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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: bolkitan em 09 de Janeiro de 2013, 03:21 am
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Boas,
Tenho um renault clio como referi no assunto, comprei o em segunda mao com 172.000kms. Fiz logo a, troca dos oleos e dos filtros ja estava na altura. Estou muito contente com ele mas, quando ligo o carro pela primeira vez do dia, ele arranca mas parece que se engasga e que ir abaixo mas nao vai, desligo o ou entao ponho a mudanca e arranco normalmente e fica tranquilo. Sera por estar frio ou podera ser algum problema? Nas vezes seguintes o problema ja nao se apresenta. Espero que me consigam ajudar, obrigado!
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não terás alguma fuga de gasóleo? talvez durante o tempo que está parado entre ar para o circuito de gasóleo e por isso se engasgue todo no primeiro arranque....
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Verifica as velas de incandescência...
Também devias verificar a válvula de arranque a frio...
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Boa noite,
Antes mais nada, quero agradecer pela resposta e pelo tempo despendido.
Normalmente espero sempre que se apague a luz do tablier das velas, ate costumo esperar mais uns segundos antes de se desligar por completo. Como e que posso ver?
Cumprimentos
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Usas um multímetro, ou retiras a vela e vês se ela aquece.
Verifica se há ar nos tubos que vão à bomba injectora.
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Desculpa a minha ignorancia, mas como vejo se tem ar nos tubos?
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Abres o capot do carro e olhas para os tubos que vem do filtro de gasóleo até a bomba injectora, eles são transparentes, se vires bolhas de ar, nesse tubo é porque tem ar. Quando o motor esta a trabalhar é mais fácil de as ver porque elas andam em direcção à bomba injectora.
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Boa tarde,
Breve vou pegar no carro pela primeira vez do dia e vou filmar o que acontece para verem, da para colocar aqui?
Outro assunto, como e que sei os códigos OEM das peças do meu kit de distribuição e o código do motor?
Cumprimentos
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O video dá para colocar aqui sim ;)
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Quanto aos códigos, as peças normalmente tem o código inscrito, quanto ao motor, o código do motor está gravado no bloco do motor, é uma questão de veres, mais ou menos a meio, na direcção da bomba de agua e do alternador, mais coisa menos coisa, depende um pouco de motor para motor, Ou então tens uma chapinha com o código, nos motores mais antigos.
Se não conseguires ver os códigos das peças que precisas, dizes qual é o código do veiculo (ver o VIN) que depois há de haver alguém que adianta as referencias das peças :wink:
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Pois, eu andei a tentar ver mas não consegui, agora ja sei mais ou menos onde se situa.Onde e que tenho o código VIN? no livrete? Já tenho o vídeo, vou só ver como se poe o vídeo aqui e ponho ja.
Obrigado
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problema (http://www.youtube.com/watch?v=qPHfMpgZpuc#ws)
Como prometido, está o vídeo do problema que falava. Espero que me ajudem, e obrigado!
Cumprimentos
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Isso parece-me que é ar, ou seja em vez de injectar gasóleo para o cilindro, injecta ar, parece que fica a 3 cilindros momentaneamente e falha , depois de dares umas gasadas o ar sai das tubagens e fica normal.
Já reparaste se não há nenhuma perda de gasóleo entre a bomba injectora e os injectores?
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Como é que vejo isso? no chão pelo menos nunca vi nada... Porque e que das outras vezes que o ligo, não acontece o mesmo? lol (ainda bem, se não ai o caso ainda era mais grave looool)
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Velas incandescentes???
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Sinceramente não sei se é das velas, se fosse não faria das outras vezes que ligo o carro? e que mesmo que o deixe 3 h parado e volte a pegar nao faz isto, e so mesmo na primeira vez que pego no carro do dia.. :huh:
Mas como não percebo muito de mecanica, nao sou o melhor para dizer se é das velas ou não :sad:
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Supondo que haja uma fuga, durante o dia, das várias vezes que o ligas, não há tempo suficiente para que o tubo que vai da bomba ao injector fique completamente vazio, por isso ao ligar as falhas são imperceptíveis. De um dia para o outro, como passam muitas horas, o tubo acaba por ficar com mais ar e ai nota-se as falhas, principalmente estando o motor mais frio.
Atenção que é so uma suposição, mas é o que me parece.
Como vês?? Observa os tubos a ver se os notas engordurados ou humidos, principalmente nas uniões a outros elementos.
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sim, faz todo o sentido. Tenho que ir dar uma olhadela na bomba injectora e nos injectores. Obrigado!
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Não sei se irei dizer alguma asneira se a disser corrijam-me, também podes de manha antes de ligares o carro ferrar/purgar/sangrar o gasóleo e assim elimina o ar e se pegar bem é disso. Estarei errado??
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penso que não, tem lógica. Mas tire-me uma dúvida, se fosse das velas, nao deveria estar sempre a fazer isto quando pego o carro em vez de ser so uma?
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O que o rodinhas disse tem mais lógica, que seja ar, no entanto as velas é mais para de manha (está frio).
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Sim, ao inicio também pensei que fosse das velas, mas depois como das outras vez nao fazia este problema, pensei que não tivesse nada a haver. Eu realmente a pouco, pareceu me ver umas bolhitas de ar, mas eram muito pequenas, nao deu para perceber bem e como foram poucas, não foi perceptível.
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A questão das velas, também pode ser só de manha e ao longo do dia já não ser tanto porquê? Porque de manha o motor está mais frio, como nos motores diesel a temperatura dentro da câmara é fundamental para que funcionem, dependem das ditas velas ou da compressão do ar que conseguem gerar (nos motores mais antigos não tinham velas de aquecimento, mas os valores de compressão também eram mais elevados). Como já tinha dito, de manha o motor está mais frio, ao longo do dia, e após este já ter aquecido, mesmo que passem algumas horas o motor mantém uma temperatura residual mais elevada do que de manhã, razão pela qual tem menos dificuldade em pegar.
Carlos, é isso mesmo que tem que se fazer para ferrar o sistema. Dar à bomba até deixar de existir ar nas tubagens, e isso consegue-se ver, observando o ar a passar nos tubos de retorno do gasóleo.
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hmm, pois! isto quem nao percebe nada de mecanica, que é o meu caso e desde ja peço desculpa, e complicado. Também já me disseram que pode ser um apoio partido, acham que sim? acho que vou ter mesmo que o levar ao mecanico lol
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esquece lá essa do apoio partido , tambem vou para ar no circuito , tens aí uma peça que parece uma bola de raguebi (mas mas pequena claro) preta que tem um tubo de cada lado , se a apertares estás a empurrar o gasoleo para a bomba , experimenta antes de por a trabalhar dar umas bombadas com a mao e depois entao metes a trabalhar
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Exactamente, era isso que eu acho que se ele fizesse saberia logo!!!
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ok, muito obrigado. Até ia perguntar como isso se fazia, mas ja me esclareceu a dúvida. amanha faço isso, e depois digo aqui o que se passou :wink:
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Essa suposta bola de rugby fica mais ou menos onde?
Até tenho vergonha da minha ignorancia, desculpem lool
Boa noite.
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Mesmo ao pé do filtro do gasóleo, é só seguir o tubo que vai da bomba injectora até ao filtro, depois do filtro até à bomba manual. Eu acho que a bomba manual é mais parecida com uma granada do que uma bola de ragby :laugh: