Forum RenaultPT
Àrea Tecnica => Geral Renault => Tópico iniciado por: Gerimbeta em 23 de Janeiro de 2013, 11:00 am
-
Boas.
O vaso do meu Clio Oásis 1.2 de 1996, tem o liquido de refrigeração no traço do mínimo, o liquido é o rosa.
A questão é se posso acrescentar , tenho uma pote do rosa da Norauto.
Que cuidados devo ter?.
Obrigado.
-
O ideal é acrescentares com o mesmo do que lá tens. Pois é necessário saber se é de aplicação directa ou se é diluído e qual a percentagem de diluição.
-
Pois. Não tenho a certeza se foi directo, sei que é do rosa.
-
Para desenrascar não deve haver problema mas o ideal é substituir o liquido. Agora, há que ver o porquê de estar no mínimo.
-
Eu acho que quando foi mudado ficou logo mesmo à pele, logo ali perto do traço, a ideia era subir uns dois/três centímetros.
-
Certifica-te se foi isso então. Se foi, tiras esse e metes novo que não é caro.
-
Mais diluído ou menos diluído, não importa, desde que seja do mesmo tipo e não supere os 50% de concentração. Sendo do mesmo tipo, podes adicionar que não tem problema nenhum.
-
O liquido que tenho é o cor de rosa, não há subtipos pois não?
Posso portanto acrescentar dois/três dedos?
Obrigado.
-
Eu penso que não, pelo menos dentro da mesma cor.
Podes acrescentar que não tem probrema.
-
A pedido do Scenick, e para a malta que não sabe ficar com a noção do porquê de não se puder colocar liquido no circuito de refrigeração com uma percentagem superior a 50%, aqui vai resumidamente... É simples de perceber, acima de 50% de concentração, o liquido torna-se denso e espesso demais para circular pelo circuito, ou seja, a corrente de liquido provocada pelo movimento feito pela bomba de água é gradualmente anulada, conforme o aumento a partir dos 50%, pelo que as consequências são óbvias, sobreaquecimento do motor! Por outro lado, os (bons) anti congelantes abaixo dos 50% têm propriedades anticorrosivas (corroendo/inibindo apenas oxidação), tendo para tal, um pH ácido, portanto concentrações elevadas, tornar-se-ão desgastantes para todo o sistema.
O ideal, portanto, será manter uma concentração entre os 20% e os 50%, nem mais nem menos. :)
-
Levando isso em linha de conta, o que se poderá fazer é encher o circuito com uma concentração de 50% e à medida que vai sendo necessário, acertar o nível só com água. Se o consumo de água pelo motor não for muito durante o período entre mudas do liquido de refrigeração a concentração não deverá baixar dos 20%.
Agora é necessário ter em conta a concentração do liquido que se coloca inicialmente. Como há várias concentrações disponíveis (liquido para diluição, liquido para aplicação directa, e liquido para aplicação directa mas que também pode ser diluído até uma determinada %) é levar isso em linha de conta à medida que se vai acertando o nível.
No clio a substituição programada do liquido de refrigeração é de 4 anos ou 120.000Km.
-
Boa explicação do MRC e do rodinhas, não tinha esta noção
-
Pela minha parte agradeço as explicações detalhadas.
Agora no meu caso particular e só para ter a certeza, tenho o bidon de 5l da Norauto, cor de rosa, no carro é o cor de rosa, tá no traço do mínimo, posso subir dois/três dedos?
Obrigado.
-
Podes, a diferença de concentração não deve ser relevante. O que tens para por é de que tipo? Para diluição, aplicação directa ou ambas as coisas?
No que toca à cor, é só uma questão de corante utilizado, o resto que está na lista de ingredientes é que conta.
Se existe uma relação entre as cores e concentrações ou de ingredientes não faço a mínima ideia.
Visto serem os dois da mesma cor, acrescenta consoante as instruções de aplicação do produto.
-
Boas.
Afinal é da Arbo, comprado sim na Norauto e é concentrado, devo meter assim os 2/3 dedos de produto ou diluo e se sim a que porção?
(http://s8.postimage.org/ympxy3ddx/C360_2013_01_2418_52_38.jpg)
Obrigado.
-
Como poderás ver no rotulo, a % de concentração também tem muito a ver com a utilização a que se destina (temperatura ambiente). No caso de portugal, dificilmente chegamos a temperaturas de -5Cº, por isso acho que podes fazer uma diluição de 50% ou seja, 1L de anticongelante + 1L de agua. Como para o caso em questão é só para acertar o nível, podes fazer 0,5l+0,5l e guardas o resto para quando for necessário corrigir o nível.
-
Boas.
Ok, devo ir até ao traço do máximo ou deixo a meio?
-
pões o liquido no nivel do maximo, traço de cima
-
Ok.
Carro desligado e frio?
-
Evidentemente :wink:
-
Carro quente o liquido expande dentro vaso, certo? Se meter no traço do máximo a frio, quando aquecer vai passar o limite. Foi esta minha duvida.
Obrigado.
-
Mas faz-se sempre a frio, pois em quente a agua está expandida, colocas a agua no máximo e quando arrefecer baixa.
O vaso de expansão tem aquela margem entre o máximo e a tampa para isso mesmo, alem de que como o circuito funciona sobre pressão a água não dilata tanto.
-
Ok.
Obrigado a todos pelos esclarecimentos.
-
Ainda nao esta la?? bota isso para dentro :)
-
Ainda não, só amanhã, durante a semana chego a casa já de noite e tarde.
-
Atenção a uma coisa bem mais importante que tudo o que foi dito:
Acrescentar ou diluir apenas e somente com água desmineralizada, caso contrário estragas o liquido e as suas propriedades.
-
assino por baixo e acrescento que se chama vaso de expansão precisamente para o liquido poder subir e descer conforme a temperatura do motor, por essa causa é que tem um minimo e um máximo
-
Boas.
Antes de mais obrigado a todos.
Acrescentei 50/50 com água destilada. Levou cerca de 300mm.
-
Boas, acrescenta água destilada será a melhor opção se não sabes o que lá está, muda para um de qualidade ou que a marca recomenda, porque o bloco e a cabeça são de diferente ligas( ferro e aluminio) e por causa da electrolise que acontece também.