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Àrea Tecnica => Geral Renault => Tópico iniciado por: Gerimbeta em 03 de Dezembro de 2012, 16:21 pm
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Boas.
Vou adquiri para o meu oásis 1.2 de 1996 um quadrante, o carro tem no quadrante actual 300 e tal mil, o quadrante que vou adquirir tem menos, alguém sabe como posso colocar os mesmo km's no "novo"?
Obrigado.
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Dás umas voltinhas com o carro :laugh:. Não te preocupes com isso, além de que não é legal fazer alterações aos km nos quadrantes.
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As voltinhas seriam +/- 150 mil km's.
Eu sei que não é legal, mas não vou tirar ao meu pelo contrário vou por justiça em algo que não é correcto.
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Não é tirar quilometros que não é legal. O que não é legal é alterar os quilometros. E assim sendo prepara-te para possiveis problemas na inspeção. A não ser que tenhas documentação disso, porque salvo erro é possivel legalizar isso se tiveres documentos desse quadrante(carro de origem, factura de compra, etc).
Penso que não estou a dizer nada errado, mas se estiver corrijam-me :)
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A única coisa que é feita é ficar uma anotação a dizer que na inspecção anterior tinha mais quilómetros. E de resto não há mais problema nenhum, e este assunto já foi falado inúmeras vezes aqui pelo forum, por isso não tens que te preocupar.
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Para ficar esclarecido sobre este assunto fui falar com uma pessoa conhecida que trabalha num IPO, então é assim:
Fica registado na folha uma deficiência de grau 1, quando aparece um veiculo com menos km que na inspecção anterior.
A apresentação de factura da aquisição do quadrante com menos km é facultativa, mas é sempre preferível a apresentação da mesma.
Fica registado no historial do carro este episódio, a factura da aquisição serve como "prova" de que não foi uma alteração da quilometragem do quadrante (a alteração de km no quadrante é ilegal).
No ano seguinte, como a quilometragem é superior à da inspecção que ficou com a anotação, já não vai haver qualquer anotação sobre a diferença de km.
Um veiculo não pode ser chumbado só porque tem menos km que no ano anterior, mas é necessário ter em conta o limite de deficiências de grau 1 permitidas.
Acho que agora já não ficam duvidas em relação a este assunto.
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Esclarecido sls, não vou ter factura.
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Boas.
Adquiri o quadrante mas o mesmo tem umas diferenças, nomeadamente nos dois quadrados de cada lado do indicador central do deposito de combustível.
Antes de o trocar gostava de saber as vossas opiniões se haverá problema na substituição e ficar algo que não funcione ou funcione mal.
Deixo fotos dos dois quadrantes:
(http://s12.postimage.org/yx3xi1vjx/Quadrante_do_meu_Renault_Clio.jpg)
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A primeira foto é do meu quadrante, esta abaixo é do que adquiri:
(http://s8.postimage.org/rw6uwkdk5/Quadrante_do_Renault_Clio_do_Artur.jpg)
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O teu Clio tem airbag? Se não tiver é só colocar o novo no sitio, senão apenas tens que trocar as mascaras dos simbolos que têm as diferenças, nomeadamente a do lado direito do manometro da gasolina e do conta-rotações, pois no caso de ter airbag, se a luz do mesmo aceder e não trocares a mascáras, em vez de aparecer o simbolo do airbag, aparece o simbolo do "ar aberto" (usado nas versões do Clio a carburador). :P
De resto é tudo, em termos de ligações é tudo igual :)
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Boas.
Não tem air bag.
Isso das máscaras é difícil?
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Neps, é muito fácil, apenas tens que retirar o vidro, e por trás tens as máscaras fixadas em dois pontos (tipo pinos), e puxando com as mãos saiem, é intuitivo. O único senão é talvez por causa dos 2 quadrantes serem de marcas diferentes (um Sagem outro Veglia) as fixações das máscaras sejam diferentes, mas em principio são iguais...
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Então isso é tudo feito pela frente (vidro) e nada por trás no quadrante?
O vidro sai bem?
Obrigado.
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Sim, é pela frente do quadrante. O vidro sai bem, basta soltares as 4 fixações que tem em cima do quadrante, e depois, soltares mais 4 em baixo. :P
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Ok. Obrigado.
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Boas.
Só hoje tive tempo de pegar nisto, fiz a mudança do velho pelo novo em segunda mão de um Clio1.4, à parte de umas lâmpadas fundidas (já substituídas) o conta-rotações do quadrante em segunda mão não tá a funcionar. O do velho funcionava. Ideias para descobrir o que possa ser, pode-me tar a escapar algo.
Obrigado.
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Os quadrantes eram iguais? O mais certo é , ou haver um problema na cablagem, algum fio trocado, ou o quadrante está avariado.
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Na 3 ficha tens o pino nº 8 experimenta troca-lo para o nº 7
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Rodinhas, os quadrantes são praticamente iguais ou pelo menos vendera-mos como compatíveis. Como podes ver nos post's anteriores
Caçoila, podes detalhar isso mais s.f.f.?
Obrigado.
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Na 3 ficha tens o pino nº 8 experimenta troca-lo para o nº 7
Caçoila a ficha é pequena e só tens dois fios!
Abraço.
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(http://img178.imageshack.us/img178/4196/paineljy0.jpg)
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=6331.0 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=6331.0)
:wink:
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Obrigado Pedrob.
Ao que parece a bicha do conta Km's tá berrada agora apareceu uma dúvida por um lado dizem que custa €8 e por outro dizem que a deste carro tem uma ficha eléctrica e que custa €58 mais iva.!!!
Ainda não a tirei para fora, alguém confirma isto?
Obrigado.
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Truques para sacar a bicha, não consigo tá parece que acamada no passa fios?
Na ponta da bicha a que liga no quadrante dentro duma espécie de "copo" tem um género de uma anilha parece-me ser onde a bicha tá danificada, se apertar muito essa anilha ela o velocímetro mexe mal se ficar solto não mexe, alguem tem uma ideia de como é este funcionamento?
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Não sei se esse é exactamente igual, mas normalmente costuma ter na ponta do cabo um terminal quadrangular, que depois entra dentro de um orificio quadrangular. Normalmente com o desgaste, ou o terminal deixa de ter a forma quadrangular, ou então é o orificio que deixa de ter essa forma ficando para o arredondado. Quando o cabo roda, acaba por não conseguir actuar a peça com o orificio.
Tens que ver o que é que está com desgaste, se é o cabo, se é o orificio do velocimetro.
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Rodinhas, é na bicha que tá o desgaste e como não tirei a velha não fui ver uma nova para ter a certeza que tá estragada e que é só dali.
Dicas para sacar a bicha?
Obrigado.
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Acho que tens que tirar a bicha e a borracha que isola o orifício por onde a bicha passa para dentro do carro.
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A bicha que tenho no carro tem um pouco mais à frente da ligação uma espécie de um díodo. será esta a diferença para a bicha de €8 para €60?
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Talvez... Se for simples, não tem qualquer dispositivo electrico ligado e a média de preço são esses tais 8€.
Para ligares o conta rpms do quadrante original do teu Clio no quadrante do Clio 1.4 apenas tens que confirmar se os 2 quadrantes são da mesma marca (Veglia ou Sagem) e se forem é plug & play a substituição, se não, são incompativeis entre si.
P.S.: Vi agora pelos primeiros posts que não são da mesma marca, logo incompativeis entre si.
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Boas MRC isso é certo da incompatibilidade, tenho falado com alguns users' que me falam apenas de mudar um contacto e talvez uma ou outro símbolo.
Foi-me vendido como 100% compatível!!!
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Vamos lá a ver se nos entendemos :
Num clio mk1 tivemos 3 marcas de quadrantes a equipar este modelo: Veglia, Jaegher, Sagem.
O carro é o mesmo, a instalação é que muda em certos pontos.
Claro é que trocar peças de um quadrante ( manómetros isolados, ponteiros, e até mesmo lampadas ) de uns para os outros, até pode dar, mas não é aconselhavel pode dar raia ou melhor fica uma bela ********.
No que respeita à bicha do km's é simples só existe um modelo de bicha de kms para tal carro. e custa até 20 € dependendo do sitio que for adquirida( claro é que original não conta para estes valores)
Afinal qual é a dificuldade de tudo isto? a bicha km's desligada do quadrante roda com o carro em andamento? então basta encaixar no quadrante e têm que rodar tb.
Se não roda fora do quadrante solução passa por comprar uma nova.
Pelo que li parece que estás com problemas em retirar a bicha km's do passa- fios pois é, a dita saí com o passa fios agarrado; esse não é móvel, está agarrado no sitio certo para fazer estanqueidade na carroçaria.
Atenção ao retirar da caixa para não virem os carretos plásticos atrás !!
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Mestre só uma nota, a Jaeger nos Clio I apenas fornecia os quadrantes simples/básicos dos RL/RN. Os completos apenas são Veglia ou Sagem. Nos R19 é que tens quadrantes completos da Jaeger (que são obviamente compativeis nos Clio).
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Meus caros, antes de mais obrigado pelas vossas dicas preciosas.
Ponto de situação e agora tenho a obra parada pois tive outros afazeres mais importantes:
1- Conforme fotos na pagina 1 o meu quadrante é sagem e o que me foi vendido é veglia julgo estar ok à excepção de umas lâmpadas berradas que mudei.
2- Quando falei com o Caçoila para mudar o contacto (7 para a 8 salvo erro) do conta rotações já no veglia já tinha mudado o o velocímetro para o meu antigo sagem e fiz esta mudança porque no veglia tudo trabalhava à excepção do velocímetro e conta rotações (situação explicada pelo Caçoila depois quando falei com ele).
3- Posteriormente e sendo a primeira vez que mexo na bica do conta km's acho que tá estragada, pois não roda normalmente e tem uma força muito mas muito mínima.
4- Neste momento tenho o quadrante antigo o Sagem com o velocímetro do Veglia e trabalha mal, não conta bem os km's nem a velocidade.
Mo que toca à bicha e como tenho a obra parada ainda não fui forçar para sair, mas tenho dois valores para o mesmo carro, em 3/4 casas €8 na Renault €50/60 mais iva, daí precisar de dicas para sacar a bicha comprar uma nova e descartar o problema da mesma.
Tenho 90% de convicção de que é a bicha lixada, o carro faz 18 anos e tem mais de 300.000 km's.
Obrigado novamente pelas dicas e venham mais.
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Caçoila qual é a dica para sair a bicha da caixa?
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Boas.
A bicha estava avariada, já substitui e está a bombar.
Obrigado.