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Àrea Tecnica => Electrónica / Electricidade => Tópico iniciado por: alvaro carvalho em 13 de Março de 2010, 13:46 pm
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Boas.
Desta vez calhou-me amim.
De repente o elevador electrico da minha LagunaII de 2006 deu uns estalidos e o vidro ficou em baixo.
O motor do elevador ouve-se a funcionar.
Será q a despesa será menor?...Ou só vendem o conjunto?
Nunca me tinha acontecido e já tive uma duzia de carros antes deste...
Será cara reparaçao?
Ainda por cima hoje é Sabado.
Cumptos
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Em principio precisas disto:
http://cgi.ebay.fr/Kit-Reparation-Leve-Vitre-RENAULT-LAGUNA-2-Avant-Gauche_W0QQitemZ130373671619QQcmdZViewItemQQptZJG_FR_Auto_Pi%C3%A8ces?hash=item1e5ae05ac3 (http://cgi.ebay.fr/Kit-Reparation-Leve-Vitre-RENAULT-LAGUNA-2-Avant-Gauche_W0QQitemZ130373671619QQcmdZViewItemQQptZJG_FR_Auto_Pi%C3%A8ces?hash=item1e5ae05ac3)
Acho que a renault não vende essas pecitas azuis em separado. Apenas vende o elevador completo que deve chegar perto dos 300€
Normalmente são essas peças plasticas que ligam do elevador ao vidro que partem. Ou então os cabos que partem. Mas esse kit inclui os cabos e as peças ;)
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Esse kit que o Xmarine avançou é muito bom, pois para além dos cabos tem os ditos plásticos que por vezes partem, e pelo preço que eu dei apenas pelos cabos.
A montagem dá algum trabalho - já estive para fazer um DIY do processo, mas a meio fico sempre f*dido por não conseguir esticar os cabos suficientemente e deixo as fotos a meio. De qualquer forma, em princípio o kit vem com instruções, se tiveres alguma dúdida diz que eu penso saber esclarecer deste lado.
Se não quiseres ter tanto trabalho, mas pagar mais um pouco, compra toda a estrutura, à qual aparafusas o antigo motor (se o problema foi os ditos "estalidos", éporque se partiu mesmo uma das peças ou um dos cabos de aço). Essa solução fica por cerca de 80€ - podes encontrar no ebay ou em lojas de peças auto por cá.
Boa sorte com isso!
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Já agora, se partires para a reparação, deves desmontar a forra da porta (se tiveres dúvidas, vê na secção DIY que eu tenho lá um sobre a desmontagem de uma tranca da porta, e explico o retirar da forra).
Depois disso, e como tens o vidro em baixo, deves retirar uma peça plástica que segura o vidro à estrutura do elevador, e que fica entre o vidro e o exterior da porta - espécie de clip de plástico (retirar nos 2 suportes inferiores do elevador). De seguida, retirar o vidro do interior da porta, por cima.
Por fim, é retirar as 5 porcas que fixam o elevador à porta, e depois desligar a ficha eléctrica do elevador, já com o elevador meio fora (é mais fácil, pois a ficha está "escondida" pela chapa da porta).
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Obrigado pelas ajudas. Cá realmente é um assalto
comprar o Kit.
Vou estudar o assunto e tentar desmontar a forra da porta, p ver o q partiu, mas suponho q fosem os cabos pois antes de o vidro ficar solto qundo acionava o botao ouvia-se quarquer coisa tipo a enrolar e esticar cada vez q pressionava o botao e fez isso varias vezes.
Cumptos
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Já agora, se partires para a reparação, deves desmontar a forra da porta (se tiveres dúvidas, vê na secção DIY que eu tenho lá um sobre a desmontagem de uma tranca da porta, e explico o retirar da forra).
Depois disso, e como tens o vidro em baixo, deves retirar uma peça plástica que segura o vidro à estrutura do elevador, e que fica entre o vidro e o exterior da porta - espécie de clip de plástico (retirar nos 2 suportes inferiores do elevador). De seguida, retirar o vidro do interior da porta, por cima.
Por fim, é retirar as 5 porcas que fixam o elevador à porta, e depois desligar a ficha eléctrica do elevador, já com o elevador meio fora (é mais fácil, pois a ficha está "escondida" pela chapa da porta).
Pois é meu caro nelsonjrgomes.Eu já encomendei no e-bay os cabos q o Xmarine sugeriu, só q depois andei a pesquisar e depois de ver neste site
http://clublaguna2.com/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=3800&sid=0e7f8f69f75594c53faca3457fc6d417 (http://clublaguna2.com/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=3800&sid=0e7f8f69f75594c53faca3457fc6d417) assustei-me com o trabalho q isto me irá dar.
Será mesmo assim como diz o Renaultista espanhol?
É q já paguei e não sei não...será q se for c os cabos a um electricista ele os montará?...
Cumptos
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Se fores de Lisboa/margem sul posso dar uma ajuda. Já desmontei isso tudo no clio, não é nada do outro mundo...
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Não te vou esconder: da primeira vez, com montagem e desmontagem, devo ter demorado umas 4 horas. De qualquer forma, um par de mãos extra dá sempre jeito, pois é necessário que os cabos estejam com a máxima tensão possível para o elevador trabalhar sem problemas.
De qualquer forma, nesse kit que compraste já vem a roda que encaixa no motor propriamente dito e onde se enrolam os cabos, que só a parte de recuperar a antiga com uma serra, para voltar a ter os sulcos bem definidos, poupas algum tempo. Se quiseres, posso postar uma foto com a forra já tirada, e explico mais ou menos onde estão os parafusos do elevador e o que fazer para o tirar fora. Depois, em princípio o kit que compras vem com instruções de montagem - se fizeres as coisas com calma e não quiseres atalhar passos, é possível fazê-lo. E quando leres que é para ter os cabous muito tensos, eu acrescento - MUITO, MUITO tensos, pois caso contrário no fim "falta" cabo e tens que desmontar tudo e voltar ao início para esticar o que não foi esticado.
Se achares que, ainda assim, não consegues, há uma casa em Lisboa, perto de Xabregas, que fica na Rua José Sobral Cid (acho que é este o nome), próximo do fim da Avenida Avonso III, já próximo da marginal e do Tejo. É uma rua que não tem saída (beco), e só arranjam elevadores e fechos centralizados - já me tinha acontecido uma vez (antes de saber o que era um fórum :grin: ), e arranjaram-mo lá. No entanto, paguei na altura (quase 3 anos atrás) perto de 70€ - por esse preço compras uma estrutura nova e montas tu - que essa parte é fácil de fazer.
Um abraço, e boa sorte com a reparação!
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Agradeço ao Xmarine e ao nelsonrjgomes a disponibilidade.
Eu sou da zona de Sintra - Algueirao.
Estou á espera q venha o material e depois vou ver o q faço.
Cumptos
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Hoje de manha chegou o Kit.
Encomendei domingo passado e eles nao demoraram.
Logo de manha aí vou eu mais um amigo q tambem nao é especialista, mas tem jeito, a desmontar o forro c a ajuda do post do nelsonjrgomes.
Mas acabamos por desistir pois os cabos estavam velhos partidos e nao havia meio de saber como montar os novos correctamente.
La fui ao forum Laguna espanhol e com as fotos q la tinha do DYD lá nos fomos safando...
Mas quando chega a parte de esticar os cabos aí é q estivemos quase para desistir.
É realmente dificil esticar os cabos p meter aqueka peças plasticas ao pé do motor no respectivo lugar.
Mas depois de uma cervejola voltamos em força e jeito e conseguimos.
Posso dizer q levamos cerca de 4 horas a fazer o trabalho mas tambem ninguem corria atraz de nós...
E poupei uns trocos valentes.
Na proxima já sei como é.
Nao sei é se há alguma maneira de esticar os cabos sem ser só c as maos.
A maior dificuldade está aí, p mim.
Cumptos
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Exactamente, a parte final para esticar os cabos é uma senhora merd@...
Eu, para conseguir dar o toque final, fiz uma pequena alteração às instruções de montagem, tal como me tinham enviado - em vez de, no fim, fazer passar o cabo em torno da roldana com um alicate, passei o cabo normalmente e depois foi puxar o máximo para conseguir fixar o tensor quadrado na estrutura. Só com o auxílio da minha mulher é que consegui... Mas funcionou!
E, esperemos que não precises, mas se precisares, para a próxima é bem mais rápido!
Um abraço,
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Já agora, nas instruções que eu recebi aconselhavam esticar os cabos o mais possível com as mãos, e depois fixar um alicate de pressão de modo às guias não escorregarem mais, para garantir que os cabos estavam esticados ao máximo.
Eu quando desmontei o meu fui tirando umas fotos no início do processo para depois fazer um DIY, mas depois a meio deixei de fotografar, pois parecia que não ia chegar a bom porto...
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Exactamente, a parte final para esticar os cabos é uma senhora merd@...
... passei o cabo normalmente e depois foi puxar o máximo para conseguir fixar o tensor quadrado na estrutura. Só com o auxílio da minha mulher é que consegui... Mas funcionou...
Pois eu tambem fiz assim.
Os meus nao traziam instruçoes de montagem.
Dentro do envelope só vinha a factura...
Seria esquecimento?...
Acho q vou outra vez tirar a forra pois estive a ver noutro forum e eles recomendam encher de massa conistente aquela roda onde se enrolam os cabos p depois se ir espalhando pelos cabos e eu na pus lubrificaçao nesse sitio.
Mas isso já é facil de fazer e aproveito e faço o mesmo ao outro do outro lado.
Cumptos
Cumptos
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Eu não comprei a esse vendedor - os meus vieram do Reino Unido, e apenas cabos (sem as peças plásticas) mas com instruções detalhadas de montagem.
Eu também lubrifiquei toda a estrutura com massa consistente, mas directamente nas calhas metálicas por onde deslizam as peças plásticas que sustêm o vidro.
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Boas tardes!
Vinha por este meio pedir a vossa colaboração num problema que me surgiu no elevador do vidro da frente do lado do condutor da minha Laguna de 2007
Ao abrir o vidro ouvi um estalo dentro da porta e apartir desse momento o vidro não subiu mais, apenas descia.Ao accionar o botão para subir o vidro ouvia-se o motor a funcionar mas não subia.
Pedi a um conhecido que me desmonta-se a porta e verificamos que a peça redonda que esta agarrada ao motor onde estao enrolados os cabos de aço se tinha passado e os cabos estavam todos emaranhados la.
Uma peça dessas novas e novos cabos de aço solucionavam a questão segundo o meu amigo.
Gostaria de saber se consigo encontrar essas peças em separado ou tenho de comprar o sistema todo, vi uns kits de reparação a venda mas pelo que vi nao trazem a peça redonda que necessito apenas os cabos.
O que me aconselham!??
Aguardo e desde ja o meu obrigada
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Viva,
Antes de mais, a Laguna é Laguna 2 ou Laguna 3 (mais recentes)?
Se for Laguna 2, olha aqui o kit de reparação ja com essa peça (peça a vermelho na imagem)
http://www.ebay.co.uk/itm/LAGUNA-II-2-WINDOW-REGULATOR-REPAIR-KIT-FORNT-LEFT-/220685528820?pt=UK_CarsParts_Vehicles_CarParts_SM&hash=item3361e1eef4 (http://www.ebay.co.uk/itm/LAGUNA-II-2-WINDOW-REGULATOR-REPAIR-KIT-FORNT-LEFT-/220685528820?pt=UK_CarsParts_Vehicles_CarParts_SM&hash=item3361e1eef4)
Já agora, essa mesma peça redonda que falas partiu mesmo ou apenas tem as ranhuras por onde passam os cabos moídas? Se for este o caso, dá para salvar, refazendo as ranhuras com um serrote pequeno.
Um abraço,
edit
Só vi agora no título que é uma Laguna 2; assim o kit que te indiquei já tem a peça de que falas incluída. Acho que fica o problema resolvido...
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Obrigada pela resposta
sim ficou moida nas passagens, mas os cabos tambem ficaram danificados,logo tem de levar cabos novos
este kit é o suficiente, mas sera que nao consigo arranjar disto em portugal??
obrigada
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Eu quando comprei mandei vir do ebay, mas a outro vendedor - na altura não havia este vendedor, portanto comprei apenas os cabos e fiz o que te descrevi: com o serrote voltei a fazer as ranhuras onde os cabos passam. Se em Portugal se vendem estes kits? Talvez, mas como tenho já há muito tempo registo no ebay e paypal, nem me preocupo com isso... O preço do kit, com o câmbio actual, fica por menos de 25 euros, portanto não vale a chatice de procurar (no meu caso, claro).
De qualquer forma, eu já fiz essa reparação 2 vezes na mesma porta (do condutor) e o ano passado quando voltou a partir passei-me e comprei uma estrutura nova. Sorte a minha, no domingo partiu novamente... Agora não poram os cabos, mas sim os dentes da roda que mencionas que encaixam no motor...
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Os kit's de reparação ( e isto sem abrir o link, posso estar a dizer asneiras ) apenas trazem as molas plásticas que ligam na calha do elevador. Pelo que li a avaria deu-se ao nível da croa dentada do motor (plástico) e respectivos cabos em aço, que fazem subir/descer o vidro.
Assim sendo e sendo assim, terás de comprar o mecanismo todo. Quando falo em mecanismo todo, refiro-me apenas à parte mecânica do elevador, não sei se a Renault vende isso para o teu carro separado do motor (parte electrica do elevador) é uma questão de tentar procurar isso num concessionário, ou em último caso, procurar o elevador completo na sucata (poderás é comprar um elevador a funcionar mas que em 2 ou 3 dias volte a acontecer o mesmo....)
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Posso-tedizer que coloquei um á coisa de 6 meses na renault e veio completo com motor, em termos de preço sei que não foi barato deve rondar os 200€ penso eu porque a garantia cobriu.
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:huh:
tenho o vidro do condutor que não funciona, foi perguntar o preço e o senhor perguntou se tinha o sistema confort ou coisa parecida que era não esmagar os dedos. Mas como eu vou saber se o vidro tem essa função ele nao funciona e eu não me recordo.
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Confort é o impulsional dos vidros, se sobem e descem só com um toque ou nao ;)
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Boas! Qual o Laguna e versão? Se for avaria do motor estás tramado que vais ter de largar a nota. Mas em mais de 90% dos casos não o é, e com um simples kit de reparação (por menos de 30 euros) resolves isso e fazes a festa. Pode ser um cabo partido ou assim. O elevevador é caríssimo e custa na Renault mais de 200 euros.
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Como referido pelo Gonçalo o sistema confort é o impulsiona dos vidros, ou seja clica no botão e se o vidro subir e descer sozinho tens caso contrario não.
Convém veres se esta a chegar corrente ao motor ...
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o modelo e uma laguna break II previlege, je estive no eletrecista e ele diz que deve ser os cabos e isso nao tem solução. o vidro desce so a subir e que nao vai so com as mãos
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Vai ao OLX q tens kit's baratos. No Ebay ainda mais baratos serão...
http://www.olx.pt/nf/search/kit+elevadores+laguna (http://www.olx.pt/nf/search/kit+elevadores+laguna)
Para o caso de ser o cabo ou a peça plastica.
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a reparaçao e facil de executar ou tem que se ter muito jeito :huh:
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Tem que se ter algum jeito... Das primeiras duas vezes suei para colocar os cabos com tensão (só com ajuda a puxar), à terceira fi-lo em 15 minutos e com uma perna atrás das costas... De qualquer maneira, se procurares pela net, irás encontrar DIY com fotos para realizar o processo (se procurares na secção DIY aqui do fórum, tenho um onde ensina a desforrar a porta da Laguna, é fácil de se realizar - depois disso, é só retirar a ficha eléctrica do elevador, cinco porcas que prendem o elevador à porta e os dois clips de retenção que prendem o vidro ao elevador, que devem ser retirados com o vidro quase em baixo para se ter acesso).
Se avançares para o processo e precisares de alguma ajuda, diz.
Abraço,
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este fim de semana ja tenho que fazer
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Bons dias,
Antes de mais peço desculpa se já houver algum topico igual mas como estou a escrever do tapatalk não sei pesquisar.
Hoje de manhã ao abrir o vidro da minha Lag chegou a meio e empancou, ficou preso.
Lá consegui subir mais um bocado e descer mas nota-se que está preso. E sobe um bocado e desce sozinho.
Agora subiu um bocado e está um bocado aberto porque não sobe mais.
O que pudera ser ? É melhor contar com muitos euros para gastar ?
Obrigado!
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Viva,
Isso deve ser o elevador do vidro estragado — normalmente os cabos ou as peças onde os cabos prendem partem, e o elevador deixa de funcionar.
Solução: ou compras todo o elevador sem motor (e para isso prepara uns 70 euros), ou compras no ebay um kit de reparação com todas as peças a substituir, e o estrago fica por cerca de vinte euros. Claro que a mão de obra terás que ser tu a meter...
Abraço
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Obrigado pela resposta.
Como estou no trabalho e tenho ferramenta à bocado tirei a coluna fora e tive a certeza que o motor está bom ... Menos mal. Logo quando sair desforro para ver o que pudera ser e pelo que vi há aqui na zona pessoal a vender kits de reparação caso seja preciso.
Se for o elevador é que já é pior...
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Bem, cheguei agora de andar de volta da laguna ..
O problema é um cabo de aço que está-se todo a desfazer.
Vou ver se encontro os kits de reparação e os DIY para ver se é fácil ou se vale mais comprar um elevador novo.
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Tendo em conta que és de Aveiro e dizes que aqui na zona há pessoal a vender kits, isso é mais especificamente onde?
É que tenho de comprar um...
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Eu tambem tenho com vomprar um.
Ja vi pessoal na zona do porto a vendrr esses kit's
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Só vi agora as perguntas ..
Eu vi no OLX, pessoal do Porto e de Mira. Ainda nem comprei, porque já estive a ver um vídeo e aquilo parece-me confuso.
Ainda ando com a porra do vidro sem puder abrir.
Há dias fui estacionar no Fórum, no parque coberto e quando já lá estava é que me lembrei.
Lá tive que abrir a porta para tirar a ficha e depois novamente para puder sair.
:embarrassed:
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Boa tarde, alguem sabem como mudar o sistema de elevador do Renault Laguna II 1.9 Dci?
Já comprei um kit completo e só falta mesmo é saber como mudar, a minha duvida é simplesmente como retirar o elevador para fora devido a não saber se o vidro depois cai ou não.
Obrigado desde já. :smiley:
Cumprimentos,
Pedro Sirgado.
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A pesquisa é nossa amiga :wink: - http://www.renaultpt.com/index.php?topic=8822.0 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=8822.0)
Com uma pesquisa com as palavras "elevador laguna" encontravas este e muitos outros tópicos a falar do mesmo.
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Boa tarde, alguem sabem como mudar o sistema de elevador do Renault Laguna II 1.9 Dci?
Já comprei um kit completo e só falta mesmo é saber como mudar, a minha duvida é simplesmente como retirar o elevador para fora devido a não saber se o vidro depois cai ou não.
Obrigado desde já. :smiley:
Cumprimentos,
Pedro Sirgado.
Viva,
Depois de desforrares a porta (se tiveres dúvidas, tenho um DIY na secção correspondente), baixa um pouco o vidro (até estar quase em baixo). Daí, tens que retirar as duas peças que fixam o vidro à estrutura. São uma espécie de clips plásticos (se tiveres dúvidas, diz que arranjo foto dos mesmos), e estão localizados entre o vidro e o exterior do carro - colocas a mão por baixo do vidro, vais tacteando, e quando encontrares os clips, desliza-os para o lado.
De seguida, empurras um pouco o vidro, para que saia dos encaixes, e com cuidado deixa-o descair até assentar em baixo, no interior da porta (que quiseres podes tirá-lo fora da porta, ganhas um pouco de espaço para trabalhar, mas não é fundamental).
Agora, estás pronto para tirar o elevador antigo do sítio. Ele é seguro à porta por 5 porcas (10mm, salvo erro). Para tirar o elevador, tem que se tirar a ficha do motor do elevador - a localização é um pouco escondida pela chapa da porta, por isso podes primeiro desapertar a estrutura do sítio e movê-la para um locao onde tenhas melhor acesso à ficha. Por fim, é só retirar fora a estrutura antiga - prepara-te para contorcer um bocado o elevador para a conseguires tirar pelas aberturas na porta.
A montagem basicamente é proceder da mesma forma, mas por ordem inversa.
Se precisares de fotos, acho que tenho algures...
Abraço, e boa sorte para a reparação!