Forum RenaultPT
Consultorio Juridico => Consultório Jurídico => Tópico iniciado por: sekuras em 04 de Janeiro de 2013, 22:00 pm
-
Olá,
Não costumo abrir muitos posts,este será talvez o segundo da minha vida (não pesco muito disto) mas gostava de partilhar a minha experiência (que ainda agora começou) com vocês quando uma seguradora dá como perda total a uma viatura!!
No dia 18 de Dezembro a minha esposa teve um sinistro com o clio 1.2 de 2000 onde não teve culpa nenhuma,um senhor já com uma certa idade, atrapalhou-se nos pedais e ao invés de carregar no travão, acelerou, abalroando o clio no lado do condutor! Por sorte o senhor tinha os documentos tudo em dia e fez a participação no próprio dia.
Após a peritagem feita por uma empresa sub-contratada, chega a carta a casa com os seguintes valores:
Reparação - €3580
Valor venal - €1700
Salvado - €220
A viatura tem estragos na porta do condutor na ilharga (carro de 3 portas) e no pilar onde é o limite da porta! Acho estranho como a peritagem chegou áqueles valores,visto que eu falei com o dono da oficina e o mesmo deu-me como valor da reparação cerca de €2000.
Respondi à seguradora a opor-me à perda total da viatura, visto que a minha esposa não teve culpa nenhuma no acidente e que a compensação monetária não me ia restituir a situação em que estava antes do sinistro,para além de que a viatura faz-nos imensa falta,agora estou à espera de uma resposta.
Gostava de saber que vocês já passaram por uma situação semelhante e qual foi o desfecho,todas as opiniões serão bem vinda!!
Obrigado pela atênção!
-
Quando o chassis fica danificado.... não há muito a fazer, porque nunca mais vai ser o mesmo carro, mesmo que seja reparado, agora, é pratica comum as seguradoras darem como perda total quando a reparação é superior ao preço comercial do carro, normalmente nestas situações é fazer "chantagem" com a seguradora, ou reparam o carro ou vai-se para tribunal. Normalmente a seguradora acaba por ceder.
-
o carro está numa oficina da marca ?
-
Boas,
Pode procurar anúncios do veículo à venda mostrar à Seguradora o valor de mercado do veículo, de forma a "tentar" regatear o valor venal. Nesta hipótese pode ficar com o valor e o salvado e proceder depois à reparação.
Além disso, pode sempre pedir à oficina que faça um documento em como aceita reparar por tal valor e enviar à Seguradora, para que seja viável a reparação....
Isto, claro, varia muito de Seguradora para Seguradora, até porque elas agora não andam muito benevolentes ;)
Cumps.
-
Boas,
Pode procurar anúncios do veículo à venda mostrar à Seguradora o valor de mercado do veículo, de forma a "tentar" regatear o valor venal. Nesta hipótese pode ficar com o valor e o salvado e proceder depois à reparação.
Além disso, pode sempre pedir à oficina que faça um documento em como aceita reparar por tal valor e enviar à Seguradora, para que seja viável a reparação....
Isto, claro, varia muito de Seguradora para Seguradora, até porque elas agora não andam muito benevolentes ;)
Cumps.
Não me tinha lembrado dessa de pedir um documento à oficina, acho que não haverá problema,mas mesmo que eu arranje o carro, a seguradora só pagará depois de eu enviar os documentos da carro? A seguradora não envia a info ao IMTT a dar o carro como perda total para depois ir a uma IPO B?
o carro está numa oficina da marca ?
Não,se estivesse então os valores da peritagem upa upa :grin:
Quando o chassis fica danificado.... não há muito a fazer, porque nunca mais vai ser o mesmo carro, mesmo que seja reparado, agora, é pratica comum as seguradoras darem como perda total quando a reparação é superior ao preço comercial do carro, normalmente nestas situações é fazer "chantagem" com a seguradora, ou reparam o carro ou vai-se para tribunal. Normalmente a seguradora acaba por ceder.
O carro está bom, é prefeitamente recuperável, aí está a minha indignação com a perda total, até fui eu que pus o carro em cima do reboque, mas tenho que postar aqui uma fotos do carro para vocês verem!
-
Por as fotos, é boa ideia :wink:
Sim, a seguradora participa ao imtt o acidente, e depois de reparado vais à inspecção B . Vê aqui - http://www.renaultpt.com/index.php?topic=11052.0 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=11052.0)
-
Boas,
Ora digam-me lá se isto para vocês é "perda total"
(http://img690.imageshack.us/img690/1172/20121226122914.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/690/20121226122914.jpg/)
(http://img26.imageshack.us/img26/2571/20121226122900.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/26/20121226122900.jpg/)
(http://img822.imageshack.us/img822/4360/20121226122845.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/822/20121226122845.jpg/)
(http://img5.imageshack.us/img5/4630/20121226122833.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/5/20121226122833.jpg/)
Digam da vossa justiça,abraços!
-
Vou-te ser sincero, já vi perdas total por danos menos aparatosos de esse.
Esse implica muita hora de trabalho e alguns custos. Eles também poderão estar a seguir os valores já tabeleados com horas de trabalho e material a usar.
-
qualquer leigo olha para isso e diz :
- um painel de porta, um jeito na ilharga e está tudo pronto
qualquer pessoa que perceba disso, a primeira coisa a fazer é verificar sae a longarina "deu"
se "deu" resta saber se "deu" apenas para dentro ou se "enrolou" e se tanto num caso ou noutro ficará uma reparação carissima e com banco de ensaio para colocar tudo no lugar outra vez, o que torna a reparação inviavel monetariamente.
se a longarina não foi afetada, tendo em conta que tem de levar uma ilharga ( descravar essa e cravar uma nova ) embaladeira e porta ( isto assim por alto ) torna a reparação inviavel monetáriamente .
Tendo em conta que o valor médio de venda de um carro identico a esse em qualquer site de classificados na net se situa entre os 1000€ e os 1500€, acho ( minha opinião ) que o valor venal atribuido pela seguradora se encontra dentro dos parametros, portanto a situação de juntar valores de sites e entregar, eles tambem sabem ver e teem acesso a net. O que podes alegar é que o carro levou recentemente uma revisão grande, num valor consideravel ( distribuição, bomba agua, etc ) e apresentar um COMPROVATIVO dessa operação e tentar ajudar a subir os valores . Mesmo com material usado, não vai ser facil ( nem barato ) dares a volta de forma que a viatura seja reparada .
-
O facto de ser o proprietário a reparar, implica que aceite a Perda Total e fique com o salvado. Após aceitar, a Seguradora paga ao proprietário e depois procede à reparação e por sua conta vai à inspeção B.
Olhando para o carro, parece que a estrutura está afectada, o que viabiliza mais o veredito do perito avaliador.
Cumps.
-
Vou-te ser sincero, já vi perdas total por danos menos aparatosos de esse.
Esse implica muita hora de trabalho e alguns custos. Eles também poderão estar a seguir os valores já tabeleados com horas de trabalho e material a usar.
Infelizmente hoje é assim,um carro que circule com mais de x anos e que esteja a cair aos bocados,mas que realmente satisfaça as necessidades do dia-a-dia,basta um toque mais forte para ser dado como perda total!!
qualquer leigo olha para isso e diz :
- um painel de porta, um jeito na ilharga e está tudo pronto
qualquer pessoa que perceba disso, a primeira coisa a fazer é verificar sae a longarina "deu"
se "deu" resta saber se "deu" apenas para dentro ou se "enrolou" e se tanto num caso ou noutro ficará uma reparação carissima e com banco de ensaio para colocar tudo no lugar outra vez, o que torna a reparação inviavel monetariamente.
se a longarina não foi afetada, tendo em conta que tem de levar uma ilharga ( descravar essa e cravar uma nova ) embaladeira e porta ( isto assim por alto ) torna a reparação inviavel monetáriamente .
Tendo em conta que o valor médio de venda de um carro identico a esse em qualquer site de classificados na net se situa entre os 1000€ e os 1500€, acho ( minha opinião ) que o valor venal atribuido pela seguradora se encontra dentro dos parametros, portanto a situação de juntar valores de sites e entregar, eles tambem sabem ver e teem acesso a net. O que podes alegar é que o carro levou recentemente uma revisão grande, num valor consideravel ( distribuição, bomba agua, etc ) e apresentar um COMPROVATIVO dessa operação e tentar ajudar a subir os valores . Mesmo com material usado, não vai ser facil ( nem barato ) dares a volta de forma que a viatura seja reparada .
Estou de acordo contigo quanto ao valor venal que a seguradora atribuiu ao carro,só não concordo quando dizes que os preços dos clios de 2000 se situam entre os €1500 e €1700.
Uma rápida pesquisa no comércio de usados (stands) o clio 1.2 de 2000 mais barato (preço sem garantia) que encontrei foi de €1750. Eles (seguradora) querem dar €1700,ou seja ainda vou ter que entrar com alguns €€ para comprar outro que nem sei como está!
O facto de ser o proprietário a reparar, implica que aceite a Perda Total e fique com o salvado. Após aceitar, a Seguradora paga ao proprietário e depois procede à reparação e por sua conta vai à inspeção B.
Olhando para o carro, parece que a estrutura está afectada, o que viabiliza mais o veredito do perito avaliador.
Cumps.
Pois esse é o meu medo,imaginemos que reparo o carro e depois não passa na IPO B :huh: :huh:
Quanto ao perito, eles servem para defender o interesse da companhia de seguros,e o coitado que não teve culpa nenhuma no acidente é que fica prejudicado,porque a oficina garantiu-me que a reparação ficava em €2000 o perito diz que é €3580....é uma brutal diferença!!
Qualquer das maneiras parece que as vossas opiniões são unanimes e já me estou a preparar para dizer adeus ao clio :cry: custa-me bué aceitar a perda total,o carro era um mimo e no 1º acidente,fica K.O!!
Ainda estou a aguardar a resposta da seguradora,enquanto isso,vou pesquisar uns bólides,alguma recomendação?
Obrigado a todos pelos comments!!
Cumps
-
Os peritos, normalmente baseiam-se em preços de peças novas, preços tabelados de mão de obra, etc, enquanto que a oficina sabe que pode poupar alguns €€ se usar peças compradas nos centros de abate, que faz este ou aquele trabalho em menos tempo etc.
Se eu estivesse no teu lugar tentava negociar com a seguradora a possibilidade de eles darem-te o salvado e o dinheiro para comprares outro carro igual, depois com o salvado tentava valoriza-lo, quer vendendo em peças, quer aproveitando peças para o carro "novo" se for necessário. Possivelmente ai irias conseguir ter até lucro.
-
Infelizmente as seguradoras, e como a generalidade das entidades deste pais, no que toca ao serviço "pos-venda" sao do pior que existe...
Eu já tive diversas queixas na Vodafone por causa de telemoveis Nokia, e inclusive na REnault, que estive praticamente 2 anos que me resolvem-se um problema que tinha no motor de arranque.
Agora falando do teu caso, concordo com o Artur: à primeira vista parece apenas um bocado de chapa amolgada, no entanto so desempeno dessa mesma chapa, assim como o arranjar das longarinas, embaladeiras, pintura, acarreta uma grande despesa....
Podes contestar o valor por eles dado para a perda total, tentas arranjar mais algum e compras um carro mais recente, com menos kms e com melhor qualidade.
Falando de aconselhamento de carros, salta-me logo a pergunta sacramental: quanto pertendes gastar?
-
Os peritos, normalmente baseiam-se em preços de peças novas, preços tabelados de mão de obra, etc, enquanto que a oficina sabe que pode poupar alguns €€ se usar peças compradas nos centros de abate, que faz este ou aquele trabalho em menos tempo etc.
Se eu estivesse no teu lugar tentava negociar com a seguradora a possibilidade de eles darem-te o salvado e o dinheiro para comprares outro carro igual, depois com o salvado tentava valoriza-lo, quer vendendo em peças, quer aproveitando peças para o carro "novo" se for necessário. Possivelmente ai irias conseguir ter até lucro.
Tá mal, se as pessoas não deixam os carros na marca é porque supostamente não querem que a reparação vá para valores exagerados e mesmo assim, sabe-se lá se na marca com reparações deste tipo não utilizam peças usadas e pagas pa xuxu!!! Ora se o carro está numa oficina convencional, acho (isto é apenas a minha opinião) o perito devia basear-se nas tabelas ou orçamento dado pela mesma,não acham?
O problema de ficar com o salvado seria mesmo, aonde o deixar!! Caso não fique com o salvado eu deixo cá o nome do sitio para onde vai :afro:
Infelizmente as seguradoras, e como a generalidade das entidades deste pais, no que toca ao serviço "pos-venda" sao do pior que existe...
Eu já tive diversas queixas na Vodafone por causa de telemoveis Nokia, e inclusive na REnault, que estive praticamente 2 anos que me resolvem-se um problema que tinha no motor de arranque.
Agora falando do teu caso, concordo com o Artur: à primeira vista parece apenas um bocado de chapa amolgada, no entanto so desempeno dessa mesma chapa, assim como o arranjar das longarinas, embaladeiras, pintura, acarreta uma grande despesa....
Podes contestar o valor por eles dado para a perda total, tentas arranjar mais algum e compras um carro mais recente, com menos kms e com melhor qualidade.
Falando de aconselhamento de carros, salta-me logo a pergunta sacramental: quanto pertendes gastar?
Sim realmente a 1ª vez que vi o carro pensei que fosse algo mais simples,tipo bate-chapa,pintura, acho que foi das ansias de querer ver o problema resolvido,mas enfim...
Quanto ao carro estava a pensar ir buscar 1.2 de 2000 mas o orçamento só vai até aos €2500.
Abraços!!
-
Se juntares mais algum do teu dado como salvado dá para comprares um coisita melhor ;)
Vê estas minhas propostas:
http://www.standvirtual.com/carros/Renault/Clio/P7421448/ (http://www.standvirtual.com/carros/Renault/Clio/P7421448/)
http://www.standvirtual.com/carros/Renault/Clio/P7396386/ (http://www.standvirtual.com/carros/Renault/Clio/P7396386/)
http://www.standvirtual.com/carros/Renault/Clio/P7416838/ (http://www.standvirtual.com/carros/Renault/Clio/P7416838/)
-
Ficas com os 1700 e o carro , é isso?
Se for compra esse de 1750 e passas do teu o que precisares e ainda ficas com grande stock para guardar ou venderes :azn:
-
Clio
Clio
Clio :grin:
Agradam-me...devem ser dos melhores 1.2 que praí andam!!
-
Apenas dei 3 hipoteses, mas tens muitas mais no stand virtual...procura bem e acho que nao te vais arrepender de fazer o investimento ;)
-
Ficas com os 1700 e o carro , é isso?
Se for compra esse de 1750 e passas do teu o que precisares e ainda ficas com grande stock para guardar ou venderes :azn:
Não,fico com os €1700 se entregar o carro,caso o salvado fique comigo,a seguradora só oferece €1444,o que não dá para nada!!
-
A diferença são só 256 € de certo que não andas com o carro neste momento, por isso se o deixares parado mais uns dias, muito provavelmente vendendo algumas peças dele consegues fazer esse valor da diferença.
-
Só com a venda do motor pagas a diferenca. Depois tens os componentes, interiores para vender, etc etc..
-
Lembrem-se que nem toda a gente tem tempo ou espaço para desmontar e/ou armazenar um carro desmontado as peças.
Depois para algumas peças existe procura, para outras e um vê se te havias!!!
Para mim e juntar tudo e embrulhar, receber o valor e ir a procura de outro.
-
Sim, é um pormenor que nem me lembrei muito importante.
Se o membro não tiver sitio e forma de sustentar isso inicialmente é uma sugestão invalida.
-
Como diz o Black Phoenix: trabalho simples e limpo...nao vale o trabalho de andar a apreguar as peças so para ganhar mais uns €...