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Àrea Tecnica => Electrónica / Electricidade => Tópico iniciado por: anita89 em 06 de Janeiro de 2013, 20:49 pm
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Boa tarde,
Andei a ler os topicos sobre este assunto, mas continuo com as duvidas :huh: (mulheres xD)
Explicando: Tenho um clio de 2006 e a cerca de 2 semanas comecei a reparar k os limpa vidros so funcionam quandos lhes apetece... na sexta fui a renault, disseram k era a cablagem k nao estava boa e mudaram.... hoje peguei no carro e voila :angry: o problema continua... alguem k saiba mais o k possa ser? Obrigada pelas respostas desde ja.
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Já agora desculpa a pergunta não foste a Renault em Beggen pois não?
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nao, Petange, mas porque?
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É que lá em Beggen eles criam problemas aonde não existe e tem um mau atendimento do pior...
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Em petange eles sao super simpaticos e atenciosos, nao tenho razao de queixa, mas agora com este problema nem sei o k faxer....
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Só mais uma coisa tenta deixar a escrita de sms para o lado. :smiley:
É assim se foste a renault e mudaram a cablagem e o problema insiste tenta ir lá novamente expor o teu problema pois gastas-te o dinheiro e o problema continua...
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nao gastei nada hehe fizeram de borla, mas bom... vou ver se marco com eles para ver o que se passa.
Obrigada pelas respostas :grin:
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Não tens que agradecer pois estamos aqui é para ajudar.
Pode também vir alguém que perceba mais do que eu e diga-te já qual o problema, aguarda... :smiley:
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:grin:
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Isso não poderá ter a ver com o próprio motor das escovas? :huh:
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mas nem na renault viram isso? estranho... o "bolinhas" anda possuido :laugh:
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Clio 3?? estas a falar dos limpa para brisas.. nao manda agua nem as escovas dão sinal certo???
Isso é da manete! Ou uma nova ou abrir e limpar os contactos
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nao, a agua sai na perfeicao, mas as escovas so funcionam 1 em cada 3 vezes...
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mas isso ao puxares a manete para ti certo?
se for isso tens aqui a solução: http://www.renaultpt.com/index.php?topic=10488.0 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=10488.0)
a manete é a outra mas o principio será o mesmo.
se a falha é ao rodares a manete para baixo esquece a minha resposta :P
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o problema e quando ponho pra baixo a manete as vezes funciona e outras vezes nao.... so quando repito o movimento umas vezes e que volta a funcionar. as escovas de traz so nao funcionaram uma vez...
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Pode ser mal contacto na mesmo. Abrir a manete e limpar contactos ou substituir por uma nova
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Troca a manete :)
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acho que nao vou arriscar fazer isso sozinha xD mas na oficina vou sugerir que o facam :wink: Obrigada pela a atencao.
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Aproveita e pede para verificarem também os relés, pode ser que já não estejam a ligar quando accionas a manete.
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e o que sao os rele's?? Desculpem a ignorancia :embarrassed:
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São um componente que faz o efeito de interruptor, uma das várias funções que tem é evitar que passe grandes cargas de corrente por interruptores mais sensíveis como neste caso a manete do limpa vidros, ou seja, enquanto que pela manete vai passar uma carga pequena de corrente, no máximo para ai uns 15A, para ligar/desligar o relé, o interruptor interno do relé vai deixar passar uma corrente vinda da bateria directa ao motor do limpa vidros com uma carga que pode ir até 30A.
É só um exemplo, para teres uma ideia.
Quando se acciona a manete, faz passar corrente por uma bobine que está dentro do relé, essa bobine produz um campo magnético que faz ligar um interruptor que vai accionar o motor.
Um dos problemas comuns é a bobine queimar e deixar de ligar/ desligar, ou o interruptor ficar preso e depois não desligar.
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aaah ok :lamp: brigada rodinhas.
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Entao... Ontem passei na Renault por causa do problema, mas nao encontraram nenhum defeito :huh: disseram que a manete estava boa, e que se fosse possivel ser do motor mas nao era certo (o preco de um motor novo custa 400 euros).... o problema continua e para a semana que vem vou a outra oficina...
Outro problema que surgiu foi que quando abro a porta depois de desligar o carro, as luzes nao se desligam.... Falei lhes do problema e eles andaram a mudar nao-sei-o-que e disseram que se o problema continuasse tinha de mudar a fechadura da porta do condutor com o preco de 140 euros... :cry:
Bom como disse para a semana passo noutra oficina e vou ver o que dizem....
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O problema da porta é provável que seja mau contacto, é tirar a forra da porta e com um spary de limpeza de contactos eléctricos, limpar as fichas.
Quanto ao problema do limpa vidros, se a manete está boa, o mais certo é ser do relé ou então mau contacto em alguma ficha. O ideal seria verificares se chega corrente ao motor do limpa-vidros, se chegar e ele não funcionar, o problema é do motor, se não será nalgum componente da instalação eléctrica.
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pois, o meu problema aqui e que nao tenho ninguem conhecido na area... se nao ja tinha dito para fazerem isso tudo, ate porque as reparacoes nao estao a ficar muito baratas....
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Vou fazer uma pergunta se calhar parva...não tens sensor de chuva?Não poderá isso estar no automático e ser o sensor que está avariado e que possa entrar aí num conflito qualquer quando tentas trabalhar com ele de forma manual?
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nao... o clio e de 2006... nao tem (quase) nada automatico, ou pelo menos que eu saiba :tongue:
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Abre um diário de bordo do Clio... :smiley:
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hehehe :laugh: ja o li loool mas nao ha nada disso no meu bolinhas... so mesmo o basico, mas pelo menos tenho tecto de abrir looool :dance:
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Um diario de bordo? lool ja me chega o meu diario do dia a dia com um clio com problemas de personalidade xD
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Se não tens quem te veja isso no carro, tens que arregaçar as mangas e por mãos à obra, só precisas de uma caixa de ferramentas básica, e um multímetro.
O clio não morde :laugh: e a mecânica e electricidade auto não é coisa só para homens, tens o exemplo da Gclio que faz muita coisa no carro dela.
Se tiveres alguma duvida, tens aqui o pessoal para ajudar :wink:
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eu nao faco muita coisa no meu e certo, nem limpa lo xD pago a alguem para faze lo :laugh: sou sincera, nao queria estar a arriscar. o meu pai dava me ca um jeito agora :tongue: ele e mecanico de motas mas em casa era ele que fazia as reparacoes nos carros. lembro me que tivemos um renault 19 durante 12 anos e todas as semanas tinha alguma coisa xD acho que a unica coisa que sei fazer e mudar os pneus e o oleo, o resto..... :embarrassed:
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Boa tarde...
Como já foi a muito tempo, já deve ter resolvido.
Como resolveu?
Onde fica o relé do limpa vidros no Clio de 2010?
Obrigado...
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Nem cheguei a saber qual era o problema :laugh: Vendi o carro antes de o mandar arranjar :embarrassed:
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Ok, obrigado...
Mas ficou a saber onde fica o relé do limpa vidros??
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Nao. Isso tem de esperar que alguns dos senhores ca do forum lhe responda....
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Ok, obrigado...
Faço então o apelo para que quem saiba me ajude a localizar o relé, mesmo que não saibam a localização exatamente, quem me dêem umas luzes do que devo procurar...
Se tirar foto ajuda, digam.
É um 1.5dci...
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É provável que seja um dos relés da caixa de reles do compartimento do motor ( clio III), alem disso o mais certo é ser daqueles que não dá para substituir porque são soldados À placa. Se não me engano já pus um esquema disso aqui no forum.
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Vou tentar ver isso...
Só espero que não seja desses soldados...
Obrigado...
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eu tenho o mesmo problema é na manete dos piscas da kangoo 1'2.
as vezes o pisca para a esquerda nao dá e depois dá
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Boas, tenho um clio III que nao funcina o limpa vidros frente, alguma ajudinha por ai??
cumprimentos
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primeiro verifica os fusiveis, depois verifica se a manete está a funcionar bem, e depois considera ver se o motor está bom e se funciona.
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São um componente que faz o efeito de interruptor, uma das várias funções que tem é evitar que passe grandes cargas de corrente por interruptores mais sensíveis como neste caso a manete do limpa vidros, ou seja, enquanto que pela manete vai passar uma carga pequena de corrente, no máximo para ai uns 15A, para ligar/desligar o relé, o interruptor interno do relé vai deixar passar uma corrente vinda da bateria directa ao motor do limpa vidros com uma carga que pode ir até 30A.
É só um exemplo, para teres uma ideia.
Quando se acciona a manete, faz passar corrente por uma bobine que está dentro do relé, essa bobine produz um campo magnético que faz ligar um interruptor que vai accionar o motor.
Um dos problemas comuns é a bobine queimar e deixar de ligar/ desligar, ou o interruptor ficar preso e depois não desligar.
É possível alguém deixar esquema dos relés do limpa-vidros e das luzes?
O meu clio 1.5 dci 2007 umas vezes trabalha o limpa-vidros, outras vezes não.... agora são as luzes que só desligam depois de desligar a chave...
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Isso é controlado pela UCH, muito provavelmente já está com avaria.
Amanha já procuro o esquema disso.
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é um clio 2 ou um clio 3?
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Clio 3
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Tens aqui os dois esquemas, o do limpa vidros e o dos farois.
Em ambos os casos é a uch que controla os componentes, no entanto as manetes são o que costuma dar mais problemas. Devias começar por ai.
As legendas:
166 LUZ DIREITA DE PLACA DE MATRÍCULA
167 LUZ ESQUERDA DE PLACA DE MATRÍCULA
172 FAROLIM TRASEIRO DIREITO
173 FAROLIM TRASEIRO ESQUERDO
211 MOTOR DO LIMPA-VIDROS TRASEIRO
212 MOTOR DO LAVA-VIDROS DIANTEIRO
226 FAROL DIREITO
227 FAROL ESQUERDO
260 CAIXA DE FUSÍVEIS E RELÉS HABITÁCULO
645 UNIDADE CENTRAL ELÉCTRICA HABITÁCULO
677 BOMBA DE LAVA-VIDROS BIDIRECCIONAL DIANTEIRO E TRASEIRO
1337 UNIDADE DE PROTECÇÃO E DE COMUTAÇÃO
1519 COMANDOS SOB O VOLANTE
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Muitíssimo obrigado!!! :happy:
Vou tentar! Depois dou novidades!