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Àrea Tecnica => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: syfen em 17 de Novembro de 2012, 19:00 pm
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Boas, alguem sabe se o catalisador do Clio 3 1.2 75cv fica debaixo do carro (na linha) ou se é daqueles catalisadores que sao "juntos" com os colectores?!!
E quanto ao remover o catalisador?!! Ta aprovado ou nao?!
Cumps :smiley:
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Na ipo não aprova. Queres por o teu carro a andar mais? ;)
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Não é... Mas ao retirares vais ter problemas na IPO e não vais sentir ganhos. Isso nem com uma linha de 50mm desde dos colectores vai andar mais. Para andar mais, tens que trocar de carro, ou se quiseres, de motor!
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Obrigado pelas respostas :smiley:
Nao me digam pa mudar de carro xDDD
Sim pedrob sabes de algum truquezinho??
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Concerteza vai te dizer pa trocares de carro, não muito por onde se lhe pegue, devias ter optado pelo tce por exemplo, esse mexe se bem.
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Exactamente, não vale a pena estares a intervir muito com esse motor. É pouco motor pro peso do clio 3
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Boas
Como sabem tenho um Clio III 1.2 16V e estou a pensar remover o catalizador!
Sei que vao dizer que é mau para as emissões de CO2 e IPO mas isso nao será problema no futuro.
Mas tenho medo é de remover o cat e a sonda lambda dar erro e o carro nao andar!
Alguem ja fez esta MOD e ficou tudo nos conformes?
Queria umas opiniões! :wink:
Obrigado
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1.2 16V de 75 cv sem catalizador?
Sou sincero, tudo quanto seja remoção de catalizadores e tretas que contribuam para uma menor poluição, sou terminantemente contra e quem faz isso devia levar o escape ligado á peida, até que saisse ar puro pela boca. :laugh:
Pronto agora que já desabafei, o que achas que podes ganhar em fazer isso num motor que não é nada de especial?
0,1 cv?
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Nem é pelos cavalos que se "ganha" xD
É mais pelo facto do carro ser mais solto em baixas e para melhorar um pouco o ronco
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Lol e já tinhas um tópico sobre o mesmo assunto ;)
Ao tirares o catalisador, vais ficar a gastar mais lol alem de que os valores da sonda que depois chegam à centralina podem ser diferentes fazendo com que depois o motor não trabalhe como esperado. O peso que vais tirar, não te vai fazer andar muito mais. Claro, sem contar com a poluição, porque nesse aspecto a minha opinião é do género da do rui.
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Como sabes se o motor vai ficar mais solto em baixas, só por retirar o catalizador?
Ronco? Existem outras soluções para isso, sem ser necessário mexer no catalizador.
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Se for para fazer barulho é preferível fazeres um update para o sistema do RS que simula o barulho do motor dentro do veiculo através do rádio, e ai podes ter o ronco que queres à tua vontade, sem incomodares as pessoas que andam na rua com poluição sonora lol
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Existem outras soluções para isso, sem ser necessário mexer no catalizador.
mas custam dinheiro ;)
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Mete uma panela directa (tipo remus) atrás que isso já faz ronco com fartura :P
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Vocês preocupam se muito com a poluição xD
Andam os TDI´s a poluir mais que um 1.2 sem cat! :laugh:
Sim Artur essas opções custam mais do que um de-cat.
Mas em termos de problemas com a sonda lambda não terei ou serão de fácil contorno?!
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Vocês preocupam se muito com a poluição xD
Quando tiveres filhos neste mundo, talvez te comeces a preocupar com a poluição e não só ;) mas isso seria outro assunto e alem disso a tua mente neste momento, não atinge tão longe ;)
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a minha poluiçao nao chega a odivelas
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lol
A tua poluição chega a todo o mundo, até ao polo sul.... E estás muito preocupado com o que os TDI poluiem ou deixam de poluir, quando na verdade essa preocupação devia começar por ti e nas tuas atitudes...
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a minha poluiçao nao chega a odivelas
dai ter dito, a tua mente não atinge tão longe ;) Mentalidades ;)
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yaya este forum é impressionante, os users e admins acham se todos superiores nunca respondem ao que se lhes pede/nunca ajudam ninguem, só entre eles!
E já agora que estão tão preocupados com a poluição andem a pé ou de bicicleta pá!
Assim ja nao poluem o nosso querido ambiente!
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o forum inteiro está mal e tu é que estás certo ... Alias, o mundo está errado e tu estás certo ....
Alem do mais, é preciso saber contrapor ideias e radicalismo de andem a pé ... Só continuas a demonstrar o pequeno que és a nivel de mente .
edit : fui agora verificar os teus posts, e falas de barriga cheia, és dos que mais ajuda obteve deste forum e de muita gente .... Realmente há pessoas muito fracas de espirito e mal agradecidas quando não lhes dizem o que querem ouvir ... enfim
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yaya este forum é impressionante, os users e admins acham se todos superiores nunca respondem ao que se lhes pede/nunca ajudam ninguem, só entre eles!
E já agora que estão tão preocupados com a poluição andem a pé ou de bicicleta pá!
Assim ja nao poluem o nosso querido ambiente!
Então tu não és um user? tens pelo menos 64 post's então também te achas superior
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Isso que queres fazer:
- Não passa na IPO
- 250€ de Multa e apreensão de documentos
- 98€ IPO B para reaveres o dinheiro.
Goodluck
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O mais provável é ficares com a luz que tem como símbolo a resistência acesa. Além disso, o consumo de combustível vai alterar-se.
Se o objectivo é ficares com o carro, com um som diferente, mais vale trocares a linha de escape por uma que faça esse efeito, porque retirares o catalisador não te vai adiantar nada.
O motor 1,2 16v não é assim nada por ai alem, e só notarias alguma diferença se o catalisador andasse completamente entupido, o que não deve ser o caso, julgo eu.
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Eu aposto que não vais gostar das respostas, vais a outros fóruns e pedir opinião ao pessoal do "aço" e todos vão te dizer para remover o catalisador porque vais ganhar mais 20cv. É treta, e até te digo que perdes ponta. :tongue:
As multas são reais, mas na prática não é fácil seres apanhado - menos numa IPO, que vão ver sempre e chumbar-te.
Se queres mexer no exterior e interior (estética) tens uma boa base. Em termos mecânicos não vale a pena.
Se gostas muito do carro e sentes a falta de potência, talvez o melhor é trocares o motor por um 1.2 TCE que é uma troca mais simples, "barata" porque não tens que inventar e são motores que tiveram boas vendas e vais ganhar muita potência mesmo. Caso facas isso não te esqueças que o carro precisa de travar mais potência por isso pondera em rever também travagem que PENSO que é inferior nos 1.2 de 75cv.
edit - agora é que vi que esse tópico já andava a aquecer antes de eu postar esse e o outro post. O meu comentário é de longe para te provocar, mas sim mesmo para ser realista.
edit/sugestão - se queres ganhar mais potência nesse motor, podes ganhar mais segurança apenas.. mudas os pneus/medidas , travagem melhoras e suspensão. Assim, nas curvas vais poder as fazer mais rápidas e nem das pela falta de potência hehe
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A travagem é igual seja nos clio's III excepto RS ;)
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Então nessa parte não se aplica no caso que me referia :azn: