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DIY => DIY - Mecânica Geral => Tópico iniciado por: FlipClioI em 10 de Dezembro de 2012, 15:07 pm
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Boas malta!
Então venho hoje mostrar como se monta a barra de estabilização para qualquer Clio I, podendo este DIY servir para tirar conclusões sobre substituições dos casquilhos/sinoblocos desta barra (isto para quem já tenha montada no carro)
Estas barras vêm de série nos Clios I com os motores 1.4 a gasolina e 1.9 diesel, não existindo nos 1.2 a gasolina nem nos 1.1. Tendo eu um 1.2 energy, e aparecendo a oportunidade certa com a aquisição da barra tudo o resto são facilidades 0:))
Pois bem, passemos á explicação:
A única coisa a ser desmontada é o braço da manete das mudanças para a caixa. Desapertem-na da caixa (é facilimo. é só desapertar) e podem deixá-la pendurada na zona da manete. Quanto á linha de escape, deixem estar! A barra, com muito jeitinho dá perfeitamente para passar.
(http://imageshack.us/a/img145/1046/20121207154825.jpg)
Este é um dos sinoblocos dos triângulos, sendo precisos dois, eles desmontam-se em 3 partes: Parafuso, sinobloco central, borracha e porca.
(http://imageshack.us/a/img829/2301/20121207154806.jpg)
Nesta imagem podem ver apenas o parafuso no triângulo, visto que ainda estava só a apontar a barra. A borracha que está a meio da barra tem de ficar bem encostada ao charriot, sendo a posição dela, assim como se nota nesta foto com o lado arredondado para o gancho e o lado achatado bem encostado ao charriot. Se esta borracha não ficar devidamente encostada, esqueçam que não irão conseguir apertar o gancho ao charriot que isto é mesmo muito justo.
Montagem:
Os sinoblocos dos triangulos são facilimos de montar, quase que ensinam por si mesmos, visto de cima para baixo a ordem é, parafuso, triangulo, sinobloco (tem de estar bem apontado com o buraco do triângulo senão quando forem a apertar ficar todo torto, correndo o risco de o danificar a longo prazo), borracha e porca para apertar.
O aperto dos ganchos da barra ao charriot é mais "chato" e requer alguma paciencia. Recomendo o uso de um alicate de pressão para segurar um gancho (que já esteja minimamente acertado) enquanto vocês acertam o outro gancho
(http://imageshack.us/a/img855/8327/20121207160449.jpg)
Nesta foto, em cima, ainda está o alicate agarrado a um dos ganchos.
É obrigatório, primeiro acertar tudo (sinoblocos de triangulos e sinoblocos do charriot) e só depois de estar tudo acertado é que se pode apertar a fundo.
Força usada para aperto? Não usei chave dinamométrica, tendo em conta as peças usadas (são coisas que têm é de ficar bem apertadas, não estalam, nem entortam. Se estiver tudo nos conformes as peças aguentam o dobro daquilo que vocês conseguem dar de certeza, e usem as barras que quiserem que nem a Lei de Lavoisier vos safa, salvo seja. Vá, nem tanto! :tongue: )
Mas para os mais brutos, apertem apenas com um braço, toda a força que consigam dar... Está bom! :laugh:
Os parafusos e porcas dos sinoblocos dos triângulos vêm logo com a peça em si, se vocês a adquirirem. O parafuso que aperta no charriot, não vale a pena ser muito comprido até porque aquilo tem de ficar devidamente encostado, ferro com ferro!
Medidas de parafusos e isso já não faço a menor ideia... Nah me lembro! :laugh: Eram uns que haviam por lá que ficavam justos... Serve! :laugh: Só um acrescento, não sei se na original está desta forma, mas quando forem a apertar a porca dos parafuso que fica no charriot, ponham uma anilha... Só por vias, também não custa nada :tongue:
Deixo aqui as restantes fotos, espero que este DIY tenha sido util (pena não ter tirado mais fotos mas tinha as mãos com tudo menos limpas...)
Recomendações finais:
Isto com duas pessoas bem despachadas é trabalho para durar no máximo dos máximos 15/20 minutos. Mas sim, é possivel ser só uma pessoa a fazer isto.
Recomendo o uso de um elevador. Torna-se muito mais fácil e muito mais eficiente.
Se é possivel fazer com o carro levantado dos dois lados por umas boas preguiças?
Sim é possivel... Mas demoram ainda mais. Estes conselhos são a diferença entre demorarem 15 minutos ou demorarem hora e meia :wink:
Cumprimentos a todos fica o resto das imagens que tenho
(http://imageshack.us/a/img405/5134/20121207154752.jpg)
(http://imageshack.us/a/img22/6957/20121207160427.jpg)
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Agradecimentos á equipa da Renaultpt pelas recomendações iniciais de montagem da barra (que eu estava completamente ignorante em relação a isto), ao caçoilauto pelo "tira-dúvidas" inicial também, e ao Artur pela venda da barra (barra óptimo estado, zero de empenos e com as borrachas que agarram ao charriot e ganchos incluidos, o que foi uma óptima ajuda).
Cumprimentos
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Bom DIY!! Estas a ver, não foi difícil :laugh: Para a proxima usa umas luvas, para não teres as mãos sujas para tirares mais fotos :wink:
Obrigado pela partilha!!
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lool. Já tentei várias vezes... Mas não dão jeito nenhum :tongue:
Cumprimentos
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Obrigado pela partilha!!
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:laugh: há coisas que não dão jeito nenhum mas têm que se usar looool eu já me vou começando a habituar a usar luvas....
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bom diy. parabéns e obrigado pela partilha. :wink: :wink:
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Bom DIY, obrigado pela partilha.