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Àrea Tecnica => Geral Renault => Tópico iniciado por: mantixl em 07 de Dezembro de 2012, 21:51 pm
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Olá!
Tenho um dos foles de direcção rasgados e o outro está bastante ressequido. Portanto o melhor era trocar logo os dois. Agora andava à procura do respectivo kit de foles, só que já me disseram que depende de uma outra peça que já não me recordo do nome... qualquer coisa relacionado com smi e rw. Já numa loja de peças disseram-me que tinha que pedir a referência à própria renault, mas eles não me dão essa informação... Como é que obtenho a referência?
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Tem a ver com a caixa de direcção, pode ser da marca SMI ou TRW, ou outra qualquer, a melhor maneira é levares um dos foles velhos e comprares igual, pois é necessário saber varias medidas, como o comprimento, o diâmetro, etc.
Se tiveres hipótese retiras um fole e leva à casa de peças, as referencias nem sempre depois correspondem ao que está realmente montado no carro.
Alem disso , tens um DIY de como os substituir, se não souberes.
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Obrigado pela informação!
Pois tenho que fazer isso. Até tenho uma loja de peças perto de casa.
Já dei uma olhadela no teu DIY, e até parece fácil e simples.
Depois de os substituir é realmente necessário alinhar a direcção?
E ainda mais uma pergunta, e tinha pedido um orçamento a algumas oficinas, mas arrependi-me dado o elevado preço cobrado pelas peças e mão de obra... mas numa das oficinas disseram-me que tinha folga na direcção, algo que achei estranho. Existe alguma forma simples de ver se de facto existe folga?
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É assim.... se viste o diy (agora já com 2 vídeos) vais ver que por muito cuidado que se tenha nunca vais conseguir enroscar a barra da direcção na rotula e deixar no mesmo ponto em que estava antes de mexer. O mais certo é depois de se trocar os foles, ficares com a direcção mais que desalinhada. Agora, não é obrigatório ires alinhar a direcção, mas fica consciente que depois de algum tempo alem de alinhares a direcção, vais ter que ir trocar também de pneus, já para não falar na segurança e nos consumos.....
Para veres das folgas, abanas os elementos da direcção, se tiverem folgas consideráveis vais dar conta .
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Finalmente compreendo a razão. Obrigado.
Quando fizer a troca depois tenho que confirmar as folgas. Com alguma sorte, ainda arranjo um conhecido mecânico que me ajude a trocar os foles.
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Bem, já substitui os foles e aproveitei para mudar os braços de direcção pois os que tinha já estavam bastante degradados. Arranjei as peças por 35€! Depois quando ia para alinhar a direcção perguntei se o carro ainda tinha folga na direcção e foi me dito que sim, após alguns abanões nos pneus. Os homens aconselharam-me a tentar resolver o problema antes de alinhar. Fui a um mecânico, e o mesmo disse-me que pode ser nas articulações axiais, ou seja o que liga os braços à caixa. Ele teve lá a fazer uns testes manhosos a virar o volante e a mexer nos pneus para ver se não era da caixa e disse que se fosse faria um barulho a virar o volante. Estou a pensar... será que é fácil mudar as articulações axiais? É que poupava bastante dinheiro... Opiniões, se faz favor ;)
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Agora é que fiquei à toa , se trocaste os braços da direcção e continuas com folga nas articulações axiais??
Afinal o que é que foi que trocaste, isto...
(http://www.lowercontrolarms.net/pt/productpic/pb_cda81332384002.jpg) (http://www.lowercontrolarms.net/pt/productpic/pb_cda81332384002.jpg)
ou isto...
(http://minishop-portugal.com/loja/images/310000212.JPG) (http://minishop-portugal.com/loja/images/310000212.JPG)
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Hm, devo estar a confundir os nomes?
Troquei isto:
([url]http://minishop-portugal.com/loja/images/310000212.JPG[/url]) ([url]http://minishop-portugal.com/loja/images/310000212.JPG[/url])
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lol então trocaste o mais difícil, pois para o trocares supostamente precisas de uma ferramenta especial, a articulação axial, é mais fácil de retirar, é só desenroscar do veio da caixa de direcção, o mais difícil mesmo é desenroscar.
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Não troquei sozinho, tive ajuda de alguns conhecidos. Mas não usamos nenhuma ferramenta especial, sabes que ferramenta é essa?
A maior dificuldade que encontramos foi fazer o fole deslizar lol Agora para trocar a articulação axial vamos ter que refazer praticamente tudo...
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(http://www.dualteste.com/ficheiros/imagens_ferramentas/saca_rotulas_2.jpg) (http://www.dualteste.com/ficheiros/imagens_ferramentas/saca_rotulas_2.jpg)
(http://images01.olx.pt/ui/21/40/75/Fotos-de-Ferramenta-Saca-Rotula-Pancada_434103575_1.jpg) (http://images01.olx.pt/ui/21/40/75/Fotos-de-Ferramenta-Saca-Rotula-Pancada_434103575_1.jpg)
É um exemplo, entre várias ferramentas para o mesmo efeito.
Sim, agora vais ter que voltar a tirar o fole. Para o fazer deslizar o truque é ir sempre rodando à medida que se vai enfiando e utilizar uma chave de fendas ou qualquer coisa semelhante para fazer de alavanca e de guia.
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Pois, foi assim que fizemos com o fole, mas mesma assim o sacana deu luta. Diga-se que a experiência também não é muita.
Quanto às ferramentas que mostraste, já percebi para o que servem, mas consegue-se fazer bem sem elas, penso eu.
Tive a ver uns vídeos no youtube sobre a troca da articulação axial, e ouve quem usasse isto:
(http://outback.websitewelcome.com/~cheapnew/webbuyingsecure/images/inner-tie-rods.jpg)
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Bem, já foram mudadas as articulações axiais, terminais de direcção e foles. E já fui alinhar a direcção, e ao que parece já não existe folga nenhuma. Feitas as contas, estas peças todas mais o alinhamento nem chegou a 85 €... Grande diferença, relativamente ao que me pediam nas oficinas. O grande problema foi mesmo desapertar as articulações, parece que aquela peça do meu post anterior faz todo o sentido, mas com alguma improvisação de uns vizinhos meus lá se conseguiu!
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E fotos da operação??? :wink:
Já agora, podias colocar os links dos vídeos em que usaram aquela peça?
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Com muita pena minha não tive oportunidade de documentar a substituição! Isto porque não fui eu que a fiz, fui mais ajudante, grande parte do trabalho foi feito pelo meu pai e vizinhos.
Não encontrei o vídeo exacto, mas aqui está um bem parecido:
Replacing a Rack & Pinion Type Inner Tie Rod DIY (http://www.youtube.com/watch?v=5MJOtr-vj6M#ws)
De reparar que o terminal de direcção do clio tem o encaixe ao contrário deste.
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Obrigado, já deu para perceber como é que essa peça funciona.... é interessante, porque sem espaço para colocar uma chaves com esta ferramenta, fica logo o trabalho resolvido.
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Sim, colocar uma chave lá é a parte mais complicada... teve-se que adaptar uma chave velha. Aplicou-se o sábio príncipio do 'desenmerda-te' :laugh: