Forum RenaultPT

Àrea Tecnica => Detalhe => Tópico iniciado por: MLVtecpt em 19 de Outubro de 2009, 22:49 pm

Título: Técnica de lavagem correcta
Enviado por: MLVtecpt em 19 de Outubro de 2009, 22:49 pm
Neste tópico esperamos conseguir explicar práticas correntes para lavar correctamente os carros , sem infligir swirls á pintura .

Errado usar uma esponja?

Milhões de pessoas em todo o mundo lavam o carro com uma esponja, se lerem os diversos tópicos existentes no www.CarPremium.net (http://www.CarPremium.net), não vão ver nenhum membro a lavar com uma esponja...porque será?? Tudo vem dar à superfície plana da esponja :

(http://img160.imageshack.us/img160/6159/sponge5nb.jpg)

Imaginem a pintura automóvel com a sujidade normal, partículas de terra agarradas na superfície da pintura, que vocês querem lavar para mostrar o brilho do carro.
Algumas dessas partículas são afiadas :

(http://img160.imageshack.us/img160/7958/gritonpaint7sf.jpg)

Agora, se colocarem a esponja em cima dessas partículas, como fariam se fossem lavar o carro com uma esponja, as partículas de sujidade ficavam entre a mesma e a pintura - Não teriam lugar nenhum para sair a não ser para dentro da esponja.

(http://img160.imageshack.us/img160/4080/spongetrapgrit2zs.jpg)

Quando limpamos a esponja pela pintura estamos a esfregar as partículas, enquanto elas se movem em cima do verniz, deixam um leve risco no acabamento:

(http://img65.imageshack.us/img65/750/spongemakeswirls1jy.jpg)

Estes pequenos riscos são muito visíveis com uma luz mais forte, e é isto que mostra os terríveis swirls que roubam o brilho e cor da pintura, destruindo o aspecto do carro.
Uma imagem de swirls severos resultantes da lavagem com esponja:

(http://img160.imageshack.us/img160/1358/ba3aeswirls1rq.jpg)

Luvas de lavagem

Luvas de pelo de ovelha/carneiro foram desenvolvidas, para contornar o problema das esponjas que agarram as partículas de sujidade, através da superfície plana.
Se passarem os vossos dedos através de uma destas luvas de pelo de ovelha
conseguem ver que é densa e profunda , e não plana.

(http://img160.imageshack.us/img160/7361/mitt5bf.jpg)

Voltando às partículas na pintura, quando a luva pelo de ovelha é colocada sobre elas, a sujidade ( partículas ) é absorvida para dentro da luva - estando por isso fora do acesso da pintura e assim não riscam :

(http://img160.imageshack.us/img160/816/washmittabsorbgrit9nk.jpg)

Então , deslocando a luva através da pintura não espalha as partículas sobre a mesma , e não acontecem os normais swirls.

Nota: Apesar das luvas serem muito superiores ás esponjas , é impossível não causar alguns swirls de vez em quando . O resto do tópico vai ajudar a que os swirls sejam os mínimos possíveis

Que luva escolher?

Existem diversos tipos de luvas de lavagem no mercado , desde pelo de ovelha/carneiro até às de microfibra e algodão.
Na minha opinião as melhores são as de luva de pelo de ovelha e carneiro, quando escolherem uma luva, tenham cuidado para ver se é profunda e suave para á pintura, 2 luvas excelentes são :

Meguiars Lambswool Wash Mitt
Eurow Sheepskin Wash Mitt

E existem outras também...

Tantos Shampoos!  Qual escolher?

A escolha do shampoo para o vosso carro vai depender apenas do vosso gosto pessoal. Mas existem imensos tipos no mercado e é difícil de saber qual escolher, alguns pontos a ter em consideração para a escolha são:

1.  Lubrificação na solução do shampoo - queremos um shampoo que torne a lavagem agradável e lubrificada , para as partículas de sujidade serem "absorvidas" pelo lubrificante e as que o não são, ficam absorvidas pela luva de lavagem que será passada por água limpa.
A espuma é agradável na lavagem, mas o que interessa mesmo é o poder de lubrificação!

2.  Um shampoo não deve conter detergentes agressivos, se estiverem a lavar um carro já detalhado esses agentes vão limpar toda a cera, polish, selantes deixando a pintura completamente desprotegida e seca.
Os detergentes da loiça não são recomendados para lavar os carros, vejam o que acontece à vossa pele depois de uso prolongado com os mesmos, fica seca, dura e envelhecida e vai fazer o mesmo á pintura, borrachas, plásticos, etc.

Com isto em mente existe um numero enorme de shampoos para carro, que encaixam nesta linha de pensamento acima descrita - os que usei e aconselho são os seguintes :

Einszett Exclusiv GlanzShampoor (meu favorito para o dia a dia)
Zaino Z7
P21s Bodywork Shampoo
Poorboys Super Slick & Suds
Pinnacle Bodywork Shampoo & Conditioner
Einszett Raindance (Para mim um dos melhores para carros detalhados)
Poorboys Super Slick & Suds
Chemical Guys Maxi-Suds II

Em que consiste "Método dos 2 baldes"?

Mais uma vez, milhões de pessoas usam apenas um balde para lavar com shampoo, se lerem os tópicos no CarPremium vão ver que os membros lavam os carros com "Método dos 2 baldes" - Mas que é isso???

Como o nome sugere , o método consiste em ter 2 baldes (ou um balde com 2 secções separadas) onde num deles tem o shampoo e o outro água limpa.
Primeiro encharcamos a luva no shampoo e começamos a lavar o carro (como descrito abaixo). Antes de por a luva novamente no balde com o shampoo, passamos no balde com água limpa para tirar a sujidade para não voltarem á chapa e corrermos o risco de causar swirls...assim reduzimos em muito o seu aparecimento.

Um grit guard é um investimento excelente e fica no fundo do balde.
Quando enfiamos a luva no balde de água limpa, esfregamos no grit guard para aumentar o numero de partículas removidas da luva.
Além disso ficam presas no fundo e não sobem para ficar na luva novamente, menos possibilidades ainda de estragarem a pintura e aparecerem mais swirls.

Lavagem
Aqui vou descrever o processo geral de lavagem...

Jantes , Cavas , Interior das portas

Comecem assim , quando lavam as jantes usem uma escova própria, shampoo (ou wheel cleaner).
Abram todas as portas e bagageira para limpar o interior das portas (sem passarem shampoo nos mecanismos internos das fechaduras) - Estas zonas apanham muita porcaria e quando estão limpas é um prazer ;) .

Pré Lavagem

Esta operação liberta a sujidade e deixa a pintura molhada para ser facilmente lavável, usando uma mangueira sem muita pressão com um ângulo diferente de 90º, senão vamos estar a forçar a sujidade a percorrer a pintura e em última análise a riscar.

(http://img59.imageshack.us/img59/9957/anprewet1lt.jpg)

Shampoo

Esta é fase mais importante do processo de lavagem , e é nesta altura que se faz a maior quantidade de riscos se não tomarmos cuidado.
Este processo remove toda a porcaria de cima do carro, poeira, lama, sujidades, etc .. adicionem a quantidade correcta de shampoo (conforme o estado do carro e a diluição referida pelo fabricante) ao vosso balde e encham com água para produzir espuma e lubrificação necessária para a solução de lavagem:

(http://img59.imageshack.us/img59/6296/ao62andbucket6ob.jpg)

Agora para o método dos 2 baldes, usem 2 luvas de pelo de ovelha - uma para as zonas altas do carro (tejadilho, capot, guarda lamas (zona superior) e a outra para as zonas baixas (abaixo do da roda), usem um movimento leve paralelo quando lavam, sem aplicar muita pressão ou vão causar swirls..

(http://img59.imageshack.us/img59/2466/apwashlambswool1ix.jpg)

Se uma marca é teimosa em sair com movimentos suaves da lavagem, vai requerer de certeza um No-Tar ou mesmo Claybar. Comecem do tejadilho e vão avançando para baixo, assim as quantidades de sujidade grandes, que costumam estar nas zonas baixas, não vão ser transferidas para cima.

Tentem não deixar o shampoo secar na pintura, já que pode causar manchas, dai ser essencial não lavar directamente sob o sol. Se o fizerem tem de ser lavado e molhado um painel de cada vez, continuem até o carro estar completo.

Enxaguamento

Uma vez lavado o próximo passo é passar por água o carro todo , para tirar os restos do shampoo. Existem várias técnicas e uma delas, em carros já detalhados, é deixar um fio de agua corrente passar ao longo da chapa, que esta vai ficar seca quase de imediato.

Secagem

Outro factor grande de risco, no que diz respeito aos swirls, primeiro se usarem uma toalha waffleweave é imensamente mais seguro e eficaz que usar uma camurça, 2 exemplos de toalhas de qualidade são:

Premium Toalha WaffleWeave
Poorboys Waffleweave

Devemos usar as toalhas para remover a maioria da água que fica em cima com movimentos MUITO suaves e sem pressão, tipo toureiro.
Os restos de água, com um bom pano microfibras conseguimos tirar o restante, se tiverem compressor de ar, melhor ainda.

E pronto tem aqui um tutorial sobre lavagem onde a possibilidade do aparecimento de swirls vai ser mínimo.

Agradeço a autorização do DAVE KG , o autor do tutoria, e ao Racer pela tradução para poder adaptar á nossa realidade!
Título: Re: Técnica de lavagem correcta
Enviado por: Artur em 19 de Outubro de 2009, 22:55 pm
boa explicação . excelente post .

smiley a bater palmas  :)
Título: Re: Técnica de lavagem correcta
Enviado por: MRC em 19 de Outubro de 2009, 23:16 pm
Excelente post, indispensável para quem quer começar a tratar do seu bólide com ele merece !  8)

Título: Re: Técnica de lavagem correcta
Enviado por: ABSPower em 20 de Novembro de 2009, 23:08 pm
Ainda sou novato no detalhe. Estou a iniciar. Vou por etapas. Quando tiver aperfeissoado uma fase passo para outra, e assim sussecivamente.
Excelente tutorial.
Continua.
Título: Re: Técnica de lavagem correcta
Enviado por: octávio em 20 de Novembro de 2009, 23:11 pm
começo a ficar com o bichinho do detalhe  :grin:
Título: Re: Técnica de lavagem correcta
Enviado por: TTMaster em 21 de Novembro de 2009, 23:21 pm
Muito útil, para mimarmos os nossos Renaults.

Por vezes é preciso é ter tempo... :grin:
Título: Re: Técnica de lavagem correcta
Enviado por: Gonçalo em 21 de Novembro de 2009, 23:29 pm
Muito bom post, havia ai coisas que nao fazia a minima ideia que andava a fazer mal  :lipsrsealed:

Parabens pelo topico  :grin:
Título: Re: Técnica de lavagem correcta
Enviado por: DanielNogueira78 em 22 de Novembro de 2009, 21:23 pm
Ora, deve ser esse o meu problema então, excesso de swirls! Eu só conhecia os dos quiosques da Ola..

Excelente tópico/tutorial, eu se vier a gastar dinheiro na pintura, gasto mais algum e compro uma luva e tal.. ;)

DN
Título: Re: Técnica de lavagem correcta
Enviado por: 3 ás coupe em 28 de Novembro de 2009, 13:21 pm
bom tópico, muito util
cums
Título: Re: Técnica de lavagem correcta
Enviado por: careca em 05 de Janeiro de 2010, 18:06 pm
começo a ficar com o bichinho do detalhe  :grin:

pronto!!! agora é que ta tudo f****o....
Título: Re: Técnica de lavagem correcta
Enviado por: lima6k em 05 de Janeiro de 2010, 18:50 pm
o verniz do meu capo saiu, secalhar por ser mal lavado:(
Título: Re: Técnica de lavagem correcta
Enviado por: Leites em 06 de Janeiro de 2010, 01:45 am
o verniz sair nao tem muito haver com ser mal lavado ou nao. pode ser e por nao teres utilizado bons produtos. mas aposto que o teu carro fica na rua, nao? normalmente acontece isso aos carros que dormem na rua. as diferencas de temperatura fazem acontecer isso. a unica solucao e manda pintar...
Título: Re: Técnica de lavagem correcta
Enviado por: Gerimbeta em 25 de Fevereiro de 2010, 18:05 pm
Excelentes dicas.
Título: Re: Técnica de lavagem correcta
Enviado por: SolidSnake1976 em 25 de Fevereiro de 2010, 23:08 pm
Está aqui a forma correcta de iniciar-se no detalhe! 5 estrelas! ;)
Título: Re: Técnica de lavagem correcta
Enviado por: Gonçalves em 27 de Fevereiro de 2010, 22:54 pm
Excelente post.
Qualquer dúvida já sei com quem falar.

Abraço
Título: Re: Técnica de lavagem correcta
Enviado por: Xmarine em 28 de Fevereiro de 2010, 02:05 am
Uma dúvida: Qual a opinião dos detailer's acerca dos produtos da Turtle Wax para lavagem, enceramento, etc?

Título: Re: Técnica de lavagem correcta
Enviado por: Leites em 28 de Fevereiro de 2010, 03:47 am
sao melhores que os dos hipers e redex e afins. esses e armor all estao na mesma gama. sao razoaveis. mas olha uma coisa, pelo preços desses produtos, compras da 1z e ficas melher servido.

cumps
Título: Re: Técnica de lavagem correcta
Enviado por: Logic em 28 de Fevereiro de 2010, 09:15 am
Uma dúvida: Qual a opinião dos detailer's acerca dos produtos da Turtle Wax para lavagem, enceramento, etc?

Boas, o dinheiro que pedem por esses vais ao station marche e compras Sonax ;)

São melhores do que Redex e companhias..mas...há melhores ao mesmo preço  :wink:
Título: Re: Técnica de lavagem correcta
Enviado por: acadilhe em 28 de Fevereiro de 2010, 22:25 pm
Já usei Turtle antes de conhecer produtos como os 1Z, Poorboy`s e outros e digo-te esquece os Turtle.
Título: Re: Técnica de lavagem correcta
Enviado por: Leites em 01 de Março de 2010, 00:02 am
para entrar no detalhe 1z e sonax chegam e nao sao caros. depois conforme fores evoluindo podes ir para produtos mais caros e melhores.
Título: Re: Técnica de lavagem correcta
Enviado por: Joao em 01 de Março de 2010, 00:02 am
Turtle wax tem produtos bons, mas não é a custumer line que encontramos á venda nos hiper´s , estes sao uma linha mais avançada, mas penso que seja apenas comercializada atraves do representante.

Mas mesmo esta linha fica abaixo do que encontramos habitualmente á venda nas lojas de Detalhe.
Título: Re: Técnica de lavagem correcta
Enviado por: Xmarine em 01 de Março de 2010, 00:38 am
Ok. Muito obrigado pelo esclarecimento. Eu comprei um champô da turtle wax. Até nem parece mau.
Título: Re: Técnica de lavagem correcta
Enviado por: Leites em 01 de Março de 2010, 09:45 am
sempre e melhor que redex e afins. mas se vires que e muito forte poe pouco. tipo duas tampitas para 5l de agua. e quando acabares de gastar esse vais ao station marche ou la como se chama e compras la sonax.

cumps
Título: Re: Técnica de lavagem correcta
Enviado por: zecmax em 06 de Junho de 2010, 10:29 am
já encomendei alguns produtos, agora só falta cehgar a menina para os experimentar
Título: Re: Técnica de lavagem correcta
Enviado por: MLVtecpt em 06 de Junho de 2010, 12:31 pm
já encomendei alguns produtos, agora só falta cehgar a menina para os experimentar


Vais ver que não tem nada a ver...

Os produtos de detalhe são um mundo à parte.

Neste momento ando fascinado com os produtos da P21s... excelentes para o preço que custam...

(http://www.carcarepassion.com/WebRoot/StoreES2/Shops/61556784/4798/8BA1/0DEF/E5DB/07BB/C0A8/28B9/6609/R222_0020_kit.jpg)
Kit P21s (http://www.carcarepassion.com/epages/61556784.sf/es_ES/?ObjectPath=/Shops/61556784/Products/R222-ACK)
Título: Re: Técnica de lavagem correcta
Enviado por: MRC em 06 de Junho de 2010, 13:27 pm
Anda para que preço esse kit? Onde o podemos adquirir?  :tongue:
Título: Re: Técnica de lavagem correcta
Enviado por: MLVtecpt em 06 de Junho de 2010, 13:50 pm
Anda para que preço esse kit? Onde o podemos adquirir?  :tongue:

Basta clicares no "KiT".

Mas digo-te já que não é barato... mas vale cada centimo que custa... o shampoo e o limpa jantes são do melhor que já experimentei, e o cleanser deixa a pintura no ponto para levar a cera em cima. (desde que não esteja contaminada, claro!).
Título: Re: Técnica de lavagem correcta
Enviado por: MRC em 06 de Junho de 2010, 14:33 pm
Ups não tinha reparado no link.

Obrigado pela dica.  :wink:
Título: Re: Técnica de lavagem correcta
Enviado por: Logic em 07 de Junho de 2010, 22:10 pm
costumo comprar nessa loja, é seguro rapido e preços em conta em comparação com outras.
Título: Re: Técnica de lavagem correcta
Enviado por: Leites em 08 de Junho de 2010, 01:31 am
nao conhecia essa loja nem essa marca.

mas se tem a tua aprovaçao, entao e de confiança.
Título: Re: Técnica de lavagem correcta
Enviado por: zecmax em 03 de Agosto de 2010, 17:27 pm
fiz a 1ª lavagem com prdutos de detail.
a lavagem com a luva é um espetaculo, ficou tudo a brilhar
Título: Re: Técnica de lavagem correcta
Enviado por: MLVtecpt em 29 de Setembro de 2010, 16:31 pm
nao conhecia essa loja nem essa marca.

mas se tem a tua aprovaçao, entao e de confiança.

Quem morar ou passar perto de Sintra (Mem Martins) e quiser aconselhamento especializado, fale comigo  :wink:

No que puder ajudar, estou cá!  :grin:

fiz a 1ª lavagem com prdutos de detail.
a lavagem com a luva é um espetaculo, ficou tudo a brilhar

Confessa lá... vale ou não os €€€ extra em relação aos produtos dos hipers?!?  :wink:
Título: Re: Técnica de lavagem correcta
Enviado por: ABSPower em 29 de Setembro de 2010, 16:47 pm
Na minha opinião: sem duvida nenhuma. É uma diferença da noite para o dia.
Título: Re: Técnica de lavagem correcta
Enviado por: Lipe em 29 de Setembro de 2010, 16:51 pm
nao conhecia essa loja nem essa marca.

mas se tem a tua aprovaçao, entao e de confiança.

Quem morar ou passar perto de Sintra (Mem Martins) e quiser aconselhamento especializado, fale comigo  :wink:

No que puder ajudar, estou cá!  :grin:

fiz a 1ª lavagem com prdutos de detail.
a lavagem com a luva é um espetaculo, ficou tudo a brilhar

Confessa lá... vale ou não os €€€ extra em relação aos produtos dos hipers?!?  :wink:

Um dia destes ainda vou aí chatear-te...  :grin:
Título: Re: Técnica de lavagem correcta
Enviado por: MLVtecpt em 29 de Setembro de 2010, 19:50 pm

Um dia destes ainda vou aí chatear-te...  :grin:

Cá te faço uma espera!  :grin:
Título: Re: Técnica de lavagem correcta
Enviado por: Gonçalo em 29 de Setembro de 2010, 20:50 pm
MLVtecpt, em relação á diferença de preços, não considero relevante. Se fores a ver os champoos auto rondam o mesmo preço (eu utilizo maioritariamente produtos da 1Z porque tenho facilidades em adquiri-los), e pelos resultados que consegues obter, acaba por compensar e muito mesmo  :wink:
Título: Re: Técnica de lavagem correcta
Enviado por: MLVtecpt em 29 de Setembro de 2010, 21:21 pm
MLVtecpt, em relação á diferença de preços, não considero relevante. Se fores a ver os champoos auto rondam o mesmo preço (eu utilizo maioritariamente produtos da 1Z porque tenho facilidades em adquiri-los), e pelos resultados que consegues obter, acaba por compensar e muito mesmo  :wink:

Depende... se me falares dos champoos 1Z concordo...

Se me falares de um shampoo da Duragloss, Poorboys, P21s, Zaino, ou CG... já estamos a falar de valores entre 8€ (Duragloss #901 473ml) e 17€ (Poorboys Super Slick & Suds 956ml).

Há pessoal que já pode achar caro...

PS- Não sou fã do Carlack, não perguntes porquê, há ali qualquer coisa que me deixa de pé atrás... deve ser imbirrância... :rolleyes:
Título: Re: Técnica de lavagem correcta
Enviado por: Gonçalo em 29 de Setembro de 2010, 21:28 pm
Ando curioso por experimentar esse da Poorboys e como o da 1Z está a acabar, acho que vou mesmo comprar esse para experimentar. A questão de afirmarem que remove tambem aquelas particulazitas de alcatrão que encontramos na pintura, é mesmo comprovado ou não? Desculpa lá este tipo de pergunta mas isto é mesmo tipo iniciado na matéria  :rolleyes:
Título: Re: Técnica de lavagem correcta
Enviado por: MLVtecpt em 29 de Setembro de 2010, 21:37 pm
Ando curioso por experimentar esse da Poorboys e como o da 1Z está a acabar, acho que vou mesmo comprar esse para experimentar. A questão de afirmarem que remove tambem aquelas particulazitas de alcatrão que encontramos na pintura, é mesmo comprovado ou não? Desculpa lá este tipo de pergunta mas isto é mesmo tipo iniciado na matéria  :rolleyes:

Isso não te consigo afirmar... só o usei para lavar 2x a Megas e não tenho alcatrão, pois descontaminei-a 2 ou 3 lavagens antes...

Mas que gostei... lá isso gostei... muita lubrificação, bastante espuma, mas que não deixa marcas ao contrário do Zaino Z-7, e um cheirinho tipico da Poorboys...

Para mim, o melhor em relação preço/qualidade que experimentei foi mesmo o Duragloss...

Quando acabar o meu stock de shampoos (lá para 2015, pelo andar da carruagem... :grin: , uma vez que ainda tenho):
Duragloss
P21s
Poorboys Super Slick & Suds
Zaino Z-7
Bilt Hamber

hei-de experimentar o Clearkote e o Ultima...
Título: Re: Técnica de lavagem correcta
Enviado por: Gonçalo em 29 de Setembro de 2010, 21:42 pm
E isso de descontaminar como faço mesmo?  :rolleyes:
Título: Re: Técnica de lavagem correcta
Enviado por: MLVtecpt em 29 de Setembro de 2010, 22:03 pm
E isso de descontaminar como faço mesmo?  :rolleyes:


Usas uma claybar e um Quick Detail (comprado ou caseiro)... mas se são pintas de alcatrão, com uns cotonetes e um pouco de 1Z Acrysol, fazes bem o serviço... ;)

Descontaminação: http://www.youtube.com/watch?v=aBCiRQMUUjI (http://www.youtube.com/watch?v=aBCiRQMUUjI)
Título: Re: Técnica de lavagem correcta
Enviado por: zecmax em 29 de Setembro de 2010, 22:42 pm
Já lavei a bomba 3 vezes e notam-se alguns swyrls :embarrassed: :cry: :embarrassed: :cry:
Título: Re: Técnica de lavagem correcta
Enviado por: ABSPower em 29 de Setembro de 2010, 23:00 pm
Boas.

Excelente trabalho MLVtecpt.

Eu por acaso já descontaminei uma parte da minha megas, mas claro que não foi assim com tanta precisão.

Obrigado pelas por patilhares estes detalhes.
Título: Re: Técnica de lavagem correcta
Enviado por: Gonçalo em 29 de Setembro de 2010, 23:05 pm
Vou experimentar tambem! Algum lubrificante especifico que recomendes?  :wink:
Título: Re: Técnica de lavagem correcta
Enviado por: MLVtecpt em 30 de Setembro de 2010, 09:18 am
Vou experimentar tambem! Algum lubrificante especifico que recomendes?  :wink:

Tens os kits de descontaminação, que já trazem Claybar e lubrificante... solução mais indicada, mas mais dispendiosa...

No entanto, a solução económica é: comprar a Clay e num borrifador de 500ml pôr 25/30ml de shampoo com bom poder de lubrificação, completar com água destilada, agitar bem para diluir bem o shampoo e voilá... QD caseiro...  :wink:
Título: Re: Técnica de lavagem correcta
Enviado por: Gonçalo em 30 de Setembro de 2010, 11:43 am
Obrigado!  :wink:
Título: Re: Técnica de lavagem correcta
Enviado por: MLVtecpt em 01 de Outubro de 2010, 08:51 am
Voltando ao tema do tópico, mais uns videos:

http://www.youtube.com/watch?v=LBo76v2je44 (http://www.youtube.com/watch?v=LBo76v2je44)

http://www.youtube.com/watch?v=lo8vs7dEIwk (http://www.youtube.com/watch?v=lo8vs7dEIwk)

http://www.youtube.com/watch?v=BMp6fGaw4rc (http://www.youtube.com/watch?v=BMp6fGaw4rc)

Deste ultimo video, eu não usaria aquela escova viessem os pêlos de onde vierem...

Fica o aviso... :wink:
Título: Re: Técnica de lavagem correcta
Enviado por: Lipe em 01 de Outubro de 2010, 20:43 pm
Essa escova forrava-a de pele de ovelha... lol

Bons videos  :wink:

Obrigado pela partilha
Título: Re: Técnica de lavagem correcta
Enviado por: trupe em 05 de Abril de 2011, 18:23 pm
onde posso comprar essa tal esponja para lavar o carro (Luvas de pelo de ovelha) e depois para secagem ?
cumpz
Título: Re: Técnica de lavagem correcta
Enviado por: Lipe em 05 de Abril de 2011, 19:04 pm
lojas de detalhe  :smiley:
Título: Re: Técnica de lavagem correcta
Enviado por: trupe em 06 de Abril de 2011, 17:07 pm
lojas de detalhe  :smiley:

na zona do porto alguem conhece ?
Título: Re: Técnica de lavagem correcta
Enviado por: SolidSnake1976 em 06 de Abril de 2011, 21:43 pm
http://www.detalhe.net/forum/forums/28-Alquimista-Venda-de-produtos-no-Porto (http://www.detalhe.net/forum/forums/28-Alquimista-Venda-de-produtos-no-Porto)

Fica bem.  :smiley:
Título: Re: Técnica de lavagem correcta
Enviado por: St3wie em 09 de Maio de 2011, 17:18 pm
A minha última lavagem não ficou muito boa  :laugh:
Como apontado por um dos membros do forum tenho a pintura um bocado baça nalguns pontos do capot e uns risquitos daquelas escovas dos centros de lavagem :sad:
Tenho mesmo que aprender a lavar o carro.
Vou tentar seguir estas dicas a ver se fica alguma coisita melhor :dance:
Título: Re: Técnica de lavagem correcta
Enviado por: brooklyn_bounce em 05 de Outubro de 2011, 17:02 pm
Hoje estou virado pra desenterrar aqui a secção de detalhe...  :assobio: :assobio:


Mais um excelente post, este com algumas coisas que eu já sabia, eventualmente por já ter lido o post há muito muito tempo (só não era uma criança, mas foi à muito...  ;) ) mas fica-me ainda uma dúvida, tudo bem que este método de lavagem é fantástico e com óptimos resultados, então mas e pra quem não tem hipótese de o fazer, convenhamos que morar no 5º andar não se compadece com esticar mangueiras até onde for pra lavar o carro, já pra não dizer que não se pode / deve lavar carros na rua, portanto a questão é (os detailers que levam isto mais a sério não se sintam ofendidos, é pura ignorância da minha parte, acreditem 0:) ) , então e qual é o mal das lavagens self service estilo paquiderme tripeiro (vulgo Elefante Azul) e outros que tal?


Tudo bem que em alguns temos uma escova para passar shampoo, mas se for num dos que é tudo feito com a lança de pressão podemos sempre passar o shampoo e depois esfregar com a luva de pelo de ovelha, ou não? O que mais há de mal nesse tipo de lavagens?
Título: Re: Técnica de lavagem correcta
Enviado por: carlosjcm em 05 de Outubro de 2011, 17:13 pm
Este tópico está mesmo excelente.
Título: Re: Técnica de lavagem correcta
Enviado por: MLVtecpt em 05 de Outubro de 2011, 21:42 pm
Hoje estou virado pra desenterrar aqui a secção de detalhe...  :assobio: :assobio:


Mais um excelente post, este com algumas coisas que eu já sabia, eventualmente por já ter lido o post há muito muito tempo (só não era uma criança, mas foi à muito...  ;) ) mas fica-me ainda uma dúvida, tudo bem que este método de lavagem é fantástico e com óptimos resultados, então mas e pra quem não tem hipótese de o fazer, convenhamos que morar no 5º andar não se compadece com esticar mangueiras até onde for pra lavar o carro, já pra não dizer que não se pode / deve lavar carros na rua, portanto a questão é (os detailers que levam isto mais a sério não se sintam ofendidos, é pura ignorância da minha parte, acreditem 0:) ) , então e qual é o mal das lavagens self service estilo paquiderme tripeiro (vulgo Elefante Azul) e outros que tal?


Tudo bem que em alguns temos uma escova para passar shampoo, mas se for num dos que é tudo feito com a lança de pressão podemos sempre passar o shampoo e depois esfregar com a luva de pelo de ovelha, ou não? O que mais há de mal nesse tipo de lavagens?

Fazes como eu que moro num andar elevado: vou ao elefante azul pelas 23h30 (a bomba fecha às 23h) levo o baldinho, o shampoo, a luva e a toalha e estás descansado.... gasto 2€... 1€ para molhar o carro e 1€ para enxaguar.

O problema dos Elefantes e afins é que os shampoos deles são demasiado fortes, que ao fim de algum tempo com a continuidade começam a atacar plásticos e borrachas, e se vires nas zonas baixas onde as lamas atingem, nunca fica bem lavado.
Título: Re: Técnica de lavagem correcta
Enviado por: Lipe em 05 de Outubro de 2011, 21:45 pm
Hoje estou virado pra desenterrar aqui a secção de detalhe...  :assobio: :assobio:


Mais um excelente post, este com algumas coisas que eu já sabia, eventualmente por já ter lido o post há muito muito tempo (só não era uma criança, mas foi à muito...  ;) ) mas fica-me ainda uma dúvida, tudo bem que este método de lavagem é fantástico e com óptimos resultados, então mas e pra quem não tem hipótese de o fazer, convenhamos que morar no 5º andar não se compadece com esticar mangueiras até onde for pra lavar o carro, já pra não dizer que não se pode / deve lavar carros na rua, portanto a questão é (os detailers que levam isto mais a sério não se sintam ofendidos, é pura ignorância da minha parte, acreditem 0:) ) , então e qual é o mal das lavagens self service estilo paquiderme tripeiro (vulgo Elefante Azul) e outros que tal?


Tudo bem que em alguns temos uma escova para passar shampoo, mas se for num dos que é tudo feito com a lança de pressão podemos sempre passar o shampoo e depois esfregar com a luva de pelo de ovelha, ou não? O que mais há de mal nesse tipo de lavagens?

Fazes como eu que moro num andar elevado: vou ao elefante azul pelas 23h30 (a bomba fecha às 23h) levo o baldinho, o shampoo, a luva e a toalha e estás descansado.... gasto 2€... 1€ para molhar o carro e 1€ para enxaguar.

O problema dos Elefantes e afins é que os shampoos deles são demasiado fortes, que ao fim de algum tempo com a continuidade começam a atacar plásticos e borrachas, e se vires nas zonas baixas onde as lamas atingem, nunca fica bem lavado.

Nunca me lembrei disso :)

Ainda faço uma dessas um dia destes :D
Título: Re: Técnica de lavagem correcta
Enviado por: MLVtecpt em 05 de Outubro de 2011, 21:51 pm

Nunca me lembrei disso :)

Ainda faço uma dessas um dia destes :D

Combinamos uma 6ª feira destas... ;)
Título: Re: Técnica de lavagem correcta
Enviado por: Artur em 05 de Outubro de 2011, 22:43 pm
é costume aqui no pingo doce ao pe de minha casa ver se pessoal a fazer isso , inclusive tem uma torneira para encher o balde e tudo ;)
Título: Re: Técnica de lavagem correcta
Enviado por: Lipe em 05 de Outubro de 2011, 22:49 pm

Nunca me lembrei disso :)

Ainda faço uma dessas um dia destes :D

Combinamos uma 6ª feira destas... ;)

Uma sexta feira não digo, porque de certeza que não irás ter grande vontade de ir lavar o carro à hora que saio :) :laugh:

Mas num fim de semana é na boa :)
Título: Re: Técnica de lavagem correcta
Enviado por: Gonçalo em 05 de Outubro de 2011, 22:50 pm
é costume aqui no pingo doce ao pe de minha casa ver se pessoal a fazer isso , inclusive tem uma torneira para encher o balde e tudo ;)

Isso é altamente. Lá na minha zona nao conheço sitio nenhum onde fazer isso... Contudo prefiro muito mais lavar á noite, pois nao ficam as marcas das gotas de agua nem nada de secar com o calor :X
Título: Re: Técnica de lavagem correcta
Enviado por: Lipe em 05 de Outubro de 2011, 22:51 pm
é costume aqui no pingo doce ao pe de minha casa ver se pessoal a fazer isso , inclusive tem uma torneira para encher o balde e tudo ;)

Isso é altamente. Lá na minha zona nao conheço sitio nenhum onde fazer isso... Contudo prefiro muito mais lavar á noite, pois nao ficam as marcas das gotas de agua nem nada de secar com o calor :X

Pronto, um dia juntamo-nos todos :D
Título: Re: Técnica de lavagem correcta
Enviado por: Gonçalo em 05 de Outubro de 2011, 22:51 pm
é costume aqui no pingo doce ao pe de minha casa ver se pessoal a fazer isso , inclusive tem uma torneira para encher o balde e tudo ;)

Isso é altamente. Lá na minha zona nao conheço sitio nenhum onde fazer isso... Contudo prefiro muito mais lavar á noite, pois nao ficam as marcas das gotas de agua nem nada de secar com o calor :X

Pronto, um dia juntamo-nos todos :D

É só uma questão de trazer as tralhas para cá e é na boa :P
Título: Re: Técnica de lavagem correcta
Enviado por: Artur em 05 de Outubro de 2011, 23:04 pm
as vezes tá mais cheio a noite que de dia lolol
Título: Re: Técnica de lavagem correcta
Enviado por: leandro em 05 de Outubro de 2011, 23:08 pm
é costume aqui no pingo doce ao pe de minha casa ver se pessoal a fazer isso , inclusive tem uma torneira para encher o balde e tudo ;)

Isso é altamente. Lá na minha zona nao conheço sitio nenhum onde fazer isso... Contudo prefiro muito mais lavar á noite, pois nao ficam as marcas das gotas de agua nem nada de secar com o calor :X

Pronto, um dia juntamo-nos todos :D

É só uma questão de trazer as tralhas para cá e é na boa :P
   



visto que qualquer dia vou a capital a um fim de semana ofereço o meu chasso como cobaia para os três...
Título: Re: Técnica de lavagem correcta
Enviado por: depx em 06 de Outubro de 2011, 12:21 pm
Eu também costumo fazer isso... a 2ª costuma ser dia de romaria até ao elefante (que não é elefante) para tirar a mosquitagem da frente da biatura... :tongue:
Título: Re: Técnica de lavagem correcta
Enviado por: brooklyn_bounce em 07 de Outubro de 2011, 11:07 am
Ok, uma noite destas lá meto dois baldes dentro do carro e sigo a caminho do elefante cá do sitio... :assobio: :assobio:
Título: Re: Técnica de lavagem correcta
Enviado por: Tó Lopes em 07 de Outubro de 2011, 11:31 am
ohhh pa levantemse cedo e vao lavar o carro junto aos montes, para apanhar a brisa e ver os coelhos a sair das tocas.

á noite só se for para ver os carros estacionados a abanar, em bem mais divetido. :laugh:
Título: Re: Técnica de lavagem correcta
Enviado por: Black Phoenix em 07 de Outubro de 2011, 15:28 pm
ohhh pa levantemse cedo e vao lavar o carro junto aos montes, para apanhar a brisa e ver os coelhos a sair das tocas.

á noite só se for para ver os carros estacionados a abanar, em bem mais divetido. :laugh:

Tenho de lhe dar razão... :laugh: :laugh:
Título: Re: Técnica de lavagem correcta
Enviado por: Artur em 10 de Dezembro de 2011, 02:39 am
como é ?
amanhã a noite tudo a lavar os carros para domingo ? :P
Título: Re: Técnica de lavagem correcta
Enviado por: carlosjcm em 10 de Dezembro de 2011, 09:45 am
como é ?
amanhã a noite tudo a lavar os carros para domingo ? :P

É já hoje à tarde lollllllllll
Título: Re: Técnica de lavagem correcta
Enviado por: Lipe em 10 de Dezembro de 2011, 11:08 am
como é ?
amanhã a noite tudo a lavar os carros para domingo ? :P

tá de chuva, mas siga
Título: Re: Técnica de lavagem correcta
Enviado por: St3wie em 10 de Dezembro de 2011, 12:10 pm
Com esta chuva... naaaahhh :P
Título: Re: Técnica de lavagem correcta
Enviado por: Gonçalo em 10 de Dezembro de 2011, 14:10 pm
looooooool se alguem for, eu alinho :laugh:
Título: Re: Técnica de lavagem correcta
Enviado por: gclio em 10 de Dezembro de 2011, 14:33 pm
O meu vai hoje ao banhinhooooo, não a fundo...a chuva estraga a 'coisa' :P e há limpeza por dentro :D
Título: Re: Técnica de lavagem correcta
Enviado por: carlosjcm em 10 de Dezembro de 2011, 15:47 pm
Deste lavado lavagem feita, interior e exterior lolol
Amanha deve chegar ao Porto cheio de mosquitos (senão estiver a chover) :(
Título: Re: Técnica de lavagem correcta
Enviado por: gclio em 10 de Dezembro de 2011, 20:18 pm
Deste lavado lavagem feita, interior e exterior lolol
Amanha deve chegar ao Porto cheio de mosquitos (senão estiver a chover) :(

O meu acabou por levar só mesmo água no exterior, e água destilada ...(chuvinha) :D
Vai minimamente decente por dentro... :P
Título: Re: Técnica de lavagem correcta
Enviado por: Artur em 10 de Dezembro de 2011, 20:20 pm
looooooool se alguem for, eu alinho :laugh:

já somos 3