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Àrea Tecnica => Electrónica / Electricidade => Tópico iniciado por: Xmarine em 07 de Março de 2010, 17:25 pm
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Pois é malta. Suspeito que o meu alternador não esteja a carregar a bateria como devia ser. Então tenho umas dúvidas a colocar.
Quando o alternador está bom, qual é a tensão que normalemente mede a bateria com o carro ao ralenti?
No meu carro fica a volta dos 13v. Acham que está bom?
Quando desligo o carro, acusa entre 11.9v e 12.3v.
O carro tem alguma dificulade a pegar, parece que a bateria não está totalmente carregada...e a bateria é nova. Tem cerca de 3 meses....
Em vossa opinião pode ser o alternador que avariou?
Abraço
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nao sou o melhor para responder mas no meu anterior carro era mesmo assim...
a explicaçao que me deram foi que era mais alta ao ralenti porque o alternador esta a conpensar os gastos...
mas as pessoas mais entendidas que se pronunciem...
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No DB do meu Clio escrevi isto esta manhã:
"Ontem sábado vou levar a minha filha á natação e quando a minha sócia volta ao carro, dou á chave e... nada. O motor de arranque só ameaçava rodar. Foi ajudado com um pequeno empurrão (não é aconselhavel mas teve que ser). Conclusão bateria na sucata. No teste que fiz com o multímetro deu para ver que com o motor em funcionamento a tensão era de aprox. 14 V, mas com ele desligado e só com os médios ligados a tensão caia de 13 V para valores em torno dos 11 V no espaço de 15 a 20 segundos. Bateria nova e problema resolvido. Em vez de uma igual de 45 Ah, foi montada uma de 50 Ah que era mais barata (promoção).
Esta bateria que foi substituida só durou 3 anos e meio."
Pelo menos as questões referentes a tensões medidas tenho aqui a resposta. Espero ter ajudado em algo.
Cumps
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não terás ai qualquer coisa a consumir a bateria quando o carro está desligado ?
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Alarme...ainda puxa um bocadinho... mas o carro custa a pegar mesmo logo depois de uma viagem...daí eu pensar que seja do alternador...
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Olha que no meu caso, o motor só tinha dificuldade em pegar depois de andar um pouco. Todos os dias de manhã quando saía para o trabalho não tinha qualquer problema...
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Normalmente essas falhas no arranque, costumam ser da bateria. A tempra, por exemplo, após uma longa viagem, nao pegava, fazia só "tac tac tac" e nada, nem sinal do motor de arranque nada... Conclusão, defeito de fabrico da bateria.
Se o teu alternador tivesse avariado, tinhas para aí mais problemas que a dificuldade que o carro sente a pegar, creio eu... Essas partes já sabes que não são a minha área :grin:
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Os valores estão correctos mais 1v menos1v..... existe uma luz que dá sinal quando o alternador não carrega ou quando a correia rebenta; no entanto faz o seguinte, a noite com as luzes apagadas coloca o motor a trabalhar e sem acelerar
olha BEM para o símbolo da luz da bateria e VÊ se ela está a dar alguma indicação
pois por vezes a luz dá um sinal que de dia ou com as luzes de presença não se vê
e aí a algo que não está bem por exemplo(placa rectificadora)
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Bem. Muito obrigado a todos.
Em principio descobri o problema e não tem a ver com o alternador, para bem da minha carteira. O terminal do cabo de massa da bateria que liga ao chassis estava com alguma ferrugem e mau contacto....Vamos ver se resolve com uma limpeza ou um terminal novo!