Forum RenaultPT
Àrea Tecnica => Electrónica / Electricidade => Tópico iniciado por: Rui em 15 de Novembro de 2012, 08:39 am
-
A pedido de várias familias (foi só o Blurr, mas pronto), está então criado o tópico para discussão (saudavel) sobre as ajudas electrónicas á condução.
-Cada vez mais presentes nos carros, e com siglas que por vezes causam confusão (ABS, ABR, TCS, ESP, ASR, etc, etc...), afinal ajudam ou não?
-Actualmente sistemas destes já valem pontos nos testes do euro NCAP, justifica-se isto?
-Com estes sistemas cada vez mais presentes no dia a dia dos condutores, será que nos preparamos para criar uma geração de condutores que não sabe "sentir" a máquina que tem nas mãos?
-Com a presença destes sistemas num carro, eles não fornecem ao condutor um certo "excesso de confiança", levando assim a excessos na estrada pensado que depois vão dar uma "ajuda"?
Estas são apenas algumas questões para iniciar o debate. Opinem, coloquem outras e siga.
-
E que seja bem vindo este tópico que acho que vai dar uma boa discussão :)
Começando por mim, considero que tens razão Rui: a "excessiva" presença das ajudas electrócnicas transforma os condutores para pior...
Infelizmente, acho que algumas das ditas "ajudas" à condução so condicionam a atençao que os condutores devem ter na estrada, como por exemplo o ecran existente no Peugeot 5008 (tipo teleponto dos politicos) que indica a velocidade e mais algumas informações em cima do tablier.
Hoje em dia as pessoas confiam demais nos carros, e até mesmo nas escolas de condução se assiste a um decréscimo de qualidade dos instrutores...
-
Acho que não se deve olhar para os sistemas de segurança electrónica dessa maneira... Basta ter em conta as diferenças de comportamento de um carro com e sem ajudas electrónicas numa situação de emergência... Um carro com ESP, controlo de tracção e ABS que entre em derrapagem, que tenha de fazer uma travagem de emergência ou algo desse tipo, comporta-se muito melhor que um carro sem isso... E isso é importante, porque minimiza ferimentos, danos ou mesmo mortes que poderiam acontecer muito mais facilmente sem ajudas electrónicas. Acho que é desse ponto de vista que temos de olhar.
Porque já vi condutores com experiência e décadas de condução, perder o controlo dos carros... Perder o controlo de um carro é algo inesperado, por água, algo no caminho que não se vê e até mesmo as asneiras de outro condutor.
E mesmo sem ser isso... Eu acho que toda a tecnologia ajuda, mesmo aquela que não tem em mente a segurança, como a assistência ao arranque em subida... Aquilo parece funcionar bem e ajudar imenso...
-
ABS é positivo na maior parte das situações de uma condução normal. Numa condução desportiva e em certas situações de chuva com pouca aderencia/mau estado do piso, dispenso.
ESP é para mim a melhor ajuda quando por falta de experiencia ou más condições da via, se estica para lá dos limites normais. Mesmo numa condução desportiva é positivo, se for um tipico charuto alemão potente de tracção traseira (muito motor, esquecem-se do resto), diria mesmo que em alguns casos é indespensável (assim derrepente lembrei-me do C 63 AMG :P).
Os anti derrapagens e restantes considero que são sistemas para fazer peso no carro. :P
Acho bem que a NCAP some pontos destas ajudas, pois acredito que já ajudaram a salvar muitas vidas.
Agora sim, carros para "homens de barba rija" cada vez há menos, especialmente dentro do mercado relativamente "acessivel"!
-
eu não considero que as ajudas façam piores condutores, ate porque as ajudas só kickam quando o condutor se estica
o ABS só kicka quando travamos mais a funda, o ESP quando o carro perde aderência, etc
não é por ter estas ajuda que uma pessoa é pior condutora. o que esta ajudas fazem é evitar que algo de mais grave caso o condutor, seja por inexperiência, mania ou imprevisto leve o carro para la dos limites
-
O que queres dizer com kickam????
-
kickam vem de kick
ou seja entrar em funcionamento
-
Para condução em circuito não, para condução em estradas públicas sim.
Fico sempre a pensar no Ferrari F40... :embarrassed:
-
Quando compramos um carro temos pelo menos 2 objectivos, um é que ele nos leve de um lado para o outro e o segundo é que nos leve em segurança.
Na minha opinião, acho que todas as ajudas à condução ainda são poucas.
Eu já tive um acidente grave, e podia ter sido evitado/minimizado se depois de travar pudesse ter-me desviado da gaja que se lembrou de parar na auto-estrada. Por não ter ABS o carro acabou por ir sempre em frente :cry:
É óbvio que estas ajudas, são para isso mesmo, ajudar, para evitar que as coisas aconteçam estamos cá nós condutores. Devemos ter o cuidado de conduzir em segurança e não ficar a espera que o carro faça tudo.
É verdade que com tantas ajudas as pessoas possam tornar-se mais descuidadas, abusando muitas vezes dos limites do veiculo e ai depois não há ajudas que cheguem.
Por exemplo, o sistema de travagem assistida da volvo, que faz o carro travar/parar quando o veiculo da frente trava, que só funciona quando o veiculo circula a menos de 40 km, é uma grande ajuda, por muito bom condutor que se seja, numa situação de para arranca, esta ajuda pode evitar que se tenha um acidente.
-
Todas as ajudas electronicas são importantes. Penso que isso já está mais que provado e vem sido mostrado no dia-a-dia de milhares de condutores. Ajudas como o ABS que vem de série em todos os carros, esse acho bem que seja mais que obrigatório! Grande parte dos apologistas contra a utilização de ABS, dizem isso porque, se calhar, nunca tiveram a experiência de conduzir com gasolina derramada na estrada a potes, e num dia de chuva... Aí sim "ah e tal é preciso ter mãos..." E é preciso que sejam mágicas também... Milagres não há meus caros!
Agora em relação a todas as outras funções electrónicas (como o ESP, por ex.), grande parte delas têm um botão mágico para pôr "off" :tongue: Portanto fica a ideia. Botões para desligar tudo, ou ligar conforme a eventualidade :dance:
Outro pormenor. Ponham uma pessoa que está habituada a conduzir no seu dia-a-dia um carro com TODAS essas mariquiçes, e depois ponham-na num Clio (a titulo de ex.) que não tem rigorosamente nada e uma roda fina... Num dia como o de hoje (chuva intensa em alguns pontos), 1ª curva é acidente. :wink:
No entanto ponham o inverso... Alguem habituado a não ter nada e ponham-no num carro com tudo. Reacção? "epah, isto é esquesito..." Ponto final. De resto segue e soma. É sempre a andar!
Agora tirem as vossas conclusões :wink: (sim, é porque o rapazito do carro sem nada tem mais jeito, mas sim o carro ajuda. Logo é benefico, como as construtoras não podem, nem lhes interessa, estar a desperdiçar fundos para ensinar a malta a conduzir X ou Y carro...)
Outra: Quantas pessoas lêem o livro de instruções do carro, para saber o que ele faz? São tantas que os livros passados uns anos acabam todos no lixo... (2º ou 3º dono de um veículo normalmente não tem o livro referente ao carro...)
Acho que com isto disse tudo. É discutivel :laugh: Cumps! :happy:
-
Ora bem vamos por partes.
ABS - Sim acho das melhores coisas que se montou no carro... Digam o que disserem que piora a distância e mais não sei o que...
O ABS apenas piora a distância de travagem se as rodas do carro sem ABS não bloquearem. E aqui é que está o problema.. Um condutor na aflição de parar (como o sls indica acima) não vai pensar em largar um pouco o travão para evitar que a roda bloqueie. Quer é parar o carro e ai o ABS melhora a distância de travagem (não é invenção é facto). Agora se conseguires travar sem bloquear as rodas, o ABS perde em distância. Mas digo-vos uma coisa são pelos dedos os condutores que, em carros iguais um com ABS e outro sem vão conseguir fazer a travagem perfeita com o carro sem ABS.
Agora se disserem em terra o ABS é uma treta é a maior verdade... Numa estrada de terra, em que o pessoal vem a fundo, aproxima-se uma curva e tens que travar, se apanhas uma lomba, parece que ficaste sem travões... Sais totalmente disparado.....
ESP - Aqui não tenho o que apontar. Ajuda imenso e não há volta a dar... Apenas acho que os carros deveriam ter TODOS a opção de desligar. E acho muito mau que um carro (o primeiro classe A) apenas seja lançado com ESP e não pode ser desligado pois o carro não tem comportamento para poder desligar. E se avariar e o dono não consertar? Todos os carros teriam que ter um bom comportamento independente do ESP.
Outras ajudas - Algumas acho que são parvas outras dão jeito.. Concordo com o MRC controlo de tracção em gamas baixas não acho que vale a pena encher com isso...
Por exemplo um carro com EBD como é que isso pode ser mau??
-
Eu tenho um carro sem ajudas nenhumas, tenho dois com "meias" ajudas e um com todas as ajudas.
Para uma utilização normal, ou seja, a de quem anda nas estradas, acho que o ABS, ESP e mesmo o controlo de tracção nos carros mais fracos ajuda sempre, no entanto não corrige quem não sabe conduzir ;)
Já agora, pegando na ideia do MRC e no comentário do Blur, deixo uns exemplos do porquê do controlo de tracção.
Eu pelo menos já assisti a algumas situações, não sei se vocês não, mas um carro em subidas com gelo, chuva, etc, ou uma estrada mais escorregadia, no momento de arrancar começa a patinar e pode descair com ou sem o travão. Com um controlo de tracção vai ajudar imenso nesse arranque, para não deixar as rodas patinarem :)
No ESP, também concordo, por vezes vai-se numa curva e apanhas uma variação no piso (oleo, agua, gravilha, etc) o ESP vai-te ajudar a manter o carro numa trajectória (dentro do possível, o ESP não vence a fisica). Já testei uma Laguna 4control numa pista cheia de banha/gordura e dentro dos seus limites ela mantinha-se na trajectória que queríamos :)
ABS: já roguei pragas como já lhe agradeci imenso!
A pior experiência que tive com o ABS foi pertinho da minha casa, num dia de chuva em que ia a alguns 30km/h e numa curva aparece-me um homem a passar a passadeira. Mesmo naquela velocidade meti o pé ao fundo e o carro teve uma distancia de travagem enorme e acabei por bater no homem... por sorte ninguem se aleijou... :)
Já tive uma ou outra situação com a mesma distancia de travagem que sem ABS foi mais simples...
Mas também já tive situações de travagem em que tinha de me desviar de carros e detritos na estrada e o ABS ajudou imenso nisso.
Recordo-me ainda do susto que apanhei com o meu 106 de 1994 quando apanhei um carro parado no meio da via... para além do trabalho mental e "fisico" que tive de ter para travar, controlar o carro largando o travão e desviando para não bater em nada. Com o ABS tinha sido muito mais simples.
Desligar os sistemas, sim é verdade, todos nós gostamos de brincar um pouco, mas em carros "normais" as marcas optam por não dar essa opção porque sinceramente... numa estrada publica não é para brincar :p
-
Lipe, controlo de tracção felizmente nunca senti falta ou necessidade dele, isto já é extra que considero mais útil em climas humidos e frios ou em TT's.
O ABS já me valeu por umas 4 vezes (felizmente nunca o tive de usar em situações que só piora) e o ESP (no C4) uma vez que quis fazer uma curva de cerca de 120º, alcatrão vidrado e com declive em largura, a 130km/h, isto quando a 90km/h já era bem no limite... Não fosse o mesmo, e as coisas podiam ter corrido mal mesmo. :|
Actualmente ando na maior parte do tempo num carro sem quaisquer de ajudas, e apenas tenho memória de me ter assustado 2 vezes, não por falta de poder de travagem, mas por falta de aderencia ao travar forte numa boa redução de velocidade, e não devido à falta de ABS, mas de uns pneus decentes de tamanho e qualidade decentes (uns Sava já velhos na medida 155/80r13). :P
Portanto e para concluir, apenas tenho a dizer que a melhor ajuda que podemos ter na condução é a nossa cabecinha, leia-se, conhecer bem os limites, e a eles dar o devido desconto, além disso saber conduzir decentemente. Diariamente costumo ver muita gente encartada que devia ficar sem carta, porque não sabem conduzir. Os exames de condução deviam ser mais rigorosos, não só das regras do codigo da estrada, como também do modo de conduzir da pessoa, quando acelerar, quando travar. Por amor de Deus, malta com carta que nem sabe fazer uma troca de mudança decente, ou travar progressivamente numa situação normal de abrandamento ou paragem, ou entrar numa curva, entre outras... Até entre amigos meus, tenho alguns exemplos que jasus! :S
-
Isso também tens razão MRC. Aliás e apesar de fugir um pouco ao tópico os nossos exames de condução são uma vergonha..
Devia ser como na Finlândia em que, até derrapagens é obrigatório fazer...
A questão do controlo de tracção não digo que não seja necessário apenas acho que 90% dos carros pequenos nem vale a pena incluir de série... Deveria ser opcional para o pessoal que necessita... Sempre baixava os preço dos carros. E acontece o mesmo com outras ajudas que em muitos casos raramente serão necessárias mas estão quase a ser obrigatórias de série..
-
Duvido que o controlo de tracção seja uma coisa muito cara. Ele usa os sensores do ABS e o resto é feito pela gestão do motor.
Já agora também deixo algumas opiniões.
Para mim tudo quanto são ajudas electrónicas são uteis. No entanto tenho perfeita consciência, ao contrário de muitos por aí, que o ABS só por si não melhora em nada a travagem. É bastante util para o condutor conseguir ter controlo da direcção do carro e se por exemplo ele actuar numa estrada de terra batida, só vos digo que é mesmo para esquecer. Já me aconteceu isso num carro com ABS e aquela trampa não travava nada mesmo.
Pontos para o euro NCAP, deixa-me um pouco desconfiado. Nesta fase acho que o sistema de testes de colisão deveria ser revisto porque é muito "fácil" atingir as 5 estrelas. Como os testes continuam os mesmo desde há muito tempo, para compor a coisa toca de dar pontos a sistemas electrónicos e lâmpada e gaita avisadora de falta de cinto de segurança...
-
ABS ; gosto mas em bom piso, num empedrado é para esquecer e se estiver humido pior ainda, mesmo a andar a 30 à hora,acho que na minha Scenic só usei duas vezes e foi de proposito para ver se aquilo trabalhava , já num Mitsubishi Colt tive de usar mesmo e asustei-me porque aquilo quando entra em ação parece que é ferro com ferro a travar e o carro continua a andar como se fosse destravado , medo mesmo
-
Relativamente ao controlo de tração posso dar o meu exemplo. Há uns anos atras, íamos (eu e familia) na minha Grand Scenic (que não tem ESP nem controlo de tração) e uma outra familia numa Grandis (Mitsubishi, com ESP) a subir à Torre na Serra da Estrela e fruto do terrivel mau tempo (principalmente gelo na estrada) a uns 500m da Torre fomos obrigados a dar meia volta. A Grandis não teve qualquer problema em fazer a inversão de marcha, a minha Scenic parecia uma burra desenfreada, ia para todo o lado menos para onde eu queria, embora com muita calma lá se tenha resolvido a situação...
-
Por acaso fazes-me lembrar uma situação semelhante que tive lá na serra com a Grandis preta que levei há dois anos. lol.
Numa zona bastante escorregadia com neve e gelo, a fazer manobras e a arrancar em algumas subidas (até mesmo rectas) foi algo bastante simples. já os outros carros, nem todos tinham a mesma sorte :)