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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: energyprivilege em 14 de Março de 2010, 23:16 pm
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Ora bem, nos últimos dias o carro tem estado com uma temperatura abaixo do normal...
A temperatura não passa da linha amarela e só em caso de trânsito para-arranca é que chega a temperatura normal (traço vermelho na foto)
(http://img641.imageshack.us/img641/725/termostato.jpg)
Passando o trânsito volta outra vez para a zona da linha amarela....
será o termostato que esta a ficar doido?
cumps
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O nível de água está correcto?
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O meu anda com um problema semelhante mas de resto tá tudo bem. Estou só a aguardar para o levar á oficina para mudar óleo e montar pastilhas novas (no máximo uma semana) e também estou curioso pois a indicação de temperatura no meu está rigorosamente igual.
O nível de água está OK e anda assim desde Janeiro.
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e a ventoinha dispara onde sempre disparou ou isso também alterou?
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e a ventoinha dispara onde sempre disparou ou isso também alterou?
No meu caso a resposta é Sim.
A impressão que me dá é que o termostáto tá sempre aberto para o radiador. Será?
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X Marine, o nível da agua esta certo....
Mendes a ventoinha dispara.....
Rui quando fores ao mecânico diz o que ele diagnosticou...
Ja agora alguém sabe o preço de um termostato na renault?
cumps
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Na volta tudo isto não passa de um "problema sexual" do termostáto...
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Pá, mas isto começou há uns dias, vamos la ver o que sai daqui....
cumps
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No meu carro (Laguna 2) a temperatura a que sempre o vi a trabalhar corresponde ao traço amarelo - se alguma vez o ponteiro estivesse a meio da escala da temperatura é que eu acharia estranho. E isto verificou-se tanto no meu falecido Fiesta gasolina, como no meu Swift gasolina actual - em condições normais a temperatura de funcionamento nunca chega a metade da escala.
Mas se antes o carro não tinha o mesmo comportamento, talvez o termostato tenha algum problema...
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Aquilo a que aqui estão a chamar termostato deve ser valvula de temperatura, é por esta valvula que passa o liquido de refrigeração do motor que quando atinge determinada temperatura faz disparar a ventoinha de refrigeração.
Se estiver enganado peço que me corrijam.
Dados os kms do carro se nunca foi trocada deve ser essa peça, quse de certeza.
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Aquilo a que aqui estão a chamar termostato deve ser valvula de temperatura, é por esta valvula que passa o liquido de refrigeração do motor que quando atinge determinada temperatura faz disparar a ventoinha de refrigeração.
Se estiver enganado peço que me corrijam.
Dados os kms do carro se nunca foi trocada deve ser essa peça, quse de certeza.
Não. O termostáto é um elemento do circuito de refrigeração, que até atingir determinada temperatura mantem o liquido de refrigeração a circular apenas no motor e com um pequeno retorno no vaso de expansão. Quando a temperatura é atingida, abre e deixa o liquido circular pelo radiador. A ventoinha do radiador arranca quando a temperatura no radiador ultrapassa um determinado valor. A ventoinha do radiador pode também arrancar quando o motor entra em modo de segurança por outro problema como por exemplo se o sensor de temperatura do bloco deixar de dar informação correcta.
Cumps
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Bem, novidades.....
Hoje o carro foi para a renault após circular 30km ligado a clip não detectou qualquer irregularidade, segundo o mecânico esta tudo ok, posso estar descansado......
Afinal não é defeito, é feitio....
cumps
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Rui obrigado pelo esclarecimento. :grin:
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O meu nesse aspecto é um encanto, ou seja, depois de atingir a temperatura de funcionamento, bem que posso estar no meio do transito ao calor, como ir na AE a esticar as pernas, como andar na nacional com tempo frio a 70 km/h, que o ponteiro simplesmente não se mexe nada de nada... E o motor é o mesmo, apesar de ter componentes diferentes.
Cumpts
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Bem, novidades.....
Hoje o carro foi para a renault após circular 30km ligado a clip não detectou qualquer irregularidade, segundo o mecânico esta tudo ok, posso estar descansado......
Afinal não é defeito, é feitio....
cumps
O meu vai algures nesta semana. Depois digo o resultado.
Rui obrigado pelo esclarecimento. :grin:
Não tens de quê. Só espero não ter escrito nenhuma "tanga". :grin:
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Pois é. Fui com a minha sucata ao mecânico para combinar a data da intervenção, hoje ao fim da tarde, e comentei esta situação com ele e a resposta foi "Olha, mais um".
Disse-me para ficar descansado, que é apenas o termostáto que abre mais cedo. Antes assim do que a temperatura a subir para valores acima do normal.
Neste fim de semana fui á "casa do campo" e a viagem que inclui cerca de 50 km de auto-estrada e 35 km em estrada nacional foi absolutamente normal com o ponteiro a dar valores sempre ligeiramente abaixo do "normal". Em AE ainda o estiquei até aos 160 km/h para ver o que acontecia e quedou-se meio traço abaixo do que era normal.
No meu caso não sei se será consequência do Clio ter uma bomba de água nova. :huh:
De qualquer forma no sábado o mecânico vai dar uma olhada na coisa, mas já me disse que não deverá mudar nada.
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Estou a desenterrar este tópico para relatar o que me aconteceu com este "problema".
O fim-de-semana de 2 a 4 deste mês, foi passado na zona de Bragança. Na viagem para lá, conforme relatado no DB do Clio, não notei nada de especial e o comportamento do indicador de temperatura foi mais ou menos igual ao que aqui já foi dito. No dia 4 (domingo) na viagem de regresso o caminho escolhido foi IP4 direcção Vila Real e aqui em algumas zonas de descida pronunciada e bastante extensa, nas calmas em 5ª a 90/100 km/h sem practicamente por o pé no acelerador, o ponteiro da temperatura caiu algumas vezes até ao mínimo. :lipsrsealed:
Posso estar enganado, mas parece-me que o termostáto está a fazer figura de corpo presente... e não é como o mecânico me disse que deveria estar a abrir mais cedo. Deve é estar sempre aberto.
O que acham?
Rui
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Eu também apostaria no termóstato sempre aberto. Muda-o e vês logo se é mesmo do mesmo, até porque isso é barato.
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Um familiar tinha um polo de 96, k teve um problema parecido, mas no caso a temperatura nunca subia, ficava sempre em baixo, o problema era o termostato que estava sempre aberto, quando trocou, ficou o problema resolvido...
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Estou a desenterrar este tópico para relatar o que me aconteceu com este "problema".
O fim-de-semana de 2 a 4 deste mês, foi passado na zona de Bragança. Na viagem para lá, conforme relatado no DB do Clio, não notei nada de especial e o comportamento do indicador de temperatura foi mais ou menos igual ao que aqui já foi dito. No dia 4 (domingo) na viagem de regresso o caminho escolhido foi IP4 direcção Vila Real e aqui em algumas zonas de descida pronunciada e bastante extensa, nas calmas em 5ª a 90/100 km/h sem practicamente por o pé no acelerador, o ponteiro da temperatura caiu algumas vezes até ao mínimo. :lipsrsealed:
Posso estar enganado, mas parece-me que o termostáto está a fazer figura de corpo presente... e não é como o mecânico me disse que deveria estar a abrir mais cedo. Deve é estar sempre aberto.
O que acham?
Rui
Eu não acho, eu tenho a certeza que é o termostato que está aberto permanentemente. Aliás, era exactamente isto que vos ia sugerir quando comecei a ler o tópico.
Para reforçar, se notam que o manómetro da temperatura do líquido de refrigeração demora mais do que o normal até atingir o nível normal de funcionamento e só atinja esse valor em situações de carga ou pára-arranca, para terem a certeza de que o problema vem do termostato, basta fazer uma pequena viagem em AE ou via rápida, tendo o cuidado de ter o motor no mínimo esforço possível. Se a temperatura baixa para valores abaixo do normal, algo está errado: o termostato está avariado..
Outra questão, é óbvio que mais vale um termostato preso em aberto do que em fechado, mas desenganem-se os que pensarem que o líquido mais frio que o normal vai dar saúde ao motor.
Mais, este problema também leva a que o motor consuma mais combustível que o desejável.
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Este problema para mim está resolvido.
O Clio já seguiu para outras paragens. :grin:
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Este problema para mim está resolvido.
O Clio já seguiu para outras paragens. :grin:
Estou a ver que, sem querer, fiz trabalho de coveiro! :grin:
De qualquer modo, será certamente útil para consultas futuras.
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Boas. Venho desenterrar este tópico porque pareceu-me o mais adequado. Parece-me que tenho o termostato colado em fechado. O ponteiro da temperatura anda sempre perto do máximo não consigo fazer uma viagem descansado tenho de andar sempre a controlar a temperatura. O que acham? Será mesmo o termostato fechado? Outra coisa a temperatura está alta se eu ligar a sofagem no máximo para o quente a temperatura baixa rapidamente até meio (temperatura normal), isto é mesmo assim?
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sim, muito provavelmente está com o termostato avariado em fechado, e quando ligas a sofagem, ele vai fazer o mesmo efeito que faria o radiador, ou seja baixar a temperatura do motor.
Compra o material , termostato, liquido de refrigeração que depois do ano novo combinamos, para se tratar do assunto. :wink:
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O mestre é que manda :wink: eheh. Vou ver se trato disso então.
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N tem nada haver com a conversa, mas o relantim do teu carro sempre foi no mesmo local indicado pelo ponteiro?
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Não tenho conta rotações lol mas o ralentim é sempre certo tirando de manha quando o meto a trabalhar, engasga e larga fumo mas depois estabiliza.
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Fmatos, já agora, quando tiveres o motor quente acima do normal e com a sofagem desligada, verifica se os tubos que vão ao radiador, e o que vai do radiador à bomba de agua se estão quentes, ou se estão frios, e se notas diferença de temperatura no caso de estar quente, entre o tubo que vai do motor ao radiador e o tubo que sai do motor para o radiador da sofagem.
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Amanhã vou ver se vejo isso. Se estiverem quentes quer dizer que o termostato está a abrir certo?
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certo!
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Exactamente, se os tubos estiverem quentes, significa que o termostato está aberto, e a água circula, agora se ele não arrefece o suficiente, já pode ser outros problemas, como a bomba de agua, radiador entupido, etc.
Vai dando aqui uma vista de olhos.... - www.renaultpt.com/index.php?topic=6902.0 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=6902.0)
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Boas pessoal
Hoje à hora de almoço arranjei tempo para ir dar uma voltinha deixei o carro aquecer e ia para ver se os tubos que o mestre SLS (rodinhas) disse para eu ver estavam quentes. Antes dos tubos uma abanadela ao carro para ver o nível da água, estava bom mas notei logo qualquer coisa estranha. Abro o vaso de expansão e lá dentro não consegui encontrar água, só havia óleo :shocked: fiquei e ainda estou em pânico. Junta da cabeça queimada? E passava tanto óleo? O carro aquece mas não tem perda de rendimento nem deita fumo. Rezo para que não tenha o bloco todo rachado ou sei lá. O que acham que será?
Abraço
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Tens óleo??? Ou espuma castanha?
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É mesmo óleo. Está tipo todo empastado de ter andado misturado com a água.
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Isso não é nada bom..... Como e que está o nivel do óleo? Subio, desceu, manem-se igual?
Provavelmente a junta da cabeça queimou com algum aquecimento que não tenhas dado conta.
O ideal agora é fazeres uma limpeza ao sistema de refrigeração, vês nos diy como fazer, retiras o tubo junto a bomba de água e com água limpa o circuito todo, quando a agua começar a sair limpinha, voltas a colocar o tubo na bomba de agua, atestas e ferras o circuito, deixas aquecer até disparar a ventoinha. Voltas a repetir o processo de lavagem. Voltas a atestar e ferrar o sistema, e depois vê se continua a aparecer oleo na água ou não.
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O nível do óleo praticamente não mexeu. Está um pouco de nada abaixo do máximo. Sim vou ver se limpo esta porcaria que deve estar tudo asqueroso lá por dentro :angry:
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Isso pode ser só por causa dos aquecimentos, e a o mete-nojo que andava ai por dentro começou a sair. É natural que como o motor anda a trabalhar acima da temperatura ideal que consuma óleo e água.
O problema do aquecimento anormal já foi resolvido ou ainda não?
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Ainda não. Eh pah acho isto mesmo estranho. Não haverá outro sitio em que o óleo se misture com a agua?
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Só se o carro tiver radiador de óleo... não sei se é o caso! Já tive um corsa 1.7 DI e o radiador do óleo começou a deixar passar o óleo para o circuíto de refrigeração. Teve que levar radiador do óleo novo.
Alguém que saiba que se manifeste.
Se não tiver radiador de óleo o mais provável é que seja na colassa...
Quer num caso quer noutro, a avaria deve ser reparada o mais rápido possivel para evitar danos de maior no motor.
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fmatos, para mim isso parece-me que é lama e não óleo, da ultima vez que vi esse vaso de expansão disse-te que precisava de uma limpeza.
Quando puderes apita, que eu dou uma vista de olhos nisso.
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Boas pessoal
danitrex também pensei nisso mas não tem radiador de óleo.
sls será que aquilo não era já óleo?É que eu acho que não chegamos a abrir o vaso.
Bem fazendo aqui um ponto da situação na 2ª fui para ir mudar o carro de sitio e começou a mandar fumo branco e preto ao mesmo tempo :sad: mecânico logo com ele pedi um carro ao seguro e deixei o meu na oficina. Entretanto hoje o mecânico ligou me para eu ir ver o carro porque diz que tenho um rolamento gripado na distribuição. Amanhã passo lá para ver melhor o que se passa. Em relação ao primeiro problema era a junta da cabeça e felizmente a cabeça não estava empenada.
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Boas, eu tenho esse problema com o clio II fase I. mas tenho ainda mais problemas para juntar a este.
Quando ele fica na temperatura mais ou menos na seta vermelha como na foto, ele engasgasse, se tiver em andamento vai dando um soluço de vez em quando, se ele tiver parado a coisa complica porque morre e depois para voltar a pegar e preciso rezar aos santos la do ceu. Tambem noto algumas vezes em andamento que o ponteiro deixa simplesmente de marcar temperatura voltando a vida uns segundos depois... isto juntando ao facto que em frio o rapaz tambem nao gosta de pegar a primeira, tenho aqui um grande problema em maos. Sera que isto tudo ta relacionado com o termostato? e que ja troquei a borboleta e o problema persiste, a bateria tambem e nova, e deito sempre agua todas as semanas quanto baste. Alguem que me de sugestoes.
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E a ventoinha quando o carro aquece, liga?
O meu pai já teve um carro assim, quando aquecia, ia a baixo e depois para pegar, só quando voltava a arrefecer.
A mim parece-me que ele já levou uns valentes aquecimentos e por isso é que está a fazer isso. Se já "bebe" agua, é provável que a junta da cabeça já não esteja nas melhores condições.
Verifica se quando o carro atinge a temperatura normal de funcionamento, a agua circula, pelo sistema. Vais apalpando os tubos que vão ao radiador e do radiador à bomba de água para ver se estão quentes ou não. Cuidado com a ventoinha pois ela pode ligar a qualquer momento!
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Bem, não sei se esta resposta e dirigida a mim, mas presumo que seja. Quanto aos tubos, eles aquecem que já notei isso logo a agua circula. A ventoinha é muito silenciosa, muito raramente a ouço trabalhar, só ouvi quando desliguei o carro não sei se isso é normal. Se a junta da cabeça está boa ou não isso já não sei, sei que desde que tenho o carro, só por uma vez ultrapassou a linha vermelha na foto, e passado algum tempo acendeu a luz de temperatura, por isso não sei o que te dizer. O que sei e vejo é que o sensor de temperatura as vezes simplesmente morre e não me diz nada e passado algum tempo acorda pa vida.
O meu maior problema é mesmo os soluços que vai dando quando aquece, isso sim para mim é mais problematico! vou tentar limpar o sensor de cambota, que diz-se por ai está relacionado e esperar pelo melhor...
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Sim, era ;) nesse caso aproveita e limpa também os sensores de temperatura do motor, essa questão da temperatura deixar de dar, pode ser um problema no sensor ou na cablagem do mesmo. É preciso confirmar se o sensor da temperatura está a dar valores correctos, e se da vez que acendeu a luz da temperatura, foi só uma anomalia do sensor, se foi mesmo um aquecimento real, e nesse caso pode ter danificado a junta da cabeça.
A questão do captor pms, também pode influenciar o pegar quer a frio quer a quente, e alem disso também pode acontecer, o motor desligar assim do nada. Se com a limpeza esse problema não ficar resolvido,experimenta fazer um diagnóstico com a cilp para ver se esse captor esta a funcionar correctamente.
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Ora bem, fazendo um update: mais um.
Detecto de há uns meses para cá que dificlmente atingo a temperatura adequada, que antes atingia.
Primeiro pensei que fossem as temperaturas de inverno.
Mas agora com o tempo mais quente o comportamento mantêm-se. Terei a revisão pensada para Maio. Será que me devo preocupar com este assunto.
O nivel do liquido de refrigeração está no nivel adequado.
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Senão atinge a temperatura ideal, há duas hipóteses, ou sensor da temperatura esta avariado ou não dá os valores correctos, ou então o termostato, está avariado e está sempre aberto, o que impede o motor atingir a temperatura ideal.
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Esta manha reparei que, numa viagem de 15-20km em autoestrada, so na parte final marcou a temperatura ideal. E por duas ocasioes voltou depois à temperatura minima.
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Partindo do principio que o sensor está bom, tudo indica que é o termostato avariado em aberto ;)