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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: energyprivilege em 14 de Março de 2010, 23:16 pm

Título: [clio II fase II] - Será Termostato?
Enviado por: energyprivilege em 14 de Março de 2010, 23:16 pm
Ora bem, nos últimos dias o carro tem estado com uma temperatura abaixo do normal...

A temperatura não passa da linha amarela e só em caso de trânsito para-arranca é que chega a temperatura normal (traço vermelho na foto)

(http://img641.imageshack.us/img641/725/termostato.jpg)

Passando o trânsito  volta outra vez para a zona da linha amarela....

será o termostato que esta a ficar doido?

cumps

Título: Re: [clio II fase II] - Será Termostato?
Enviado por: Xmarine em 14 de Março de 2010, 23:28 pm
O nível de água está correcto?
Título: Re: [clio II fase II] - Será Termostato?
Enviado por: Rui em 14 de Março de 2010, 23:34 pm
O meu anda com um problema semelhante mas de resto tá tudo bem. Estou só a aguardar para o levar á oficina para mudar óleo e montar pastilhas novas (no máximo uma semana) e também estou curioso pois a indicação de temperatura no meu está rigorosamente igual.
O nível de água está OK e anda assim desde Janeiro.
Título: Re: [clio II fase II] - Será Termostato?
Enviado por: Mendes em 14 de Março de 2010, 23:37 pm
e a ventoinha dispara onde sempre disparou ou isso também alterou?
Título: Re: [clio II fase II] - Será Termostato?
Enviado por: Rui em 14 de Março de 2010, 23:42 pm
e a ventoinha dispara onde sempre disparou ou isso também alterou?

No meu caso a resposta é Sim.
A impressão que me dá é que o termostáto tá sempre aberto para o radiador. Será?
Título: Re: [clio II fase II] - Será Termostato?
Enviado por: energyprivilege em 14 de Março de 2010, 23:43 pm
X Marine, o nível da agua esta certo....

Mendes a ventoinha dispara.....

Rui quando fores ao mecânico diz o que ele diagnosticou...

Ja agora alguém sabe o preço de um termostato na renault?

cumps
Título: Re: [clio II fase II] - Será Termostato?
Enviado por: Rui em 14 de Março de 2010, 23:44 pm
Na volta tudo isto não passa de um "problema sexual" do termostáto...
Título: Re: [clio II fase II] - Será Termostato?
Enviado por: energyprivilege em 14 de Março de 2010, 23:52 pm
Pá, mas isto começou há uns dias, vamos la ver o que sai daqui....

cumps
Título: Re: [clio II fase II] - Será Termostato?
Enviado por: nelsonjrgomes em 15 de Março de 2010, 00:03 am
No meu carro (Laguna 2) a temperatura a que sempre o vi a trabalhar corresponde ao traço amarelo - se alguma vez o ponteiro estivesse a meio da escala da temperatura é que eu acharia estranho. E isto verificou-se tanto no meu falecido Fiesta gasolina, como no meu Swift gasolina actual - em condições normais a temperatura de funcionamento nunca chega a metade da escala.

Mas se antes o carro não tinha o mesmo comportamento, talvez o termostato tenha algum problema...
Título: Re: [clio II fase II] - Será Termostato?
Enviado por: acadilhe em 15 de Março de 2010, 21:52 pm
Aquilo a que aqui estão a chamar termostato deve ser valvula de temperatura, é por esta valvula que passa o liquido de refrigeração do motor que quando atinge determinada temperatura faz disparar a ventoinha de refrigeração.
Se estiver enganado peço que me corrijam.

Dados os kms do carro se nunca foi trocada deve ser essa peça, quse de certeza.
Título: Re: [clio II fase II] - Será Termostato?
Enviado por: Rui em 15 de Março de 2010, 22:08 pm
Aquilo a que aqui estão a chamar termostato deve ser valvula de temperatura, é por esta valvula que passa o liquido de refrigeração do motor que quando atinge determinada temperatura faz disparar a ventoinha de refrigeração.
Se estiver enganado peço que me corrijam.

Dados os kms do carro se nunca foi trocada deve ser essa peça, quse de certeza.

Não. O termostáto é um elemento do circuito de refrigeração, que até atingir determinada temperatura mantem o liquido de refrigeração a circular apenas no motor e com um pequeno retorno no vaso de expansão. Quando a temperatura é atingida, abre e deixa o liquido circular pelo radiador. A ventoinha do radiador arranca quando a temperatura no radiador ultrapassa um determinado valor. A ventoinha do radiador pode também arrancar quando o motor entra em modo de segurança por outro problema como por exemplo se o sensor de temperatura do bloco deixar de dar informação correcta.
Cumps
Título: Re: [clio II fase II] - Será Termostato?
Enviado por: energyprivilege em 15 de Março de 2010, 22:36 pm
Bem, novidades.....

Hoje o carro foi para a renault após circular 30km ligado a clip não detectou qualquer irregularidade, segundo o mecânico esta tudo ok, posso estar descansado......

Afinal não é defeito, é feitio....

cumps
Título: Re: [clio II fase II] - Será Termostato?
Enviado por: acadilhe em 15 de Março de 2010, 22:43 pm
Rui obrigado pelo esclarecimento. :grin:
Título: Re: [clio II fase II] - Será Termostato?
Enviado por: MRC em 15 de Março de 2010, 23:43 pm
O meu nesse aspecto é um encanto, ou seja, depois de atingir a temperatura de funcionamento, bem que posso estar no meio do transito ao calor, como ir na AE a esticar as pernas, como andar na nacional com tempo frio a 70 km/h, que o ponteiro simplesmente não se mexe nada de nada... E o motor é o mesmo, apesar de ter componentes diferentes.

Cumpts
Título: Re: [clio II fase II] - Será Termostato?
Enviado por: Rui em 16 de Março de 2010, 08:06 am
Bem, novidades.....

Hoje o carro foi para a renault após circular 30km ligado a clip não detectou qualquer irregularidade, segundo o mecânico esta tudo ok, posso estar descansado......

Afinal não é defeito, é feitio....

cumps

O meu vai algures nesta semana. Depois digo o resultado.

Rui obrigado pelo esclarecimento. :grin:
Não tens de quê. Só espero não ter escrito nenhuma "tanga".  :grin:
Título: Re: [clio II fase II] - Será Termostato?
Enviado por: Rui em 16 de Março de 2010, 22:07 pm
Pois é. Fui com a minha sucata ao mecânico para combinar a data da intervenção, hoje ao fim da tarde, e comentei esta situação com ele e a resposta foi "Olha, mais um".
Disse-me para ficar descansado, que é apenas o termostáto que abre mais cedo. Antes assim do que a temperatura a subir para valores acima do normal.
Neste fim de semana fui á "casa do campo" e a viagem que inclui cerca de 50 km de auto-estrada e 35 km em estrada nacional foi absolutamente normal com o ponteiro a dar valores sempre ligeiramente abaixo do "normal". Em AE ainda o estiquei até aos 160 km/h para ver o que acontecia e quedou-se meio traço abaixo do que era normal.
No meu caso não sei se será consequência do Clio ter uma bomba de água nova. :huh:
De qualquer forma no sábado o mecânico vai dar uma olhada na coisa, mas já me disse que não deverá mudar nada.
Título: Re: [clio II fase II] - Será Termostato?
Enviado por: Rui em 13 de Abril de 2010, 15:48 pm
Estou a desenterrar este tópico para relatar o que me aconteceu com este "problema".
O fim-de-semana de 2 a 4 deste mês, foi passado na zona de Bragança. Na viagem para lá, conforme relatado no DB do Clio, não notei nada de especial e o comportamento do indicador de temperatura foi mais ou menos igual ao que aqui já foi dito. No dia 4 (domingo) na viagem de regresso o caminho escolhido foi IP4 direcção Vila Real e aqui em algumas zonas de descida pronunciada e bastante extensa, nas calmas em 5ª a 90/100 km/h sem practicamente por o pé no acelerador, o ponteiro da temperatura caiu algumas vezes até ao mínimo.  :lipsrsealed:
Posso estar enganado, mas parece-me que o termostáto está a fazer figura de corpo presente... e não é como o mecânico me disse que deveria estar a abrir mais cedo. Deve é estar sempre aberto.
O que acham?

Rui
Título: Re: [clio II fase II] - Será Termostato?
Enviado por: MRC em 13 de Abril de 2010, 16:47 pm
Eu também apostaria no termóstato sempre aberto. Muda-o e vês logo se é mesmo do mesmo, até porque isso é barato.
Título: Re: [clio II fase II] - Será Termostato?
Enviado por: el_pibe em 14 de Abril de 2010, 17:42 pm
Um familiar tinha um polo de 96, k teve um problema parecido, mas no caso a temperatura nunca subia, ficava sempre em baixo, o problema era o termostato que estava sempre aberto, quando trocou, ficou o problema resolvido...
Título: Re: [clio II fase II] - Será Termostato?
Enviado por: tiagojpt em 08 de Junho de 2010, 13:11 pm
Estou a desenterrar este tópico para relatar o que me aconteceu com este "problema".
O fim-de-semana de 2 a 4 deste mês, foi passado na zona de Bragança. Na viagem para lá, conforme relatado no DB do Clio, não notei nada de especial e o comportamento do indicador de temperatura foi mais ou menos igual ao que aqui já foi dito. No dia 4 (domingo) na viagem de regresso o caminho escolhido foi IP4 direcção Vila Real e aqui em algumas zonas de descida pronunciada e bastante extensa, nas calmas em 5ª a 90/100 km/h sem practicamente por o pé no acelerador, o ponteiro da temperatura caiu algumas vezes até ao mínimo.  :lipsrsealed:
Posso estar enganado, mas parece-me que o termostáto está a fazer figura de corpo presente... e não é como o mecânico me disse que deveria estar a abrir mais cedo. Deve é estar sempre aberto.
O que acham?

Rui
Eu não acho, eu tenho a certeza que é o termostato que está aberto permanentemente. Aliás, era exactamente isto que vos ia sugerir quando comecei a ler o tópico.

Para reforçar, se notam que o manómetro da temperatura do líquido de refrigeração demora mais do que o normal até atingir o nível normal de funcionamento e só atinja esse valor em situações de carga ou pára-arranca, para terem a certeza de que o problema vem do termostato, basta fazer uma pequena viagem em AE ou via rápida, tendo o cuidado de ter o motor no mínimo esforço possível. Se a temperatura baixa para valores abaixo do normal, algo está errado: o termostato está avariado..

Outra questão, é óbvio que mais vale um termostato preso em aberto do que em fechado, mas desenganem-se os que pensarem que o líquido mais frio que o normal vai dar saúde ao motor.

Mais, este problema também leva a que o motor consuma mais combustível que o desejável.
Título: Re: [clio II fase II] - Será Termostato?
Enviado por: Rui em 08 de Junho de 2010, 13:19 pm
Este problema para mim está resolvido.
O Clio já seguiu para outras paragens. :grin:
Título: Re: [clio II fase II] - Será Termostato?
Enviado por: tiagojpt em 08 de Junho de 2010, 13:57 pm
Este problema para mim está resolvido.
O Clio já seguiu para outras paragens. :grin:

Estou a ver que, sem querer, fiz trabalho de coveiro! :grin:

De qualquer modo, será certamente útil para consultas futuras.
Título: Re: [clio II fase II] - Será Termostato?
Enviado por: fmatos em 28 de Dezembro de 2012, 23:30 pm
Boas. Venho desenterrar este tópico porque pareceu-me o mais adequado. Parece-me que tenho o termostato colado em fechado. O ponteiro da temperatura anda sempre perto do máximo não consigo fazer uma viagem descansado tenho de andar sempre a controlar a temperatura. O que acham? Será mesmo o termostato fechado? Outra coisa a temperatura está alta se eu ligar a sofagem no máximo para o quente a temperatura baixa rapidamente até meio (temperatura normal), isto é mesmo assim?
Título: Re: [clio II fase II] - Será Termostato?
Enviado por: Sls a GPL em 29 de Dezembro de 2012, 08:56 am
sim, muito provavelmente está com o termostato avariado em fechado, e quando ligas a sofagem, ele vai fazer o mesmo efeito que faria o radiador, ou seja baixar a temperatura do motor.
Compra o material , termostato, liquido de refrigeração que depois do ano novo combinamos, para se tratar do assunto. :wink:
Título: Re: [clio II fase II] - Será Termostato?
Enviado por: fmatos em 29 de Dezembro de 2012, 17:56 pm
O mestre é que manda  :wink: eheh. Vou ver se trato disso então.
Título: Re: [clio II fase II] - Será Termostato?
Enviado por: romeupacheco35 em 29 de Dezembro de 2012, 20:41 pm
N tem nada haver com a conversa, mas o relantim do teu carro sempre foi no mesmo local indicado pelo ponteiro?
Título: Re: [clio II fase II] - Será Termostato?
Enviado por: fmatos em 29 de Dezembro de 2012, 21:19 pm
Não tenho conta rotações lol mas o ralentim é sempre certo tirando de manha quando o meto a trabalhar, engasga e larga fumo mas depois estabiliza.
Título: Re: [clio II fase II] - Será Termostato?
Enviado por: Sls a GPL em 30 de Dezembro de 2012, 18:44 pm
Fmatos, já agora, quando tiveres o motor quente acima do normal e com a sofagem desligada, verifica se os tubos que vão ao radiador, e o que vai do radiador à bomba de agua se estão quentes, ou se estão frios, e se notas diferença de temperatura no caso de estar quente, entre o tubo que vai do motor ao radiador e o tubo que sai do motor para o radiador da sofagem.
Título: Re: [clio II fase II] - Será Termostato?
Enviado por: fmatos em 30 de Dezembro de 2012, 19:14 pm
Amanhã vou ver se vejo isso. Se estiverem quentes quer dizer que o termostato está a abrir certo?
Título: Re: [clio II fase II] - Será Termostato?
Enviado por: Caracol em 30 de Dezembro de 2012, 19:16 pm
certo!
Título: Re: [clio II fase II] - Será Termostato?
Enviado por: Sls a GPL em 30 de Dezembro de 2012, 20:14 pm
Exactamente, se os tubos estiverem quentes, significa que o termostato está aberto, e a água circula, agora se ele não arrefece o suficiente, já pode ser outros problemas, como a bomba de agua, radiador entupido, etc.
Vai dando aqui uma vista de olhos.... - www.renaultpt.com/index.php?topic=6902.0 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=6902.0)
Título: Re: [clio II fase II] - Será Termostato?
Enviado por: fmatos em 05 de Janeiro de 2013, 19:18 pm
Boas pessoal
Hoje à hora de almoço arranjei tempo para ir dar uma voltinha deixei o carro aquecer e ia para ver se os tubos que o mestre SLS (rodinhas) disse para eu ver estavam quentes. Antes dos tubos uma abanadela ao carro para ver o nível da água, estava bom mas notei logo qualquer coisa estranha. Abro o vaso de expansão e lá dentro não consegui encontrar água, só havia óleo  :shocked: fiquei e ainda estou em pânico. Junta da cabeça queimada? E passava tanto óleo? O carro aquece mas não tem perda de rendimento nem deita fumo. Rezo para que não tenha o bloco todo rachado ou sei lá. O que acham que será?
Abraço
Título: Re: [clio II fase II] - Será Termostato?
Enviado por: Sls a GPL em 05 de Janeiro de 2013, 19:33 pm
Tens óleo??? Ou espuma castanha?
Título: Re: [clio II fase II] - Será Termostato?
Enviado por: fmatos em 05 de Janeiro de 2013, 19:36 pm
É mesmo óleo. Está tipo todo empastado de ter andado misturado com a água.
Título: Re: [clio II fase II] - Será Termostato?
Enviado por: Sls a GPL em 05 de Janeiro de 2013, 19:47 pm
Isso não é nada bom.....  Como e que está o nivel do óleo? Subio, desceu, manem-se igual?
Provavelmente a junta da cabeça queimou com algum aquecimento que não tenhas dado conta.
O ideal agora é fazeres uma limpeza ao sistema de refrigeração, vês nos diy como fazer, retiras o tubo junto a bomba de água e com água limpa o circuito todo, quando a agua começar a sair limpinha, voltas a colocar o tubo na bomba de agua, atestas e ferras o circuito, deixas aquecer até disparar a ventoinha. Voltas a repetir o processo de lavagem. Voltas a atestar e ferrar o sistema, e depois vê se continua a aparecer oleo na água ou não.
Título: Re: [clio II fase II] - Será Termostato?
Enviado por: fmatos em 05 de Janeiro de 2013, 19:52 pm
O nível do óleo praticamente não mexeu. Está um pouco de nada abaixo do máximo. Sim vou ver se limpo esta porcaria que deve estar tudo asqueroso lá por dentro  :angry:
Título: Re: [clio II fase II] - Será Termostato?
Enviado por: Sls a GPL em 05 de Janeiro de 2013, 19:56 pm
Isso pode ser só por causa dos aquecimentos, e a o mete-nojo que andava ai por dentro começou a sair. É natural que como o motor anda a trabalhar acima da temperatura  ideal que consuma óleo e água.
O problema do aquecimento anormal já foi resolvido ou ainda não?
Título: Re: [clio II fase II] - Será Termostato?
Enviado por: fmatos em 05 de Janeiro de 2013, 21:29 pm
Ainda não. Eh pah acho isto mesmo estranho. Não haverá outro sitio em que o óleo se misture com a agua?
Título: Re: [clio II fase II] - Será Termostato?
Enviado por: danitrex em 09 de Janeiro de 2013, 23:02 pm
Só se o carro tiver radiador de óleo... não sei se é o caso! Já tive um corsa 1.7 DI e o radiador do óleo começou a deixar passar o óleo para o circuíto de refrigeração. Teve que levar radiador do óleo novo.
Alguém que  saiba que se manifeste.

Se não tiver radiador de óleo o mais provável é que seja na colassa...

Quer num caso quer noutro, a avaria deve ser reparada o mais rápido possivel para evitar danos de maior no motor.
Título: Re: [clio II fase II] - Será Termostato?
Enviado por: Sls a GPL em 10 de Janeiro de 2013, 02:19 am
fmatos, para mim isso parece-me que é lama e não óleo, da ultima vez que vi esse vaso de expansão disse-te que precisava de uma limpeza.
Quando puderes apita, que eu dou uma vista de olhos nisso.
Título: Re: [clio II fase II] - Será Termostato?
Enviado por: fmatos em 10 de Janeiro de 2013, 09:59 am
Boas pessoal
danitrex também pensei nisso mas não tem radiador de óleo.
sls será que aquilo não era já óleo?É que eu acho que não chegamos a abrir o vaso.
Bem fazendo aqui um ponto da situação na 2ª fui para ir mudar o carro de sitio e começou a mandar fumo branco e preto ao mesmo tempo  :sad: mecânico logo com ele pedi um carro ao seguro e deixei o meu na oficina. Entretanto hoje o mecânico ligou me para eu ir ver o carro porque diz que tenho um rolamento gripado na distribuição. Amanhã passo lá para ver melhor o que se passa. Em relação ao primeiro problema era a junta da cabeça e felizmente a cabeça não estava empenada.

Título: Re: [clio II fase II] - Será Termostato?
Enviado por: pmacedo em 07 de Abril de 2013, 12:23 pm
Boas, eu tenho esse problema com o clio II fase I. mas tenho ainda mais problemas para juntar a este.
Quando ele fica na temperatura mais ou menos na seta vermelha como na foto, ele engasgasse, se tiver em andamento vai dando um soluço de vez em quando, se ele tiver parado a coisa complica porque morre e depois para voltar a pegar e preciso rezar aos santos la do ceu. Tambem noto algumas vezes em andamento que o ponteiro deixa simplesmente de marcar temperatura voltando a vida uns segundos depois... isto juntando ao facto que em frio o rapaz tambem nao gosta de pegar a primeira, tenho aqui um grande problema em maos. Sera que isto tudo ta relacionado com o termostato? e que ja troquei a borboleta e o problema persiste, a bateria tambem e nova, e deito sempre agua todas as semanas quanto baste. Alguem que me de sugestoes.
Título: Re: [clio II fase II] - Será Termostato?
Enviado por: Sls a GPL em 07 de Abril de 2013, 13:01 pm
E a ventoinha quando o carro aquece, liga?
O meu pai já teve um carro assim, quando aquecia, ia a baixo e depois para pegar, só quando voltava a arrefecer.
A mim parece-me que ele já levou uns valentes aquecimentos e por isso é que está a fazer isso. Se já "bebe" agua, é provável que a junta da cabeça já não esteja nas melhores condições.
Verifica se quando o carro atinge a temperatura normal de funcionamento, a agua circula, pelo sistema. Vais apalpando os tubos que vão ao radiador e do radiador à bomba de água para ver se estão quentes ou não. Cuidado com a ventoinha pois ela pode ligar a qualquer momento!
Título: Re: [clio II fase II] - Será Termostato?
Enviado por: pmacedo em 07 de Abril de 2013, 14:44 pm
Bem, não sei se esta resposta e dirigida a mim, mas presumo que seja. Quanto aos tubos, eles aquecem que já notei isso logo a agua circula. A ventoinha é muito silenciosa, muito raramente a ouço trabalhar, só ouvi quando desliguei o carro não sei se isso é normal. Se a junta da cabeça está boa ou não isso já não sei, sei que desde que tenho o carro, só por uma vez ultrapassou a linha vermelha na foto, e passado algum tempo acendeu a luz de temperatura, por isso não sei o que te dizer.  O que sei e vejo é que o sensor de temperatura as vezes simplesmente morre e não me diz nada e passado algum tempo acorda pa vida.

O meu maior problema é mesmo os soluços que vai dando quando aquece, isso sim para mim é mais problematico! vou tentar limpar o sensor de cambota, que diz-se por ai está relacionado e esperar pelo melhor...
Título: Re: [clio II fase II] - Será Termostato?
Enviado por: Sls a GPL em 07 de Abril de 2013, 16:11 pm
Sim, era ;) nesse caso aproveita e limpa também os sensores de temperatura do motor, essa questão da temperatura deixar de dar, pode ser um problema no sensor ou na cablagem do mesmo. É preciso confirmar se o sensor da temperatura está a dar valores correctos, e se da vez que acendeu a luz da temperatura, foi só uma anomalia do sensor, se foi mesmo um aquecimento real, e nesse caso pode ter danificado a junta da cabeça.
A questão do captor pms, também pode influenciar o pegar quer a frio quer a quente, e alem disso também pode acontecer, o motor desligar assim do nada. Se com a limpeza esse problema não ficar resolvido,experimenta fazer um diagnóstico com a cilp para ver se esse captor esta a funcionar correctamente.
Título: Re: [clio II fase II] - Será Termostato?
Enviado por: rmos em 02 de Abril de 2015, 08:54 am
Ora bem, fazendo um update: mais um.

Detecto de há uns meses para cá que dificlmente atingo a temperatura adequada, que antes atingia.
Primeiro pensei que fossem as temperaturas de inverno.

Mas agora com o tempo mais quente o comportamento mantêm-se. Terei a revisão pensada para Maio. Será que me devo preocupar com este assunto.
O nivel do liquido de refrigeração está no nivel adequado.
Título: Re: [clio II fase II] - Será Termostato?
Enviado por: Sls a GPL em 02 de Abril de 2015, 11:47 am
Senão atinge a temperatura ideal, há duas hipóteses, ou sensor da temperatura esta avariado ou não dá os valores correctos, ou então o termostato, está avariado e está sempre aberto, o que impede o motor atingir a temperatura ideal.
Título: Re: [clio II fase II] - Será Termostato?
Enviado por: rmos em 02 de Abril de 2015, 14:06 pm
Esta manha reparei que, numa viagem de 15-20km em autoestrada, so na parte final marcou a temperatura ideal. E por duas ocasioes voltou depois à temperatura minima.
Título: Re: [clio II fase II] - Será Termostato?
Enviado por: Sls a GPL em 02 de Abril de 2015, 19:26 pm
Partindo do principio que o sensor está bom, tudo indica que é o termostato avariado em aberto ;)