
Primeiro, já reparaste que cada ficha que vai ao rádio tem uma cor. Com base nos esquemas que já mostrei, tens que ver quais são as ligações que existem em cada ficha e a que terminais pertencem. Depois de saberes o pin out da instalação que já tens no carro, encontra-se o respectivo esquema.
Depois tem que se tentar descobrir qual o pin out do lcd e ver quais as diferenças em relação À cablagem que tens ai.
Tens que ter paciência e fazer um esquema semelhante aos que já mostrei para te ires orientando com o pin out.
Já agora, o visor tem algum tipo de etiqueta com códigos ou coisa do género?
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Sim tem etiqueta com codigos eu mando-os todos.
No entanto acho estranho os esquemas que me mandaste terem menos cabos ligados ao visor do que o meu de origem.
Os codigos que tem no visor são:
AFF A2
1916002 rev1 07/10/10
LCD 28119947-4 A
SOFT v96.57
PIE 1915441 rev1
NS5300828-K
Isto está tudo na etiqueta, agora gravado no visor está:
>PP T40<
28119970-5
Cumps
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Então faz o seguinte, pegas no cabo que vai ao visor e vês qual é o pin out, toma em atenção os números da ficha e as cores delas ;)
Começas a fazer um esquema do género nº 1 do visor -> nº4 do radio, nº2 do visor ->nº6 do radio, por exemplo e tentas fazer o pin out do resto da cablagem. Com isso será mais fácil descobrir qual é o esquema a que pertence.
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Esta ref 280348139R corresponde a sem ajuda a navegação/radio nº7, o que para já é alguma ajuda.
E a ref 280386404R corresponde a um equipamento utilizado num carro mais velho que o do visor.
Vai ser necessário ver vários esquemas e perceber se há compatibilidade entre eles.
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diz-me só uma coisa.
Este radio nº7 suporta a função de GPS?
Não tens o esquema deste mesmo radio?
Cumps
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Peço desculpa colocar este conteúdo aqui mas penso que nos possa ajudar:
(http://img15.imageshack.us/img15/9950/2vgr.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/15/2vgr.jpg/)
Segundo o que estou a ver este é o pin out do meu ecrã.
Logo tenho as seguintes duvidas:
- Eu tenho fios a mais na caixa interface. Tenho de os cortar? Ou ela deveria funcionar sem cortar os fios?
- O Ecrã do GPS deveria ligar sem ativar a função de GPS no CLIP?
- Se não ligar o pino 12 e 13 no jack preto do ecrã do GPS ele funciona?
Cumps
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10 - Tomada de Diagnóstico
Esta parte é fundamental, sem isto o ecrã de GPS não irá de todo funcionar. Além disso isto vai permitir diagnosticar erros associados ao gps ;)
Temos 4 fios a inserir na ficha:
- 2 fios CAN veículo
- 2 fios CAN multimedia
Contudo existe uma particularidade. Para o tomtom funcionar, apenas 2 fios são essenciais, os outros 2 apenas funcionam em diagnósticos do sistema, nada mais ;)
Estes que falo, são:
- os terminais 12 (34GA fio CAN-L) e 13 (sobre 34DZ - CAN H).
No caso de o ecrã não funcionar, verificar as conexões destes pontos.
Alguém se deu ao trabalho de ler o tutorial que fiz? Ou foi mesmo só para encher o forum?
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Grande Gonçalo ;)
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E tens o pin out da caixa interface também?
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Alguém se deu ao trabalho de ler o tutorial que fiz? Ou foi mesmo só para encher o forum?
Gonçalo sim li mesmo esse tópico, no entanto isso deu-me duvidas na mesma.
Tal como, quando falas do pino 12 e 13 estas a falar do pino 12 e 13 do ecra ou o pino 12 e 13 da ficha de diagnostico.
Digo isto porque o CAN H e CANL e CAN H2 e CAN L2 estão ligados aos pinos do ecra.
Resumindo, os pinos que falas são os 12 e 13 da ficha do ecra?
Cumps
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Rodinhas,
O Pin Out da Caixa Interface é este:
(http://mperso.chez-alice.fr/Clio3/!Tuto/Tomtom/3.A.1714.jpg)
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Nesse caso já tens tudo o que precisas, e é ligar isso seguindo esses pin outs. Mas assim que tiver oportunidade vou ver se encontro o esquema dessas ligações.
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Na tomada de diagnóstico ;)
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Para aceder á tomada de diagnostico tenho de remover o porta luvas correcto?
Cumps
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A tomada do clio III encontra-se por baixo da consola do AC e afins ;) Depois de desencaixada, o melhor acesso é pela zona do porta-luvas sim :)
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Boas,
Conseguem dizer-me se a cablagem do link será o que faz falta para montar GPS no Megane III apenas com Bluetooth?
(http://imageshack.us/a/img15/2926/ueco.jpg)
(http://imageshack.us/a/img32/7969/nlwp.jpg)
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Nada disso ;)
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Ok, obrigado.
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Boas,
Então e isto será para que?
O rapaz disse-me que era para fazer upgrade de rádio e que estava ligado também ao Gps.
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Posso estar enganado mas isso é para trocares o rádio por um dos que se vende fora da marca
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Estas certo Carlos :-)
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Obrigado pela informação.
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É como te disse por pm, só lá vais com uma cablagem arranjada numa sucata daquela parte, ou então construir uma para o teu carro de alguma forma, consultando os esquemas eletricos ou assim... De resto não te safas :)
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Após analisar todas as ligações com cuidado, posso concluir que tenho as ligações todas ok.
No entanto continuo sem saber se preciso de ligar o carro ao clip para configurar o gps.
O rádio é o de origem do meu carro, mas nunca foi ligado com este rádio.
O radio dá sinal de vida mas o ecrã não.
Que pode ser?
Gonçalo já verifiquei todas as ligações que me falaste e estão ok...
Cumps
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Já agora qual é a diferença entre estas Caixas de interface CAN?
2803 806 55R
2803 864 04R
O meu ecrã é o gps live e estou bom a caixa com ref: 2803 864 04R
interfere em alguma coisa?
Cumps
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As ligações na tomada de diagnóstico não podem de todo estar certas. A ligação CAN é que faz ligar o ecrã. Se o radio trabalha (faz um barulho tipo a ligar), o que falta é os fios na tomada ;)
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E também terá de activar pela clip certo?
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Errado :)
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gonçalo desculpa eu é que me expressei mal.
O radio nao liga.
O que eu queria dizer é que tem energia porque se carregar no botao de ejectar o cd ele manda-o para fora. no entanto quando carrego no botao de ligar nada acontece....
Sabes o que pode ser?
Cumps
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Se o rádio injecta o cd, será que o rádio está bom?
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Sim está porque funciona com o ecra antigo (o visor normal do clio)
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ja agora outra pergunta.
É possivel ter o radio cabasse e o ecra gps a funcionar...
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Então há ligações mal feitas ;)
Radio cabasse? Num carro com tomtom?
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Desculpa Gonçalo era uma eprgunta :D
Em relação ao GPS problema resolvido.
Para quem nao sabe e lhe acontecer o mesmo que eu aviso já que o problema é da caixa interface.
Cumps
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Alguém que seja capaz de me dizer as respectivas medidas do buraco do suporte para o gps, como indica as linhas?
(http://i1251.photobucket.com/albums/hh542/carlosjcm/231020121471_zpsc4f94c1c.jpg)
Obrigado!
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Boas Gonçalo,
Como já vi que efetuaste esta mod, espero que me possas ajudar.
tenho uma megane 2011 GT Line, e o único defeito que a carrinha tem ate agora é a falta de ligação USB...
A fim de resolver este defeito, comprei o radio de origem que tem USB frontal, já com a ficha feita e o respectivo micro para o Bluetooth... Comprei em frança, através de um primo meu... super barato. Em França, segundo ele, qualquer Renault monta este radio em menos de nada, e eu não minha "estupidez", assumi que aqui em Portugal fariam o mesmo...
PAra mal dos meus pecados, a Renault simplesmente diz que não conseguem fazer nada, nem se querem chatear com estes assuntos...
Como vi que efetuaste uma mod semelhante, pode ser que me consigas dar umas luzes de como fazer, mas resolver de uma vez por todas este "defeito" da carrinha.
obrigado
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Bons dias,
Possivelmente como te disseram na Renault, pode ser apenas problema a nivel de codificação no menu do radio e ecrã do carro. Eu tive de alterar no meu isso para que tudo funcionasse. Existe uma codificação a nivel de programação na CLIP onde podes alterar o tipo de radio e é aí que têm que alterar os valores para que tudo funcione, em principio.
Pode-se dar o caso tambem de esse radio estar afecto a um numero de chassi, e aí não consegues mesmo fazer nada.
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Tenho alguma maneira de evitar ir a renault?
O rapaz em França diz-me que se enviar para ele o rádio e o ecra que ele faz tudo... Mas gostava de resolver cá...
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Boas
é possivél ter o gps tomtom com um rádio kenwood, ligando o gps as fichas do visor e colocar antena?
Tenho um Clio Fase 1 de 2006
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Agradecer desde já ao Gonçalo pelo tópico e também pela ajuda fora do Fórum para com este upgradezito :smiley:
O rádio chega amanhã e já estive a ver acerca do seguinte:
Conector Microfone R675/ R430 Chicote de ligação Ref: 8200 851 433
Microfone Ref: 9640 025 07R
O conector na Renault custa 45€ agora o Microfone a referência do mesmo indica que é uma pala de sol e não o microfone.
Alguém que tenha a referência atualizada?
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é essa a referencia mauro, aquilo é enquadrado no encaixe das palas :)
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Então é mesmo isso, são mais 45€ :tongue:
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Bem lá terá que ser, ao menos fica completo e vai-me dar bastante jeito :tongue:
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Viva Gonçalo,
Será que consegues recuperar as imagens que já não estão disponíveis no teu post de DIY? Estou em vias de fazer um processo semelhante, e se já tivesse algum apoio visual era excelente!
Obrigado
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Boas joins,
Apesar de não se conseguir ver todas, aqui tens algumas delas:
https://www.google.pt/search?q=%5BDIY%5D+-+Instalar+carminat+tomtom+em+clio+3+-+phase+I/+phase+II&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwj086r84JDTAhVIPRoKHfe-BuYQ_AUICCgB&biw=1920&bih=950#imgrc=_ (https://www.google.pt/search?q=%5BDIY%5D+-+Instalar+carminat+tomtom+em+clio+3+-+phase+I/+phase+II&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwj086r84JDTAhVIPRoKHfe-BuYQ_AUICCgB&biw=1920&bih=950#imgrc=_)
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O problema é eu neste momento não ter como as colocar online pois não faço a mínima ideia de onde tenho essas fotografias senão colocaria com todo o gosto online
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Boa tarde.
Antes de mais agradecer este manual.
Excelente.
Tenho uma duvida, no meu caso de uma megane sport tourer (não o clio).
Ela tem o GPS e o radio Classic, SEM BLUETOOTH (creio que a referencia é 28 11 500 30R) com comando no volante, junto ao comando do para brisas e com tomadas RCA em baixo, junto a chave.
Queria mudar o mesmo por um com bluetooth (ou seja, de acordo com o 1 post, o 28 11 500 40R) para ter essa funcionalidade.
Pode ser feito? É necessário apenas acrescentar cablagem e equipamento novo (radio e microfone) ou muito mais que isso - tipo extensão de antena / suporte de antena, interface CAN, cablagem com fichas novas ...
As ligações nos radios são iguais (conector quadlock).
Agradeço as ajudas.
Saint
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Boas malta,
Antes de mais obrigado pelo post e pela partilha de informações.
O meu objectivo naõ está directamente relacionado com a instalação do de sistema de GPS, nem nada que se pareça! :) estou a tentar resolver um pequeno problema que surgiu de forma estúpida! :p
Ao colocar o ambientador no carro, que costuma ficar acoplado às grelhas de ventilação, uma delas desencaixou! Já tentei tirar a grelha individual, mas sem sucesso, pois tenho medo de partir o ou deixar os plásticos todos trincados/marcados, e não conseguir fazer nada! A ideia agora é tirar "tudo", aquele painel(par de grelhas), mas também não fui muito bem sucedido durante os 20min que lá estive! A intenção é fazer aquilo com o máximo de cuidado para não deixar marcas.
Sugestões ou vídeos de explicação?
Cump. e obrigado
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Boas tardes,
Alguém me sabe dizer onde o sinal/cabo do sensor de temperatura esterior liga no rádio tomtom live???
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Boa tarde,
Na versão live tem 4 fichas, sabes a que corresponde cada uma???
7 - Instalação da Antena de GPS
Neste passo optei por desmontar o geral do carro e não apenas o particular e necessário para poder colocar a nova antena. De referir que básicamente é seguir a cablagem da antena antiga que se encontra no carro e passar a nova no mesmo sitio ;)
([url]http://img812.imageshack.us/img812/2520/07022012583.jpg[/url])
Convem retirar isso tudo que vêm na imagem, mais o porta luvas e a consola central (para retirarem aquela parte preta redonda que vêm na imagem), retirar o banco do pendura, retirar os plasticos á volta das portas do lado direito.
Eu retirei um pouco mais, e facilitou imenso, acreditem!!
([url]http://img585.imageshack.us/img585/8894/07022012587.jpg[/url])
Cá atrás na bagageira, têm 2 apoios de plástico que são onde normalmente a cortina traseira prende, contudo servem tambem para segurar a armação do tecto. Retirar esses 2 plásticos. Lateralmente atrás têm 2 plásticos (um de cada lado) onde passa o cinto de segurança traseiro, puxar essas peças e deixar apenas desencaixadas e desencostadas, retirar os suportes da pala da mala, retirar os apoios dos cintos de segurança dianteiros e os plásticos envolventes aos mesmos, retirar os ditos "fod@sse", os 4.
Após isto, verão que com jeitinho e com uma chave de bocas, conseguem desapertar a antena.
Algumas fotos que ilustram o trabalho.
([url]http://img860.imageshack.us/img860/229/06022012568.jpg[/url])
([url]http://mperso.chez-alice.fr/Clio3/[/url]!Tuto/Tomtom/3.C.01.jpg)
([url]http://img585.imageshack.us/img585/8894/07022012587.jpg[/url])
A cablagem da antena passa aos pés do pendura
([url]http://mperso.chez-alice.fr/Clio3/[/url]!Tuto/Tomtom/3.C.02.jpg)
Há que levantar a esponja de isolamento e passar a antena por baixo da mesma
([url]http://mperso.chez-alice.fr/Clio3/[/url]!Tuto/Tomtom/3.C.03.jpg)
Aqui temos de alterar este passador, eu ainda não o fiz e está seguro com braçadeiras de plástico para já
([url]http://mperso.chez-alice.fr/Clio3/[/url]!Tuto/Tomtom/3.C.11.jpg)
Resultado final
([url]http://img855.imageshack.us/img855/9307/07022012574.jpg[/url])
Ter em especial atenção á forma como fica a borracha da antena, dar uma limpeza quando retiramos a antena antiga e ter a certeza que a nova fica estanque ;)
Ao pé do rádio irá ficar uma ficha isolada branca, e cá em cima para o ecrã de gps ficam 4 fichas (na versão tomtom live) ou 3 fichas na versão carminat tomtom ;)
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já não tinham respondido aqui - https://www.renaultpt.com/index.php?topic=24556.msg352083#msg352083 (https://www.renaultpt.com/index.php?topic=24556.msg352083#msg352083) ?
Espalhar a mesma pergunta pelo forum, não traz mais respostas :wink:
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A caixa do interface can tem a referência 2803 864 04R
Alguém sabe qual é a referência da caixa que tinha?? Do radio normal???
É que eu estou a tentar fazer o inverso
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E já agora essa caixa fica onde??