Forum RenaultPT
Àrea Tecnica => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: pfortunas em 15 de Janeiro de 2013, 01:20 am
-
Boas
Mais uma vez preciso de ajuda
hoje após substituir as pastilhas dos travões de traz do meu LAGUNA II 1.9 DCI 120cv fiquei sem pressão no pedal.
ou seja ao calcar o pedal vai quase até ou fundo, dou 2 ou 3 bombadas e ja se sente alguma força mas com o motor a trabalhar mesmo depois de lhe dar umas 4 ou 5 bombadas se deixar o pé a fazer pressão o pedal vai descendo até quase o fim do curso. Sangrei o sistema como indicado no manual que tenho, que diz que se tem que fazer em cruz (frente Dtª- Traz esq. --- Frente esq. - traz Dtª.) e melhorou um pouco mas em andamento só começa a travar a meio do curso do pedal.
alguem me sabe dar uma ajuda???
Obrigado a todos
-
mau sangramento
-
sangrei por duas vezes uma com o motor desligado e outra com o motor em funcionamento, da 2ª vez já não notei bolhas de ar a passar no tubinho que coloquei na pipeta.
-
Oh artur para substituir pastilhas nunca sangrei travões... Isso é muito estranho...
-
continuo a dizer, mau sangramento, se estava bom antes, ficou mal sangrado
Oh artur para substituir pastilhas nunca sangrei travões... Isso é muito estranho...
pois, mas ele sangrou como diz no manual. Logo, se sangrou, fez algo mal que entrou ar nas tubagens e agora está esponjoso pela descrição, sinonimo de mau sangramento . A 2ª alternativa é já estava assim antes de mudar pastilhas e o problema então será outro. Se ficou agora, só pode ser uma coisa, mau sangramento .
-
Peço desculpa, mas já sangrei outros travões dos varios carros que tiva ate agora, e tal nunca me aconteceu.
a minha duvida é....
será que tem alguma coisa a ver com a bomba do ABS, pois se o carro estiver desligado o pedal fica com pressão e só a perde quando o ponho a trabalhar.
-
sangras te os travões com o motor a trabalhar ?
-
sim, a 1ª vez com o motor desligado a 2ª vez com o motor em funcionamento para ver se resolvia o problema mas a diferensa não foi muita
-
vê este diy, e vais ver que resolves o problema num instante :wink: - http://www.renaultpt.com/index.php?topic=9353.0 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=9353.0)
e aproveitas substituis o liquido dos travões.
-
Obrigado Sls, muito bom DIY
Vou experimentar fazer uma maquina e seguir esse procedimento.
mas eu vi num Haynes Laguna 2 que tenho aqui, que se deve sangrar em cruz por causa dos repartidores ou la que nome lhe dão, é um manual Espanhol. :grin:
depois digo aqui como correu.
Uma vez mais Obrigado
-
Quanto à ordem, segue a que o livro diz, com a "maquina" tens o circuito sobre pressão, o que faz com que o liquido siga continuo sem entrar ar, e sem ser necessário dar ao pedal do travão para sangrar o sistema, pois esse procedimento se for mal feito, ou se se carregar no pedal mais a fundo, pode danificar a bomba do travão, e as probabilidades de ficar ar no sistema são mais elevadas.
Com a bomba, o liquido acaba por empurrar o ar para os sangradores, permitindo fazer a troca do liquido sem deixar ar no circuito.
-
Por curiosidade, explica-nos como mudas-te as pastilhas de trás, é que o procedimento atrás nada têm a vêr com as pastilhas da frente, precisas de uma ferramenta própria para recolher os pistons!
-
É verdade johnnygt, como não tenho essa ferramenta tive que inventar, aproveitei un saca velho que tinha por aqui, para ir apertando o embolo e com um alicate de pontas fui rodando o mesmo. após alguns cortes nos dedos e alguns entalões a coisa foi ao lugar (mas com muito Sangue suor e "Lagrimas" :cry: ) :angry: :gun:
-
Como o johnnygt referiu essas bombas de trás não têm um procedimento igual às da frente para recolher os embolos, necessitando de ferramenta própria.
Com essa ferramenta especifica enrrosca-se (umas bombas é no sentido horário, outras é anti horário, no caso do Laguna não sei) até o embolo recolher todo.
NUNCA se pode forçar como se fosse uma bomba normal, pois as consequências são uma bomba estragada (a rosca que está no seu interior danificada).
Sendo os sintomas de bombas danificadas a falta de pressão no pedal e travão de mão, e por esta última mensagem, arrisco a dizer que essas bombas já eram... :S
-
Não MRC,
As bombas estão boas como ja referi antes o que fiz foi uzar um saca para fazer o efeito de preção da ferramenta e o alicate para rodar o embolo até ficar enrroscado, já agora no Laguna para enroscar é no centido dos ponteiros do relogio, se rodares ao contrário arriscas-te a ficar com o embolo na mão, quanto ao travão de mão não tenho problema absolutamente nenhum, a unica coisa que acontesse é o pedal não reagir de imediato como era costume e só a meio do curso é que comessa a travar, mas tirando isso trava bem. já fiz a bomba para o sangrar como deve ser como o Rodinhas referiu so estou a espera que o tempo me deixe pois não tenho garagem.
-
Então se está tudo ok com as bombas traseiras, a única coisa que vejo para esses sintomas é a falta de um bom sangramento de todo o sistema...
Tenho a ideia de que os Renaults em geral equipados com ABS a partir do final dos anos 90 necessitarem de serem ligados à máquina para efectuarem um correcto sangramento do circuito de travagem, nomeadamente na zona da bomba de ABS.
-
Ligar à máquina para sangrar o sistema? Nunca tinha ouvido tal.
-
1º tentar purgar o circuíto com o motor a trabalhar se não resolver por certo que já rebentaste com um embolo.
Máquina de purgamento do circuíto certo MRC?
-
Ligar à máquina para sangrar o sistema? Nunca tinha ouvido tal.
Sim, e segundo sei, quem o fez não foi com uma clip, mas com uma máquina multimarcas. De todas as formas essa purga é pouco significante pois é apenas ao nível da bomba de ABS.
Aqui para este caso, sangrando bem de forma convencional, o pedal tem que ficar com o curso normal.
-
Pelo que tenho ouvido dizer, há algumas marcas em que é necessário "desligar" a bomba do abs por via electrónica, para se fazer o sangramento.
Hoje em dia o que é usual utilizar é uma maquina de sangrar que coloca o liquido sobre pressão para facilitar esta operação, pois se tiver controlo remoto, basta um mecânico para fazer a operação e num curto espaço de tempo.
Utilizando outros métodos é sempre necessário 2 pessoas.
O método que eu utilizei é igual ao que é feito com essa maquina, só que é feito de forma artesanal pois o principio é exactamente o mesmo.
-
Essa de usar a CLIP duvido. No caso do meu que tem ABS e ESP, o Luis fez o sangramento com um deposito de sangramento ligado ao ar comprimido da oficina para fazer o sangramento por vácuo (Venturi) e ficou a funcionar.
Que eu tenha visto não vi a CLIP a ser ligada ao carro, no entanto não digo que não haja veículos que sejam assim.
-
Por acaso quando andei a pesquisar informação para fazer a minha "maquina" encontrei 3 tipos de sistemas, o de pressão positiva que é o que é mais fácil de utilizar, e foi aquele que eu escolhi; o de pressão negativa ou vácuo pelos dados que encontrei, a sua aplicação prática sem equipamento adequado, é complicado. Só para exemplo, consegue-se uma maquina deste tipo utilizando uma seringa de tamanho XXXXL; e o misto, que utiliza os dois sistemas ao mesmo tempo.
Todos eles tem prós e contras, uns são mais rápidos, outros mais eficientes, mas sendo bem feito fica impecável ;)
edit: Acho que liga-se à máquina para fazer o recolher dos êmbolos ou permitir a recolha destes. Se trocar as pastilhas e depois atestar e sangrar o circuito , confirma o que o mrc quis dizer, a não ser que ele se referisse à maquina de sangrar.
-
eu ja vi a sangrarem com uma maquina da bendix que parecia um pequeno cilindro....
-
boas pessoal finalmente bom tempo, estive todo o dia de volta dos travões, mudei o oleo e sangrei com uma maquina como a qu o rodinhas fez e o pedal já está ok! :happy: bom por vezes ainda vai abaixo mas so quando não estou em andamento e com o motor a trabalhar, agora tenho outro prob. será que tenho que fazer algum reset a centralina do ABS????
tenho a o sinal STOP a vermelho com a gaja a dizer que: o circuito de travagem deficiente consulte o manual evite travagens bruscas, e aluz do ABS tambem não apaga. :cry:
-
Mas a luz acendeu depois de sangrares, ou antes já estava acesa?
Provavelmente tens que o levar à maquina para ver o que é que se passa.