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Àrea Tecnica => Electrónica / Electricidade => Tópico iniciado por: antonio pedro oliveira em 13 de Janeiro de 2013, 14:40 pm
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boa tarde
a minha grand senic desde á 2 dias anda a acender uma aviso de carga bateria deficiente,acende em adamento e apaga -se com frequencia ,mas o mais curioso é que ao pôr a trabalhar nao se nota a bateria fraca,alguem me pode esclarecer se pode ser da bateria ou outro problema a ver com parte eletrica.
atentamente
pedro oliveira
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Pode ser do alternador, verifica se as fichas do alternador estão bem ligadas
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ja estive a ver a possivel ficha mas só consigo ver um cabo vermelho que parece parecido com o do borne positivo ,ja medi a bateria com ocarro desligado e a trabalhar e a voltagem é sempre a mesma
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então não tens alternador em funcionamento, porque a carga da bateria com o carro a trabalhar é superior do que com ele desligado.
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Problema no alternador!!!!
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tambem tenho essa impressao ja desliguei a ficha do alternador e limpei ,somente a ficha tem um cabo branco fininho ligado e o vermelho mais grosso ,é mesmo assim?saira mais caro tentar reparar o alternador ou comprar novo?gostava de ouvir uma opiniao?
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Depende a onde vás, já me disseram que, que fica ela por ela, reparar vs comprar um restaurado, conforme o problema é claro, a única vantagem é o tempo perdido, pois com a compra, só estas parado o tempo necessário para trocar os alternadores, se mandares arranjar, tens o carro parado durante o tempo da reparação.
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boas tardes
caros colegas
desde já o meu agradecimento aos que responderam á questao colocada por mim em relaçao ao meu carro ,já foi reparado o alternador e subistituida a bateria que devido ao mau funcionamento do alternador ficou nas lonas ainda era a de origem,agora quero colocar uma questao depois disto tudo feito ,o aviso de carga bateria deficiente aparece passado 15 ou 20 minutos depois do carro estar a trabalhar se desligar o carro apaga-se e volta a acender passado 15 ou 20 min, .
fui novamente ao eletrecista e concluem em principio que terei de levar o carro á renault para ligarem á maquina e retirarem o aviso que se encontra em memoria,acrescento que hoje o eltrecista mediu a bateria com o carro a trabalhar e o alternador esta a carregar a bateria com o carro em funcionamento com o aviso no painel e sem aviso mede 14,70 volts ,gostaria de saber a vossa opiniao se isto é normal nestes casos e se haverá hipotese de se retirar o aviso sem ligar á maquina,
atentamente
pedro
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Isso é o erro que ficou em memoria, ligas a CLIP e apagas o mesmo.
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E antes o erro aparecia logo mas colocavas o carro a trabalhar??
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sim antes de se mudar a bateria e reparar o alternador acendia logo mal se punha o carro a trabalhar,aliás mesmo ligando os cabos de encosto o motor so se mantinha a trabalhar com os cabos ligados mal se tirava o positivo ou negativo o motor parava de imediato,já agora qual será o motivo para o erro permanecer em memoria mas só aparecer passado os 15 ou 20 minutos depois do carro estar a trabalhar
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só mais uma questao que me esqueci,haverá problema se andar assim com o aviso aceso ate arranjar tempo para ir á renault?
alguem conhece na zona do montijo que possa fazer reset ao erro sem ter que ir á renault?
atentamente
pedro
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não há problema nenhum penso eu, porque não está a interferir directamente com a mecânica/electrónica. E o meu também anda dentro desses valores de carga, por isso penso que o teu problema está resolvido, tirando apenas o “erro” do painel.
Ou então alguma ficha que faz a leitura não ficou ligada… sei lá se isso existe também…
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só para confirmar porque nas lagunas II ph I quando avisa carga deficiente muitas vezes é problema do quadrante.
quando com o carro a trabalhar temos 12v na bateria é o alternador que não carrega correto? se estivesse bom era +14v que deveriamos ter certo?
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Sim, Manel, com o motor a trabalhar deves ter 14v
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sim entre 13v e qualquer coisa e os 14 v.
na minha Laguna tambem acendia esse aviso, ap´s confirmar que a bateria estava ok e o alternador fornecia carga, verifiquei tambem se o fio fininho que est+a ligado ao alternador tinha continuidade e não estava partido, é esse fio que leva a informação da carga para o mostrador.
solução passou por dar uns pinguinhos de solda na placa do quadrante.
não sei como será na Scenic mas nã deve variar muito pelos videos que tenho visto.