Forum RenaultPT
Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: joao1077 em 13 de Novembro de 2012, 12:03 pm
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Antes de mais ficam os dados do veiculo:
Clio II phII
170000km
1.5Dci 65Cv
data 02/2002
A verdade e que já venho a pesquisar á meses, e até já vi relatos semelhantes ao que vou explicar de seguida, pelo que fui sempre tentando seguir as resoluções dos mesmos. No entanto nada feito. Dai recorrer aqui ao forum.
Neste ultimo mês tenho percorrido varias oficinas, inclusive ate ja fui a renault, mas não consigo saber o que o meu carro tem, vou tentar descrever para que possam ajudar:
Sintomas:
- o carro de um momento para o outro acende a luz da resistência, ficando esta sempre acesa (só apaga ligando 'a maquina), o carro custa imenso a pegar a frio (pega prai a 3a ou 4a vez), e faz uma fumaçada branca desgraçada quando pega!
- não perde potencia, não consome mais, não faz barulho nenhum, apenas custa a pegar.
- se apagar o erro, o carro passa a pegar normalmente e sem qualquer tipo problema ou fumo, como se nada tivesse acontecido.
- uns dias depois (4/5 dias), volta a acender a luz, e o problema acima descrito volta.
Ando assim a 3 meses.
O que ja fiz
- passei a usar combustível de qualidade
- mudei filtro de gasoleo/ e usei um produto para limpeza de injetores
- ja mudei/verifiquei velas (primeira coisa que fiz)
nada feito.
- Fui à renault minuto, ligaram o carro a maquina, dava um erro "do relé do ar acondicionado", limparam o erro, e fiquei 3 dias com o carro bom, depois voltou problema.
- Fui ao representante da delphi, para fazer um teste aos injectores, ligaram a maquina e disseram novamente que tinha um erro "do relé do ar acondicionado", e que tinha um injector a fazer umas correcoes, mas que não seria dai o problema. Apagaram o erro, 4 dias depois o problema voltou.
- Fui a um electricista que costuma trabalhar com renault, aconselhou-me a anular a ficha do pedal do acelerador, assim o fiz, apaguei o erro (novamente "do relé do ar condicionado"), 1 semana depois o problema voltou.
Agora o caricato disto, e que o meu carro NAO TEM AR CONDICIONADO.
Já não sei por onde pegar aqui no bixo, que até a data, apenas tem sido meter gasoleo, fazer manutencao regular, e andar...
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Já experimentaste ver se os problemas que tens são semelhantes a casos já descritos aqui no fórum? (pesquisa por "luz resistência"), por alguma razão inexplicável, podes ter algum sensor que dá problemas semelhantes, que esteja avariado e por alguma razão esteja a ser identificado como relé do ar condicionado.
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Boas, Desculpa estar a utilizar o teu topico.
O meu Clio é igual ao teu, 1.5 DCI 65cv de 2002
Fiz exactamente o mesmo que tu, inclusive testei os injectores a quente e a frio. Tudo impecavel.
Passados +-200km a luz volta a acender e o erro é o mesmo.
Insisti e limpei EGR, situação identica, passados +-200Km, o erro repete-se.
JÀ NÂO SEI O QUE FAZER...PRECISO DE AJUDA
PS:Utilizei o topico deste membro, mas primeiro analizei todas as informações e orientações dadas pelo moderador e no topico LUZ DA RESISTÊNÇIA, não nos esclarece a nossa duvida.
Atenciosamente
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Só não percebo porque não pedem para investigar esse erro. Os vossos carros podem não ter AC mas o que é certo é que limpar o erro não resolve nada porque a causa do mesmo mantém-se. Tentem descobrir o que provoca o erro "do relé do ar acondicionado".
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A cada dia que passa e cada vez que venho ao forum fico mais assustado por ter comprado um clio igual ao vosso!
Apesar de ainda o ter á pouco tempo e nâo ter tido problemas de maior com ele o facto é que é assustador a quantidade de anomalias que estas carros sofrem(sâo varios os topicos de relatos de problemas) e o mais caricato é que sâo de difiçil soluçâo e dispendiosas......meu rico 19 1.9 diesel,que saudades!! :sad:
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Se estás num forum de Renaults, naturalmente apareceram cá muitos problemas. Basta pensar que hoje em dia a maioria das pessoas tem internet e procura ajuda online em vez de recorrer logo à oficina. Adicionando o factor "número de vendas" disparatado que o modelo teve, não me preocupa nada.
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looool isso não é um forum com dois users
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marreta vai para qualquer fórum de outra marca e vais ver que existem problemas nos outros carros, todos nós sabemos que a vida está cara e ás vezes queremos poupar e vamos para oficinas das esquinas para não se ir á marca ou alguém que perceba e seja de bastante confiança porque basicamente leva mais uns €€. Basta uma pequena má reparação numa oficina qualquer e pode depois surgir dali algo mais grave e depois é fácil de falar logo mal da marca. Já tive uma experiência má e digo-vos neste momento só eu a renault e o caçoilauto metem as mãos no meu carro, não é estar aqui a elogiar ou a defender ninguém mas a verdade tem que ser dita. E só digo mais não venham com a ideia que a marca (renault) é cara que nesta eu não concordo, sejam clientes assíduos e depois vêem alguns benefícios que podem ter. E para finalizar deixem de colocar coisas nos carros que não são de origem que ajuda muito!!!
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Boas, Desculpa estar a utilizar o teu topico.
O meu Clio é igual ao teu, 1.5 DCI 65cv de 2002
Fiz exactamente o mesmo que tu, inclusive testei os injectores a quente e a frio. Tudo impecavel.
Passados +-200km a luz volta a acender e o erro é o mesmo.
Insisti e limpei EGR, situação identica, passados +-200Km, o erro repete-se.
JÀ NÂO SEI O QUE FAZER...PRECISO DE AJUDA
PS:Utilizei o topico deste membro, mas primeiro analizei todas as informações e orientações dadas pelo moderador e no topico LUZ DA RESISTÊNÇIA, não nos esclarece a nossa duvida.
Atenciosamente
Boas
A questão é que eu fui á Renault, foi a primeira casa que procurei para resolver o Problema, mas quando vejo um diagnostico de erro referente a um ralé de ar condicionado e o tecnico me informa que tenho que substituir injectores, eu, sinceramente fiquei desconfiado e claro, fui pedir uma segunda opinião.
Felizmente, tenho tres carros, 1 Mercedes, 1 Opel e um Renault (carro do filho) e em qualquer uma destas marcas se cometem erros, erros esses que obrigam as pessoas a serem desconfiadas.
EX:
Á uns dias fui á Opel pedir um sensor de velocidade, o funcionário não tinha conhecimento que o jipe tinha sensor de velocidade, pensava que era por bicha. Fui obrigado a desmontar o sensor para o sr. confirmar que o mesmo existia.
Á uns anos comprei uma Mitsubishi Space Star DID, todas sairam com um problema no canhão da ignição, mas, até darem com o problema, substituiram-me, injectores, bomba injectora, centralina, etc...e afinal o problema era no canhão da ignição.
Sou uma pessoa que estima ao maximo os carros que tenho, não me poupo a revisões, ando sistematicamente o vistoria-los e porque? Porque me custaram dinheiro e muito trabalho para os poder compar.
Agora pergunto, de quem é a obrigação, o Clio dá um diagnostico de erro de RALÈ DE AR CONDICIONADO, equipamento este que o carro não tem, não será obrigação da Renault verificar a existençia desta anomalia? Mesmo fora da garantia.
De qualquer modo e desculpem-me este desabafo, eu só pretendo a vossa ajuda, para e se alguem tiver conhecimento me auxiliar a resolver este problema de modo a que eu possa indicar o mecanico ou o electricista da sua origem, seja este da Renault ou o Zé da esquina...
Atenciosamente
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Apesar de o meu carro ser mais recente e ter ar condicionado, tive um fusível queimado no compartimento do motor devido a uma peça que se soltou e prendeu o movimento do motor da ventoinha do radiador. O AC deixou de funcionar como deveria e nunca me deu nenhuma luz. Só depois percebi que era problema do fusível. Isto tudo para dizer que mesmo não tendo AC, pode ter pré-instalação ou algo do género que indique esse erro.
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O mais provável, como já tinha dito antes, é ter havido um erro de programação , e quando nestes motores é feito o diagnóstico, se existir uma anomalia num outro componente relacionado com a injecção (ver tópicos relacionados com luz da resistência) essa anomalia apareça na clip como anomalia no relé do AC.
De certo que na Renault não deve ter sido o primeiro carro a aparecer com esse erro, do relé do AC, por isso te disseram logo que era dos injectores.
O que eu aconselho é dirigires-te à renault que te deu esse diagnóstico, e perguntas porque razão é que um relé do AC a dar erro é necessário trocar os injectores, e pedes para eles te explicarem o porquê ( e depois vens cá contar-nos, porque também estou curioso em saber o porquê ) . Depois pedes um orçamento, e se te agradar fazes a reparação, se não procura outra oficina que te proponha um orçamento mais agradável.
Eu sei que parece um tiro às cegas, mas se te disseram isso, foi por alguma razão. Sempre podes também ir a outra Renault e ver se o diagnóstico é o mesmo, se o for, é porque é um problema já identificado pela Renault como sendo um problema a nível dos injectores.
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Boa noite,
o meu clio II 1.5dci 65cv 2001 tem o mesmo problema que o teu, exactamente o mesmo. mas o meu quando o ligo á maquina dá o erro : atingido valor minimo de pressão cilindro 4,
Lembrei-me logo da baixa taxa de compressão devido ao desgaste dos segmentos e o teste é relativamente simples.
Retirei o respirador do carter que vai á aspiração do turbo para ver se saía óleo.ao acelerar sai óleo, concluindo que a pressão que esta no cárter vem da camara de combustão...
a reparação não é nada barata...
faz esse teste...
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Obrigado pela tua ajuda.
Vou testar, tenho de ir por fases.
Como entendo um pouco de motores, principalmente de 4x4 (diesel) vou tentar ser eu a descubir o erro.
Só que a questão é que quando eu elimino o erro o carro fica impecável, pega com facilidade, ao primeiro toque de chave e está com um trabalhar correcto (certo), alem do mais não deita qualquer tipo de fumo.
Se fosse falta ou passagem de compressão, tinha dificuldade em pegar com o erro eliminado, deitava fumo, devido á passagem de oleo pelos segmentos.
Em andamento, possivelmente alvorava ou vias mais passagem de gases negros para o exterior,o que não acontece.
Com o erro limpo, está como se fosse novo...o que é muito confuso e me está a deixar a cabeça á roda.
O que me chatea é que tenho 3 carros, 2 de origem e um completamente alterado (jipe) e o que me está a dar mais trabalho é um dos mais estimados.
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Só uma duvida, a tua bomba injectora é electrónica ou é por cabo? Se for electrónica, poderá ser o modulo da bomba injectora que avaria?? Há um tópico que fala nisso - http://www.renaultpt.com/index.php?topic=11975.0 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=11975.0) , se depois de apagar o erro volta a funcionar bem, não podera ser um problema a nível da bomba injectora??
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o meu quando o ligo á maquina e elimino o erro, tambem pega á 1ª independente da temperatura no exterior,assim que volta acender a luz ja faz muito fumo branco, quanto ao fumo negro a andar não vejo, mas junto ao tubo de escape o para-choque fica negro..
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Ai sim, ou é segmentos ou turbo a dar as ultimas.
Se for segmentos é substituires o mais depresa possivel, antes que partam e façam mais estragos. Se for turbo, trocas por um reconstruido +-350€, afinado e montado.
Ai e com o teu caso eu sabia o que fazer porque está á vista, agora a minha situação está complicada porque não sei o que procurar, onde ou o que!
Se precisares de ajuda em termos de oficinas tens o forum, ou diz algo, com pertenco a varios foruns Todo o terreno e como temos que andar sempre de volta dos jipes devido ás alteraçoes de turbos, repros, etc...temos vários conhecimentos.
Actualmente tenho um jipe com +-180CV, com dois chips na centralina (um para altas outro para baixas), Turbo Geometria Variavel a debitar 2bar, EGR anulada, tuches reforçadas, escape directo, etc...etc...
Agora um conselho, visto que o Clio é sensivel a nivel de electronica, não te metas com sucateiros, procura oficinas da especialidade.
Não te esqueças, o barato sai caro.
Abraço
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Boa Tarde a todos os membros
Após pesquisar neste forum, nao encontro uma resposta para o meu problema.
Tenho um clio dci 1.5 de Março de 2002, tem 221000 km e nunca deu problemas, revisoes normais manutençao cuidada.
em Andamento acendeu a luz de resistencia e sintomas a seguir foram: de manha custa a pegar e barulho do motor mais ruidoso, nao emite fumos, responde bem, nao tem falha de potencia.
fui a renault e fizeram um diagnostico deficiencia tipo 1: pressao insufciciente injector cilindro 2.
falaram em valores elevados para efectuarem testes desde compressao porque poderia ser segmentos a injectores.
Fui ter com um mecanico que conheço ja ha alguns anos e o mesmo fez teste de diagnostico tambem deu o mesmo erro.
foram colocadas 4 velas novas de origem, e injector cilindro 1 e 2 foram reparados. foi efectuado teste de compressao aos 4 cilindros e estao normais.
apagou o erro e trabalhava como novo.
mas passados 5 dias voltou a acender a dita luz, voltei la com o carro e no teste acusa erro rele ar condiconado.
mas o meu carro nao tem ar condicionado, apagou o erro e o carro voltou ao normal.
passados 300 km voltou a acender a luz de resistencia e os sintomas voltaram, custa a pegar a frio e o barulho do trabalhar do motor ficou mais barulhento.
agradecia uma ajuda na resoluçao do problema
cumprimentos a todos
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e antes de postar usar a pesquisa??? tens muitos topicos com o titulo igual ao teu e tens outro topico com o problema do rele do ar condicionado
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=11492.0. (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=11492.0.)
e o mais importante no forum: http://www.renaultpt.com/index.php?action=search (http://www.renaultpt.com/index.php?action=search)
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Lê este tópico desde o inicio, pois o problema do relé do ar condicionado pelos vistos é comum nesses motores.
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eu pesquisei sobre este assunto aqui, há posts com o titulo e li tudo o que outros membros escreveram inclusive os que que foram aqui indicados hoje, problemas parecidos com ligeiras diferenças, mas as respostas ao mesmo que li, sao vagas, pode ser isto pode aquilo, e que deviam de ir á renault.
eu pretendo ir a renault quando esgotar todas as outras hipoteses, ajudas, sugestoes, aqui neste forum e nao só.
Quero agradecer, a todos os membros que responderam pela ajuda, na resoluçao do problema.
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Hoje passei pela renault e fiz a pergunta, da qual gostávamos todos de ter uma resposta em concreto :assobio:
Então é assim, o que provoca o problema, nada tem a ver com o erro do relé do ar condicionado. O causador do problema, é garantidamente de um outro componente qualquer, e um forte candidato são os injectores.
Então porque é que se limpa o erro e o carro fica bom, mas passado algum tempo fica outra vez com o mesmo problema?
A resposta é simples, se forem dos injectores, o modulo que detecta o erro, demora algum tempo a receber as leituras até chegar à conclusão de que os valores são errados, este tempo pode variar consoante a anomalia, pode demorar umas horas, dias ou até meses, ou mais, depende do estado em que esteja o causador do problema.
Mas então, porque é que aparece o raio do erro do relé do ar condicionado?
Também tem uma resposta simples, o software utilizado, é o mesmo quer para carros com ou sem ar condicionado. Esse software está preparado para fazer a leitura do relé do ar condicionado. Como o carro não tem ar condicionado, dá erro. Normalmente este erro nem sequer dá para apagar, e normalmente é ignorado.
Mas ao apagar o erro do relé do ar condicionado, o carro fica a funcionar bem.
Ao apagar este erro, apaga-se os erros todos que estão na memoria, por essa razão deixa de haver qualquer problema até voltar a existir valores errados suficientes para disparar o alerta de avaria.
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Excelente partilha rodinhas! Muito útil.
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Tive exactamente o mesmo problema com o meu e descobri que era uma ficha que liga ao injector que estava um pouco larga e deixava de fazer contacto, como resolvi? Com aqueles atilhos de plástico que fecha os pacotes da bimbo :tongue: apertei com um atilho desses e resolvi o caso. Agora um problema que não consigo resolver é que não tenho luzes de stop, apenas tenho o de cima, e à frente as luzes piscam e oiço um " tic tic tic " que vem da UCH, não sei se será avaria da uch ou será algum relé queimado. Um dos relés está quentissimo e outro quando tiro deixa de fazer o tal tic tic, quando o volto a colocar, volta a fazer o tic tic novamente.
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E que relés são esses?
As luzes de stop estão boas? Verifica as ligações e os contactos das lâmpadas e das fichas que vão aos farolins.
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A UCH tem 4 relés agarrados. Não sei como se vê se estão queimados ou não. As lampadas estão boas, no entanto substitui e continuam a não acender. Já verifiquei os contactos e as fichas e não vejo nada de anormal. O único stop que tenho é o do meio (na porta da bagageira junto ao tejadilho.
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pesquisa por relés, há um topico onde tem imagens dos reles do clio3 , a ver se é algum dos que estão a dar problemas.