Forum RenaultPT
Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: Ruibike em 09 de Novembro de 2012, 16:55 pm
-
Boas Pessoal
Alguém sabe sabe se é possível colocar outro motor num clio? Tipo um clio 2, 1.5dci, meter um motor da laguna 1.9dci ou de um megane 1.9dci.
Abraços
-
Possível é, desde que o compartimento do motor tenha espaço para tal e estamos a falar do conjunto motor-transmissão.
Não se pode pensar unicamente no motor.
Depois ainda existem os periféricos, que também necessitam de espaço.
Que me lembre (posso estar enganado) o diesel de maior capacidade montado no Clio II, foi o 1.9 d.
A juntar a isto há ainda o factor monetário.
-
Em termos de legalização é possível legalizar ?
(poderá é não ser barato)
-
Nesse ponto já não dou opinião porque não sei.
-
Na minha ideia em termos de legalização podes legalizar, deves é pagar algum.
-
Pagas um balúrdio para legalizar pois há aumento de cilindrada. Já foi aplicado um 1.9dCi num Clio 2 mas envolveu corte e costura pois é um motor/caixa maior.
Com alteração das características técnicas
Formulário Modelo 9 IMTT (a entregar no Serviço Regional do IMTT da área de residência do requerente);
Documento comprovativo da origem e propriedade do motor;
Termo de Responsabilidade pela montagem do motor;
Termo de Compatibilidade passado pelo representante da marca, onde constem as características técnicas do motor e sua compatibilidade com o veículo);
Documento alfandegário (DAV) comprovativo da regularização do imposto devido (só aplicável nos automóveis ligeiros quando se verifique um aumento de cilindrada, das emissões de CO2, bem como das emissões de partículas);
Documento de identificação do veículo (Livrete+Título de Registo de Propriedade ou Certificado de Matrícula);
Documento de identificação do requerente (ou fotocópia).
Taxa: € 165,00
-
Ou seja, para uma alteração dessas mais vale trocar de carro
-
O clio 2 tem a motorização 1.9d e o 2.0 do RS, por isso o 1.9 dci cabe debaixo do capô... podes é ter que alterar alguma tubagem... do radiador e do turbo/intercooler...
Quanto à legalização, isso é outra história...
-
Isto é pura dedução e não conhecimentos de causa. 1.9D não é 1.9dCi e 2.0 a gasolina nem tem nada a ver. Como referir em cima, cabe mas não é chegar e magia.
-
Quanto é que eu ia gastar mais ou menos ao colocar um motor de uma laguna 1.9dci ? ( sem comprar o motor, pois tenho de um carro acidentado)
Acham que valia a pena gastar esse dinheiro?
Qual a vossa opinião?
-
Pensa assim, o valor comercial do clio compensa a legalização do novo motor? Eu acho que não, já para não falar no resto....
-
Meteres o motor "só" para teres um mais potente, nao te compensa de forma alguma pelos custos envolvidos...vale-te muito mais fazer uma reprozita (20cavalitos por exemplo) do que trocar o motor...
-
Já para nao falar que nao é só o motor, é toda a cablagem envolvida, do cofre e para dentro do carro!
-
gostava de ver montar um motor desses num clio I . Era de artista sim senhor. Alterar suspenções e tudo pois seria necessário adaptar outro charrion e basta olhar para a torre do amortecedor para ver que não se pode abrir por causa da gravação do numero, etc, etc, etc e podia continuar por aqui a fora.
Já há uns tempos atras disse isto e muitas outras vezes, quem vem para um forum fazer uma pergunta destas, alem de não ter a minima noção do trabalho/custos envolvidos e do ser quase missão impossivel, nunca faz nada... Pois quem tem vontade de realmente fazer, faz e não vem para aqui perguntar ;)
-
Não era num Clio 2? Sei que há um caso que puseram o 1.9dCi e penso que foi necessário o quadrante também. Mas realmente é como disseste Artur. Quem quer mesmo partir para isso, não mete cá os pés e faz.
-
Ou então vem depois, com orgulho, mostrar a obra feita. :smiley:
-
gostava de ver montar um motor desses num clio I . Era de artista sim senhor. Alterar suspenções e tudo pois seria necessário adaptar outro charrion e basta olhar para a torre do amortecedor para ver que não se pode abrir por causa da gravação do numero, etc, etc, etc e podia continuar por aqui a fora.
Já há uns tempos atras disse isto e muitas outras vezes, quem vem para um forum fazer uma pergunta destas, alem de não ter a minima noção do trabalho/custos envolvidos e do ser quase missão impossivel, nunca faz nada... Pois quem tem vontade de realmente fazer, faz e não vem para aqui perguntar ;)
Pode ser "estúpido" a pergunta que faço, mas um forum serve para que??? Falar, debater, por mais que sejam parvas as perguntas!
Meteres o motor "só" para teres um mais potente, nao te compensa de forma alguma pelos custos envolvidos...vale-te muito mais fazer uma reprozita (20cavalitos por exemplo) do que trocar o motor...
Também já tinha pensado nisso....
-
Não era num Clio 2? Sei que há um caso que puseram o 1.9dCi e penso que foi necessário o quadrante também. Mas realmente é como disseste Artur. Quem quer mesmo partir para isso, não mete cá os pés e faz.
Esse tal clio 2 até esta a funcionar por cartão, não tem chave, foi tudo transferido do outro carro. O que ele teve que fazer corte e costura foi na caixa para ela encaixar, quanto ao resto parece que estava a ter problemas nas transmissões mas acho que já foi solucionado o problema :azn:
-
Pode ser "estúpido" a pergunta que faço, mas um forum serve para que??? Falar, debater, por mais que sejam parvas as perguntas!
serve para isso mesmo que dizes e para cada um dar a sua opinião
e foi isso que fiz, dei a minha
-
Mas isso ao avançar tem de ser mesmo de empreitada como o nosso colega tiago.v fez com o seu R5 GT Turbo...
Força no projecto, mas mais uma vez reafirmo que com uma repro irias mais bem servido e com trabalho facilitado ;)
-
serve para isso mesmo que dizes e para cada um dar a sua opinião
e foi isso que fiz, dei a minha
Certo! :wink: